sábado, 14 de agosto de 2021

Alcântaras é mais um município contemplado com o Programa Sinalize

 

O deputado federal Leônidas Cristino acompanhou o prefeito de Alcântaras, Joaquim do Quinca, na celebração do convênio entre a Prefeitura e o Governo do Estado, através da  Superintendência de Obras Públicas, para adesão ao Programa Sinalize, que investe na melhoria da malha viária urbana das cidades cearenses. O documento foi assinado pelo prefeito Joaquim do Quinca e pelo superintendente da SOP, Quintino Viera. Os recursos serão aplicados na urbanização com asfaltamento, padronização de calçadas e sinalização do trânsito do município.

Vazamento em cano do SAAE compromete estrutura de residência no Alto do Cristo

 O vazamento de um cano que pertence à rede de abastecimento de água potável do SAAE, na Rua Frei Álvaro no bairro Alto do Cristo, há mais de um mês está tirando a paz da família da operadora de caixa, Naiza Lopes, 48. A água que vaza do cano está inundando a casa de Naiza Lopes, comprometendo a estrutura, deixando as paredes úmidas e com risco de choque elétrico.


Segundo a operadora de caixa a água que está saindo no pé da parede de sua casa está deixando buracos e o próprio engenheiro do SAAE afirmou que pode comprometer a estrutura da residência. “Não consigo dormir direito e estou de licença do trabalho porque fiquei doente depois que soube que minha casa a qualquer hora pode desabar”, disse Naiza Lopes assustada.

 Naiza Lopes que mora com seu filho e sua mãe, idosa de 70 anos, disse para o Portal Paraíso que acionou o SAAE que mandou uma equipe e constatou que o problema era um vazamento do sistema de distribuição de água potável do órgão e que precisa de uma peça para solucionar.

 “Isso já está com um mês e quinze dias, não tive retorno do SAAE e estou tendo que conviver com o problema dia noite com minha casa entrando água. Depois que recorri à mídia foi que eles entraram em contato comigo dizendo que não precisava ter feito a reclamação na rádio”, disse a operadora de caixa Naiza Lopes.

 O Portal Paraíso entrou em contato com a assessoria de imprensa do SAAE, mas até o fechamento desta matéria ainda não tinha obtido resposta.

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Câmera de Vereadores de Sobral registra o natalício de dois parlamentares



 A Câmara de Vereadores de Sobral, abre a sua coluna social neste dia 13 de agosto, para registrar o aniversário de dois grandes parlamentares: Socorrinha Brasileiro e Tiago Ramos. A vereadora Socorrinha Brasileiro, se identifica como representante dos moradores da localidade de Taperuaba. O vereador Tiago Ramos se identifica como um líder da bancada de oposição e o mais atuante.


Aglomeração em inauguração em Supermercado de Sobral gera preocupação para os sobralenses

 


A população sobralesense está assustada com a possibilidade da chegada de mais uma onda da covid-19, após o registro de grande aglomeração durante o primeiro dia de funcionamento do mais novo supermercado da cidade, que atraiu uma grande multidão vindo de todas as cidades da região Norte do Ceará.

As imagens são chocantes e assustadoras, com os corredores do novo comércio da cidade lotados, sem espaço para mais ninguém. A aglomeração durou por mais de 19 horas.

Após divulgação nas redes sociais, a população cobra do prefeito Ivo Gomes e dos órgãos de fiscalização do Município, providência para a cena não se repita e os casos de covid-19, não venha aumentar na cidade de Sobral.


quinta-feira, 12 de agosto de 2021

Santa Casa de Sobral inaugura novos serviços com a presença do Ministro da Saúde nesta quinta-feira (12/08)

 


Referência na assistência à saúde de mais de 50 municípios da Região Norte do estado do Ceará, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral tem evoluído em suas instalações e na qualidade da assistência. Nesta quinta-feira (12/08), a partir das 8 horas, o hospital recebe a visita do Ministro da Saúde Dr. Marcelo Queiroga e a Secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde Dra. Mayra Pinheiro para a inauguração de novos serviços que devem beneficiar aproximadamente 1,9 milhão de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com poucos convidados, respeitando as medidas de segurança estabelecidas pela pandemia da Covid-19, o hospital deve inaugurar sua nova Usina de Oxigênio, a nova estrutura do serviço de Quimioterapia e o Acelerador Linear de Partículas instalado no serviço de Radioterapia. O equipamento foi doado pelo Ministério da Saúde por meio do programa “Expansão da Radioterapia no Brasil”. Na ocasião, a Santa Casa de Sobral deve lançar a pedra fundamental da construção das novas Unidades de Cuidado Intermediário Convencional e Canguru (UCINCo) e (UCINCa). O Ministro da Saúde também deve visitar o Hospital do Coração de Sobral, unidade de saúde do Complexo Santa Casa.

