sábado, 2 de janeiro de 2021

IVO GOMES TOMA POSSE PARA SEGUNDO MANDATO COMO PREFEITO DE SOBRAL; VEREADORES TAMBÉM ASSUMEM CARGOS


O prefeito reeleito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), tomou posse na tarde desta sexta-feira (1º), para o mandato 2021-2024. A vice é a enfermeira Christianne Coelho (PT). A chapa foi eleita no último dia 15 de novembro, com 59,23% dos votos. 

Ivo elencou a volta às aulas devido à pandemia de Covid-19, a recuperação da Economia com o fim do auxílio emergencial, e a preparação para a chegada da vacina contra o coronavírus como alguns dos principais desafios para a próxima gestão. 

"Foi um ano muito atípico em relação do aumento dos indicadores de violência. Esse ano nós batemos os recordes históricos de homicídios. Foi um ano muito difícil, e a gente já está se encontrando com as autoridades policiais de Sobral", destacou o prefeito reeleito sobre a questão da segurança pública. 

Além da posse no Executivo, também aconteceu a cerimônia de posse dos 21 vereadores eleitos em Sobral. O evento marcou a eleição de Paulão Albuquerque (PDT) para a diretoria da mesa. Anteriormente, a Casa era presidida por Carlos do Calisto (PDT).

 

(Diário do Nordeste/Foto: Mateus Ferreira).

VEREADOR AJAX CARDOZO TERÁ UM MANDATO VOLTADO PARA A PERIFERIA

 

Estava usando máscara, tirou para a fotografia.

O vereador Ajax Cardozo (PSB), que tomou posse na tarde de sexta-feira, promete fazer um mandato voltado para as pessoas mais crentes. Ajax reconhece que Sobral avançou muito nos últimos, mas destaca que há muito o que fazer principalmente na periferia e irá cobrar do prefeito Ivo Gomes, de quem será aliado, ações voltadas para os moradores dessa área da cidade.

VEREADOR JOHNSON LIMA VAI LUTAR PARA A CONSTRUÇÃO DA ADUTORA DO JORDÃO

 

Estava usando máscara, tirou para a fotografia.
O vereador Johnson Lima, que representará a comunidade da Serra do Rosário e o distrito do Jordão na Câmara de Sobral, ao tomar posse nesta sexta-feira, promete continuar na luta para que a tão sonhada adutora prometida para o distrito do Jordão, chegue ainda este ano, para amenizar o sofrimento daquele povo por água tratada. Atento ao discurso do prefeito Ivo Gomes vai buscar também melhorias para área da saúde. 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

AS CURTAS DO BLOG WILSON GOMES

 1- O ex-vereador José Crisóstomo (Zezão), ficou inconformado por não poder acompanhar de perto a posse de sua esposa Micheline Ibiapina, como vereadora de Sobral. Teve que aguardar toda solenidade na calçada da Câmara. O recinto estava restrito aos vereadores, funcionários e imprensa.

2- Por outro lado quem estava feliz da vida era professor Sales, que aguardava o filho, Ajax Cardozo que participava da primeira sessão como vereador eleito. Chegou cedo, por volta das 14h, e ficou até término da sessão por volta das 18 horas.

3- Os ex-prefeitos sobralenses Leônidas Cristino e Veveu Arruda, prestigiaram a posse de reeleição do prefeito Ivo Gomes e sua vice Christianne Coelho. A vice-governadora Izolda Cela também prestigiou a solenidade na Câmara de Sobral na terde de sexta-feira.


MEC autoriza segundo curso de Medicina do UNINTA, em Itapipoca, com abertura de processo seletivo para 2021.1

 


A credibilidade do curso de medicina reconhecido em 2018 com a maior nota do Brasil pelo Ministério da Educação agora alcança a cidade dos três climas. Com a publicação da Portaria Nº 642, de 30 de dezembro de 2020, o Campus fora da sede do Centro Universitário Inta (UNINTA), em Itapipoca, agora está autorizado a ofertar seu curso de Medicina, com abertura imediata de processo seletivo para ingresso ainda no primeiro semestre de 2021.

O curso é produto do plano de interiorização do ensino superior no Brasil que, mediante edital público do Ministério da Educação (MEC), selecionou após intensa concorrência, ainda no final de 2018, o UNINTA como instituição apta a conduzir a implantação do primeiro curso de medicina na cidade de Itapipoca. A seleção considerou aspectos referentes à qualidade de ensino e à excelência das instituições participantes, ao final da qual o UNINTA foi vencedor, contra universidades e centros universitários de todo o Brasil.

