sábado, 21 de agosto de 2021

FAL oferta 200 vagas para o curso de Fisioterapia

 


A Faculdade Alencarina de Sobral (FAL) está com inscrições abertas para o curso de Fisioterapia. O curso é ofertado na modalidade presencial com duração de 5 anos e a formação é baseada em Ciências Biológicas e da Saúde. O início das aulas será dia 13 de setembro de 2021. 

São ofertadas 200 vagas. Para ingressar basta escolher uma das formas de ingresso, entre Nota do ENEM, Prova On-line, Transferidos, Graduados e Reingresso. 

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas exclusivamente, através do site da FAL: https://faculdadealencarina.com.br/site/processos-seletivos/.

 O curso dispõe de projetos de extensão, como: o Pegando no pé, a Liga Acadêmica em Fisioterapia Hospitalar (LAFIH) e a Liga de Anatomia Humana (LAAHFAL) que tem por objetivos promover a interação entre a faculdade, alunos e sociedade, além de explorar a pesquisa e ensino no contexto da saúde. 

Os demais cursos de graduação, como, Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil e Serviço Social, continuam com inscrições abertas, acesse o link: vemprafal.com.br. 

Para mais informações, entre em contato com a Diretoria de Processos Seletivos (DPS) pelos telefones: (88) 99351-3970/ (88) 99653-7000/ (88) 99345-4146/ (88) 99207-5104.

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Prefeito Ivo Gomes recebe importantes nomes das forças de segurança do Ceará; medidas de combate à violência devem ser sentidas em Sobral nos próximos dias

 


O prefeito Ivo Gomes recebeu, nesta quinta-feira (19/08), importantes nomes das forças de segurança do estado. Estiveram com o prefeito o secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Samuel Elânio, o delegado geral da Polícia Civil do Estado, Sérgio dos Santos, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Márcio de Oliveira.

 De acordo com o prefeito, durante a reunião, os membros do Executivo anunciaram medidas importantes que vão ser implementadas em Sobral para combater a onda de violência no município, que deverão ser sentidas pela população nos próximos dias. 

“A gente conversou bastante. Eles me disseram que estão tomando uma série de providências, trazendo equipamentos e trazendo mais pessoas. Sou muito otimista e estou vendo que eles estão com uma preocupação específica com Sobral”, destacou Ivo Gomes.

 Também participaram do encontro o chefe do gabinete do prefeito, David Duarte, e a secretária municipal da Segurança Cidadã, Emanuela Leite.

Assembleia aprova projeto que pune servidor que se recusar a receber vacina

 


 Por 25 votos contra cinco, a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) aprovou, nesta quinta-feira, 19, o projeto de lei que obriga servidores públicos estaduais a se vacinarem contra a Covid-19. O texto prevê sanções administrativas, incluindo demissão, para o servidor que optar por não tomar as doses “sem justo motivo”. O projeto segue para sanção do governador Camilo Santana (PT). A decisão foi adiantada pelo petista na última segunda-feira, 16.

Durante a votação, houve bate-boca entre parlamentares que divergiam sobre a imposição. Deputados da oposição criticaram a medida e defenderam a “liberdade de escolha”. O projeto, de autoria do Governo do Estado, é classificado como uma "medida de resguardo da salubridade do ambiente de trabalho e de proteção da saúde, tanto de usuários quanto de todos os demais agentes envolvidos na prestação do serviço público".

O projeto de lei determina que os órgãos e entidades da administração pública estadual oficiem seus servidores e empregados que estejam aptos a receber a vacina contra a Covid-19. Estes, por sua vez, devem informar, mediante declaração, se receberam ou não o imunizante.

Caso o servidor informe que não se vacinou, caberá a ele, na declaração, apresentar uma justificativa que será avaliada pela gestão. No caso de o servidor público comunicar a intenção de não se vacinar, o gestor adotará providências.

Se houver a recusa ao imunizante sem "justo motivo", o órgão ou entidade administrativa formalizará o pedido de desligamento do cargo. Ainda de acordo com a proposta, caso o servidor público não comunique sua situação conforme determina a lei estadual, ele pode sofrer sanções que vão desde advertência à demissão.


Com informações, (O Povo/Foto: Dario Gabriel)

Presidente da Câmara de Sobral, Vicente de Paulo, prestigia a inauguração da Areninha Ivan Moreira



 O presidente da Câmara de Sobral, Vicente de Paulo - Paulão, entre outros vereadores acompanhou o prefeito Ivo Gomes na solenidade de inauguração da Areninha do bairro Gerardo Cristino de Menezes. 

