sábado, 29 de maio de 2021

VEJA QUEM FORAM OS GANHADORES DO TOTOLEC REGIONAL DE SOBRAL - 23 DE MAIO














 

OCUPAÇÃO DE UTI ADULTO NO CARIRI CEARENSE CHEGA A 99,3%

 

A situação epidemiológica do Cariri cearense continua crítica, quando comparada ao restante do Estado. Em live para anunciar  o novo decreto de isolamento social nesta sexta-feira, dia 28, o secretário da Saúde, Carlos Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto, ressaltou que o número de positividade de exames RT-PCR é o indicador mais preocupante, com taxa próxima a 53%. Ocupação de UTIs adulto chega a 99,3%.

Em Fortaleza, por exemplo, o mesmo indicador registra 29% de positividade, o que indica uma menor circulação do vírus. A região do Cariri é a única que mantém medidas mais rígidas contra a pandemia de acordo com determinação do decreto estadual. Há ainda a recomendação de adoção de restrições ainda mais duras para conter o avanço da pandemia.

 

sexta-feira, 28 de maio de 2021

BANCO DA CIDADE DE AMONTADA É ATACADO POR BANDIDOS NESTA MANHÃ

 


A Agência do Banco do Brasil da cidade de Amontada foi alvo de ataque, nesta manhã de sexta-feira. De acordo com as primeiras informações, apesar da destruição parcial de toda estruturas por conta dos explosivos que foram detonados, o bando não conseguiu praticar o furto. Policiais de toda região, incluindo os municípios de Itapipoca e Sobral, foram mobilizados para tentar localizar o bando.

quinta-feira, 27 de maio de 2021

SOBRAL É DESTAQUE NA MÍDIA PELO PORTAL ECO NORDESTE


 A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), foi destaque na mídia pelo portal da Agência Eco Nordeste. Na pauta, o aproveitamento dos resíduos orgânicos destinados ao Pátio Municipal de Compostagem, que são reaproveitados no paisagismo da cidade. 

Confira a matéria na íntegra: https://agenciaeconordeste.com.br/sobral-aproveita-residuos-organicos-publicos-no-paisagismo-da-cidade/

VEREADOR JOHNSON LIMA DENUNCIA 'GATO' DE ENERGIA NA PRAÇA DA IGREJA SANTO ANTONIO


 O vereador Johnson Lima, que representa a comunidade de Santo Antônio de Cima, na Serra do Rosário, distrito do Jordão, no município de Sobral, postou um vídeo nas redes sociais, que denuncia mais um descaso da Prefeitura de Sobral. A energia da Praça da Igreja de Santo Antônio foi cortada. Há indícios de que a ligação teria sido feita de forma clandestina. Ao ver a situação e a praça completamente às escuras o vereador está cobrando providências e punição para os culpados.


PADRE ASSIS NETO - NOTA DE ESCLARECIMENTO

"A Área Pastoral Nossa Senhora da Saúde de Jordão, na pessoa de seu Administrador Paroquial Pe. Assis, não foi procurado pela Equipe da Secretaria competente para solicitar a ligação da energia da Praça em Santo Antônio diretamente da rede elétrica da Capela. Tomei conhecimento da situação através do Vereador e paroquiano Johnson que visitando a comunidade de Santo Antônio constatou a irregularidade. De fato a praça continua na escuridão depois de sua inauguração. Nas visitas a comunidade, nos dias de Missa, via as lâmpadas acesas e jamais imaginei que fosse energia da igreja. Por ser energia comercial ( esta é a referência da Enel para os templos) ela já vem com um valor alto (incluindo as taxas) e vinha aumentando os valores mensais. Peço as autoridades competentes que vejam e resolvam essa irregularidade. Dentro do cenário da pandemia onde todas as entradas pastorais tiveram redução significativa ... não pode a Capela de Santo Antônio assumir custos de iluminação de praça que é função exclusiva da prefeitura de Sobral.
Pedimos a regularização!"

quarta-feira, 26 de maio de 2021

LEÔNIDAS CRISTINO ASSINA PEC QUE TRATA SOBRE A APOSENTADORIA ESPECIAL E A DESPRECARIZAÇÃO DOS ACS E ACES

 


Com o objetivo de promover a justiça social, garantindo a desprecarização do trabalho e reconhecimento do direito à aposentadoria aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate à Endemias (ACE), principalmente do Estado do Ceará, o deputado federal Leônidas Cristino (PDT), assinou nesta segunda-feira (24), uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece todo um Sistema de Proteção Social e Valorização dos trabalhadores dessa categoria. A ação ganhou agradecimento especial do FNARA - Fórum Nacional das Representações dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combates a Endemias.

