segunda-feira, 31 de agosto de 2015

DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO E O NOVO BISPO DE SOBRAL

Deputado Federal Leônidas Cristino, cristão católico, escreve sobre a “vinda de Dom Vasconcelos” para Sobral e da sua importância no comando do “rebanho de fiéis católicos da Diocese sobralense”. 



"O povo cearense é um povo de fé". Esta frase foi escrita pelo bispo de Sobral, dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, e lida no seu discurso de posse como bispo auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza, em julho de 2012. Como exemplos da fé do cearense, dom José Luiz citou, na ocasião, que o Ceará deu à Igreja tantos sacerdotes e santos: o padre Cícero Romão Batista, dom Francisco Expedito Lopes, bispo mártir de Garanhuns e dom Helder Pessoa Câmara, arcebispo de Olinda e Recife.
O povo cearense é também um povo de sorte, por ter recebido este missionário de Cristo como arcebispo auxiliar de Fortaleza e agora bispo da Diocese de Sobral, no ano do seu Centenário.
O momento vivido pelo país necessita de líderes para conduzir o rebanho no caminho cristão de fortalecimento das virtudes éticas e morais, que parecem esquecidas para alguns no mundo de hoje. Mas graças a Deus temos os guardiões da mensagem de amor e paz na terra aos homens de boa vontade, trabalhadores incansáveis na construção de um mundo melhor para nossa gente.
O sétimo bispo de Sobral, no seu anunciado, disse a que veio: para servir, na tríplice missão de ensinar, santificar e governar a poção do povo de Deus que a ele foi confiada. “Ser bispo é uma missão”, ele afirmou.
Dom Vasconcelos já exercia como interino o cargo de Administrador Apostólico da Diocese de Sobral, e tem a honra de suceder dom Odelir José Magri, como bispo de Sobral, transferido em dezembro de 2014 para Chapecó, Santa Catarina.
Pernambucano, nascido em 1963, em Garanhuns, dom José Luiz foi ordenado padre em 1989 na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde foi batizado na cidade natal. Sua boa formação e exemplo a serviço do povo pernambucano como padre foram merecedores da missão a ele confiada em 2011 para presidir a Organização dos Seminários e Institutos Filosóficos-Teológicos do Brasil (ISIB), Regional Nordeste 2.
Dom Vasconcelos é formado em Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção de São Paulo. Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, concluiu mestrado em Teologia Patrística em História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
Meus votos de realização plena da sua missão à frente da Diocese de Sobral. Que a luz de Jesus oriente seus passos e fortaleça o povo de Deus que lhe foi confiado pelo papa Francisco.


Leônidas Cristino 
Deputado federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...