sábado, 1 de junho de 2019

UNINTA inaugura Polo internacional em Orlando, Flórida


Buscando levar educação de qualidade para brasileiros ao redor do mundo, o Centro Universitário Inta (UNINTA) inaugurou nesta sexta-feira (31) na cidade de Orlando, estado da Flórida, o seu primeiro polo de Educação a Distância nos Estados Unidos.

A iniciativa, em parceria com a Open Hearts Language Academy (OHLA), oportuniza aos brasileiros que residem no país americano estudarem em um dos mais de 60 cursos de graduação e pós-graduação disponíveis na plataforma do UNINTA EaD, modalidade de ensino a distância autorizada com nota máxima pelo Ministério da Educação.

Na ocasião, o Magnífico Reitor do Centro Universitário Inta, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, apresentou o novo projeto do UNINTA. “Hoje temos a honra de anunciar a abertura do nosso Polo em Orlando, em parceria com a Ohla. Uma unidade administrativa e de apoio ao aluno que operacionalizará a oferta de mais de 30 cursos de graduação, com a parte acadêmica, tutores e professores todos mantidos pelo UNINTA, em Sobral, para brasileiros nos EUA, através das novas tecnologias”. E completou, ressaltando o crescimento e internacionalização da IES. “Neste ano tão especial para nós, quando comemoramos 20 anos de existência, difundir a educação e dar oportunidade àqueles que tanto almejam realizar o sonho da graduação, agora também em outro país, é uma grande conquista. Queremos ir ainda mais longe, por isso já idealizamos uma unidade em Portugal, além de outras em países de língua portuguesa, inclusive na África”, destacou.

Além do Magnífico Reitor, estiveram presentes ao evento, também, o Diretor da OHLA, Fernando de Oliveira Müller; o empresário Gladstone Pontes; o Diretor do Polo Orlando, Francisco Linhares; e o Deputado Federal, Moses Rodrigues.

No Brasil, o UNINTA possui atualmente 130 polos EAD, distribuídos em 21 estados: Amazonas, Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Ao todo, a instituição a distância atende mais de 15 mil acadêmicos brasileiros.

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Neste sábado no Becco do Cotovelo


Com ressalvas, TCE-CE recomenda aprovação das contas de 2018 de Camilo


Maioria dos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) apresentou, na sessão da manhã desta terça-feira, 30, parecer prévio favorável as contas do governador Camilo Santana (PT), referentes ao exercício de 2018. O relatório técnico emitido pelo órgão veio acompanhado de 57 recomendações, sendo 18 ressalvas e 37 ocorrências.
Agora, a apreciação será encaminhada para análise dos deputados na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), que podem, ou não, seguir a decisão do Plenário, aprovando ou reprovando as contas do Governo.
O relatório foi alvo de poucos questionamentos durante a sessão. Uma das indagações apontadas pela relatora foi o déficit nos investimentos na Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que foi de apenas 0,41%, inferior aos 2% mínimos exigidos pela Constituição Estadual.
Para além disso, foi identificado que o Governo não aplicou os 20% de arrecadação tributária com investimentos, tendo empregado apenas 9,31%. Deficiências foram constatadas na clareza de consórcios públicos de saúde, nas Parcerias Público-Privada (PPP’,s) e na execução do Plano Plurianual (PPA). Apesar disso, Patrícia destaca que o Ceará é o terceiro do País no que diz respeito a transparência. (O Povo).

quinta-feira, 30 de maio de 2019

Sem aulas na zona rural, pais de alunos reclamam o descaso do prefeito Ivo Gomes

Apesar de todas reclamações, por parte de moradores e pais de alunos das localidades de Porporema e Formosa, região rural de Sobral,  a prefeitura ainda não encontrou o caminho da relatividade do progresso, para amenizar de vez o sofrimento de quem mora nessas localidades, que vivem ilhados em período de chuvas, com as estradas intransitáveis. As reclamações são mais frequentes, por parte dos pais de alunos, que usam os microfones da emissoras de rádios, para denunciar que o prefeito Ivo Gomes, não reconhece o sofrimento dessa pessoas consideradas excluídas dos avanços da administração da atual gestão municipal. O vereador Dr. Júnior Balreira, tem levado a Câmara de Vereadores, imagens que revelam o quanto o prefeito Ivo Gomes tem abandonado essas localidades entre outras, na zona rural de Sobral.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

II Encontro Norte Cearense de Cardiologia


O Hospital do Coração de Sobral, que compõe o Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), em parceria com o Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), realiza de 28 a 31 de maio a segunda edição do Encontro Norte Cearense de Cardiologia, o Enecardio, que este ano tem como tema “Segurança e Qualidade na Assistência ao Paciente”. A abertura do evento acontece nesta terça-feira (28), no auditório do Hospital do Coração.