A Areninha foi batizada com o nome do radialista José Ivan Moreira da Silva (Ivanzão Moreira). Essa já é a décima Areninha de Sobral e da atual gestão. 

O novo espaço esportivo possui campo com grama sintética, arquibancada, alambrados, rede de proteção, calçadas em piso intertravado, rampa de acesso para cadeirantes e iluminação em LED.

Nas redes sociais como forma de agradecimento e reconhecimento, um dos filhos do homenageado Josivan dos Santos destacou: “Na manhã dessa quinta-feira, foi inaugurada no bairro Cidade Gerardo Cristino mais uma nova areninha que recebeu o nome de José Ivan Moreira da Silva, ( Ivanzão Moreira ). Em nome da Família queremos muito a agradecer a iniciativa do Secretário Paulo Vasconcelos se sua esposa e secretária Sandra Arcanjo r secretário Eugênio Parceli. Queremos também agradecer de todo coração ao Prefeito de Sobral Ivo Gomes.” Escreveu Josivan dos Santos.




Vereador Mário Vicktor visita obras da rodovia Moacir Lima Feijão

 


O vereador do MDB de Sobral, Mário Victor esteve acompanhando as obras da rodovia Moacir Lima Feijão, que liga o Distrito de Bonfim à sede de Sobral. Em vídeo postado nas redes sociais Mario Victor destaca que recapeamento asfáltico foi objeto de indicação de sua autoria no dia 28 de abril na câmara Municipal. “Lutarei sempre pelos benefícios de nossa Sobral!” Destaca o vereador Mário Vicktor

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Prefeito Ivo Gomes é chamado de 'mentiroso' pelo deputado Moses Rodrigues

 

As redes Sociais, via twitter, foi o canal usado pelo deputado sobralense Moses Rodrigues, para chamar de 'mentiroso' o prefeito de sua cidade, Ivo Gomes. Segundo Moses Rodrigues, o prefeito faltou com a verdade, e cometeu fakenews, quando o acusou de votar a favor do congelamento de salário de professor. "Votamos sobre um recurso de piso nacional dos professores, que já existe. Votamos pela autonomia de Estados e Municípios", destocou Moses que mandou o prefeito Ivo Gomes, cuidar da segurança da cidade de Sobral.

Deputado Moses destina verba de R$ 3,7 milhões para Campos Sales


O deputado Moses Rodrigues (MDB/CE) tem mantido um bom diálogo e parcerias entre gestores e ex-gestores municipais. Uma dessas parcerias mantidas que merece destaque, com o então prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola. Moses manteve explícito essa parceira nas redes sociais: “O diálogo é a marca do nosso mandato, e é por isso que a nossa agenda de trabalho tem sido pautada nos anseios da população.

Em 2015, o então Prefeito de Campos Sales, Moésio Loiola, nos procurou solicitando recursos para a reforma e a ampliação do Hospital Municipal. Prontamente, avaliamos a demanda, fomos ao município, ouvimos os usuários do equipamento de saúde e identificamos a urgência do pedido. Ao todo, conseguimos destinar R$ 3,7 milhões para o início e conclusão das obras.

Trabalho sério se faz com compromisso, ouvindo a população.”

Discurso proferido, pelo deputado Leônidas, na Câmara Federal, na Defesa da Carnaúba

 


No período de seca no Nordeste, cerca de 300 mil pequenos agricultores obtém o sustento no extrativismo da palha da carnaúba. É a única fonte de renda do trabalho agrícola na região, quando as outras atividades são interrompidas.

Os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Maranhão, que  são os maiores produtores, já tiveram na cultura uma das principais fontes da pauta de exportação. Mas a produção tem caído.

Nos últimos anos, uma série de problemas afeta a cultura da carnaúba, ameaçada pela propagação de uma planta invasora, uma trepadeira que mata a palmeira. Notei a urgência desta preocupação ao participar de audiência pública na Câmara Municipal de Sobral, na semana passada, sobre o tema Preservação e Fomento da Carnaúba.

O estabelecimento de uma agenda comum para trabalhar na cadeia produtiva da carnaúba exige a união de esforços do poder público, federal, estadual e municipal. A pauta deve ter enfoque sistêmico, de modo a abranger o plantio, manejo, tecnologia da extração, indústria, pesquisa, financiamento e comercialização de derivados.

Com este objetivo, quero propor a criação da Frente Parlamentar da Cadeia Produtiva da Carnaúba. Peço apoio aos colegas deputados.

