domingo, 26 de julho de 2015

LEÔNIDAS CRISTINO E E DOMINGOS NETO QUEREM UNIDADE DO ITA PARA FORTALEZA

Os deputados  Leônidas Cristino (PROS-CE) e Domingos Neto (PROS-CE) pretendem levar para Fortaleza uma unidade do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Os parlamentares aceitaram o desafio lançado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, e estão trabalhando junto ao Ministro da Defesa, Jaques Wagner, para este objetivo.
O parlamentar, líder do PROS, argumenta ainda, em defesa da causa, a supremacia dos jovens cearenses nos vestibulares da instituição. Entretanto, poucos jovens formados no instituto retornam ao Ceará, segundo Domingos Neto, pela inexistência na região de indústrias capazes de absorver cérebros tão privilegiados. Na opinião do deputado, o Polo Tecnológico de São José dos Campos teve o ITA como âncora, o que poderia acontecer também no Nordeste a partir da instalação de uma unidade do instituto em Fortaleza, com a atração de empresas interessadas em mão de obra qualificada. Domingos Neto e Leônidas Cristino argumentam ainda que a medida cumpriria o dispositivo constitucional de reduzir as desigualdades regionais, sendo o Nordeste ainda carente de ações de ciência e tecnologia.
A ideia de criação de sedes do ITA e do Instituo Militar de Engenharia (IME) no Ceará, proposta pelos docentes do estado e liderados pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, surgiu a partir da existência de instalações físicas subutilizadas, a exemplo do Esquadrão de Aviação de Caça de Fortaleza ou do Grupo de OBUSES da 10ª Região Militar, todas localizadas em Fortaleza, que poderiam ser adaptadas para o funcionamento das instituições de ensino. O sindicato então procurou a bancada cearense, conquistando o apoio dos dois deputados que abraçaram a causa. Para Domingos Neto a instalação dos estabelecimentos de ensino contribuirá de forma expressiva para o desenvolvimento, em sentido amplo, de todo o Nordeste, hoje, mera exportadora de mão de obra qualificada para outras regiões do País e para o mundo.

Com informações, Pros na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CicloSesc: maior passeio ciclístico do Ceará está com inscrições abertas para sua 27ª edição em Sobral

(Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Estão abertas, até 26 de abril, as inscrições para a 27ª edição do maior passeio ciclístico...