terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

RECOLHIDOS: Políticos de Uruoca estão presos em Fortaleza

Estão presos na Delegacia de Capturas e Polinter, no Centro de Fortaleza, o vice-prefeito da cidade de Uruoca, Região Norte do Ceará, além de dois vereadores e dois ex-vereadores. De acordo com o promotor de Justiça Eloílson Landim, os cinco se apresentaram na manhã desta segunda-feira (4) após serem denunciados pelo Ministério Público do Ceará (MP) suspeitos de receberem propina para aprovar projetos de interesse do prefeito do município.

“Eles devem permanecer cinco dias presos, é o período estabelecido pela pedido de prisão temporária. Depois, veremos a necessidade de prorrogar ou pedir prisão preventiva [30 dias]”, disse  Landim. A prisão temporária e a quebra do sigilo bancário dos suspeitos foi solicitado pela Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) e atendida pelo juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade em 10 de janeiro. Segundo Landim, os investigados fugiram antes mesmo dos mandados chegarem ao Ministério Público.

  Dentre os crimes cometidos pelos vereadores, destacam-se a de corrupção ativa e passiva. Para Eloilson Landim, “estamos diante de uma quadrilha especializada em se apropriar de dinheiro público, que por meio de ‘conluio’ entre vereadores e servidores municipais, conseguia fraudar o processo legislativo”.

 A apuração preliminar feita pelo MP aponta que nos anos de 2009 a 2011 foram desviados cerca de R$ 12 mil, por ano, para cada vereador envolvido em Uruoca. A previsão é que o montante desviado seja superior, mas o valor real só poderá ser conhecido e provado após a prisão temporária, busca e apreensão e quebra dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos.

Um comentário:

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...