sábado, 7 de agosto de 2021

Vereadores da CM de Sobral prestigiam o prefeito Ivo Gomes em inauguração do distrito do Jordão

 


Os vereadores que compões a bancada de situação da Câmara de Sobral acompanharam o prefeito Ivo Gomes na solenidade de inauguração da Escola de Tempo Integral Raimundo Nonato Linhares, no distrito de Jordão. A solenidade aconteceu na manhã de sexta-feira, 6.

A escola tem capacidade para atender 420 estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em turno integral. O equipamento conta com 12 salas de aula, biblioteca, laboratório para as disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química, sala de informática, sala de vídeo, secretaria, diretoria, sala de professores, grêmio escolar, quadra poliesportiva coberta com vestiários, cozinha, depósito, pátio coberto, banheiros acessíveis e anfiteatro com jardineira.




Trio suspeito de vários roubos e furtos na Serra do Jordão interceptado pela PM

 


Alyson de Mesquita Oliveira (18), Kauã Machado Ferreira (18) e um adolescente de 17 anos foram capturados por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) na noite da última quarta-feira (4), em Sobral-CE. Com eles foram apreendidos um revólver de calibre .38, 13 munições intactas e duas deflagradas, além de R$ 123,25 em espécie, uma moto e objetos roubados. 

Logo após ser acionada para uma ocorrência de um roubo no Distrito de Jordão, a equipe do CPRaio, de imediato, deslocou-se para a BR 222, rodovia de possível rota de fuga dos suspeitos. Quando indivíduos, com as características idênticas às repassadas pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), cruzaram pela composição foi iniciado o acompanhamento tático. Mais à frente, os militares conseguiram realizar a abordagem. 

Durante a busca pessoal, os policiais constaram que a moto em que os indivíduos trafegavam estava com queixa de roubo. Além disso, com eles foi encontrada a arma de fogo, um aparelho celular, cartões bancários e um óculos solar, que haviam sido roubados.

Os suspeitos e o material apreendido na ocorrência foram encaminhados à Delegacia Regional de Polícia Civil em Sobral, onde foram instaurados os procedimentos cabíveis.

 

(Assessoria de Comunicação da PMCE)

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

FAL OFERTA VAGAS PARA O NOVO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL EM SOBRAL


 A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) está com inscrições abertas para o curso de Engenharia Civil.

O curso é ofertado na modalidade presencial com duração de 5 anos. O início das aulas está previsto para o dia 13 de setembro.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente, através do site da FAL: https://faculdadealencarina.com.br/site/processos-seletivos/.

Os demais cursos de graduação, como, Administração, Direito, Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social, continuam com inscrições abertas, acesse o link: vemprafal.com.br.

Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Processos Seletivos (DPS) pelos telefones: (88) 99351-3970/ (88) 99653-7000/ (88) 99345-4146/ (88) 99207-5104.

Presidente da CM de Sobral, Paulão, visita obras em Patriarca


 O Presidente  da Câmara de Sobral, o vereador Paulo Albuquerque juntamente com o secretário de infraestrutura David Bastos e o secretário  de Juventude, Esporte e Lazer Eugênio Parceli, estiveram na quinta-feira (05 de agosto) visitando as obras da Igreja Matriz e Areninha de esporte em Patriarca. No momento  da visita as lideranças locais se fizeram presente para acompanhá-los.

Prefeito Ivo Gomes envia à Câmara Municipal projeto que visa combate à pobreza menstrual

 


O prefeito Ivo Gomes enviou à Câmara Municipal, nesta segunda-feira (02/08), o projeto de lei que cria a Política Municipal de Atenção à Higiene Íntima da Mulher em Situação de Vulnerabilidade Social e das Estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino. O projeto tramita na Casa Legislativa em regime de urgência. 

De acordo com o prefeito, o objetivo é, principalmente, combater a pobreza menstrual, promover a saúde íntima das mulheres e o pleno acesso à educação de estudantes da rede municipal de ensino de Sobral, garantindo que as meninas tenham mais dignidade durante esse período. 

A pobreza menstrual é definida, segundo relatório produzido por órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU), como a falta de acesso a itens de higiene íntima (como absorventes), infraestrutura adequada e também de acesso a informações. 