Seguindo a experiência do primeiro curso de medicina do UNINTA, em Sobral, o curso em Itapipoca reúne uma estrutura física em completa sintonia com as mais efetivas metodologias de ensino ativo, permitindo o acúmulo de conhecimentos clínicos, de habilidades técnicas e de formas atitudinais da comunicação, liderança, pró atividade, efetividade e ética profissional, que são fundamentais à formação médica, com preocupação humanística. A estrutura compreende espaços amplos, inclusivos, salas de aula em formato de anfiteatros, salões circulares aproximando docentes e discentes, bibliotecas setoriais e laboratórios em ciências básicas e clínicas, permitindo a prática através de simulações realísticas, preparando o estudante para os grandes desafios da profissão.

A atenção ao estudante é parte da preocupação do curso, com núcleos de atenção psicopedagógica e psicológica disponíveis para auxiliar o estudante em momentos de dificuldade no aprendizado e para cuidar de sua saúde emocional, intelectual e psíquica. Policlínicas, centros de especialidades Médicas, onde serão vivenciados os principais agravos comunitários, e um equipamento hospitalar com mais de 200 leitos, envolvendo todas as clínicas básicas, alta complexidade em serviços cirúrgicos, de emergência e terapia intensiva, complementam uma rede de saúde escola à disposição do acadêmico de medicina do UNINTA em Itapipoca que, além de formar novos médicos, favorecerá a qualificação de especialistas através da oferta de programas de residências médicas, pioneiros nesta região, para que atuem com excelência na rede de atenção loco regional, atualmente com grande demanda na atenção básica, rede de urgência, emergência, assistência hospitalar especializada e domiciliar.

Outro diferencial do curso, que inicia as suas atividades de forma oficial, é a oferta de convênios de internacionalização, que permitirão o acesso dos acadêmicos, sob a forma de estágios curriculares e extra curriculares, a diferentes equipamentos hospitalares em outros países, contribuindo para uma formação diferenciada.

Para a Profa. Dra. Michelle Alves Vasconcelos Ponte, Diretora do Centro de Ciências da Saúde do UNINTA, o curso de Medicina no Campus Itapipoca é um marco na Educação Superior no interior do Ceará. “O curso alia um processo de ensino aprendizagem com pressupostos que valorizam o conhecimento da comunidade e já nasce com a experiência de uma instituição de ensino com 21 anos de atuação na educação superior, com um curso de Medicina que atingiu conceito máximo pelo Mec”, afirma. Os impactos positivos do curso também foram ressaltados pela diretora que, em equipe composta também pelo Coordenador do curso, Prof. Dr. Luiz Derwal Salles Junior, e da Pró-Reitora Administrativa do UNINTA, Profa. Me. Ingrid Soraya de Oliveira Sá, foi uma das responsáveis pelo projeto e pela implantação da graduação.

“O Curso de Medicina pretende desenvolver projetos voltados às condições de saúde da população na região de abrangência do município, tendo como objetivo refletir de maneira especial sobre as condições de desenvolvimento socioeconômico, de infraestrutura e ambiental, bem como o acesso e a qualidade dos recursos disponíveis para atenção à saúde e desafios que exigem um perfil profissional, crítico e reflexivo, proativo para agir e posicionar-se frente às constantes transformações”, completou.

O Processo Seletivo para ingresso no semestre 2021.1 está disponível no site do UNINTA, em www.uninta.edu.br/vestibulares, com inscrições abertas para as modalidades de ingresso por Prova e por Aproveitamento da Nota do ENEM.

INSCREVA-SE AGORA (www.uninta.edu.br/vestibulares)

Deputado Moses consegue mais recursos para Campos Sales


O deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE) conseguiu a liberação  de mais recursos para a cidade de Campos Sales. "Últimos dias do ano e consegui fazer ainda liberação de mais recursos. Dessa vez, R$ 40.578,66 referente à 2ª parcela do valor que será destinado para a construção de avenidas na sede do município de Campos Sales."

