sábado, 13 de fevereiro de 2021

MEC AUTORIZA PARA UNINTA PRIMEIRA RESIDÊNCIA DE MEDICINA VETERINÁRIA EM INSTITUIÇÃO PRIVADA NO CEARÁ

O Centro Universitário Inta (UNINTA) iniciou o ano de 2021 com diversas conquistas, uma delas foi a aprovação do 1° Programa de Residência em Medicina Veterinária oferecido por uma instituição privada no Ceará. Sendo aprovada pelo Ministério da Educação, a mais nova aquisição é reflexo da excelência de ensino ofertado pela IES. Inscrições iniciarão em 15 de fevereiro. 

Residência Uniprofissional em Saúde Animal Integrada à Saúde Pública é a primeira do estado a fazer uso de equipamento próprio (Hospital Veterinário) em instituição privada. Além disso, ofertará bolsas profissionais, com financiamento próprio, às quais poderão concorrer graduandos e egressos de qualquer instituição brasileira.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site Oficial do UNINTA e dar início ao processo de seleção, de 15 a 17 de fevereiro. As vagas potenciais serão distribuídas da seguinte forma: 01 (uma) vaga para Clínica Médica de Pequenos Animais e 1 (uma) vaga para Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais.

CONFIRA O EDITAL

 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

DEPUTADOS ESTADUAIS APROVAM REAJUSTE SALARIAL PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

 

A  Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta quinta-feira (11), o reajuste salarial dos agentes comunitários de Saúde do Estado, adequando o salário da categoria ao piso nacional. Com isso, o valor passa de R$ 1.400,00 para R$ 1.500,00. A medida segue para sanção do governador. A medida deve beneficiar 14,6 mil servidores.

 

EX-PREFEITO DE CAMPOS SALES TEM ENCONTRO COM O DEPUTADO MOSES RODRIGUES

 


O ex-prefeito da cidade de Campos Sales, radialista Moésio Loiola esteve reunido com deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE), para solicitar a liberação das verbas federais que foram licitadas para aquele município: “Estive com o Deputado Federal Moses Rodrigues. Solicitei a ele a liberação do restante dos recursos para a conclusão de todas as obras federais em andamento no município de Campos Sales. As licitadas, contratadas e em andamento serão todas concluídas, segundo o deputado. Pra mim, o município não pode e nem deve ser prejudicado. Nisso ai, estão o hospital, o mirante e a feira de eventos , entre outros. Mais uma vez muito obrigado a esse grande deputado, que tão bem representa Campos Sales.” Destacou Moésio Loiola.

 

NOTA CORREIOS – FUNCIONAMENTO NORMAL NO PERÍODO DE CARNAVAL NO CE

 

Com a suspensão do feriado de Carnaval no Ceará, a Superintendência Estadual dos Correios informa que suas unidades operacionais e de atendimento funcionarão normalmente. Assim, nos dias 15, 16 e 17/2, no estado, haverá atendimento nas agências e entrega de objetos postais conforme as condições vigentes. 

A Central de Atendimento dos Correios (CAC) atenderá normalmente nessas datas, das 8h às 20h. Os clientes poderão registrar manifestações ou obter informações sobre produtos e serviços no site dos Correios: www.correios.com.br.

PREFEITURA DE SOBRAL VOLTA ISOLAR A CIDADE COM BARREIRAS SANITÁRIAS

 


A prefeitura de Sobral montou barreiras sanitárias nos cinco principais pontos de acesso da cidade, para cumprir o decreto que entrou em vigor na quarta-feira, 11, proibindo a entrada de transportes intermunicipais de pessoas na cidade. 

O decreto, segundo a prefeitura, tem como objetivo evitar a proliferação do coronavírus no município, no período de 11 a 18 de fevereiro, perído que seria para o feriado de Carnaval. 

As barreiras estão montadas na Av. Fernandes Távora, Av. Mons. Aloísio Pinto, Av. Ermírio de Morais, Av. Cleto Ferreira da Ponte e na Av. Dr. José Euclides Ferreira Gomes. A ação visa fiscalizar a entrada de veículos coletivos vindo de outras cidades. 

Carros de passeio de outros municípios têm passagem livre. 

