terça-feira, 21 de maio de 2013

SEM ÁGUA: Sobral poderá enfrentar falta d'água

O Blog Wilson Gomes, teve acesso ao documento que avalia como preocupante a situação da qualidade da água bruta do açude Ayres de Souza (Jaibaras).


O relatório elaborado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), apresentado ao prefeito Veveu Arruda, aponta que "atualmente a água bruta que o SAAE utiliza para abastecer a população sobralense na sua maioria é oriunda do açude Ayres de Souza (que se encontra com 82,42%), e diante do exposto o SAAE está preocupado com a qualidade da água bruta.

O laudo hidrobiológico fornecido pela Cagece, mostra que a quantidade de Cianobactérias está no nível que necessita ser monitorado semanalmente, como diz a Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde.

Sabemos que hoje o açude Ayres de Souza recebe uma diluição do Açude Taquara que está atualmente com um volume de 25,62% (Taquara)  da sua capacidade, onde o seu volume morto é de 9%, levando em consideração o baixo índice de chuvas que está ocorrendo na região Norte do estado, o açude Taquara chegará no seu volume morte e não será possível a diluição do açude Ayres de Souza. Com isso, o açude Ayres de Souza, não aumentará o seu volume e consequentemente começará a perder volume e o aumento das cianobactérias tende aumentar consideravelmente, onde poderá chegar a um nível em que a água bruta tornará impossível o seu tratamento.

Diante do exposto o SAAE vem alertar a Prefeitura de Sobral do problema que poderemos enfrentar, de não ter um manancial com água bruta possível de ser tratada, por isso alertamos a importância da instalação na adutora do Rio Acaraú, onde poderemos ter a segurança de um manancial de água bruta constante e possível de tratamento."

Um comentário:

  1. E por que só hoje o SAEE fez esta divulgação? Quando a agua veio poluída para os moradores este problema já existia?.
    Esta informação foi vazada ou furada?
    A PREFEITURA TEM O DEVER DE COMPRAR FILTROS DE BARRO PARA DISTRIBUIR COM A POPULAÇÃO CARENTE.

    ResponderExcluir

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...