PEC 22/2011

Está em tramitação na Câmara Federal, desde 2011, a Proposta de Emenda à Constituição Nº 22, que acrescenta itens ao rol de responsabilidade financeiramente da União no que diz respeito à política remuneratória e de valorização dos profissionais que exercem atividades de agente comunitário de saúde e de agente de combate às endemias.

PÁROCO DA IGREJA DA SÉ DE SOBRAL VAI RIFAR UM CARRO

 


O Padre João Paulo Aguiar, Pároco da Igreja da Sé da cidade de Sobral decidiu realizar uma rifa entre amigos para manter as despesas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. O sacerdote informa que a decisão de se desfazer do veículo, ocorreu após uma reunião do Conselho da Paroquia, onde ficou decidido que o automóvel Gol completo 2012 que pertence a Paróquia será rifado entre amigos, o valor de cada número da rifa custa R$ 20,00.

O sorteio será realizado pela Loteria Estadual do Ceará no dia 12 de junho de 2021. Quem comprar o bilhete, estará concorrendo também ao sorteio de uma caixa Alexia.

Os interessados em comprar as cartelas podem entrar em contato com os telefones: Informações: (88) 992922505 ou (88) 36110848.

 

SOBRAL E O INFORME EPIDEMIOLÓGICO DA COVID-19


 

terça-feira, 25 de maio de 2021

RECLAMAÇÃO QUE VEM DO BAIRRO ALTO DA BRASÍLIA EM SOBRAL

 


Os usuários do Centro de Saúde da Família (CSF), do bairro Alto da Brasília, Sobral, vivem a relatar a falta de médicos no referido Centro. As pessoas que buscam atendimento dizem que sempre que precisam ir a unidade só encontram enfermeiros. “Infelizmente, toda vez que preciso de ir nunca me serve, sempre encaminha pra outro serviço, UPA etc.”

 

PEDREIRO MORRE APÓS DESCARGA ELÉTRICA NA CIDADE DE TIANGUÁ

 

Um pedreiro morreu por volta das 16h15min desta segunda-feira (24) na comunidade de Tabocas na zona rural de Tianguá. Segundo o operário Francisco das Chagas, que estava próximo a vítima e testemunhou o acidente, o homem conhecido por Benedito estava realizando uma manutenção no sistema de energia elétrica de uma residência, segundo a testemunha ele insistiu para desligar a rede de energia, porém o pedreiro disse que não precisava.

 Após alguns minutos, a vítima sofreu uma descarga elétrica e morreu no local.


segunda-feira, 24 de maio de 2021

GANHADORES DO TOTOLEC - REGIONAL DE SOBRAL - SORTEIO DO DIA 23 DE MAIO

 


1- Ivanildo de Sousa Costa. Distrito de Boqueirão – Sobral. Ganhou 19 Bolas. Vendedora Elissania.

 

Totolec Interior  

2- Thaina Sousa. Bairro Vila União – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Emília  

3- Jose Lindomar Ferreira Sousa. Localidade de Cachoeiras,  Rafael Arruda - Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Larissa.  

4- Ana Katarina Silvia. Rua Raimundo Nonato Sousa. Distrito de Salgado dos Machado – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Leotina.  

5- Bruno Henrique Sousa da Silva. Sobral. Ganhou Rodada - Vendedor Francisco de Assis  

6- Francisca Selma Farias.  Rua Vereador Marcolino Olavo – Groaíras. Ganhou Rodada. Vendedora Aíla.  

7- Terezinha Peixoto. Rua Campina Grande, Bairro Dom Expedito – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Andressa.  

8- André Sousa Rodrigues. Várzea Redonda – Distrito do Bonfim – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedor Fabio de Paulo.  

Lembrando que falta último sorteio de Maio. Totolec o Original.

ELEITORES DE MARTINÓPOLE VOLTAM ÀS URNAS NO DIA 1º DE AGOSTO

 


O município cearense Martinópole, na região Norte do Estado, vai realizar no dia 1º de agosto, eleição suplementar para escolha de prefeito e vice-prefeito. O município tem 9.483 eleitores (as). O candidato mais votado teve problemas com o registro de candidaturas e não chegou a assumir o mandato, da mesma forma que ocorreu em Pedra Branca e Missão Velha.