A fiscalização nas barreiras será feita 24 horas por dia até a data de validade do decreto, quinta-feira, (18) de fevereiro de 2021. 

Paralelo à abordagem que prevê o decreto também está sendo será feita a fiscalização de trânsito, inclusive, o teste etilômetro visando à uma maior segurança no trânsito de Sobral. 

 Caso algum destes transportes consiga driblar as barreiras, a GCMS estará nas ruas da cidade fiscalizando para aplicar os procedimentos cabíveis”.


Com informações, Paraíso FM

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

"O MOMENTO É DE GRATIDÃO E AGRADECIMENTO", DISSE IVAN FROTA APÓS CIRURGIA NO HOSPITAL DO CORAÇÃO DE SOBRAL

 


“Sou eternamente grato por tudo, foram dez dias de medo, insegurança, mas cada palavra de conforto que ouvi me deu forças para acreditar que a minha vida ia continuar! Não sei nem como agradecer! Totalmente sem palavras! Gratidão eterna.”, foram as palavras ditas pelo comunicador e radialista Ivan Frota, ao deixar o Hospital do Coração de Sobral, após passar por quatro cirurgias. 

Já em casa, um pouco mais magro, 10 quilos a menos, mas Ivan Frota, não se cansa de repetir os momentos de angustia ao adentrar no Centro Cirúrgico e o momento de felicidade ao sair e ver que tudo estava bem, graças à Deus. E não se esquece de nominar os profissionais que como um exército lutaram para tudo fosse uma vitória: Agradecimentos; doutora Keyne Carneiro, doutor Joaquim David Carneiro Neto, doutor Johnson e os demais participantes da equipe; anestesistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

A partir desse instante, segue uma nova etapa de sua vida, que é seguir as orientações médicas para ter uma recuperação rápida e de sucesso.

DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO DEBATE SOBRE A AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL


 O deputado federal Leônidas Cristino (PDT/CE) fez uso da palavra na Câmara Federal na sessão de terça-feira, e se posicionou contrário a discursão sobre o futuro do Banco Central do Brasil. Para o deputado Leônidas o espaço de debate na Câmara Federal deveria está voltada para o auxílio de ajuda aos afetados na economia nesse momento de pandemia.

CAPITÃO WAGNER FAZ GRAVE DENÚNCIA CONTRA O PREFEITO DE SOBRAL

 

O deputado federal Capitão Wagner (PROS/CE), declarou recentemente em uma ‘live’ que o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, estaria envolvido em uma fraude, ou seja, estaria desviando dinheiro destinado pelo Governo Federal à saúde pública de Sobral. 

UNINTA ASSINA TERMO DE COMPROMISSO COM A JUSTIÇA FEDERAL E FIRMA A BOLSA DE ESTUDOS JUÍZA DÉBORA AGUIAR

 

Na manhã de terça-feira, 09, representantes da Justiça Federal estiveram reunidos no Centro Universitário Inta (UNINTA), para firmar o compromisso e viabilizar a concessão e a manutenção do Programa de Bolsa de Estudos Juíza Federal Débora Aguiar, que contemplará um aluno da instituição. O momento realizado no auditório Oscar Espindola Rodrigues foi transmitido pelo canal oficial do UNINTA, no Youtube.

O acordo tem como objetivo viabilizar a concessão e manutenção de bolsa de estudos integral a um aluno matriculado, ou aprovado no processo seletivo para ingresso no curso de Direito do UNINTA. Por vez, que o aluno atenda aos critérios de elegibilidade socioeconômicos e de desempenho acadêmico, e estabelecer parceria entre os partícipes para o desenvolvimento de atividades institucionais e acadêmicas de interesse comum. 

Além de compartilhamento de experiências entre as duas instituições o programa também visa divulgar a história de vida da Juíza Federal Débora Aguiar, como forma de preservar-lhe a memória e incentivar o desenvolvimento pessoal e profissional dos acadêmicos de Direito que se encontre em condições desfavoráveis quanto às oportunidades de participação na vida em sociedade.