O Enecardio tem como objetivar disseminar o conhecimento adquirido por meio pesquisas relacionadas à segurança da Assistência, qualidade e a assistência cardiológica no âmbito multiprofissional, abordando áreas como urgência e emergência, terapia intensiva e promoção e educação em Saúde, em articulação com a Rede de Atenção à Saúde no campo da Cardiologia.

A partir desta quarta-feira (29/05), o Encontro passa a acontecer no Instituto Lato Sensu, com minicursos nos turnos da manhã e tarde, cujos temas são Interpretação de Eletrocardiograma e Suporte Básico e Avançado de Vida (durante todo o dia), Qualidade e Segurança do Paciente e Segurança em Farmacologia (de 8h às 12h), e Segurança na identificação e manejo do infarto agudo de miocárdio (IAM) e Segurança no manejo ventilatório, no turno da tarde (14h às 18h).

O evento reúne profissionais, estudantes, professores e pesquisadores da área da saúde e áreas afins, que atuam nos diferentes níveis de atenção com ênfase na atuação cardiológica. O Encontro abriu inscrições para submissão de trabalhos e aprovou 15 dos trabalhos inscritos, os quais serão apresentados na quinta-feira (30/05), durante todo o dia.

A programação do último dia de Enecardio, sexta-feira (31/05), conta com uma Mesa Redonda sobre o tema central, com a participação dos enfermeiros João Kildery Silveira Teófilo (Mestre), Lidyane Parente Arruda (Doutora) e Denise Lima Nogueira (Mestra), além do farmacêutico especialista Antônio Erivelton Passos Fontenele. Logo depois acontecerá a palestra de encerramento e, na sequência, será feita a entrega de premiações aos melhores trabalhos apresentados.

Sobral recebe encontro internacional sobre o centenário do eclipse e reinaugura museu na Praça do Patrocínio

O prefeito Ivo Gomes, ao lado do governador Camilo Santana, do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, e do presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, abrirá o encontro internacional do Centenário do Eclipse de Sobral, às 8h, no Centro de Convenções. No momento, também haverá o lançamento do selo comemorativo do Centenário do Eclipse, por parte dos Correios, com a presença de diversas autoridades e sociedade científica do mundo inteiro, e transmissão simultânea em Sobral e na Ilha do Príncipe.

Às 19 horas, na Praça do Patrocínio, o Museu do Eclipse reabrirá as suas portas, após ter passado por reforma completa. A solenidade de reinauguração contará com as presenças do prefeito Ivo Gomes e da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Kátia Bogéa.

Após nove meses de obras, o edifício está todo reestruturado, com novas instalações elétricas, sanitárias, climatização, sonorização, adequação às normas de acessibilidade e ampliação e modernização do projeto museográfico.

Além disso, serão assinados os termos de compromisso com Iphan para restauração do Abrigo do Sagrado Coração de Jesus, do Museu Dom José e da Igreja do Menino Deus, por meio do PAC Cidades Históricas.

Após a cerimônia de reinauguração, haverá a apresentação da orquestra jovem internacional Eurochestries e projeções de vídeo mapping em 3D na fachada da igreja.

Durante o dia serão realizadas ainda a palestra “A Tale of Two Eclipses” (com tradução simultânea), o painel “História do Eclipse de 2019”, lançamento do livro “Entre telescópios e potes de barro” e a apresentação, às 14h, no Teatro São João, da Global Opera in Science, com execução e transmissão simultânea em Sobral/Ilha do Príncipe/Noruega/Campos dos Goytacazes - RJ).

Programação completa AQUI

Saiba como votaram os senadores cearenses no caso do Coaf



A bancada do Ceará no Senado teve posição divergente na votação da noite desta terça-feira que retirou o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro Sergio Moro (Justiça).
Dos três parlamentares, apenas Tasso Jereissati (PSDB) votou para que o Coaf fosse abrigado no ministério da Economia, capitaneado por Paulo Guedes, e não na Justiça, com o ex-juiz da Lava Jato.
Eduardo Girão, do Podemos, foi favorável a que o órgão ficasse com Moro, conforme estabeleceu a reforma administrativa do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Em seu voto, Girão lembrou as manifestações do último domingo, quando apoiadores do pesselista foram às ruas do País.
“O item 1 (dos protestos) foi o Coaf no Ministério da Justiça”, disse o senador, que completou: “O item 2 foi o fim do foro privilegiado e o item 3, a CPI da Lava Toga. Isso foram as vozes das ruas.”
Cid Gomes (PDT) não participou da sessão que aprovou a medida provisória 870 e decidiu o destino do Coaf.
Enquanto a discussão se desenrolava na Casa, com debates acirrados entre base e oposição, o ex-governador integrava seminário em Sobral, sua cidade natal, no interior do Ceará.
O tema do encontro no qual o senador marca presença é o centenário do eclipse solar de 1919.
Na votação da MP na Câmara há uma semana, o PDT orientou para o Coaf ficasse alocado sob a alçada de Guedes.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Medicina Veterinária do Uninta consulta e castra animais abandonados em Jericoacoara


