quarta-feira, 18 de junho de 2014

REGIONAL: VAI COMEÇAR O FESTIVAL DE QUADRILHAS DE SANT'ANA




O “XIX Festival de Quadrilhas de Santana do Acaraú - No Aconchego de Dominguinhos sua sanfona e meu xodó” em 2014 foi contemplado no Edital Ceará Junino da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará onde na ocasião será sede da Etapa Ceará Junino da Região do Vale do Acaraú.

O Festival consiste na revitalização do período junino em Santana do Acaraú, na tentativa de ampliar e fortalecer a programação junina que vem sendo mantida há 19 anos na cidade (com participação de quadrilhas da Sede e Distritos). Nesse ano de 2014 o tema será em homenagem ao Compositor Sanfoneiro Dominguinhos, que estará estampado na decoração e sua música cantada pelos Sanfoneiros da região do Vale do Acaraú. Portanto, Santana do Acaraú, pretende ser uma referencia no que diz respeito às tradições culturais do povo numa ação concreta focado no investimento dessa tradição que é muito forte no Nordeste brasileiro: as festividades do período junino.

Juntando com a homenagem especial a Dominguinhos, nesse ano de 2014, pretende-se ampliar os horizontes realizando um Grande Festival de Quadrilhas Juninas, desta vez com participação de quadrilhas dos municípios que fazem parte da Macrorregião do Vale do Acaraú. A proposta é de realizar um Festival modelo e que segue rigorosamente o regulamento do XVI Edital Ceará Junino - 2014 - Festival de Quadrilhas 2014.

O Festival será realizado no período de 27 e 28 de Junho De 2014, onde terá como sede a Quadra da Praça Central Dr. Feijão, localizado no ponto mais central da cidade de Santana do Acaraú, que dá acesso a todos os caminhos que chegam até Santana do Acaraú. O referido local é um excelente espaço propicio para a realização de um festival de quadrilha garantindo ao público e também para as quadrilhas juninas participantes, todo o conforto, segurança e logística necessários para a qualidade e o atendimento as quadrilhas, além de possibilitar uma bela decoração junina.

Ao lado da Praça e da Quadra se localizam o Centro Educacional Municipal João Cordeiro e Escola Fundamental e Médio Nazaré Severiano, onde estarão disponibilizados para a organização do festival e também servirá de acomodação para as quadrilhas participantes do festival, além da Casa da Cultura Sede de Secretaria de Cultura, Turismo, Juventude e Desporto de Santana do Acaraú. Na programação, além da participação das melhores quadrilhas juninas de toda a região, haverá diversas ações no que se refere ao período junino: desfile da Beleza Junina, barracas com comidas típicas do período junino e exposição do artesanato local produzidos pelos agricultores da Feira da Agricultura Familiar oriundos dos assentamentos de reforma agrária de Santana do Acaraú.

No final da programação os jurados escolherão a melhor barraca de comida típica e a barraca mais enfeitada com direito a premiação e troféus. Com relação a infraestrutura a organização do festival disponibilizará para os quadrilheiros água mineral e lanche, além de segurança, espaço para acomodação das quadrilhas com banheiros químicos para homens e mulheres.

Para a decoração do XIX Festival de Quadrilhas de Santana do Acaraú - No Aconchego de Dominguinhos sua sanfona e meu xodó terá como prioridade a utilização de materiais regionais e artesãos locais valorizando, portanto, a cultura do nosso povo, estimulando a geração de renda e revelando a beleza dos enfeites juninos que são característicos de nossa cultura. No final da programação pretende-se realizar um show musical com sanfoneiros locais onde apresentarão as composições do Mestre Dominguinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...