"A falta de informação e de recursos para acesso a itens básicos de higiene íntima prejudica meninas e mulheres, fazendo com que se vejam na situação de improvisar tampões, colocando em risco a própria saúde ou, ainda, no caso das adolescentes, deixar de ir à escola por falta de um absorvente adequado. Pode parecer uma realidade distante, mas não é e essa política pode revolucionar a qualidade de vida e a saúde de toda uma nova geração de mulheres sobralenses", afirmou a secretária dos Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social, Andrezza Coelho.

Equipe de reportagem da Paraíso FM é abordada por um suposto funcionário da Prefeitura de Sobral


 O trecho de uma filmagem, de uma matéria jornalística, divulgada pela equipe de reportagem da Rádio Paraíso FM de Sobral, mostra um possível funcionário da Prefeitura tentando intimidar o repórter Paulo Porfírio e proibindo a continuidade da reportagem sobre a falta de segurança no distrito de Jordão, que se tornou alvo de reclamações por parte de moradores e vereadores que residem na região.

Durante a abordagem feita a equipe da Paraíso FM, dar pra visualizar que o carro dirigido pelo homem, não identificado, está adesivado com a logomarca da Prefeitura de Sobral.

A assessoria do prefeito Ivo Gomes ainda não se manifestou sobre o fato.


quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Prefeito Marcão, da cidade de Ibiapina presta contas de 240 dias de gestão


O prefeito da cidade de Ibiapina, Marcão apresentou no final da tarde de quarta-feira, uma LIVE para marcar os 240 dias de Gestão.

O prefeito chegou a Câmara Municipal, por volta das 17h30, onde a vice-prefeita, vereadores, secretários, funcionários públicos municipais e assessores já o aguardavam.

Com transmissão ao vivo pela página da prefeitura no facebook e de outras plataformas digitais, Marcão fez uma prestação de contas, de diversas obras e serviços essenciais que estão em andamento, focado na conclusão das obras do Hospital Municipal e da avenida do Contorno.

Sempre reforçando que o objetivo de sua administração é resgatar o bem estar da população local. Marcão anunciou que o servidor público terá aumento salarial ainda neste mês de agosto.



Mais linhas do Transol em Sobral implantadas neste mês de agosto

Em reunião com o secretário do Trânsito e Transportes, Kaio Dutra, o prefeito anunciou a chegada de oito novos ônibus do TranSol no município, que vão ser utilizados na implantação das próximas três linhas de ônibus em Sobral.


De acordo com o prefeito, a próxima linha a entrar em funcionamento será a Cohab III/Centro, no dia 16 de agosto. Já as linhas Cidade Universitária e Sinhá Saboia/Centro via Belchior serão implantadas nos dias 6 e 20 de setembro, respectivamente.

Os veículos são semelhantes aos que já estão em operação no município. Os carros são equipados com ar-condicionado, plataforma para cadeirantes, internet grátis e câmeras de monitoramento interno. Além disso, todos serão rastreados por satélite em tempo real, oferecendo mais conforto e segurança para os passageiros.

O preço das passagens não sofrerá alteração, sendo mantido o valor de R$ 1. Esse valor é de meia passagem para todos os usuários. (ASCOM PMS)

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Janaina Paschoal diz que Bolsonaro coloca vaidade acima de tudo


 A deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) disse nesta terça-feira, 3, que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) colocou a própria vaidade acima de tudo e que pode cair se continuar assim. A parlamentar afirmou ainda que o mandatário precisa defender ideias “em outro tom”, sem abrir mão de suas convicções. “Não é caso de o presidente se intimidar, nem de abrir mão de convicções. Mas o Brasil precisa, urgentemente, que ele compreenda ser possível defender ideias em outro tom. Um presidente é (e deve ser) mais do que um deputado temático. Ele prometeu colocar o Brasil acima de tudo”, escreveu Janaina em sua conta do Twitter. “No entanto, além da própria família, ele coloca acima de tudo a própria vaidade! Se continuar assim, mesmo sem desvios e fraudes, vai acabar caindo, prejudicando a nação e a pouca direita que há no País! Seus conselheiros precisam agir firmemente, ou será tarde!”, completou. (Sobral Online)

Vereador Tiago Ramos tem encontro com o comandante do Batalhão de Polícia de Sobral


O vereador Thiago Ramos (MDB) esteve reunido nesta segunda-feira, dia 2, com o Tenente-Coronel Sergio. Na pauta, a insegurança que assola os distritos de Sobral, em especial o Distrito de Patriarca e localidades. 