 

Ônibus da banda Explosão do Som pega fogo na cidade de Tianguá

 


Um ônibus que pertence a Banda Explosão do Som pegou fogo na noite da última quarta-feira (11), na rua Maestro Quincas Bezerril em Tianguá. O veículo estava estacionado há alguns dias, portanto, não houve vítimas.

De acordo com informações de moradores, as chamas começaram por volta das 22h40. Equipes da Policia Militar, Demutran e Resgate estão no local. Informações preliminares dão conta de que um vândalo ateou fogo no ônibus.

As vias de acesso ao local foram interditadas a fim de que não ocorram riscos de acidentes.

O Corpo de Bombeiros mais próximo fica somente em Sobral, mas já estiveram no local controlando as chamas.


Com informações, Sobral On line

Ministro da Saúde Marcelo Queiroga é recebido pelo deputado Moses e seu pai Oscar Rodrigues

 



A chegada do Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao município de Sobral, foi recepcionada de forma calorosa e respeitosa pelo deputado federal Moses Rodrigues. A recepção bastante festejada aconteceu na residência do seu pai e chanceler do Centro Universitário UNINTA, Oscar Rodrigues. Nas redes sociais o deputado Moses, fez o registro: “ Hoje eu e meu pai, Oscar Rodrigues recebemos aqui em casa, em Sobral, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que chegou ao município para realizar uma visita à Santa Casa de Misericórdia.

Respeitando as medidas de biossegurança, devido a pandemia de Covid-19, reunimos um pequeno grupo de amigos para participar desse momento ímpar e de muita importância para nossa cidade de Sobral.

Quero agradecer a sua disponibilidade de conhecer a nossa família e os nossos amigos.

Obrigado, Ministro Queiroga! Tenho a certeza de que sua passagem por nossa querida Sobral trará bons frutos.”

 

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Contas de gestão do ex-prefeito Veveu Levadas ao Plenário 5 de Julho

 


O Presidente da Câmara de Sobral, Paulo Albuquerque (Paulão), colocou para a apreciação dos edis no plenário 5 de Julho, as Contas do ex-prefeito, Clodoveu de Arruda (Veveu), exercício 2013, que veio do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE), aprovadas.

Ao final da votação dos vereadores, o resultado foi o seguinte: 12 a favor da aprovação, 5 votos contra.

Três vereadores não votaram por estarem ausentes. Apóstolo Jander, Micheline Ibiapina e Zé Vitor.


Com informações, Marcelo Marques

 

PEC do Voto Impresso, confira como votaram os deputados cearenses


 A Câmara dos Deputados barrou, na noite desta terça-feira (10), a Proposta de Emenda à Constituição 135/19 (PEC) do Voto Impresso. Na ocasião, 229 deputados federais se manifestaram a favor, 218 votaram contra e houve uma abstenção, de Aécio Neves (PSDB-MG).

Para ser aprovada, a PEC precisava de 308 votos favoráveis no Plenário. Com o resultado, a Proposta de Emenda à Constituição foi arquivada.

Antes, os parlamentares aprovaram requerimento para dispensar o prazo de cinco sessões plenárias entre a votação na comissão especial, na última sexta-feira (6).

COMO VOTARAM OS CEARENSES

A FAVOR

Capitão Wagner (Pros-CE)

Dr. Jaziel (PL-CE)

Heitor Freire (PSL-CE)

Moses Rodrigues (MDB-CE)

CONTRA

André Figueredo (PDT-CE)

Célio Studart (PV-CE)

Domingos Neto (PSD-CE)

Eduardo Bismarck (PDT-CE)

Genecias Noronha (Solidariedade-CE)

Idilvan Alencar (PDT-CE)

José Airton (PT-CE)

José Guimarães (PT-CE)

Júlio Mano (PL-CE)

Leônidas Cristino (PDT-CE)

Luizianne Lins (PT-CE)

Odorico Monteiro (PSB-CE)

Pedro A Bezerra (PTB-CE)

Totonho Lopes (PDT-CE)

FALTARAM À SESSÃO PLENÁRIA

AJ Albuquerque (PP-CE)

Aníbal Gomes (DEM-CE)

Danilo Forte (PSDB-CE)

Vaidon Oliveira (Pros-CE)

 

Campanha para reabertura do Restaurante Popular de Sobral segue pelas ruas da cidade


A campanha “Queremos nosso restaurante popular de volta” tem por objetivo principal sensibilizar Poderes Legislativo e Executivo, para reativar as atividades de alimentação para milhares de pessoas de baixa renda.