O Juiz Federal Dr. Alcides Saldanha Lima falou sobre o seu contentamento com a parceria entre a IES e a Justiça. “Ficamos muito felizes em ver que encontramos o apoio e a coincidência de objetivos aqui no UNINTA, que nos proporciona o convênio que ora se formaliza. Agradeço a oportunidade da Chancelaria e Reitoria por se abrir a esse projeto e acredito que é o início de uma parceria cada vez mais intensa, de modo que a justiça possa ser um espaço de pesquisa e extensão para os alunos de Direito do UNINTA. Nós temos aqui uma instituição de ensino que prima pela excelência com muito material que pode ser objeto de reflexão científica. Fico muito contente e agradeço do fundo do coração para as partes convenientes”, colocou o Diretor do Fórum da Seção Judiciária do Ceará.

O Chanceler do UNINTA contou que todas as instituições de ensino superior mantidas pela AIAMIS irão aderir ao projeto. “Agradeço a Justiça Federal por escolher a nossa instituição para ser parceira desse projeto, que tem como objetivo a inclusão de pessoas no meio social e jurídico. Esse convênio que estamos oficializando hoje será extensivo para todas as IES mantidas pela AIAMIS, dando grandiosidade à parceria, o que beneficiará um maior número de estudantes que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica”, declarou o Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior.

Presente no evento representando o coordenador do Curso de Direito, Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto, a Profa. Me. Yslaia Ponte, fala da importância do projeto para o curso, “é um projeto de suma importância. Tanto é bom para a Justiça Federal como é bom para a instituição. Esse convênio vai proporcionar a um aluno de classe baixa a estudar e fazer uma graduação de forma gratuita no UNINTA, de modo que, ele vai ter oportunidades de estágios, participar de projeto de extensão e vai se incluir no meio acadêmico, aprendendo com muita excelência a prática”, complementa. 

Estiveram presentes na assinatura do convênio Excelentíssimos Juízes Federais, Dr. Alcides Saldanha Lima, Dr. Sergio de Norões Milfont Junior e Dr. Thiago Mesquita Teles de Carvalho. Representando o UNINTA estavam o Chanceler, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o Reitor, Prof. Daniel Rontgen Melo Rodrigues, a Pró-Reitora Administrativa, Prof. Me. Soraya Sá, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Rômulo Carlos de Aguiar, a Diretora do Centro de Ciências Humanas, Prof. Me. Eliza Angélica, a representante do coordenador do curso de Direito e gestora pedagógica, Prof. Me. Yslaia Ponte. 

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

PROBLEMA EM VÁLVULA DE BARRAGEM PROVOCA ACIDENTE COM VÍTIMAS EM BREJO SANTO

 


O rompimento de uma tubulação da Barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, no Sul do Ceará, deixou pelo menos três mortos e um ferido na tarde desta segunda-feira (8). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). As vítimas não foram identificadas até o momento. 

Também não foi divulgado o estado de saúde do trabalhador que foi resgatado com vida. No momento do acidente, 20 operários estavam no local. Em nota, o órgão afirma que não há indicativos de que a estrutura da barragem tenha sido afetada e que não a vazamentos.

GUARANY DE SOBRAL TEM EQUIPE REMONTADA COM FOCO EM CHEGAR À FINAL DO ESTADUAL

 

Guarany de Sobral chega para sua 50ª participação na Série A do Campeonato Cearense com um elenco totalmente reformulado daquele campeão do 1º turno em 2020. Sob o novo comando do técnico Arnaldo Lira, que teve passagens por Ferroviário, Fortaleza e Ceará, o Cacique do Vale quer novamente chegar, pelo menos, à semifinal do Estadual.

A estreia no Cearense é diante do Barbalha nesta quarta-feira (10), às 15h30, no Junco, em Sobral. As duas equipes não disputam a Copa Fares Lopes para focar na preparação para a elite estadual.

Os treinos foram iniciados em 11 de janeiro no clube sobralense que também atua em 2021 pela Série D do Campeonato Brasileiro. Na temporada passada, foi o lanterna do Grupo 3 com 11 pontos em 14 jogos e tenta garantir um melhor desempenho na competição nacional.