Vereador Paulão assumirá a presidência da Câmara de Sobral

 


O vereador Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão) filiado ao PDT, partido dos FGs, toma posse neste dia 1º de janeiro como o novo presidente da Câmara de Sobral. A solenidade de posse acontece na tarde desta sexta-feira. A noite, Paulão empossará Ivo Gomes para o seu segundo mandato de prefeito de Sobral. A solenidade acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores. Ivo Gomes deverá empossar seus novos secretariados. Destaque para Carlos do Calisto que assumirá a Secretaria de Serviços Públicos.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Vice-prefeita de Varjota Loura do Povo será a coordenadora da Juventude

A vice-prefeita eleita de Varjota, Alessandra Araújo (Loura do Povo) que toma posse neste dia 1º de janeiro será a coordenadora da Juventude. Sempre na incumbência de realizar um trabalho que busca melhorar a vida de quem mora na cidade de Varjota, como foi a marca de seu mandado de vereadora, agora como vice-prefeita, promete fazer um trabalho com os jovens que querem avanços e oportunidade profissional.

 Loura do Povo reconhece que os jovens, principalmente os eleitores, foram importantes para a vitória do prefeito Elmo Monte.

Raimundo Carneiro já atua como vereador

 

Quem caminhava na manhã de quarta-feira, 30, pelo Becco do Cotovelo, e já como vereador eleito, foi o sindicalista Raimundo Carneiro "Raimundo do Sindicato" (PT). Promete fazer um mandato com atenções voltadas para o trabalhador e trabalhadora rural. 

Enquanto isso, nas redes sociais...

 

Dr. Oscar Rodrigues, sempre em busca de novas conquistas foi até o Estado de Goiás, tratando de negócios agropecuários: "Na Fazenda Mutum em Goiás, tratando de negócios agropecuários. A Fazenda Mutum tem os melhores gados Girs do Brasil. Já fizemos negócios há dois (02) anos e agora estamos multiplicando o gado Mutum na Fazenda Thanks, em Umirim de propriedade do UNINTA. Estamos fazendo o melhor meio sangue do norte e nordeste, através da Fertilização In Vitro."

2021 ESTÁ CHEGANDO!

 


É hora de receber o Ano Novo
com alegria e esperança no coração.
De deixar o ruim no passado,
e abraçar o futuro com otimismo.

Vamos fazer desta virada de ano
um recomeço de tudo que é bom.
Um renovar de sentimentos positivos,
e um renascer de velhos sonhos.

Desejo muita felicidade para este ano.
Que sejam 365 dias de realizações,
sucesso e muita prosperidade.
Feliz Ano Novo!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Arnaldo Lira será anunciado como técnico do Guarany de Sobral

 


Apesar do treinador José Arnaldo Lira de Araújo, 60 anos, ter sido anunciado como o novo treinador do Itabaiana, clube sergipano, para a temporada 2021, em menos de 24 horas veio a desistência: Na tarde de terça-feira, o Itabaiana e o técnico Arnaldo Lira, em comum acordo, decidiram que este não era o melhor momento para que o treinador assumisse o Tricolor da Serra.

E numa antecipação e de forma exclusiva o BLOG WILSON GOMES, anuncia que ele (Arnaldo Lira), estará vindo para ser técnico do Guarany de Sobral. O contato foi feito com o ex-presidente do Bugre sobralense Luiz Melo Torquato, revelado pelo próprio e eterno gestor do Guarany no programa do Oliveira Domingos. 


O experiente Lira treinou equipes como CRB/AL, Fortaleza, Ceará, Sampaio Corrêa/MA, Criciúma/SC, ABC/RN, Joinville/SC, Treze/PB, Inter de Limeira/SP, entre outras.
 
O último trabalho do técnico foi no Bahia de Feira de Santana, no Campeonato Brasileiro da Série D.

O Tremendão não perdeu tempo e contratou para a temporada de 2021 o ex-técnico do Guarany de Sobral Maurilio Silva.

Enquanto isso, nas redes sociais...

 

Quem foi flagrado na noite de terça-feira, pedalando pelas ruas centrais da cidade de Sobral, o prefeito reeleito Ivo Gomes e o deputado federal Leônidas Cristino. Depois de percorrer vários quilômetros de ciclovia uma parada para um registro fotográfico no mais belo cartão postal da cidade: Arco Nossa Senhora de Fátima. "Pedalando e amando cada vez mais Sobral. Ano Novo feliz pra todos nós." Escreveu Leônidas.

Camilo critica fala de Bolsonaro sobre ditadura: ‘repugnante sob todos os aspectos’

 O governador Camilo Santana (PT) criticou, nesta terça-feira (29), provocação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que na segunda-feira (28) ironizou tortura sofrida pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante a ditadura militar. “Sou filho de um homem que também foi torturado nesse período, repugnante sob todos os aspectos“, afirmou, em solidariedade à ex-presidente.

Prefeito Ivo Gomes confirma Carlos do Calisto para a Secretaria de Serviços Públicos

 


O vereador Carlos do Calisto, assumirá a Secretaria de Serviços Públicos, Permitindo que a Socorrinha Brasileiro, primeira  suplente da próxima legislatura, do PDT, assuma seu respectivos mandato interinamente na Câmara de Sobral.

 Socorrinha ficou na reserva por uma diferença de dois votos. 

Dra. Emanuela Leite na secretaria da segurança e cidadania com foco na humanização dos serviços

 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), concedeu na tarde desta terça-feira (29), uma entrevista exclusiva ao Programa Izaías Nicolau da Rádio Tupinambá FM, onde anunciou a defensora pública Emanuela Leite para a pasta da Segurança e Cidadania. Emanuela Leite chega à pasta para substituir o Coronel Erlânio Matoso, que deverá assumir outras tarefas no Governo do Estado.  

Pelos os esclarecimentos do prefeito Ivo Gomes, “a orientação é que a secretaria tenha um novo perfil que priorize humanização dos serviços da Guarda Municipal, agregando ações de prevenção com mediação e conciliação de conflitos, no qual a gestão oferecerá igual ou superior importância que as questões repressivas”. Disse.  

No entanto, percebe-se que o prefeito utiliza da sua discricionariedade para orientar o novo perfil da Guarda Municipal, que seja menos repressiva e mais humanizada, além de se distanciar das características militarizada. Nessa nova fase, cabe a Guarda Municipal, fazer o papel de Polícia Comunitária de proximidade com a comunidade que é sua característica por natureza.  

Emanuela Leite, será a primeira mulher a ocupar o cargo, que geralmente era ocupado por pessoas ligadas a Polícia Militar. Apesar das suas novas tarefas, também cuidará da atuação ostensiva da Guarda Municipal, da segurança patrimonial, do mobiliário público, das praças, dos parques, avenidas e vias. Além do vídeomonitoramento, defesa civil e cidadania. (Célio Brito).

terça-feira, 29 de dezembro de 2020

UNINTA e demais instituições da mantenedora AIAMIS antecipam mais uma vez a folha de pagamento e colaboradores recebem salários antes do ano novo

 

Após terem recebido a primeira parcela do 13º salário no mês de setembro e a segunda parcela no início de dezembro, mais uma vez os colaboradores das instituições pertencentes à mantenedora AIAMIS receberam nesta terça-feira, 29, de forma antecipada, o pagamento de seus salários, desta vez referente ao mês de dezembro. A iniciativa, adiantada em 10 dias, alcança os colaboradores em um momento de comemorações de final de ano e vem fomentar a economia local, sobretudo, setores do comércio.  

Com aproximadamente 2.000 colaboradores, a mantenedora de educação superior AIAMIS, está presente com polos em 189 municípios e possui mais de 30 mil estudantes no Brasil, Estados Unidos e Peru. Compõem a mantenedora, o Centro Universitário Inta (UNINTA), Faculdade Alencarina de Sobral (FAL), Faculdade IEducare (FIED) e Faculdades Uninta Itapipoca, Sobral e Tianguá. 

Mesmo diante do atual cenário mundial da pandemia do Novo Coronavírus, o trabalho responsável desenvolvido pela mantenedora sobralense há mais de 20 anos, proporcionou segurança e possibilitou encerrar o ano de 2020, pagando de forma antecipada aos seus colaboradores todos os meses. 

O Reitor do Centro Universitário Inta (UNINTA), Prof. Daniel Rontgen Melo Rodrigues, fala sobre o impacto positivo na economia sobralense, “é uma satisfação enorme cumprir com todas as responsabilidades e antecipar novamente o pagamento de todos os nossos colaboradores. Quando somamos as folhas salariais pagas durante o ano, mais os compromissos quitados no décimo terceiro e férias, a gente está colaborando com um valor incalculável para a economia local. É uma medida que ajuda os funcionários a programarem suas compras, e que potencializa ainda mais o comércio regional”.  

Ele ainda destaca que, apesar das dificuldades, a instituição se manteve forte e seguiu contratando e gerando novos empregos, “mesmo com esse cenário atípico mantivemos o controle das contas, tivemos grandes empresas fechando as portas, e a nossa instituição seguiu firme, crescendo cada vez mais, expandindo seus empreendimentos e levando a sua tradicional excelência e o seu compromisso com o ensino para todo o mundo”, complementa.

Enquanto isso, nas redes sociais...