Na opinião de seus frequentadores, a Prefeitura de Sobral, tem condições sim de retomar as atividades do Restaurante Popular seguido todas as normas de segurança de combate a covid-19.

O restaurante encontra-se fechado há mais de 1 ano. “Está fazendo falta a inúmeros sobralenses, tendo em vista, principalmente, o acúmulo de desempregados e o alto preço dos alimentos, ambos fenômenos vividos seriamente nos últimos tempos.” Destaca o idealizado da campanha, radialista e ex-vereador Ivan Frota.

“Em Fortaleza, o Restaurante Popular não fechou, adaptando seu funcionamento por meio da entregas de quentinhas, concedidas gratuitamente à população”, se reportou Ivan Frota.

 

Forquilha Receberá 20 mil metros quadrados de malha asfáltica em convênio com o Governo do Estado

 


Mais uma excelente notícia para Forquilha! Nesta segunda-feira (9), o prefeito Edinardo Filho esteve na Superintendência de Obras Públicas do Estado do Ceará (SOP-Ce), acompanhado do deputado federal Leônidas Cristino e do deputado estadual Queiroz Filho, para assinatura do convênio que contemplada o município com 20 mil m2 de malha asfáltica. A celebração do convênio foi assinada pelo superintendente Quintino Viera Neto.

“Essa importante conquista só foi possível devido ao compromisso do governador Camilo Santana e aos incansáveis esforços dos deputados e amigos do povo forquilhense, Leônidas Cristino e Queiroz Filho, que sempre estão na busca por mais benefícios para nossa cidade.”, destacou Edinardo em suas redes sociais.

terça-feira, 10 de agosto de 2021

Hospital do Sertão Central está com ocupação máxima de UTI para Covid

 


A taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Ceará é de 40,83%, de acordo com dados do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidados às 18h04min desta segunda-feira, 9. Em relação às enfermarias, o número é de 21,39%. O cálculo leva em conta todas as unidades públicas e privadas que atendem pacientes com Covid-19 do Estado.

Dos 32 hospitais com leitos de UTI adulto ativos no Estado, apenas um registra ocupação máxima — o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), com os 10 leitos disponíveis ocupados. Há ainda duas unidades com ocupação igual ou superior a 70%: o Hospital Regional Unimed, em Fortaleza, e o Hospital Regional de Icó, localizado na microrregião de Iguatu.


Com informações, O Povo.

Audiência Pública para tratar de embate entre Santa Casa e Prefeitura de Sobral


 

A Câmara de Vereadores de Sobral realizou na noite de segunda-feira, 9, Audiência Pública, para tratar do assunto que virou embate entre direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e prefeito Ivo Gomes.

Presidida pelo vereador Vicente de Paulo – Paulo (PDT), que foi um maestro, a sessão atendeu um pedido protocolado pelo vereador oposicionista Tiago Ramos. O diretor Klebson Carvalho explicou no ponto a ponto, investimentos e atendimentos da Santa Casa. Recursos oriundos do SUS e de parceiros fornecedores. 

A secretária de Saúde do Município, Regina Carvalho destacou como é feito o repasse de recursos mensalmente e anualmente pela Prefeitura de Sobral à Santa Casa de Misericórdia.

A prefeitura pretende contratar empresa, que trabalhe com serviço de hemodiálise. Vai tirar esse serviço da Casa Santa. É só uma questão de tempo.

segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Carro da Guarda Civil de Sobral pega fogo após perseguição a motoqueiro


 Na tarde desta segunda-feira, 9, uma viatura da Guarda Civil Municipal, foi consumida pelo fogo, após sofrer acidente, tipo capotamento.

A equipe da Secretaria de Trânsito e Transporte Urbano de Sobral, fazia perseguição a um motoqueiro em fuga, quando na rotatória da CE que dá acesso a Serra da Meruoca, a viatura saiu da pista, capotou e pegou fogo. 

Os ocupantes, conseguiram deixar o veículo sem serem atingidos pela chamas. O trecho ficou sem energia elétrica, durante o início da noite. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Municipal e P.R.E. estiveram no local da ocorrência, realizando os procedimentos de praxe.

