sábado, 27 de fevereiro de 2021

CINCO CIDADES DO CEARÁ CONCENTRAM 58,8% DOS ÓBITOS DE COVID

 

Cinco das 184 cidades cearenses concentram 58,8% de todas as mortes por decorrência do novo coronavírus. Quando observado a porcentagem de infectados pela Covid-19, nota-se uma sensível redução, embora ainda polarizada. Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maracanaú e Caucaia respondem por 172.027 dos 421.763 casos do Estado, o que representa 40,7% do total. Os dados são do IntegraSus, plataforma oficial da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), atualizada às 17h15 desta sexta-feira (26).


Cinco cidades com maior número de infectados:

Fortaleza: 118.244 em 26 de frevereiro e 104.361 em 1º de fevereiro – aumento de 13,3%

Juazeiro: 18.038 em 26 de fevereiro e 17.774 em 1º de fevereiro – aumento de 1,4%

Sobral: 14.964 em 26 de fevereiro e 14.309 em 1º de fevereiro – aumento de 4,5%

Maracanaú: 10.310 em 26 de fevereiro e 9.612 em 1º de fevereiro – aumento de 7,2%

Caucaia: 10.179 em 26 de fevereiro e 8.954 em 1º de fevereiro – aumento de 13,6%

Cinco cidades com maior número de óbitos:

Fortaleza: 4.696 em 26 de fevereiro e 4.454 em 1º de fevereiro – aumento de 5,4%

Caucaia: 431 em 26 de fevereiro e 409 em 1º de fevereiro – aumento de 5,3%

Juazeiro: 351 em 26 de fevereiro e 339 em 1º de fevereiro – aumento de 3,5%

Sobral: 343 em 26 de fevereiro e 333 em 1º de fevereiro – aumento de 3%

Maracanaú: 274 em 26 de fevereiro e 268 em 1º de fevereiro – aumento de 2,2%

CAMILO SANTANA ANUNCIA NOVAS MEDIDAS PARA COMBATE A COVID NO CEARÁ

 


Após concluir reunião com o Comitê que delibera sobre as medidas relativas à Covid no Ceará, na tarde desta sexta-feira (26), o governador Camilo Santana divulgou em suas redes sociais os principais pontos que estarão no Decreto que valerá a partir deste sábado (27) e vai até o próximo domingo, 7 se março.

– Toque de recolher entre 20h e 5h, de segunda a sexta-feira, e entre 19h e 5h aos sábados e domingos, com saídas permitidas somente em situação de comprovada necessidade;

– Comércio de rua funciona de segunda a sexta-feira até as 17h. As outras atividades econômicas e as religiosas, até 19h. Serviços essenciais podem funcionar após esse horário. No sábado e domingo, restaurantes funcionam até as 15h, e outras atividades econômicas e religiosas até as 17h;

– Espaços públicos continuam com circulação restrita todos os dias a partir das 17h;

– Igrejas devem realizar suas atividades com até 30% de sua capacidade, e estimular as celebrações de forma virtual;

– Academias de ginástica devem funcionar com 30% de sua capacidade, devendo fazer o agendamento de horários para o devido cumprimento de todos os protocolos sanitários;

– Continua remoto o trabalho para servidores públicos, com exceção das atividades essenciais. Recomendação para a mesma medida junto ao setor privado;

– Seguem as barreiras sanitárias em Fortaleza, com recomendação para o controle por parte dos municípios no Interior;

o governador informou que continua dialogando com o setor da educação para avaliar a forma mais segura do retorno presencial das atividades; por enquanto as atividades continuam de forma remota.

PREFEITO IVO GOMES DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA ATÉ 30 DE JUNHO

O prefeito Ivo Gomes decretou, na quarta-feira (24/02), estado de calamidade pública no município de Sobral, em decorrência da crise de saúde causada pelo novo coronavírus (Covid-19), até dia 30 de junho, período que poderá ser prorrogado.

O decreto deve ser reconhecido e ratificado pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, enquanto perdurar a crise na saúde.

