sábado, 30 de janeiro de 2021

HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL REALIZA SOLENIDADE EM VIRTUDE DA ACREDITAÇÃO NÍVEL 1

 


Há um ano o Hospital do Coração, unidade de saúde do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), decidiu engajar-se na melhoria da qualidade de seus serviços. Com a mudança de cultura e a melhoria dos processos de qualidade, a certificação pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) foi a coroação da qualidade conquistada. Para comemorar a conquista do nível I – Acreditado, foi realizada nesta sexta-feira (29/01), uma solenidade que reuniu coordenadores e diretores do Complexo SCMS, respeitando os limites estabelecidos pelo decreto de combate à Covid-19.

A solenidade teve início no pátio da Recepção da unidade hospitalar com o descerramento da Placa de Acreditação. Em seguida os convidados participaram da composição de uma mesa no Pátio Interno do Hospital. A ocasião contou com a presença do Bispo da Diocese de Sobral e Provedor do Complexo Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos e do Diretor-Geral do Complexo, Dr. Klebson Carvalho.


“Com a profissionalização, técnicas administrativas e transparência poderemos ter resultados cada vez melhores. O Hospital do Coração está rompendo paradigmas e vai continuar conquistando os frutos desse trabalho”, explicou o Diretor-Geral.


O evento reuniu ainda o diretor técnico do Hospital do Coração, Dr. Joaquim David Carneiro Neto; o Diretor técnico da Santa Casa de Misericórdia de Sobral, Dr. Francisco Sávio Arcanjo; a diretora de Enfermagem do Complexo, Dra. Conceição Nunes; a diretora de Enfermagem do Hospital do Coração, Dra. Fabiene Parente; o diretor financeiro do Complexo, Dr. Claudir Accadrolli; e o coordenador do Sistema de Gestão da Qualidade do Hospital do Coração, Dr. Francisco Carneiro.

Na ocasião, o Provedor do Complexo Santa Casa foi homenageado pelos diretores com uma comenda em agradecimento pela confiança depositada durante o processo de Acreditação. Os colaboradores Samara Macedo, do serviço corporativo de Higienização e Clemerson Queiroz, do serviço de Engenharia Clínica receberam da diretora de Enfermagem do Complexo, Dra. Conceição Nunes um porta crachá retrátil com a logo de Acreditado Nível 1. Os objetos serão utilizados por todos os funcionários do Hospital.

Para finalizar a solenidade, o Bispo Dom Vasconcelos entregou um ramalhete à Dra. Conceição Nunes como forma de agradecimento pelo empenho nesta conquista.

PREFEITURA DE MARACANAÚ IRÁ SOLICITAR DIRETAMENTE AO BUTANTAN VACINAS CONTRA COVID-19, DIZ ROBERTO PESSOA

 O prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PSDB) afirmou, nesta sexta-feira (29), que irá solicitar ao Instituto Butantan o envio de vacinas ao município. Em dezembro, o tucano se reuniu com João Dória (PSDB) e assinou um termo de intenção para comprar doses da CoronaVac. “Temos pressa, vacinamos pouca gente, menos de 1% da população”, disse.


Com informações, Ponto Poder

NOVOS DIRETORES - SAAE E AMA DE SOBRAL


 

sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

MEDICINA UNINTA DISPONIBILIZA MAIS DE 20 VAGAS COM FINANCIAMENTO; INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS

 


O curso de Medicina do Centro Universitário Inta (UNINTA) está com inscrições abertas para estudantes que pretendem ingressar na graduação através de financiamentos estudantis. São mais de 20 vagas disponíveis pelo FIES, CredIES e Santander, destinadas a alunos novatos e veteranos. 

Para o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) são destinadas 10 (dez) vagas. Os interessados devem acessar o site do programa e realizar a inscrição até o dia 29 de janeiro. Também disponível pelo endereço eletrônico http://portalfies.mec.gov.br. É necessário que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em edições a partir de 2010 a 2020 e ter nota mínima de 400 pontos na redação e a média de 450 nas provas.