 

Presidente Paulão tem encontro com o presidente da CM de Meruoca


 Na segunda-feira, dia 09 de agosto, esteve em reunião com o presidente Paulo Albuquerque e o 1° Vice-Presidente Aleandro Linhares, o presidente da Câmara de Meruoca o vereador José Ademar Marques.  A visita teve como o objetivo observar os trâmites do novo regimento da Casa e confirmar a presença na Audiência Pública dia 13 de agosto, sexta-feira, com os presidentes da região convidados.

 

Ceará empata sem gols com Atlético-GO no Castelão e amplia sequência invicta na Série A

 


Pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, Ceará e Atlético-GO empataram em 0 a 0 neste domingo, 8, em partida realizada no Castelão. A partida contou com a estreia do atacante Erick e retorno do zagueiro Luiz Otávio para o Alvinegro.

Com o resultado, o Alvinegro de Porangabuçu perde a oportunidade de adentrar na zona de classificação para a Libertadores e permanece na 7ª colocação da tabela com 23 pontos. Já o Dragão fica na 9ª posição, com 20 pontos. 

O Ceará enfrenta o Corinthians na próxima rodada do Brasileirão. A partida ocorre no próximo domingo, 15, às 16 horas, na Neo Química Arena. (O Povo).

Bairros Campo dos Velhos e Cidade Pedro Mendes Carneiro recebem nova iluminação de LED


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), concluiu a substituição de lâmpadas de vapor metálico por lâmpadas de LED nos bairros Campo dos Velhos e Cidade Pedro Mendes Carneiro, que são dois dos sete bairros contemplados na quinta etapa do projeto de modernização da iluminação pública.

Os trabalhos foram concluídos no bairro Campo dos Velhos no dia 7 de julho; e no bairro Cidade Pedro Mendes Carneiro no dia 1º de agosto. Mais de 1.100 luminárias de LED foram instaladas, com o objetivo de proporcionar economia no consumo de energia elétrica, uma melhor eficiência luminosa e maior sensação de segurança aos moradores e transeuntes. O projeto segue pelos bairros Dr. Juvêncio de Andrade, Antônio Carlos Belchior, Renato Parente e Centro da cidade.

Para o coordenador da Iluminação Pública, Yury Pontes, esta substituição por luminárias de tecnologia LED, traz melhor qualidade de vida à população. “O novo padrão das luminárias de tecnologia LED apresenta uma elevada eficiência energética, uma vez que consegue produzir maior fluxo luminoso utilizando menos energia, garantindo a iluminação e, ainda, a redução dos gastos com iluminação pública”, enfatizou.

De acordo com o secretário da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), Carlos do Calisto, a meta é deixar a cidade com 100% de iluminação em LED. “Para isto, encontra-se em início de processo de licitação um novo projeto que levará luz de LED para a sede de todos os distritos sobralenses”, anunciou. 


Assessoria PMS



GANHADORES TOTOLEC - REGIONAL DE SOBRAL ( DIA DOS PAIS)

 


Glaucia Rodrigues de Carvalho, Trav. São Luís, Açude Velho – Sobral. Ganhou Rodada.Vendedora Vanessa.  

Carlos Alberto de Lima, bairro Dom José II – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Andressa.  

Leandro Guimarães Ferreira – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedor Francisco de Assis.  

Pedro Henrique Duarte Arruda, Rua 7 de Setembro, bairro Vila União – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Gerlane.  

Antônio Carlos Estevam, Rua Ypiranga, bairro Dom José - Sobral. Ganhou Rodada. Vendedor Fernando.

domingo, 8 de agosto de 2021

Projeto de Lei proíbe a cobrança por acesso online a notícias de caráter público


 Está em tramitação na Câmara dos Deputados, um projeto de lei que proibirá a restrição mediante pagamento a notícias consideradas “de caráter público”.  A proposta é do deputado federal Bosco Costa (PL-SE).

Segundo matéria publicada pela Agência Câmara, o material apresentado na casa de leis tem como base a garantia dos princípios de acessibilidade, universalidade, igualdade, e justiça social, atribuídos à internet. O projeto deverá ser um acréscimo ao Marco Civil da Internet.

Caso seja aprovada, a nova regra será aplicada especificamente a notícias com informações provenientes de sites governamentais ou de “serviços”, em veículos de comunicação online em que há cobrança de assinatura mensal ou diária. Como exemplo de conteúdo abordado pelo PL, o autor cita a matéria “Meu INSS já informa o 13º de 2021 ; veja calendário e valores” , da Folha de S. Paulo.

“A cobrança de valores associados a uma notícia pode ser viável, desde que o conteúdo não integre informações de natureza pública, como campanhas de vacinação, políticas de recadastramento de idosos e programas para regularização de documentos”, exemplifica o autor à Agência Câmara. (Comunique-se).

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...