Com informações, DN

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

MUSEU DA FOTOGRAFIA REALIZA CURSO EM SOBRAL PARA ADOLESCENTES EM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS


 O Museu da Fotografia Fortaleza promove, a partir desta segunda-feira, 8, um curso sobre fotografia básica para adolescentes do município de Sobral, que estão em cumprimento de medidas socieducativas. O projeto é realizado em parceria com a Superintendência Do Sistema Estadual De Atendimento Socioeducativo (SEAS) e as aulas devem durar até o próximo sábado, 13. 

De acordo com a instituição, oito alunos devem participar da formação, que contará com aulas sobre a "história da fotografia" e a prática da profissão por meio de ensaios fotográficos. Participam do momento adolescentes de alguns dos centros socioeducativos locais, como o Dr. Zequinha Parente.

PREFEITO DE SOBRAL DENUNCIA PROPOSTA DE NOVO CONVÊNIO ENTRE SANTA CASA E PREFEITURAS DE ACARAÚ E ITAREMA

 

O jornalista Garcez Almeida publicou em sua página “Via Acaraú” que o deputado federal Robério Monteiro propôs à direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral uma parceria que privilegia o atendimento a pacientes/eleitores dos municípios de Itarema e Acaraú, sua base eleitoral, cujos prefeitos são o irmão Elizeu Monteiro e a esposa Ana Flávia Monteiro, respectivamente. Segundo o jornalista, o deputado Robério Monteiro atraiu não só a ira do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, como poderá levar o Ministério Público Federal a incluí-lo no rol das investigações que vem sendo realizadas para apurar denúncias de corrupção na Santa Casa feitas pelo prefeito de Sobral.

Ao tomar conhecimento da iniciativa do deputado, Ivo Gomes foi às redes sociais e questionou:" Como assim receber $$ pra favorecer os pacientes de outros municípios? Lá se vou eu pra justiça de novo. A maracutaia na “santa” casa não tem fim! A declaração do prefeito sobralense deixa implícito na proposta, que a contra partida oferecida pelo parlamentar seria a destinação de recursos oriundos de emendas parlamentares, um escandaloso artificio inventado por políticos mal intencionados que usam o caixa da União para fazer traquinagens com dinheiro público.

Ainda segundo a publicação, se o que o parlamentar está propondo for atendido, tanto ele quanto os dirigentes da Santa Casa estarão cometendo um crime, pois o desejo de Robério pode ser entendido como uma tentativa de "comprar privilégios" num serviço que constitucionalmente é prestado de forma universal e gratuita a todos os brasileiros, sem distinção de classe, cor, religião, local de nascimento ou cobrança de título de eleitor.

“O movimento de Robério não foi impensado, já que no comunicado que fez das tratativas, em suas redes sociais, ele diz ter sido acompanhado pela secretária de Saúde de Acaraú, uma enfermeira, portanto profissional da área, com passagem por várias administrações municipais, que deveria saber da ilegalidade proposta”, diz o jornalista.

Ainda na visão de Garcez Almeida, numa outra leitura pode-se imaginar que a iniciativa do parlamentar de Itarema tenha a ver com sua determinação de minar o papel prestado em Acaraú e região pelo também filantrópico Hospital Moura Ferreira e ganhar tempo, enquanto não viabiliza a principal proposta de campanha da mulher, Ana Flávia, de implantar na cidade um Hospital Regional com capacidade para realizar cirurgias de alta complexidade, só feitas em Sobral, na Santa Casa e no Hospital Regional.

Garcez Almeida é jornalista natural de Acaraú e radicado na capital federal, Brasília, participa diariamente de segunda a sexta-feira, como comentarista dos programas Conexão 92 das 6h às 8 da manhã e do Radar 92 das 12h às 14h na Rádio Difusora FM de Acaraú. Apresenta ainda o Programa "Papo Federal" aos sábados das 8h às 9h da manhã na mesma emissora.


Com informações, Manoel Canafístula

domingo, 7 de fevereiro de 2021

TEM ADVOGADO E RADIALISTA ANIVERSARIANDO NESTE DOMINGO

 

Quem está mudando de idade neste domingo, 7, é o advogado Marcus Vinícius - "doutor Marcus", como gosta de ser chamado no bairro onde mora, Renato Parente. Para familiarizar melhor, ele (Markin) é genro do diretor da Rádio Tupinambá FM de Sobral, e exerce também a profissão de radialista. Com atuação na Vara trabalhista, está atualmente lotado na cidade de Iguatu, Centro Sul do Ceará. Mas sempre presente nas cidades de Fortaleza, Sobral, e Paracuru, sua terra natal.