A palmeira é nativa na região. A sua exploração para extração do pó é ambientalmente equilibrada. Os subprodutos são aproveitados para adubo, ração, o rico artesanato da palha e até medicamento, objeto de pesquisa na Universidade Estadual do Ceará.

O pó de carnaúba é ingrediente de produtos das indústrias cosmética, alimentícia, componentes automotivos, tintas, impermeabilizantes e outros itens.

A ciência consegue sintetizar muitas moléculas, mas até agora não tem substituto para os produtos derivados da carnaúba, que vêm da química fina da natureza.


Deputado Federal Leônidas Cristino - PDT/CE

Variante Delta já foi identificada em 20 municípios; Ceará tem 43 casos

 

A variante Delta do coronavírus causador da Covid-19 já foi identificada em moradores de 20 municípios cearenses de todas as regiões de saúde do Estado. Nesta quarta-feira, 18, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou a identificação de 27 novos casos, somando 43 desde a confirmação da variante no Estado, no dia 29 de julho. O primeiro caso de variante Alfa, oriunda do Reino Unido, também foi confirmado no estado.

Além de pessoas residentes em Nova Friburgo (RJ) e São Paulo, os casos foram identificados em 24 mulheres e 19 homens, residentes nos seguintes municípios do Ceará: Fortaleza, Sobral, Eusébio, Monsenhor Tabosa, Caucaia, Choró, Hidrolândia, Icó, Ipaporanga, Ipueiras, Irauçuba, Itapipoca, Jaguaretama, Nova Russas, Paraipaba, Poranga, Quixeramobim, Redenção, São Gonçalo do Amarante e Tauá.

Em todos os 43 casos identificados oficialmente, as pessoas tiveram sintomas leves, moderados ou foram assintomáticos. A maioria (33) deles tem entre 20 anos e 39 anos de idade.

 

Com informações, O Povo.

Carlos do Calisto solicita as grandes empresas para estimular a doação dos resíduos recicláveis para associação


 Aconteceu na terça-feira, 17,  uma audiência pública realizada pela Prefeitura de Sobral, junto ao Ministério Público do Ceará, sobre a Coleta Seletiva Solidária: a responsabilidade dos grandes geradores de resíduos.

 O secretário Carlos do Calisto, em conversa com representantes de grandes empresas para estimular a doação dos resíduos recicláveis às associações de catadores que atuam nas Centrais Municipais de Reciclagem.  “Obrigado aos presentes, aos representantes do MP, e os colegas da SEUMA e AMA que contribuíram para este momento. Seguimos trabalhando por nossa cidade de Sobral, preservando o meio ambiente!” Destacou Carlos do Calisto.

 

quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Cerca de 1.500 pessoas em busca da segunda dose da vacina contra a covid-19 em Sobral

 


Cerca de 1.500 pessoas, todas moradores de Sobral, foram em busca da segunda dose das vacinas contra o vírus da Covid-19; Astrazeneca, coronavac e pfezer, atendendo uma chamada da Secretaria de Saúde do Município. Temendo a falta das doses, ou ter a data adiada, homens e mulheres e várias idades se concentraram entre a sombra e sol da tarde para não perder a chance. Já que o horário reservado foi das 13h às 16h30.

Todos reclamavam a falta de organização da Secretaria e Prefeitura, dizendo que deveria ter sido organizado nos postos onde foram aplicados a primeira dose. Apesar do grande número, não houve tumulto e em que aguardou foi vacinado. Entre os vacinados com a segunda dose, o radialista Wilson Gomes - locutor da Plus FM. 


Santa Casa de Sobral assina convênio com Clínica de Odontologia do UNINTA; Projeto deve beneficiar pacientes e colaboradores

 


Em solenidade realizada na quinta-feira (12/08), a Santa Casa de Misericórdia de Sobral firmou convênio com a Clínica de Odontologia do Centro Universitário INTA (UNINTA). A ação vem sendo discutida desde o ano de 2020 e trata do desenvolvimento de um projeto de atendimento odontológico aos pacientes e colaboradores da Instituição.

Na ocasião, participaram da assinatura do termo de convênio o diretor-geral da Santa Casa Dr. Klebson Carvalho; o Reitor do UNINTA Prof. Daniel Rontgen Melo Rodrigues; o coordenador do curso de Odontologia Prof. Arry Rocha e a diretora do Centro de Ciências da Saúde Prof. Dra. Michele Alves Vasconcelos Ponte. 

A parceria prevê atender colaboradores do hospital, contribuindo para sua saúde bucal e consequentemente melhorando sua qualidade de vida, bem como os pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica, hemodiálise, maternidade, emergência, oncologia clínica, cirurgia, neurocirurgia e cirurgia bucomaxilofacial. Além disso, o projeto será campo de estágio para os acadêmicos do curso de Odontologia.