 A Assembleia também prorrogou o Decreto Legislativo n.º 543, de 3 de abril de 2020, que reconhece a ocorrência do estado de calamidade pública no Ceará, estendendo seus efeitos até 30 de junho de 2021.

 

(Site da Prefeitura de Sobral)

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

MPCE RECOMENDA QUE MUNICÍPIO DE SOBRAL ADAPTE AÇÕES DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES AO CONTEXTO DA PANDEMIA

 

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Sobral, recomendou nesta quinta-feira, 25, que o Município garanta a continuidade de ações voltadas para o combate às arboviroses, adequando a atuação dos agentes de saúde ao contexto da pandemia do novo coronavírus. O procedimento é direcionado ao prefeito, ao procurador geral e à Secretaria da Saúde do Município de Sobral. No prazo de 15 dias úteis a gestão municipal deve informar ao órgão ministerial as providências que está tomando para seguir a recomendação. 

A preocupação da Promotoria, com atribuição na Defesa da Saúde Pública, diz respeito ao início da quadra chuvosa, à situação dos municípios em relação às arboviroses e disseminação do novo coronavírus no Ceará. Isso porque há um risco iminente de sobreposição de casos de dengue e de covid-19 nos municípios cearenses. 

Nesse contexto, a recomendação orienta que a gestão adeque as ações dos Agentes de Combate a Endemias (ACE) e de vigilância e controle de arboviroses e zoonoses à atual condição da covid-19 no Estado. Entre as orientações estão sensibilizar equipes de saúde acerca da identificação, notificação e investigação de casos suspeitos; utilizar redes socais e veículos de comunicação para realização de campanhas preventivas; isolar agentes com sintomas de doença respiratória; não visitar residências cujo responsável tenha mais de 60 anos; e incorporar à rotina de trabalho hábitos de enfrentamento ao novo coronavírus, como distanciamento em relação aos donos das casas e uso de álcool em gel. 

O procedimento do MPCE orienta ainda que, nas visitas, o Agente de Combate a Endemias não entre nos cômodos da casa. Além disso, o Município deve priorizar o bloqueio sanitário em locais de intensa incidência do Aedes aegypti, com base em indicadores epidemiológicos dos últimos 15 dias. Sobre o trabalho voltado para animais, a recomendação sugere a possibilidade de adiar campanhas de vacinação contra a raiva em cães e gatos para depois do período de emergência da pandemia. 

No prazo de 15 dias úteis, o Município de Sobral deve apresentar ao órgão ministerial as providências adotadas para cumprir a recomendação. Isso inclui informar sobre planejamento de ações da Secretaria da Saúde, se os agentes de endemias estão com desvio de função, escalas de trabalho, servidores afastados, identificação de larvas capturadas e destinos das telas usadas como proteção contra o Aedes aegypti. A 2ª Promotoria de Justiça de Sobral vai acompanhar as diretrizes a serem adotadas no município. 


Com informações, MPECE

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

CEARÁ X BOTAFOGO: O QUE ESTÁ EM JOGO

O Ceará garantiu matematicamente uma vaga na Copa Sul-Americana de 2021 ao vencer o Coritiba no Couto Pereira por 2 a 0, em jogo no último sábado, mas o clube chega para a rodada final da Série A do Brasileiro, hoje diante do Botafogo, às 21h30 no Castelão ainda com metas importantes a conquistar.

Uma vitória desta quinta-feira diante do Botafogo, já rebaixado, pode levar o Vovô ao G-10 da Série A, a melhor colocação da equipe em pontos corridos, sua maior pontuação e uma maior bonificação por sua classificação final.  

SANTA QUITÉRIA DECRETA LOCKDOWN POR SETE DIAS PARA TENTAR CONTER AVANÇO DA COVID-19

 

Em transmissão nas redes sociais, o prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (Braguinha), decretou lockdown no município para as atividades não essenciais por um período de sete dias, válido a partir de meia-noite desta quinta. Acompanhado dele, estava a vice-prefeita Lígia Protásio e o secretário de Saúde Adeílton Mendonça, que reforçaram o pedido de cuidados à população.

