terça-feira, 22 de abril de 2014

22 de abril Dia Mundial da Terra e descobrimento do Brasil

O dia Mundial da Terra é comemorado no dia 22 de abril. A data surgiu nos Estados Unidos na década de 70 quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou, ou seja, outros países também passaram a celebrar a data. 

Aproveite esta época para fazer alguma coisa boa para o planeta mãe Terra, como plantar uma muda, convocar os amigos para ajudar a coletar o lixo da praça ou parque que você frequenta, colocar lixeiras perto dos rios para evitar lixo nos córregos e muito mais pode ser feito. O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa. 

Por coincidência hoje também celebramos o descobrimento do Brasil, quando os portugueses desembarcaram em terra tiveram o primeiro contato com os índios. Os portugueses estranharam muitos dos hábitos indígenas como o fato de andarem nus! Já que o calor do clima tropical é intenso as peças utilizadas funcionavam mais como adornos, o que contrastou muito com as roupas pesadas dos europeus devido ao clima mais frio e ameno. 

Apesar do choque entre culturas, os índios ensinaram muito aos europeus. Os índios viviam e vivem em harmonia com a natureza, respeitam a mata, valorizam os bichos e são profundo conhecedores da flora onde vivem, inclusive utilizam como medicamentos diversos tipos de plantas. 


Outros acontecimento importantes:
1821 - Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil.
1836 - Ocorre a batalha de São Jacinto, quando Samuel Houston, junto de voluntários dos Estados Unidos, derrota as tropas mexicanas do general Antonio López de Santa Anna. Este último acaba preso.
1851 - Rafael Carrera toma posse do cargo presidencial e inicia uma ditadura na Guatemala.
1870 - Nasce Vladimir Ilich Ulianov, conhecido como Lenin, líder da revolução russa e criador do Estado Soviético. 
1915 - I Grande Guerra Européia: pela primeira vez, gases asfixiantes são utliziados com fins bélicos. 
1915 - O Teatro Nacional de Havana é inaugurado com a óperaAida, de Verdi.
1929 - Termina o pleito de Tacna e Arica, origem das diferenças da política e das fronteiras entre Peru e Chile. 
1971 - Morre Francisco Duvalier, ex-presidente do Haiti. 
1975 - O Conselho Superior das Forças Armadas de Honduras destitui López Arellano.
1981 - Uma greve mobiliza 10 mil mineiros no Chile. 
1984 - Uma pastoral formada por nove bispos católicos da Nicarágua, que faz o diálogo entre o governo e a guerrilha, começa a conhecer todas as igrejas do país. 
1985 - O presidente argentino, Raúl Alfonsín, denuncia a existência de conspirações civís para levar as forças armadas a um Golpe de Estado.
1985 - Morre Tancredo Neves, presidente eleito do Brasil. 
1992 - Uma série de explosões em cadeia por acumulação de gases em uma fábrica de Guadalajara (México) causa a morte de 190 pessoas e deixa 1.500 feridos. 
1994 - Morre Richard Nixon, ex-presidente dos Estados Unidos. 
1996 - Morre Jorge Teiller, poeta chileno. 
1997 - Soldados peruanos assaltam a residência do embaixador do Japão em Lima e liberam 71 dos 72 reféns retidos pelo Movimento Revolucionário Tupac Amaru desde 17 de dezembro. Morrem os 14 seqüestradores e um refém. 
2001 - É concluido, em Quebec, o III Encontro das Américas com o compromisso dos governos, com exceção de Cuba, de colocar em prática, antes de finalizar o ano 2005, uma área de livre comércio desde o Alasca até Terra de Fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...