Fiscal da Prefeitura de Sobral proíbe a entrada de vendedores de cafés e picolés no interior do Mercado Central

 

Foto: arquivo internet
Os permissionários e vendedores de frutas e verduras do Mercado Público de Sobral voltam a reclamar contra a política das medidas restritivas por parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A reclamação agora é contra um funcionário, tipo fiscal, que está proibindo a entrada de vendedores de cafés e picolés no Mercado Público. Os reclamantes dizem ainda que o fiscal, que teria parentesco com a família da secretária Sandra Arcanjo, é mau educado a ponto de gritar com os vendedores ambulantes. "Tomar um café aqui na banca está difícil. Esse cara, não deixa. e Trata muito mau às pessoas." Reclamava uma das pessoas na manhã de terça-feira. A reportagem do BLOG WILSON GOMES, não identificou quem seria esse fiscal que está serviço da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Feirantes entram em confronto com a Guarda Civil de Fortaleza

 



Os Guardas Civis Metropolitano de Fortaleza estão em confronto com feirantes nesta manhã de quarta-feira. A Guarda foi colocadas em pontos estratégicos para impedir que os feirantes montasse suas bancas de mercadorias no entorno da Igreja Matriz. Inconformados com a medida, foram pra o enfrentamento. Há registro de disparos de balas de borrachas e de efeito moral. 

Vereador Johnson Lima denuncia na Câmara de Vereadores abandono do Parque de Exposições


 O vereador do MDB de Sobral, Johnson Lima, levou ao Plenário 5 de Julho da Câmara de Sobral, que esteve visitando o Parque de Exposições Norte, após o roubo dos cavalos e constatou o equipamento público (estadual e municipal), está em total abandono. A vegetação cresce em todos os cantos, impedindo a visibilidade dos policiais militares, que prestam serviço ao Batalhão de Sobral. 

Johnson Lima constatou também que luminárias dos postes da iluminação pública também estão sendo furtados. “É preciso que a Prefeitura de Sobral através da Secretaria de Serviços Públicos, que tem como secretário Carlos do Calisto, para fazer uma urgente.” Destacou Johnson durante a sessão ordinária desta terça-feira.

terça-feira, 17 de agosto de 2021

Bondinho de Ubajara será reinaugurado dia 24 de agosto

Está confirmado para o dia 24 de agosto, dia em Ubajara completa 106 de Emancipação Política, a reinauguração do Bondinho da cidade. O equipamento todo modernizado será entregue de forma oficial pelo governador Camilo Santana.

 Prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, recebeu nesta segunda-feira, 16 de agosto, o secretário de Turismo do Estado, Arialdo Pinho, para juntos com o diretor do Parque Nacional, Gilson Mota, fazerem uma vistoria final na obra de requalificação do Bondinho.

Cavalos furtados foram encontrados e estão numa fazenda do Detran em Santa Quitéria

 


Os cavalos que haviam sidos furtados do Parque de Exposições de Sobral foram encontrados abandonados na estrada que dá acesso a cidade de Massapê.

Os  três cavalos, que eram mantidos em um dos pavilhões dentro do próprio parque, foram furtados entre o sábado e a segunda-feira.

Os animais acabaram sendo encontrados, pela equipe de correição do Detran-CE e foram levados para uma fazenda mantida pelo órgão na cidade de Santa Quitéria. Agora os proprietários trabalham para resgatar os cavalos.

Os cavalos adestrados são utilizados para equoterapia, uma técnica que complementa outros tipos de tratamentos, como a terapia ocupacional de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

Governo do Estado do Ceará desperdiça R$ 9 milhões em obra no Município de Sobral

 






Em reportagem publicada pelo repórter Paulo Porfírio ( leia-se Paraíso FM) mostra que mais de R$ 9 milhões foram jogados fora em uma obra que nunca serviu para servir. Indústria de Beneficiamento de Tilápia instalada no distrito de Jaibaras, Município de Sobral.

O empreendimento uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará (SPA). A ideia era beneficiar toda a produção de tilápia da região norte do Estado.

Abrigada em um terreno entre 2 mil e 3 mil metros quadrados, deveria se tivesse sido concluída gerado de 100 a 500 empregos diretos e indiretos.