A medida foi tomada após uma série de reuniões desde ontem, com gestores de cidades vizinhas, secretários municipais e órgãos do município, além da Secretaria de Saúde do Estado, avaliando como poderiam ser endurecidas as ações para frear a quantidade de casos que se multiplica diariamente.

Também está proibida a venda de bebidas alcóolicas nos estabelecimentos essenciais. (Thiago Rodrigues). 

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

DIRIGIR SEM MÁSCARA DE PROTEÇÃO FACIAL PODE GERAR MULTA?

Circula no aplicativo WhatsApp a mensagem afirmando que o Departamento Nacional de Trânsito (Detran) e a Polícia Militar, a partir desta quarta-feira (23), aplicarão multa aos motoristas - de carro ou moto - que estiverem dirigindo sem usar máscara de proteção facial. A punição, segundo o comunicado, também será aplicada aos demais ocupantes do veículo, caso eles não estejam usando o objeto.

Também de acordo com o texto que é enviado com frequência entre alguns usuários do aplicativo, a multa seria referente a R$ 128 por pessoa, e o condutor perderia três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O aviso foi checado por órgãos de imprensa e se trata  de fake News.

 

DEPUTADO LEÔNIDAS CRISTINO COMENTA SOBRE O FUNDEB

"Os avanços na educação no Brasil com o novo Fundeb e a manutenção do SUS neste tempo de pandemia estão ameaçados com a proposta de eliminação dos mínimos constitucionais do orçamento para os dois setores. A desvinculação, com corte de recursos, seria catastrófica."

 

TSE DETERMINA NOVAS ELEIÇÕES EM MARTINÓPOLE

Por unanimidade, o TSE indeferiu nesta terça-feira (23) a candidatura do prefeito de Martinópole, James Bell (PP), e determinou novas eleições. A decisão se estende ao vice. O presidente da Câmara deverá assumir a gestão. Bel respondeu a processo por abandono de emprego público.

           

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

VEREADORES QUEREM IGREJAS SOBRALENSES COMO SERVIÇO ESSENCIAL

 

A Câmara Municipal de Sobral deve votar nessa semana, projeto de autoria dos vereadores Apóstolo Jander (PSB) e Camilo Motos (PDT) que estabelece igrejas/templos como atividades essenciais. Com isso, os parlamentares querem que as estruturas religiosas não tenham suas estruturas fechadas nos períodos de calamidade pública. Se aprovada em Plenário, o projeto ainda precisará passar pela sanção do prefeito Ivo Gomes.

Segundo o texto, ainda poderá ser realizada a limitação do número de pessoas presentes em tais locais, de acordo com a gravidade da situação e desde que por decisão “devidamente fundamentada da autoridade competente”, sendo mantido o atendimento presencial.

 

DEPUTADO MOSES ANUNCIA R$ 5 MILHÕES PARA COMPRA DE VACINAS PARA O CEARÁ

 


Na tarde desta segunda-feira (22), o deputado federal Moses Rodrigues anunciou que vai destinar R$ 5 milhões de emenda de bancada para que o governo do Ceará possa adquirir mais doses de vacinas contra Covid-19. O anúncio foi feito três dias após a suspensão da campanha de vacinação na capital cearense.

“Nesse momento precisamos nos unir para reduzir os impactos da pandemia. Todos precisam fazer a sua parte, mantendo as medidas protetivas. Enquanto isso, estamos buscando saídas para que a economia não fique ainda mais fragilizada. O apoio ao setor produtivo aliado à campanha eficiente de vacinação são as melhores alternativas para voltarmos a pensar no futuro”, destacou Moses Rodrigues.

Antes de seguir para Brasília, o parlamentar revelou que vai sensibilizar a bancada cearense para que mais recursos sejam destinados. 