Outras 10 (dez) vagas são oferecidas pelo CredIES. Nesse caso, o candidato deverá procurar o setor de tesouraria do UNINTA para dar início ao procedimento de inscrição. O estudante tem que obedecer alguns critérios para ter acesso a uma das vagas disponíveis, tais como estar matriculado no curso, possuir um ou dois fiadores sem restrições financeiras e com renda igual ou superior a 150% do valor da mensalidade. O fiador não poderá ser cônjuge do aluno.

Há também a possibilidade de financiar a graduação de Medicina pelo banco Santander. De caráter privado, a instituição financeira não divulga a quantidade de vagas, entretanto, o UNINTA aceitará todos os candidatos que tiverem seus financiamentos aprovados pelo banco. Para solicitar, basta comparecer a alguma agência do Santander e conversar com o gerente sobre as possibilidades e pré-requisitos. 

Telefones úteis 

-       Setor de FIES do UNINTA: 

(88) 9 9951-0304 (somente ligações);

(88) 9 9942-0133 (somente ligações);

(88) 9 9223-9284 (somente ligações);

(88) 9 9778-2222 (somente ligações).

 

Tesouraria do UNINTA:

(88) 9 9833-0666 (whatsapp);

(88) 9 9247-2845 (whatsapp);

(88) 9 9846-6226 (somente ligações);

(88) 9 9341-8582 (somente ligações);

(88) 3112-3500 (fixo).

VIATURA DA PM SE ENVOLVE EM ACIDENTE NO CENTRO DE SOBRAL

 


O acidente envolveu a viatura da PM, um Fiesta e um Creta, na Rua Conselheiro José Júlio, que fica no Centro de Sobral.

Na manhã desta quarta-feira (27), uma viatura da Polícia Militar (PM) se envolveu em um acidente de trânsito com um carro do tipo Fiesta de cor vermelha, na Rua Conselheiro José Júlio, que fica no Centro de Sobral.

De acordo com testemunhas que estavam no local, a viatura da PM avançou a sinalização, em virtude da dificuldade de observação do tráfego de quem transita pela Conselheiro José Júlio devido aos veículos estacionados indevidamente na esquina, e colidiu com um Fiesta, que perdeu o controle e bateu num carro Creta que estava estacionado.

Os envolvidos no sinistro permaneceram no local e aguardaram a chegada da Guarda Civil Municipal e da Perícia Forense para tomar as providências cabíveis.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

ESTUDANTES DA FAL NÃO ADIAM O SONHO E APRESENTAM TCC DE FORMA REMOTA

 


Um dos momentos mais aguardados nos cursos superiores é a apresentação do trabalho de conclusão de curso, o TCC. Essa é sempre uma experiência emocional, pois o aluno apresenta a pesquisa que representa todo o seu empenho durante a graduação e adiar este momento acarretaria grandes prejuízos para a vida acadêmica dos estudantes.

Devido a pandemia do Covid-19, a Faculdade Alencarina, juntamente com a orientadora Profa. Ma. Julietty Nunes Cardoso, do curso de Serviço Social da FAL, sugeriu a seus alunos que apresentassem seus TCCs em suas próprias casas, por meio da plataforma Google Meet, respeitando as condições de isolamento social. 

A Profa. Julietty ressalta, "em virtude da pandemia do covid-19 as bancas de TCC do curso de Serviço Social aconteceram no formato online. A organização das bancas em formato virtual foi possível graças ao trabalho conjunto dos professores, coordenadores e alunos que contribuíram para que esse momento fosse um sucesso". 

Dávila Liandra Ribeiro Matos Mendonça foi a primeira aluna da FAL a passar pela experiência. A estudante abordou o tema “Feminismo Negro: história de luta de mulheres negras em busca por igualdade e representatividade”, o momento aconteceu no dia 25 de janeiro. Em depoimento, “diz que foi uma experiência bem única e nova, dá um pouco de nervosismo na hora, principalmente em dá algum problema técnico com a internet, mas foi algo maravilhoso”, afirmou a discente. 