Todos equipamentos elétricos e hidráulicos, como também maquinários foram destruídos ou levados por vândalos, como denuncia a matéria publica pelo repórter, in loco, Paulo Porfírio.

https://www.facebook.com/24HORASOBRAL/videos/1010477893104666

Prefeito Antônio Martins, de Cariré, testou positivo para a covid-19

 

O prefeito da cidade de Cariré, na região Norte do Ceará, testou positivo para a Covid-19, mesmo estando vacinado e suspendeu todos os compromissos agendados. De acordo com nota oficial, Antônio Martins testou positivo no domingo dia 15 de agosto. Está cumprindo isolamento social em sua residência.

3 cavalos são furtados de dentro do Parque de Exposições de Sobral, onde funciona o Batalhão de Polícia

 


Policiais militares do 3º Batalhão cuja sede funciona dentro do Parque de Exposições de Sobral foram surpreendidos com furtos de três cavalos, que eram mantidos em um dos pavilhões dentro do próprio parque.

Os cavalos adestrados eram utilizados para equoterapia, uma técnica que complementa outros tipos de tratamentos, como a terapia ocupacional de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. 

A notícia dos furtos dos cavalos até então ainda é mantida em sigilo, ganhou espaço nas redes após se iniciar uma campanha para a recuperação dos animais, como forma de o trabalho social não ser interrompidos. 

A reportagem do BLOG WILSON GOMES conseguiu a informação através de criadores que o roubo tenha acontecido entre as 4h e 5h de segunda-feira. 

No sábado um dos animais, o mais novo, já havia sido levado e em segunda ação criminosa, os donos do alheio levaram mais dois dos animais. 

Segundo testemunhas, eles foram vistos sendo puxados por cordas em direção a cidade de Massapê. 

O Parque de Exposição da Região Norte fica ao lado da rodovia que separa as duas cidades. Massapê e Sobral.

FLAGRANTES DA SESSÃO ESPECIAL DA CÂMARA DE SOBRAL - DIA DO ADVOGADO












 

segunda-feira, 16 de agosto de 2021

RESPONSABILIDADE SOCIAL: Hospital Veterinário do UNINTA realiza mais de 50 castrações em animais, em Forquilha


 Neste fim de semana, nos dias 14 e 15 de agosto, a equipe do Hospital Veterinário (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA) esteve na cidade de Forquilha para realização da Castração Solidária, ação que visa ajudar no controle populacional e conscientizar sobre guarda responsável. A iniciativa atingiu a marca de 51 animais castrados, entre cães e gatos, gratuitamente.

Na triagem foram cadastrados mais de 80 animais e, após feitos todos os exames necessários, apenas 63,75% se mostraram fisicamente aptos a continuarem o procedimento. O projeto é fruto da parceria firmada entre UNINTA e Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Forquilha e tem como objetivo reduzir o número de animais abandonados nas ruas, a proliferação de doenças e os maus tratos.

A acadêmica de Medicina Veterinária, Maria Eduarda Rodrigues, participou do projeto pela primeira vez e contou como se sentiu. “É importante ter experiências como está na minha formação, e ainda ter a oportunidade de agregar ao município de Forquilha, assim como na saúde animal, é uma alegria muito grande”, comentou a estudante.

O médico veterinário, Felipe Rodrigues, explica os benefícios da castração. “Nos animais, o procedimento evita gravidez indesejada, fugas, piometra, infecção das mamas, transmissão de doenças geneticamente, agressividade por excitação sexual, além de evitar também que as fêmeas fiquem no cio”.

Contando com estrutura e equipamentos de ponta, além de uma equipe multiprofissional qualificada formada por clínicos, cirurgiões, anestesistas e estagiários, o HOVET, além de ser um importante instrumento acadêmico que promove educação em saúde para seus estudantes, está também sempre visando priorizar a realização dos procedimentos, pré, trans e pós operatórios, evitando quaisquer ocorrências que possam pôr a vida e o bem estar dos animais em risco.

O Coordenador do Bem-Estar Animal de Forquilha, João Wilton, demonstra reconhecimento ao UNINTA e ao HOVET. "Estamos contemplados com castrações aqui em Forquilha, somos muito gratos a essa parceria”.

A campanha Castração Solidária em Forquilha irá acontecer todos os meses ao decorrer do ano de 2021. Os interessados devem procurar a prefeitura municipal para mais informações a respeito do cadastro.

Serviço:

Campanha de Castração Solidária promovida pelo HOVET em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e  Prefeitura de Forquilha

Contato: HOVET - (88) 9.9951-0382/ Instagram: |@hospitalveterinariouninta

Prefeitura de Forquilha - Instagram: @forquilhaprefeitura

Local: Travessa Roma, 154 – