sábado, 26 de outubro de 2019

Câmara de Uruburetama faz sessão extra na segunda-feira para votar cassação de prefeito

A Câmara Municipal de Uruburetama marcou para às 9h de segunda-feira (28), sessão extra para votar a cassação do prefeito afastado José Hilson de Paiva. A sessão estava marcada para ocorrer na tarde desta quinta-feira (24), mas foi adiada porque a Câmara não havia notificado a defesa do prefeito e, por esse motivo, a sessão poderia ser anulada.
O prefeito, que também é médico, se encontra preso desde o dia 29 de julho deste ano, acusado de abusar sexualmente de pacientes e filmar os crimes. As denúncias feitas contra ele dão conta de que os atos eram cometidos desde a década de 1980, nos municípios de Uruburetama e Cruz, onde ele mantinha consultórios. 
José Hilson fazia atendimento ginecológico sem ter qualificação para a especialidade, de acordo com o Conselho Estadual de Medicina no Ceará (Cremec). Mais de 60 vídeos mostrando os atos praticados pelo prefeito contra as pacientes foram recolhidos pela polícia e passam por perícia. 
Para que o prefeito José Hilson seja cassado, são necessários 8 dos 12 vereadores da Casa. Dois deles, já afirmaram ter ligação afetiva com o prefeito: a filha, vereadora Cristiane Cordeiro Costa, e Alexandre Wagner Albuquerque Nery, filho do vice-prefeito. No processo que julgou o afastamento temporário do prefeito, os dois não votaram e foram substituídos pelos suplentes.

Ceará enfrenta o Vasco buscando segunda vitória seguida na Série A

Restando 11 rodadas para o fim, o Campeonato Brasileiro chega no momento de afunilamento que cada ponto é decisivo. Vitória em casa contra adversário direto na luta contra o rebaixamento, então, é ainda mais imprescindível. É com grande necessidade de vitória e apoio do torcedor que o Ceará enfrentará o Vasco, às 17 , na Arena Castelão, buscando a segunda vitória seguida.
O Vovô vem embalado pela heroica virada sobre o Bahia, por 2 a 1, na última segunda-feira (21). O resultado evitou que o time entrasse na zona de rebaixamento, mas a distância para o grupo dos quatro últimos ainda é de somente um ponto e não há mais margem para vacilos, sobretudo dentro de casa.

Com informações, Diário do Nordeste.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Presidente do CEE será agraciada com a Medalha Professor Hélio Melo





A presidente do Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE), professora Ada Pimentel, será agraciada com a Medalha Professor Hélio Melo pelos relevantes serviços prestados à sociedade nas áreas da Educação e Cultura.
A comenda é conferida, anualmente, pela Academia Cearense da Língua Portuguesa (ACLP), distinguindo pessoas que realizam importantes préstimos à sociedade em geral nas áreas da Educação e Cultura ou personalidades de destaque no estudo da língua portuguesa
A professora Ada Pimentel é nascida em casa de educadores, no município cearense de Sobral. Presidente do CEE desde março passado, é graduada em História e Pedagogia, com pós-graduação em Administração da Educação e mestrado em Educação. Já exerceu os cargos de diretora de escola, delegada Regional de Educação, subsecretária de Educação do Estado e presidente da Fundação de Teleducação do Ceará (TVC).
A solenidade de entrega da comenda será realizada na sexta-feira, 25, às 19 horas, no Teatro Nadir Papi Saboya, em Fortaleza, durante sessão solene alusiva ao aniversário de 42 anos da ACLP. Na ocasião, também serão agraciados os professores Ênio Silveira e Mário Barbosa Cordeiro.
A sessão solene envolverá, ainda, a posse das professoras Ritacy de Azevedo Teles e Eulália Vera Lúcia Fraga Lauquin como membros da ACLP, o lançamento da Revista Vernáculo N° 15 da ACLP e o relançamento do livro Poemas do Céu e do Inferno, de autoria do professor João Soares Lobo.

A Comenda
A Medalha Professor Héĺio Melo foi criada em março de 2007, numa homenagem ao espírito empreendedor do estudioso Hélio Melo, fundador e primeiro presidente da ACLP, além de membro efetivo da Academia Brasileira da Língua Portuguesa. A ACLP congrega as mais eminentes expressões da filologia e da linguística do Ceará.


Fernando Brito
Assessoria de Comunicação
Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE)
(85) 3101.2017 / 9.9910.3443
comunicacao@cee.ce.gov.br / fernando.brito@cee.ce.gov.br

Frente Parlamentar da Radiodifusão será lançada em Brasília

O Salão Verde da Câmara dos Deputados será palco, na próxima quarta-feira (30), do lançamento da Frente Parlamentar de Radiodifusão.
A FPR, está sendo articulada pelo deputado Eli Corrêa Filho, que será seu presidente.
Dos 256 deputados que subscreveram a criação da Frente, sete são do Ceará: André Figueiredo, Aníbal Gomes, Domingos Neto, Eduardo Bismarck, Leônidas Cristino, Luizianne Lins e Pedro Augusto Bezerra.
José Airton Cirilo, Moses Rodrigues, Roberto Pessoa e Mauro Filho também já confirmaram que vão aderir.
Os demais parlamentares cearenses estão sendo convidados e a expectativa é de que toda a bancada venha a integrar à Frente. (P. C. Norões).

Programa Novo Mais Educação promoveu a reunião com os articuladores de escolas da rede municipal de ensino de Cariré

Na última quarta-feira (23), pela manhã, foi realizada na sede da Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Cariré, mais uma reunião com articulares/as do Programa Novo Mais Educação, que esteve sob a coordenação de Michelle de Orlando Ferreira. 
  A pauta da reunião cumpriu o seguinte roteiro:
➤Alinhamento Das Atividades
➤ Monitoramento Do Sistema
➤ Aplicação Das Avaliações
➤ Inserção Das Avalições No Sistema
➤ Portfolio
➤ Encerramento Do Programa No Ano Letivo
➤ Fechamento Das Pendências Burocráticas.

UNINTA recebe mais uma vez o Selo de Instituição Socialmente Responsável


Sempre presente na comunidade com inúmeros projetos e campanhas sociais, o Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu, pela quinta vez consecutiva, o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, certificado pela 15° Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que é realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

O Selo é um reconhecimento feito às instituições que desenvolvem, durante todo o ano, projetos sociais nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, entre outros, mostrando comprometimento também com a comunidade onde está inserida.

As ações que contribuíram para a premiação são realizadas pela Pró-Reitoria de Extensão e Responsabilidade Social (PRODERES), através da Pró-Reitora, Profa. Esp. Regina Aguiar em conjunto com as coordenações de todos os cursos de graduação do UNINTA, para que cada um contribua de acordo com sua área de atuação. Dentre as ações realizadas pelos estudantes e professores podem-se destacar palestras, visitas a hospitais e abrigos, doação de alimentos, atendimentos e orientações relacionados a saúde, e muitos outros.

Para conseguir o selo de reconhecimento, o UNINTA apoiou a campanha, que teve a duração de uma semana e forneceu as informações sobre as atividades que realiza, como dados estatísticos e as imagens registradas durante a ação.

O selo tem validade de um ano, ou seja, um ciclo da campanha. A certificação é renovada com a participação nas edições seguintes.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Secretaria da Educação de Sobral informa que a direção do Centro de Educação Infantil Professora Terezinha de Jesus Ponte Aragão recebeu a denúncia, no dia 19 de outubro, e comunicou ao Conselho Tutelar, órgão competente para o acompanhamento de denúncias contra crianças e adolescentes, segundo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os protocolos aplicáveis ao caso.

A Secretaria da Educação ressalta, também, que comunicou o suposto ilícito à Delegacia Municipal de Polícia Civil de Sobral (CE) para que a autoridade policial responsável adotasse as devidas providências. A direção da escola e a Secretaria da Educação estão à inteira disposição para prestar os esclarecimentos necessários ao inquérito policial e auxiliar no que for preciso.