De acordo com o último balanço da Secretaria de Saúde do Estado, até a última sexta (19), 259.525 receberam a primeira dose da vacina e 44.477 pessoas receberam a segunda dose do imunizante no Ceará.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

PROJETO "CASTRAÇÃO SOLIDÁRIA” CHEGA EM FORQUILHA



O Hospital Veterinário do Centro Universitário INTA (HOVET UNINTA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Forquilha (PMF) realizou neste domingo (21) uma ação de castração de animais na sede da cidade. O projeto intitulado "Castração Solidária" aconteceu no E.E.F Dep. José Parente Prado (centro social) e atendeu gratuitamente proprietários de pets do município.  

Com uma equipe de 18 profissionais, a atividade também homenageou os 36 anos de Forquilha, completados no dia 02 de fevereiro. Nessa ação foram castrados 36 animais entre cães e gatos do município, em alusão a data comemorativa. Marcou presença no evento o Diretor do HOVET, Dr Allysson Rodrigues, do Prefeito de Forquilha, Edinardo Rodrigues (PDT), do vice-prefeito Dr. Abdias Araújo (PSD) e do Secretário de Desenvolvimento Rural, Dr. Vidal Gomes. 

Para o diretor do HOVET, Dr Allysson Rodrigues, a ação é de suma importância para que se faça o controle populacional dos animais. De acordo com o prefeito de Forquilha Edinardo Rodrigues, a ação foi feita pensando no bem estar da população e dos animais. 

“Agradecemos esta parceria com o UNINTA e queremos informar que daremos continuidade ao projeto. Nosso intuito é que ao longo do ano mais 400 castrações serão feitas na cidade”, destacou. Além de forquilha, o HOVET UNINTA já realizou a ação na Vila de Jericoacoara, em Sobral e este ano está ampliando as parcerias do projeto  "Castração Solidária”.

Mais informações sobre o HOVET e suas ações podem ser encontradas através do perfil oficial no Instagram @hospitalveterinariouninta ou através dos telefones (88) 3614-3133 e 88 9795-3131.

 

Michele Lima/ Estagiária HOVET UNINTA 

ÚLTIMOS DIAS DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO 2021.1 DA FAL; AULAS COMEÇAM NO DIA 15 DE MARÇO

 

A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) informa que as inscrições no processo seletivo 2021.1 encerram no dia 23 de fevereiro para as modalidades de ingresso com Nota do Enem, Transferidos e Graduados, e no dia 24 para o Vestibular Agendado. Esta é a última oportunidade para começar a estudar ainda neste semestre, com aulas a partir do dia 15 de março.

São ofertadas vagas para os cursos presenciais de Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social. A seleção para o preenchimento das vagas será realizada através do Processo Seletivo escolhido pelo candidato. As inscrições, devem ser realizadas exclusivamente no site da FAL: https://faculdadealencarina.com.br/site/processos-seletivos/.

Os ingressantes que escolherem utilizar a nota do ENEM devem apresentar sua pontuação a partir da edição de 2010 para concorrer. Já a seleção para alunos transferidos e os graduados será feita através de análise dos documentos exigidos no edital. Aqueles que optarem pelo vestibular, que acontecerá online, devem verificar as datas disponíveis para a prova no ato da inscrição.

Confira os editais e períodos de inscrição de cada modalidade: 

Aproveitamento do Enem – vai até 23 de fevereiro de 2021. 

CONFIRA O EDITAL Nº 026/2020 - Clique no link: https://drive.google.com/file/d/1renCeRgVjw7ZW2OtiS4Q6h-75nW5BtOw/view

Transferidos e Graduados – vai até 23 de fevereiro de 2021.
Para essas duas modalidades, há descontos especiais, confira no nosso site vemprafal.com.br.


CONFIRA O EDITAL Nº 027/2020 - Clique no link:

 

https://drive.google.com/file/d/1wF1kGgwCmzBzpEfR9s2k-7czIpyKnrE1/view
Vestibular Agendado (online) – vai até 24 de fevereiro de 2021.