Nas redes sociais o prefeito de Sobral Ivo Gomes, reeleito para mais um mandado de quatro anos, registrou nas redes sociais a nova ciclovia do Parque da Cidade: "Vários kms de ciclovia ficando prontos no Parque da Cidade. Ao circular por lá vc dá de cara com jardins filtrantes, que embelezam a área e despoluem o Riacho Pajeú. O parque já está td iluminado em LED tb."



Moses Rodrigues anuncia apoio a Baleia Rossi à presidência da Câmara

 


O deputado federal, sobralense Moses Rodrigues (MDB), declarou na última quarta-feira (23) na sua conta da rede social o apoio ao presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi (SP), para à presidência da Câmara dos deputados. Isso numa articulação dentro do grupo de partidos que compõem o bloco construído pelo presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ). 

Com a decisão, Moses Rodrigues tenta se descolar da imagem do presidente Jair Bolsonaro, que tem como candidato o deputado Arthur Lira (PP-AL). 

A eleição que definirá o comando da nova Mesa Diretora da Câmara está marcada para 1º de fevereiro. Na ocasião, também serão escolhidos os demais ocupantes da Mesa Diretora: dois vice-presidentes, quatro secretários e os respectivos suplentes.

Carlos do Calisto para Secretaria de Serviços Públicos e Sandra para o STDE


 O Prefeito Ivo Gomes, deverá confirmar em entrevista, na manhã desta terça-feira, no programa "Izaias Nicolau" a ida do vereador Carlos do Calisto, para a Secretaria de Serviços Públicos, atualmente ocupado pelo vereador Paulo Vasconcelos. Com isso, a vereadora, suplente na próxima legislatura, Socorrinha Brasileiro assumirá a vaga.

Sandra Arcanjo, esposa de Paulo Vasconcelos, vai assumir a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, abrindo vaga para Igor Bezerra.

Embora reservadas, as articulações políticas para a montagem do governo do prefeito reeleito Ivo Gomes (PDT), aos pouco vão sendo confirmados nomes que irão compor o primeiro escalão do seu secretariado. Nas últimas horas desta segunda-feira (28), foram anunciados os nomes de dois vereadores para secretários.

A expectativa é de que o prefeito Ivo Gomes, deva manter alguns secretários atuais entre os novos nomeados e também deva resgatar a função de adjuntos no primeiro escalão.


Com informações, Célio Brito

segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Enquanto isso, nas redes sociais...

 

O escritor sobralense Carlos Aguiar em seus momentos de lazer: "Lembrando meu velho tempo de jóquei, na Fazenda FC Agropecuária, Formosa- GO , Propriedade dos sobrinhos Ladir Aguiar e aSuely. O extraordinário da vida é saber fazer de um pequeno instante um fantástico momento..."

Primeiro prêmio do Totolec Interior saiu para a Regional de Sobral


Francisco Ferreira de Vasconcelos. Bairro Pedrinhas, Sobral. Ganhou sozinho o 1º prêmio de final de ano. R$ 50 mil reais. Vendedor Estácio 

Antonio Oracio Neto. Rua 13 de Novembro, Santana do Acaraú. Ganhou Rodada. Vendedora Deborah. 

Miguel João Silva. Rua Bela Vista, Santa Casa, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Adrine. 

Carlos Renato. Rua Frota Gentil, Junco, Sobral. Ganhou Rodada, Vendedor Edson 

Maria Darlene Araújo. Parapuí, Santana do Acaraú. Ganhou Rodada. Vendedora Vânia. 

Nalha Alves de Sousa.  Bairro Terrenos Novos, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Ana Queila.

O staff de Ivo Gomes não muda


A equipe que trabalha diretamente com o prefeito Ivo Gomes no quinto andar do passo municipal não deverá ter mudanças para essa nova gestão que se inicia em 1° de janeiro de 2021.

David Gabriel Duarte está mantido na chefia de gabinete; Alexandre Cunha também continua como assessor pessoal; Ranne Almeida, na coordenadoria de comunicação; Lusmar Melo e Aline Balbino serão as secretárias; Cristiano Aguiar, o Ajudante de Ordem; Fábio Máximo fica na Tecnologia; Micheline Gomes, a coordenadora do Cerimonial, e Rui Silva, o mestre de Cerimônias.

A única dúvida é com relação a Eugênio Silveira. Uns apostam que ele será o secretário de Esportes, outros que ele continua como coordenador de eventos. Quanto ao secretariado? Ivo Gomes continua em silêncio. (Rubens Lima).

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...