A Secretaria da Educação de Sobral repudia veementemente qualquer conduta que venha a prejudicar os alunos da rede pública municipal de ensino, em especial as crianças, que merecem crescer em um ambiente de muito amor, para o desenvolvimento da infância de forma plena e feliz.

O Projeto Estacionamento da Musica do SESC trás mais uma grande atração nacional à Sobral.

Na próxima sexta feira(25), o SESC JUNCO fará Show com o Grupo DEMÔNIOS DA GAROA, um dos destaques do Samba paulistano, interprete das composições de Adoniran Barbosa e de vários outros compositores da musica brasileira, com mais de 70 anos de existência.
A apresentação do Demônios da Garoa  terá início às 20:30hs.
Os ingressos à venda no SESC – Centro – Rua Boulevard João Barbosa 902, (Em frente a Praça da Igreja de São Francisco), custam 15,00 + 2 quilos de alimentos não perecíveis.

Após divergência, AJ destina boa parte das emendas ao Estado e discutirá alocação com o governador

O deputado federal AJ Albuquerque (PP) decidiu colocar R$ 2 milhões de sua quota nas emendas de bancada, metade pro Dnocs, outra parte para Funasa, além de R$100 mil para Embrapa. O restante das emendas dele irá para o Estado. “Vou definir com o governador onde irei colocar”, disse, ao mostrar que ficou superada a divergência no assunto. (Ponto Poder).

Mãe faz denúncia em delegacia após suspeitar de estupro da filha em escola de Sobral


A mãe de uma menina de três anos denunciou suspeitar que a filha tenha sido abusada sexualmente dentro da escola onde estuda, em Sobral. A denúncia foi registrada por meio de um boletim de ocorrência, nesta terça-feira (22). De acordo com o relato, a vítima teria sido abusada na última sexta-feira (18).
A mulher informou que notou a menina demonstrar desconforto ao ser colocada na moto, quando voltava com ela da escola. A menina continuou reclamando de dores na região íntima durante o banho. A mulher pediu para a garota relatar o que teria acontecido, uma vez que ela nunca tinha chegado da escola sentindo dores. Por meio de gestos, a criança teria relatado ter sido tocada por um homem. 
A Secretaria de Educação do município informou que se coloca à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.
A Delegacia de Defesa da Mulher de Sobral já iniciou as investigações a respeito do caso e começa, nesta quarta-feira (23), a coletar depoimentos. (Diário do Nordeste).

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

PRÊMIO UNIVERSITÁRIO UNINTA 2019: inscrições abertas para concorrer a dezenas de prêmios em dinheiro


O Centro Universitário Inta (UNINTA), através do Magnífico Reitor Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, tem a honra de tornar público o edital do Prêmio Destaque Universitário UNINTA 2019, que está com as inscrições abertas até 04 de novembro e premiará os acadêmicos em até R$ 2.000,00 (dois mil reais).

São dezenas de premiações distribuídas da seguinte forma, cada curso da instituição receberá R$ 9.000,00 (nove mil reais) para premiar os seus estudantes em três colocações, onde cada um receberá R$ 2.000,00 (dois mil reais) e o professor orientador R$ 1.000,00 (mil reais).

De acordo com o edital, o prêmio tem o objetivo de contemplar os discentes dos cursos de graduação presencial, EaD e de pós-graduação stricto sensu que se destacarem em atividades de pesquisa, extensão, inovação e cultura/artes. Assim, estimulando a participação na iniciação científica e a desenvolverem cultura de reflexão sobre a prática acadêmica.

Para concorrer, os trabalhos deverão se inserir dentro das categorias sugeridas: Produção Científica, Projeto de Inovação e Produção Técnica/Cultural e exige-se ser apresentado dentro das normas da ABNT, em formato de PDF, com exceção aos trabalhos da última categoria. 

Poderá se candidatar ao prêmio o acadêmico que estiver regularmente matriculado no semestre 2019.2 e não ter recebido quaisquer punições acadêmicas descritas no Regimento Geral da Instituição.


Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...