quarta-feira, 2 de julho de 2014

O GOVERNADOR ELEITO EM 2014 SERÁ DA REGIÃO DO CARIRI



O engenheiro Camilo Santana e o administrador de empresas Eunício Oliveira têm em comum suas origens caririenses. Camilo nasceu no Crato e Eunício em Lavras da Mangabeira. A partir de agora, outra coincidência os une: serão candidatos ao cargo de governador do Estado do Ceará. Essa circunstância histórica torna possível dizer que o próximo governador cearense será um filho do Cariri. E esse fato tem enorme significado histórico e político.

O último governador do Ceará PMDB e senador da República. Camilo é filho de uma liderança histórica do Cariri, Eudoro Santana, e soube avançar oriundo do Cariri foi eleito em 1978, com a chegada ao poder do coronel Adauto Bezerra.

Passados quase 40 anos, o Cariri volta a ter um filho da terra em condições reais de ser governador. E esse fato não é pouco relevante, ao contrário! Poderá significar a retomada da importância do Cariri no cenário político cearense, com a formação de novas lideranças e com a abertura para novos atores.

Camilo Santana e Eunício Oliveira saíram do Cariri, por motivos diversos, desenvolveram suas carreiras políticas e, com as evidentes diferenças, conseguiram ocupar um espaço relevante na política. Eunício é um nome nacional, um dos grandes caciques do pode ser a região que só consegue eleger um governador a com passos sólidos pelo emaranhado da hoje poluída vida política cearense e tornar-se uma alternativa real para suceder o governador Cid Gomes. Cada um deles têm seus méritos, suas realidades pessoais e suas diferenças de concepção de mundo.

Mas, a uni-los está o Cariri. Qualquer dos eleitos representará a região e a colocará no cerne das preocupações do Governo central em Fortaleza.A única coisa que não pode acontecer é que um desses dois filhos do Cariri, ao chegar ao poder, vire as costas para sua região e esqueça-se de onde veio. pode ser a região que só consegue eleger um governador a cada 50 anos. Isso é desfazer de sua força, de sua história e de sua região. Tanto Eunício quanto Camilo terão a oportunidade de fazer História e de transformar a vida dos caririenses. Todos nós esperamos por isso.


Editorial publicado no Jornal do Cariri - Ano 15 Número 2646

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...