Segundo a coordenadora do Serviço Social, Claudia dos Santos, antes de interromper as atividades presenciais, os acadêmicos preparavam o TCC e se dirigiam até a instituição para fazerem a apresentação de seus trabalhos. Lá, eles tinham o apoio da orientadora e do suporte técnico para auxiliá-los no necessário. Devido à situação atual, os alunos estão autorizados a conduzir a defesa do TCC remotamente”, salientou.

PREFEITURA DE SOBRAL APRESENTA DECRETO DE RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS

 


A Prefeitura de Sobral reuniu, nesta quarta-feira (27/01), gestores da rede pública e privada de ensino de Sobral para apresentar o decreto que será publicado no Diário Oficial do Município dispondo sobre a retomada das aulas presenciais. Participaram da reunião o secretário da Educação, Herbert Lima, o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, e a secretária da Saúde, Regina Carvalho. 

O decreto autoriza a retomada das aulas presenciais na Educação Infantil para a rede privada de ensino no dia 1º de fevereiro, com 50% da capacidade. No dia 15 de fevereiro, será a retomada das aulas presenciais da Educação Infantil na rede pública municipal e dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) da rede privada, ambas com 50% da capacidade de atendimento. Já na rede pública os anos iniciais do Ensino Fundamental serão retomados no dia 1º de março, também com 50% da capacidade. 

Segundo o secretário da Educação, Herbert Lima, “as atividades de ensino, percentuais de capacidade e datas de retorno poderão ser modificadas a qualquer momento, dependendo da situação epidemiológica, de acordo com os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde, e as medidas previstas nos decretos estaduais”. 

O chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, destacou que serão adotadas todas as medidas para que a retomada ocorra de forma muito responsável. “Durante 15 dias vamos monitorar o reflexo dessa retomada nos dados epidemiológicos. Iremos implementar um modelo de fiscalização para verificar se os estabelecimentos privados estão seguindo as recomendações do decreto e não exitaremos em fechar algum estabelecimento que descumpri-lo”, frisou o gestor. 

De acordo com ele, “nós temos que ter muita responsabilidade com os nossos alunos, que são peça-chave, e com os nossos professores, que também são primordiais”. 

A secretária da Saúde, Regina Carvalho, explicou que serão monitorados os estudantes e trabalhadores da educação, apresentou um protocolo para o manejo sintomático respiratório, além de tirar dúvidas dos gestores escolares sobre a situação epidemiológica do município e os procedimentos que deverão ser adotados caso seja observado algum sintoma em estudantes ou profissionais. A gestora também explicou que serão testados todos os profissionais da educação (professores, zeladores, auxiliares administrativos) que irão retornar ao trabalho presencial nesta primeira fase. 

O decreto prevê que, caso seja constatado um caso de Covid-19 numa sala de aula, ela será fechada por 14 dias e os estudantes e professor devem fazer isolamento por 14 dias. Caso sejam detectados dois casos ligados em salas de aula diferentes, a escola toda é fechada por 14 dias. 

O estudante só retorna às aulas presenciais com a autorização dos pais ou responsáveis, que devem assinar um termo de responsabilidade autorizando ou desautorizando o retorno do estudante. 

O grupo continuará se reunindo para acompanhar a situação e, no dia 1º de março, será divulgado um novo decreto abordando as questões relativas ao Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

SOBRAL VOLTA A REGISTRAR MORTES POR COVID-19

 Depois de passar 22 dias sem registrar óbito por Covid-19, do dia 30 de dezembro de 2020 a 21 de janeiro de 2021, Sobral voltou registrar perdas. Até o penúltimo dia de 2020 o registro de mortos pela doença era de 327, número que permaneceu até o dia 21 de janeiro de 2021 quando a cidade teve a primeira morte do ano causada pelo vírus.