O Tenente-Coronel relatou sobre várias ações que estão sendo realizadas pela Polícia Militar e se comprometeu em ir ao Distrito de Patriarca conversar com à população. O vereador também fez o convite para uma audiência pública a ser realizada na Câmara Municipal, em que ele terá a oportunidade de falar sobre a segurança pública do município de Sobral.

Tiago Ramos também protocolou junto à Câmara Municipal, um projeto para a construção de um GPM para Patriarca.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

TSE pede investigação de Bolsonaro por fake news contra urnas

 


Com as constantes críticas do presidente Jair Bolsonro (sem partido) às urnas eletrônicas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta segunda-feira (2/8), por unanimidade, a abertura de um inquérito administrativo e o envio de uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que chefe do Executivo seja investigado por fake news.

O inquérito, proposta do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Luis Felipe Salomão, aponta que “a preservação do Estado Democrático de Direito e a realização de eleições transparentes, justas e equânimes demandam pronta apuração e reprimenda de fatos que possam caracterizar abuso do poder econômico, corrupção ou fraude, abuso do poder político ou uso indevido dos meios de comunicação social, uso da máquina administrativa e, ainda, propaganda antecipada”. (Metrópoles).

Morre a criadora do " Badakal" icônica casa noturna voltada ao público LGBTQIA+ em Sobral

 


Faleceu nesta segunda-feira (02), Ana Cláudia Mota Ponte, 54 anos, a Kal, fundadora da extinta casa noturna " Badakal" voltada para o público LGBTQIA+ em Sobral. A badalada casa noturna funcionou na Boulevard do Arco no final dos anos 90, onde o sucesso era tanto que ainda é lembrado até hoje. 

A comerciária estava internada já alguns dias por conta de complicações da covid-19, mas não resistiu. Atualmente trabalhava no ramo de estoquista de padaria, além de se dedicar a cuidar de animais abandonados.

A notícia da sua morte causou comoção na cidade, muitas pessoas deixaram nas suas redes sociais homenagens e nota de solidariedade. Certamente daqueles que puderam conviver muito intensamente com ela. (Blog Célio Brito).

Ganhadores do Totolec - Regional de Sobral ( 01.08.21)

 


Totolec Show 

Raimundo Nonato, Pedrinhas - Rafael Arruda – Sobral. Marcou 19 bolas. Vendedora Larissa 

Raquel Dias Matias, Alto Alegre – Forquilha. Marcou 19 bolas. Vendedor Expedito. 

Antônio César Duarte Filho, Rua Antônio Felix Ibiapina, Alto do Cristo – Sobral. Marcou 19 bolas. Vendedor Anastácio Jr 

Francisco Pereira Ripardo,  Av Cesar Cals – bairro Vila União – Sobral. Marcou 19 bolas. Vendedor Eduardo 

Fábio de Brito Pinho, localidade de Boa esperança – Camocim. Marcou 19 Bolas. Vendedor Luiz Martins. 

Totolec Interior 

José Maria Ferreira, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Marly Holanda

 Maria do Carmo Gomes da Costa, Rua Francisco Jacinto, bairro Terrenos Novos – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Vania  

Maria Rosimar Soares, Trav Catitu, bairro Pedrinhas – Sobral. Ganhou Rodada. 

Fátima Rodrigo de Paulo, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Fábio de Paulo 

Manoel Edson da Ponte, Av Dom José – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Fátima Domingos 

Cidroaldo Paiva Oliveira, Emasa – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Regina Paiva. 

Ana Lídia m Nascimento, Rua Airton Sena, bairro Terrenos Novos – Sobral. Ganhou Rodada .Vendedora Claudia Reis

Acidente deixa homem ferido na Avenida Senador Fernandes Távora, em Sobral

 


Um acidente deixou um homem, sem identificação, ferido após uma colisão entre dois veículos durante a noite desta segunda-feira (2), na Avenida Senador Fernandes Távora, em Sobral, próximo a Estação do VLT do bairro Dom Expedito.

De acordo com motoristas que passavam pelo local, o condutor de um Ford Ka de placa PNQ-6156, com inscrição de Iguatu/CE, estava dirigindo em alta velocidade no sentido Centro - Sinhá Sabóia, quando avançou o sinal vermelho e não conseguiu desviar do outro carro, conduzido por uma mulher, também não identificada, que estava no sentido Belchior - Dom Expedito.

O impacto fez com que o carro Ford Ka invadisse a área de proteção da avenida. O airbag do veículo foi ativado e o homem ficou levemente ferido. Ele foi socorrido para uma unidade hospitalar de Sobral. A motorista do veículo Fiat Toro não se feriu. (SPN).