EM TEMPO: Os votos de parabéns do BLOG WILSON GOMES, vão também para Valdeílo Vaina (Plus FM-Aracati),  Mônica Lima (médica) e Elson Vieira (Câmara de Sobral).

VICE-PREFEITA DE VARJOTA, LOURA DO POVO, CELEBRA MAIS UM ANO DE VIDA

 

A vice-prefeita da cidade de Varjota, município da região Norte do Ceará, esteve aniversariando neste sábado, 6, e ganhou festa surpresa. 

Alessandra Araújo, ou simplesmente  "Loura do Povo",  sempre foi uma mulher à frente do seu tempo. Começou a trabalhar ainda adolescente. Seu pai era feirante  e ela o ajudava na feira aprendendo assim a negociar. 

Como forma de agradecer todas as manifestações carinho, Loura do Povo escreveu na sua página social: “Este foi o dia que Deus escolheu para me trazer ao mundo e sinto uma imensa gratidão pela dádiva que me foi concedida. 

Ao longo dos anos foram muitas as conquistas e os sucessos, por isso, não posso deixar de agradecer a Nosso Senhor pelas oportunidades que me deu para atingir os meus objetivos e realizar os meus sonhos.

Fico feliz por ver que ao longo do tempo tive muitas bênçãos, sendo que as melhores e as mais importantes são as pessoas que tenho na minha vida.

Então, pelos meus amigos, pela minha linda família, pela minha vida e por mais um ano de experiências e aventuras, só posso agradecer a Deus do fundo do meu coração.”

 


JUSTIÇA DETERMINA ENCERRAMENTO DO PROGRAMA PRÓ-CIDADANIA EM SÃO BENEDITO


A Justiça determinou na sexta-feira (05/02), o encerramento das atividades do Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania) no Município de São Benedito. Devido a contratações irregulares para ingresso no serviço, a Promotoria de Justiça de São Benedito ingressou com Ação Civil de Improbidade Administrativa, com pedido de tutela de urgência, denunciando contratações baseadas em apadrinhamento político. Embora o MP considere a segurança na localidade necessária, o órgão ministerial entende que a contratação dos agentes não pode burlar a legislação.

O Ministério Público, através do promotor de Justiça Oigrésio Mores, da Promotoria de Justiça da Comarca de São Benedito, juntou aos autos diversos contratos temporários que o Município utilizou, entre 2014 e 2020. O material indica o ingresso de agentes do Pró-Cidadania de forma precária, por seleção pública. Assim, mesmo considerando importantes a segurança na cidade e o trabalho desenvolvido pelos agentes, o MP define que o serviço não pode convalidar contratações irregulares. Sem concurso, o ingresso no programa viola princípios consagrados no ordenamento jurídico, como a moralidade e a impessoalidade.

Ao longo do processo, o Município pediu 90 dias para apresentar Projeto de Lei à Câmara dos Vereadores para criação da Guarda Municipal, mas não apresentou contestação no prazo legal. A sentença proferida pelo juiz de Direito Cristiano Sousa de Carvalho considera inconstitucional e Lei Estadual Nº 14.318/2009, uma vez que segurança pública não é necessidade temporária ou de interesse público excepcional, aspectos que justificariam a seleção pública, em detrimento de concurso. A decisão judicial fixa prazo de 30 dias para as atividades do programa serem completamente encerradas. Caso contrário, será aplicada multa de R$ 500,00 por dia de descumprimento, limitada a R$ 50 mil.

BOLSONARO VAI PARA A REELEIÇÃO

 

O plenário do Congresso Nacional estava com 359 parlamentares, durante a sessão de abertura do ano legislativo. O presidente pegou o microfone para falar. A oposição fez um coro e gritou: “Genocida, assassino, facista”. Bolsonaro retrucou: “Nos encontramos em 2022”. O presidente admitiu sua candidatura à reeleição. 

Bolsonaro era a única autoridade a não usar máscara. Ele ficou o tempo inteiro ao lado dos presidentes Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...