Dando continuidade ao Projeto de Controle Populacional de felinos e caninos da Vila de Jericoacoara, em Jijoca, uma equipe formada por 26 integrantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Inta (UNINTA), do Hospital Veterinário do UNINTA (HOVET), além de voluntários da Associação Jeri Sobre Patas realizaram durante os dias 24, 25 e 26 de maio o segundo final de semana de atividades no Paraíso Cearense.
Na primeira visita, no mês de abril, a iniciativa executou o total de 38 atendimentos, sendo um de emergência, o total de 36 hemogramas, 34 castrações, 2 cirurgias por patologia e 14 ultrassonografias. Segundo o Diretor do HOVET, Dr. Allysson Rodrigues, os objetivos da visita foram novamente alcançados. “Desta vez realizamos 52 hemogramas, 22 ultrassonografias e tivemos 33 animais castrados. Isso só foi possível graças aos voluntários envolvidos, aos colaboradores do UNINTA, aos estudantes, empresários, moradores e turistas que apoiam e acreditam na nossa causa”, destacou.
Acompanhando de perto o desenvolvimento do projeto, o Coordenador da graduação de Medicina Veterinária do UNINTA, o Professor Mestrado Carlos Henrique Sousa de Melo falou sobre a iniciativa. “Nosso objetivo é desenvolver os três pilares do ensino superior, que envolvem o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. Desta forma, o trabalho é realizado com professores e estudantes, que desenvolverão habilidades técnicas e trabalhos científicos, além de trazer um benefício concreto para os moradores de Jericoacoara. No caso, a diminuição da população de animais de rua e dos problemas decorrentes desta questão”, colocou.
A estagiária do HOVET e estudante do quinto semestre de Medicina Veterinária, Ana Carolina Giffoni, falou sobre a experiência. “Aqui é um outro ritmo, Temos um ambiente diferente do Hospital e isso já é um grande desafio. Sem dúvida esta experiência auxilia na minha formação como futura médica veterinária. Estou gostando muito”, revelou a estudante que participou pela primeira vez do projeto.
Somando ao apoio dos voluntários da Associação Jeri Sobre Patas, o projeto contou com doações de diversos empreendedores locais. Ajudaram com a alimentação a Pizzaria Senzala; Os restaurantes; Dona Amélia, EAT on the Streets, Gato na Brasa, Peperino, Naturalmente Jeri, Samba Rock, É Massa e a Sorveteria Casa na Pedra. Em relação a hospedagem dos integrantes, as pousadas DARLF, Villa Lusa, Jeri Pousada, Hostelândia, Conceito Silvestre, Jeribeka, Pousada Alquimia, Pousada do Mauricio, Villa Chic e Surfing Jeri deram todo o suporte e aconchego necessário.
Animado com o que presenciou, o morador da Vila, Beto Carioca, que levou sua cadela Maggie para castração falou sobre a importância do projeto e agradeceu a iniciativa. “A gente que mora em Jeri sabe como esses animais sofrem. Abandono, maus tratos, você encontra de um tudo. Esse projeto é importante para evitar a continuidade deste ciclo, diminuir o número de animais sem rumo aqui da Vila e também trazer um pouco mais de saúde para os bichos. Só temos que agradecer aos envolvidos, principalmente, a meninada que vem com o coração aberto só pra fazer o bem. Morô?”, afirmou o descontraído defensor dos animais.
Projeto de Controle Populacional tem previsão de realizar uma visita mensal, ao longo de 12 meses de atividades. O objetivo inicial é castrar até 80% dos animais da Vila de Jericoacoara, além de realizar consultas e exames nos mamíferos e produzir um senso demográfico dos animais residentes na Vila. O projeto também tem por objetivo o aumento da qualidade de vida dos animais por meio das castrações e consultas, além da prática educacional.

Fonte: Assessoria de Comunicação/INTA.

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...