quarta-feira, 28 de novembro de 2012

SAÚDE: UTI Pediátrica da Santa Casa de Sobral não funciona

A saúde de Sobral anda mesmo de mal a pior. Se nos postos de saúde, falta gases e esparadrapos como foi denunciado na Câmara de Vereadores na sessão de terça-feira, por outro lado a Santa Casa de Misericórdia de Sobral, não tem como oferecer um atendimento de qualidade. Exemplo, a falta de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, que a população cobra a décadas. O tema volta a tônica após morte de uma criança, de três anos de idade, que foi submetida a uma cirurgia de garganta no Hospital da Unimed e teve seu quadro clínico alterado. Precisava ser levada a uma UTI, mas o equipamento disponível na Santa Casa de Misericórdia de Sobral, não funciona.


Como forma de enganar a comunidade a direção da Santa Casa chegou a anunciar em setembro de 2011, a inauguração das duas UTIs, (uma Pediátrica e outra Neonatal), As UTIs, com 10 leitos cada, em funcionamento iria atender com mais agilidade e conforto as crianças e recém-nascidos que precisariam de tratamento intensivo.

 Naquela ocasião até Ministro da Saúde, Alexandre Padilha foi convidado a participar da solenidade de inauguração, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Ivo Gomes, do secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, do prefeito Veveu Arruda, além de outras autoridades. O funcionamento das UTIs seria custeado pelo Governo Federal, Governo do Estado e Prefeitura de Sobral.

O Padre Edmilson Eugênio, diretor geral da Santa Casa, disse naquela data que a criação das UTIs Pediátrica e Neonatal seriam fundamentais para Sobral e para a região, uma vez que a demanda por esse atendimento é cada vez mais urgente em toda a região norte, principalmente porque a Santa Casa possui uma maternidade de alto risco. “Sem falar que a criação dessas unidades reduzirá muito a remoção de pacientes para Fortaleza, o que representa um transtorno enorme, principalmente para o paciente e suas famílias”, dizia Padre Edmilson Eugênio.
 
Mas o sonho para ver esses equipamentos funcionando ficou apenas na lembrança da visita dessas pessoas, e a saúde Sobral, continua muito distante da qualidade que os sobralenses desejam e merece.
 

Um comentário:

  1. Prezado Wilson a UTI que foi inaugurada foi a UTI Neonatal. A UTI Pediátrica o seu equipamento ainda está encaixotado. O problema é que tem um processo na Justiça Federal para saber quem vai arcar com as despesas mensal com pessoal e material. Se a Prefeitura ou o Governo do Estado. Fui informado pelo Assessor Juridico da Santa Casa. Assim como Membro da Comissão dos Direitos Humanos da OAB de Sobral já venho acompanhando de perto este problema. Lá dentro da Santa Casa é uma verdadeira feira, pois cada médico tem um equipamento e aluga para Santa Casa ou usa particularmente.A Santa Casa de Misericordia só tem o nome, pois ela NÃO TEM MISERICORDIA DE NINGUM.A consulta é cobrada a 70,00 reais por paciente. Agora se a consulta for particular do particular ai sobre para 200,00 ou mais.SUS só na emergência. e olhe olhe.

    ResponderExcluir

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...