Na sessão de julgamentos do dia 23/2, o Tribunal Superior Eleitoral decidiu manter o indeferimento do registro de candidatura de James Martins Pereira Barros ao cargo de prefeito de Martinópole nas Eleições de 2020. Na decisão, os ministros entenderam que o prefeito eleito estava inelegível para concorrer ao pleito por ter sido demitido por abandono do cargo de professor da rede municipal de ensino, conforme art. 1º, I, o, da LC nº 64/90.

COVID-19: CEARÁ TEM OCUPAÇÃO DE 91,3% NAS UTIS E 74,8% NAS ENFERMARIAS

 


O Ceará apresenta 91,3% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e 74,8% das enfermarias para Covid-19 ocupadas neste domingo, 23, um dia após o Governo manter o decreto de isolamento social sem avanços na flexibilização. As informações foram atualizadas no IntegraSUS, plataforma da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), às 18h05min deste domingo.

Em Fortaleza, 90,26% dos leitos de UTI estão ocupados. Nas enfermarias, a ocupação é de 84,24%. Na ala dos adultos, a taxa de lotação chega a 91,41%. Nas UTIs infantis, a taxa é ainda maior: 97,62%. Cinco unidades hospitalares de onze listadas estão com todos os leitos de UTI adulto ocupados, entre eles o Hospital São José (HSJ) e o Hospital Geral Dr. César Cals. 

CID GOMES TESTA POSITIVO PARA COVID-19 E ALERTA PARA GRAVIDADE DA PANDEMIA


 O senador Cid Gomes (PDT) testou positivo para a Covid-19. O anúncio foi feito por meio das redes sociais, na noite deste domingo (23). “A pandemia segue grave em todo o País, precisamos manter cuidado e vigilância. E que a vacina possa chegar o mais rápido possível para todos os brasileiros”, escreveu. Cid disse estar bem e sentindo apenas sintomas leves.

 

domingo, 23 de maio de 2021

PREFEITURA FECHA VIAS DE ACESSO À TAUÁ DEVIDO ALTO ÍNDICE DE CONTAMINAÇÃO PELA COVID-19

 A Prefeitura de Tauá decretou o fechamento das vias de acesso ao Município devido ao aumento de casos da Covid-19. O decreto que prevê a medida estará vigente entre os dias 24 e 30 de maio, com o funcionamento de barreiras sanitárias monitoradas pelas forças policiais do Estado e agentes de segurança do Município de Tauá.

Para entrar na cidade durante o período de fechamento será necessário apresentar um comprovante de vacinação ou o resultado negativo para o coronavírus. A exceção para a circulação de pessoas é a utilização “dos serviços hospitalares de urgência e emergência, mediante o devido referenciamento pela Secretaria de Saúde do Município de origem, através do processo de regulação da Secretaria de Saúde do Estado”.


Com informações, O Povo.

JUSTIÇA ELEITORAL CASSA MANDATO DE PREFEITO E VICE DE GUARACIABA DO NORTE

 


A Juíza da 74º zona eleitoral do município de Guaraciaba do Norte, Juliana Bragança Bernandes Lopes, cassou nesta sexta-feira, 21 de maio, o mandato do prefeito Adail Machado Castro e do seu vice Regivaldo Melo Cavalcante por abuso de poder econômico.

Segundo consta nos autos, o prefeito eleito, Antônio Adail Machado, teria ofertado ao senhor Jheffeson Clodoaldo a quantia de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) para desistir de sua candidatura ao cargo de vereador e que apoiasse a candidatura dos “situacionistas” (Adail Machado e Regivaldo Melo).

A magistrada ainda declarou o prefeito inelegível pelo prazo de 8 (oito) anos. Adail e Regivaldo vão recorrer as instâncias superiores.

Confira a sentença AQUI – https://bit.ly/3fDvBV1

SOCORRO BRASILEIRO SERÁ EFETIVADA COMO VEREADORA DE SOBRAL

 


Nesta segunda-feira (24), o presidente da Câmara Municipal de Sobral, Vicente de Paulo Albuquerque, (Paulão) irá efetivar a taperuabense Maria do Socorro Brasileiro como vereadora de Sobral. Primeira suplente do PDT, eleita em novembro de 2020, Socorrinha assume em definitivo a vaga deixada pelo já saudoso Itamar Ribeiro, decano do parlamento da Princesa do Norte, falecido em decorrência da Covid-19.

As solenidades de posse, acontecem às 10h, no Gabinete da Presidência da Câmara de Sobral. Por conta da pandemia, a solenidade será restrita ao número de pessoas.