Já a quantidade de casos de 3 a 4 de janeiro deste ano aumentou expressivamente de 12.639 para 12.721, total de 82 casos em apenas 24 horas. Do dia 3 até o dia 27 de janeiro foram registrados 746 casos. Do dia 21 ao dia 27 de janeiro 3 sobralenses perderam sua vida em decorrência da doença. 

Com a chegada da vacina em Sobral, dia 18 de janeiro, quando a primeira sobralense, profissional da saúde, foi vacinada, chega também a esperança de reduzir este quadro. Depois dos 1.264 profissionais de saúde receberem a primeira dose da vacina, nesta terça-feira (26) foi a vez dos idosos acima de 95 anos. Luiza Alves da Silva, de 117 anos, moradora do Novo Caiçara, foi a primeira idosa a ser vacinada em Sobral. Ao todo serão vacinados 300 idosos acamados acima de 95 anos na sede e nos distritos.


Com informações, Sobral 24 horas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

FAL ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O VESTIBULAR AGENDADO

 

A Faculdade Alencarina (FAL) está com inscrições abertas para o 6º ciclo do Vestibular Agendado 2021.1. Nesse processo seletivo, o candidato poderá escolher entre uma das datas disponíveis para realizar a prova e ingressar em um dos cursos de graduação. O período para dar início ao procedimento é entre os dias 27 de janeiro a 10 de fevereiro.


Para participar, o candidato deve se inscrever no site http://vemprafal.com.br/ e agendar uma data e horário, entre as disponíveis, para realizar a sua prova. As provas serão realizadas de forma online, devido ao isolamento social causado pela pandemia Covid 19.

O candidato terá acesso às provas no período de 8h às 21h, confira as datas dos próximos ciclos:

6º Ciclo: 27 de janeiro a 10 de fevereiro, para as provas de 15 a 18/02/2021;

7° Ciclo: 11 a 24 de fevereiro, para as provas de 22 a 25/02/2021.

INSCREVA-SE AGORA - https://faculdadealencarina.com.br/site/processos-seletivos/

No dia da prova o candidato deverá seguir os passos abaixo:

1. Acessar o link https://virtual.faculdadealencarina.com.br;

2. Inserir login e senha de acesso informadas pela Instituição;

3. Clicar na opção PROCESSO SELETIVO SEMESTRAL 2021.1/ POR PROVA – FACULDADE ALENCARINA – FAL;

4. Clicar em REALIZAR A PROVA;

5. CONFIRMAR a execução da prova.

Para mais informações, os interessados devem acessar o edital ou entrar em contato pelo telefone (88) 99218-5784.

CONFIRA O EDITAL

 https://drive.google.com/file/d/1r53Y8JlriDmQp63YYOxQ7Jf2VkJLCWdH/view

BONDINHO DE UBAJARA VOLTA A OPERAR EM MARÇO


O prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, está esperançoso de que as atividades do bondinho do Parque Nacional comece a operar ao público em meados do próximo mês de março, alavancando a economia da cidade e da região ibiapabana. Na semana passada, ao lado do coordenador do Parque Gilson Mota, o prefeito acompanhou a instalação das cabines e os primeiros testes do equipamento.

A noticia foi comemorada pelo deputado federal Leônidas Cristino, entusiasta da reabertura do bondinho desde quando se tornou representante de Ubajara no Congresso Nacional, fruto da parceria construída com Renê. Foi através de Cristino que a liberação para retomada do projeto foi destravada junto ao Governo Federal. Foi o parlamentar também que, junto com o deputado estadual Salmito Filho, articulou junto ao Governo do Estado para que a verba que faltava para conclusão da obra fosse liberado no apagar das luzes de 2020. (Rubens Lima).

MULHER É ASSALTADA POR BANDIDOS ARMADOS EM SOBRAL

 Os assaltos são constantes na grande Princesa do Norte. Mais um assalto a mão armada ocorreu no Bairro Junco, na Rua Elpídio Ribeiro, nas proximidades do colégio Luís Felipe. O crime ocorreu na segunda-feira, 25, por volta das 15h.