CONFIRA O EDITAL Nº 028/2020 - Clique no link: https://drive.google.com/file/d/1r53Y8JlriDmQp63YYOxQ7Jf2VkJLCWdH/view

PANDEMIA DA VIOLÊNCIA EM SOBRAL CAUSA TRÊS MORTES EM SOBRAL NO FINAL DE SEMANA

 

Pelo menos três pessoas morreram em Sobral em consequência da pandemia da bala. As vítimas pessoas jovens. Os crimes de homicídios em um único dia de domingo aconteceram nos bairros Terrenos Novos, Alto da Expectativa e Conjunto Santo Antônio. Uma das vítimas ainda sem identificação foi assassinadas a tiros e pedradas no bairro Terrenos Novos.

As autoridades, incluindo o prefeito Ivo Gomes, promete melhorar a segurança da cidade. A população aguarda há mais de quatro anos.

MAIS UMA MORTE POR COVID-19 EM SOBRAL NAS ÚLTIMAS HORAS

 


EM FORTALEZA: PREFEITURA E VEREADORES DEVEM SE REUNIR NESTA SEGUNDA (22) COM SINDICATOS PARA DISCUTIR PREVIDÊNCIA

Uma comissão especial de vereadores de Fortaleza junto com representantes da Prefeitura devem se reunir, nesta segunda-feira (21), com representantes de sindicatos para discutir os projetos que adequam a Lei Orgânica da cidade às novas regras da reforma da Previdência. As propostas geram polêmica, como o ponto que revoga a licença prêmio de três meses.

domingo, 21 de fevereiro de 2021

CEARÁ VENCE CORITIBA EM 2 A 0 E CONFIRMA IDA PARA A COPA SUL-AMERICANA

O time do Ceará está confirmado na Copa Sul-Americana 2021. O Alvinegro conquista a classificação após vencer o Coritiba em 2 a 0 na noite deste sábado, 20, no estádio Couto Pereira, no estado do Paraná. Os gols da partida foram marcados por Felipe Vizeu e Saulo Mineiro na segunda etapa do jogo. O time paranaense ainda teve dois gols anulados no primeiro tempo.

Com o resultado, o Vovô soma agora 49 pontos e está na 10ª posição. Já o Coxa continua com 37 pontos e, já rebaixado, ocupa a 19ª colocação na tabela. O Alvinegro finaliza o Brasileirão recebe o Botafogo no Castelão na próxima quinta-feira, 25, às 21h30min. 

CINCO DEPUTADOS CEARENSES VOTARAM PELA SOLTURA DE DANIEL SILVEIRA

Cinco dos 22 deputados federais cearenses votaram, nesta sexta-feira (19), pela soltura do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ): Capitão Wagner (Pros); Danilo Forte (PSDB); Dr. Jaziel (PL), Heitor Freire (PSL) e Vaidon Oliveira (Pros). Não houve nenhuma abstenção. Com 364 votos a favor e 130 contra, o parlamentar segue preso após insultos ao STF.

  

PREFEITURA DE SOBRAL COMEÇA A INSCREVER PARA PROCESSO SELETIVO DE CHEFES DE FAMÍLIA

 


A partir desta segunda-feira (22/02) estarão abertas, no site da Prefeitura de Sobral, as inscrições do processo seletivo para contratação de até 1.000 profissionais, prioritariamente chefes de família, para atuarem como auxiliar de serviços gerais, podendo exercer as atividades de gari, zelador, copeiro, coveiro, porteiro e assistente de serviços gerais. 

Essa é uma medida excepcional da gestão municipal para contenção da crise financeira em decorrência do Estado de Emergência em Saúde e Calamidade Pública provocada pela pandemia do novo coronavírus. 

A contratação acontecerá mediante admissão por tempo determinado de 12 meses, podendo ser prorrogada por igual período ou enquanto durar a necessidade. 

O edital que vai reger o processo seletivo (simplificado, mediante a análise curricular) será divulgado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (18/02). 

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...