 

Candidato detido por fraude em prova de concurso em Sobral é liberado após pagar fiança

 


Foi solto, após pagamento de fiança, o candidato que foi eliminado da prova objetiva do concurso da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e detido na tarde deste domingo (1º) após ser flagrado pelo sistema antifraude com um dispositivo eletrônico. O caso aconteceu na cidade de Sobral, no interior do estado. 

A tentativa de fraude foi flagrada por equipamentos do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultura e Assistencial Nacional (Idecan). Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil, onde foi autuado pelo crime de fraude em certames de interesse público. 

Apesar disso, a aplicação da prova do concurso da Pefoce ocorreu com tranquilidade e segurança nas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Iguatu, Russas e Fortaleza. 

Cerca de 24 mil candidatos foram divididos em grupos no sábado e no domingo e alocados em 37 locais de prova. A execução do concurso foi considerada como bem sucedida pelo organizador. (G1/CE).

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Sessões da CM de Sobral tem liberação para presença de público


 Após um período de recesso, a Câmara Municipal de Sobral retoma nesta segunda-feira, 2 de agosto, suas atividades legislativas com Sessão Ordinária as 17h, no Plenário 5 de Julho, sob a presidência do vereador Paulão Albuquerque (PDT).

A partir desta segunda-feira, as sessões passam a ser totalmente presenciais, e o público poderá participar também presencialmente, mas ainda com restrições a 30% da capacidade do Plenário, que é de 100 pessoas.

Corpo de Bombeiros resgata vaca que caiu em cacimba de 15 metros


Durante a manhã do dia 30 de julho, a guarnição de busca e salvamento da 3ª Companhia do 2º Batalhão de Bombeiro Militar (3ª Cia/2º BBM – Quartel de Sobral) foi acionada por volta das 08h40 para o resgate de uma vaca que se encontrava desaparecida a dois dias, sendo encontrada dentro de uma cacimba com cerca de 15 metros de profundidade, em Camocim. 

De acordo com o subtenente Nogueira, ”para o resgate foi montado um sistema de ancoragem com multiplicador de força, utilizando um tripé e um conjunto de moitões, corda e mosquetões “, relatou o comandante do socorro. Esse sistema permitiu a descida controlada pelo bombeiro, que usou um cinto paraquedista, e seu içamento junto com a vaca com cerca de 250 quilogramas a terra firme, sem machucado aparente, estava exausta mas logo em seguida se recuperou, ficou presa muito tempo em um local de diâmetro pequeno para o seu tamanho. O proprietário da vaca agradeceu, pois já tinha dado por perdida a sua vaca. (Camocim Imparcial/Foto: Ascom).

 

Deputado Moses Rodrigues comemora: Quando o povo quer não tem jeito!


 Quando o povo quer não tem jeito!

Neste domingo Martinópole  disse sim ao desenvolvimento e à democracia e elegeram os amigos Betão do James Bel e Filipão como os novos representantes da cidade. Parabéns, meus amigos! Essa vitória é do povo que reconhece o trabalho de vocês. 

Vamos juntos!

Temos muito trabalho pela frente!

De virada, Ceará vence Fortaleza por 3 a 1 em Clássico-Rei da Série A


No primeiro Clássico-Rei da Série A de 2021, o Ceará levou a melhor e venceu o Fortaleza de virada, por 3 a 1, na noite deste domingo, 1º, na Arena Castelão, pela 14ª rodada da competição nacional.

O Tricolor abriu o placar ainda aos dez minutos de jogo, com o lateral-direito Tinga. O Alvinegro igualou o resultado com o lateral-esquerdo Kelvyn, também na primeira etapa, e chegou à virada com gols de Cléber e Rick na segunda etapa.

O Vovô se mantém na sétima posição, com 22 pontos, e chega a dez jogos seguidos de invencibilidade. A equipe de Guto Ferreira voltará a campo diante do Atlético-GO, no próximo domingo, 8, às 18h15min, novamente no Castelão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O resultado mantém o Leão na terceira posição do Brasileirão, com 27 pontos. O próximo compromisso da equipe do Pici será diante do CRB-AL, na quarta-feira, 4, às 16h30min, no estádio Rei Pelé, em Maceió, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com o triunfo por 2 a 1 no jogo de ida, basta um empate na volta para avançar à próxima fase. (O Povo).

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...