Dois indivíduos armados de revólver e conduzindo uma motocicleta, abordaram uma motociclista e anunciaram o roubo, onde levaram o aparelho celular da vítima, fugindo logo em seguida tomando rumo incerto.

A população acionou a  Polícia Militar, mas mesmo fazendo o trabalho de saturação em toda a área, não conseguiu prender os assaltantes.

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

ALIADO DE EX-PREFEITO DE SOBRAL, MOSES RODRIGUES LAMENTA FALECIMENTO DE DR. RICARDO BARRETO

O deputado federal cearense Moses Rodrigues (MDB) lamentou, nesta segunda-feira (25), a morte do ex-prefeito de Sobral Dr. Ricardo Barreto, vítima de complicações da Covid-19 "Segunda-feira começa com uma triste notícia. Acabei de ser comunicado sobre o falecimento do amigo, oftalmologista e ex-prefeito de Sobral, Dr. Ricardo Barreto. Íntegro e respeitado por todos, Dr. Ricardo possuía o dom de servir ao próximo, e é por isso, que sempre foi uma referência para profissionais de saúde. No meio político, mostrou-se um homem grande, habilidoso, capaz de ponderar situações adversas com sabedoria. Neste momento de dor rogo ao Pai Celestial que o receba em sua morada de braços abertos. Deixo meu abraço a D. Ana Maria, a Lilia, Alana e Ricardo Filho. Meus sinceros sentimentos."

MPCE NOTIFICA 56 MUNICÍPIOS CEARENSES A APRESENTAREM ESTRATÉGIAS PARA VACINAR A POPULAÇÃO CONTRA A COVID-19

 Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já notificou 56 municípios cearenses a apresentarem Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, desde o último dia 19 de janeiro. O órgão quer saber, por exemplo, das estratégias para evitar desrespeito à fila de prioridade na vacina. O balanço é do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania).

 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

CEARÁ VENCE PALMEIRAS, ALCANÇA 45 PONTOS E ATINGE PRIMEIRO OBJETIVO DO CLUBE NA SÉRIE A

 


O Ceará venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Castelão e conquistou seu 1º objetivo traçado na Série A do Brasileiro. Com a vitória, o Vozão chegou aos 45 pontos,  alcançando a pontuação histórica para permanência na Série A, isso com 6 rodadas de antecedência.

A vitória deixa o Vovô em 8º na tabela, dentro da zona de classificação para a Copa Sul-Americana, mas muito vivo na disputa por uma vaga inédita na Libertadores.

Os gols do Vozão foram marcados por Lima e Vina, todos no 1º tempo, com Gabriel Veron diminuindo para o Palmeiras.

SEGURANÇA PÚBLICA VOLTA A SER PAUTA DE PREFEITO DE FORQUILHA JUNTO AO GOVERNO DO ESTADO

 



Encontrar soluções para melhorar a Segurança Pública de Forquilha, diminuindo essa triste violência que tanto assombra os forquilhenses, sempre foi uma das prioridades do prefeito Edinardo Filho. Na semana passada, ao lado do deputado federal Leônidas Cristino, ele esteve com o secretário da Segurança e Cidadania, Sandro Caron, a quem pediu mais investimentos e ampliação de efetivo policial para o município.

Nessa semana, acompanhado do deputado estadual Queiroz Filho, Edinardo esteve reunido com secretário de Relações Institucionais do Governo, Nelson Martins, para discussão das estratégias a serem postas em prática para combater essa violência.

Edinardo saiu satisfeito do encontro. Nelson Martins assumiu o compromisso com a população forquilhense, em nome do governador Camilo Santana, garantindo que as ações das polícias Civil e Militar serão corriqueiras e continuas em Forquilha.


Com informações, Sobral em Revista

Em boa fase, Ceará recebe o Itabaiana-SE almejando classificação na Copa do Nordeste

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Vivendo ótimo momento na temporada, o Ceará, chega com a confiança elevada para tentar c...