quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A mosca-da-carambola - praga que atinge principalmente frutas declarada erradicada no Pará

 O estado do Pará está livre da mosca-da-carambola. O anúncio será feito nesta quinta-feira, 8 de novembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), durante cerimônia no Palácio da Agricultura, em Belém.

O Mapa declara a erradicação após três ciclos completos, ou seja, 378 dias sem detectar da praga. Os últimos focos da mosca no Pará foram registrados em Monte Dourado, no ano de 2007, sendo erradicada no ano seguinte, e em Almeirim, onde foi detectado o último foco em junho de 2011. Este município será oficialmente declarado como livre da mosca-da-carambola durante cerimônia na próxima segunda-feira, 12 de novembro.

Para evitar o prejuízo econômico que a mosca pode causar na produção de frutas, só neste ano foram destinados R$ 4,5 milhões em ações, por meio do Programa de Erradicação da Mosca-de-Carambola. O trabalho envolve governos, agricultores e a própria população em atividades de pulverização de árvores, instalação de armadilhas, monitoramento de focos, dentre outros.

O ministério projeta ainda conter a mosca-da-carambola no Amapá e erradicar em Roraima.

Para evitar a reprodução do inseto, a cartilha do Mapa orienta que não se deve transportar frutos de locais infestados para outras áreas; frutos caídos no chão devem ser recolhidos com sacos plásticos, deixados ao sol para matar os ovos e as larvas e enterrados depois de set


A mosca-da-carambola - praga que atinge principalmente frutas como manga, goiaba, acerola, caju, tomate e carambola. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...