Com informações, Sobral em Revista

 

PREFEITURA DE SOBRAL - INFORME EPIDEMIOLÓGICO

 


DEPUTADO MOSES DÁ RESPOSTAS ÀS PROVOCAÇÕES DE IVO GOMES

 


Em resposta à publicação feita por Ivo Gomes em suas redes sociais segue uma reflexão.

O que Ivo Gomes precisa entender é que eu penso diferente da velha política que ele representa. Então, é óbvio que vamos sempre divergir das votações na Câmara Federal. As divergências são normais e fortalecem a #democracia. Mas, Ivo precisa falar a verdade aos seus eleitores. Apresentar a eles os posicionamentos que seu grupo adotou ao longo do tempo. Se as posições mudam conforme os interesses ou se ideologicamente as posições permanecem independente de quem está na oposição ou na situação.

Veja como o grupo político do Ivo Gomes se posicionou nas privatizações:

 

É de se estranhar que o grupo político de Ivo Gomes votou sempre A FAVOR das privatizações quando estava no poder. Ciro Gomes, por exemplo, participou ativamente das discussões do Programa Nacional de Desestatização, iniciado na década de 1990, quando ainda era filiado ao PSDB. Quando foi ministro da Fazenda no governo do Presidente Itamar Franco, em 1994, Ciro, em entrevista à Folha de São Paulo, disse que entre suas prioridades no mandato estava o programa de privatizações.

Acho que Ivo precisa esclarecer para seus eleitores que a sua família faz política POR INTERESSE. Por quase duas décadas Ciro defendeu o governo e quando saiu sofreu uma amnésia ideológica, mudando o seu discurso. Foi o que aconteceu em 1997, quando ele saiu do PSDB e foi para o PPS.

No entanto, as reais intenções dessa “pseudo oposição” não se sustentaram. Em 2002, durante uma palestra para 500 pessoas em Campo Mourão, no Paraná, Ciro disparou: “o Brasil não privatizou direito! (...) Eu dizia: vamos privatizar direito”. Naquela noite, Ciro ainda disse: “Hoje já não há mais o que privatizar”. Diante de tantos fatos, o que mesmo esse grupo político defende?

Ao contrário do que se pensa o processo de privatização brasileiro já rendeu ganhos visíveis. Abrimos o caminho para a modernização, ao reduzirmos o peso sobre as contas da União. Todos sabem que não se trata de entregar o patrimônio do país à iniciativa privada, é dar fim a privilégios, a inúmeros empregos com base em interesses de políticos e de partidos. Como o próprio Ciro disse: “A privatização é uma ferramenta que nós devemos usar com inteligência e não com preconceito ideológico”.

Quanta hipocrisia!

A propósito, a reforma da previdência aprovada no Estado do Ceará, em 2019, como o partido de Ivo e de seus aliados votaram na Assembleia Legislativa? Para quem não sabe, o PDT liderou a aprovação na AL. Quando é o Bolsonaro não presta, quando é o seu governo está certo! Essa é a velha política em ação! Ciro, que é candidato a presidente em 2022, é exemplo vivo do que digo! Era centro esquerda até o Lula voltar para o cenário, agora ele migrou para um discurso de centro direita. Os espaços já estão ocupados, o caminho não é esse! Se quiser, Ivo, mande ele me procurar que dou uma consultoria sem ônus de como se fazer a nova política, aliás a BOA política!

 

CÂMARA DE SOBRAL PRESTA HOMENAGEM A VEREADORA MICHELINE IBIAPINA

 

A Câmara de Vereadores de Sobral, registra neste domingo, 23, o natalício da vereadora Micheline Ibiapina. Esposa do ex-vereador e advogado José Crisóstomo - Zezão, Micheline está no seu primeiro mandato de parlamentar municipal. "Felicitações a vereadora Micheline Ibiapina, da Câmara Municipal, que neste domingo, 23, celebra mais um ano de vida." 

PAI DO BIGURRILHO, ABILIO PEREIRA DE MATOS, COMPLETA 103 ANOS

 


Abílio Pereira de Matos “Seu Abílio”, como é carinhosamente conhecido pela comunidade, chega neste dia 24 de maio aos 103 anos de vida.

Um dançarino exemplar e também um carpinteiro de grande referência, viveu todo esse tempo no bairro Dom Expedito.

Ao longo desse tempo, criou, cuidou e educou seus 21 filhos. O radialista e comunicador Ivan Frota deixa uma homenagem “Que Deus te abençoe e te guarda meu querido amigo Abílio! Se cuide! Nós da Rádio Paraíso FM lhe desejamos tudo de bom!”

 

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...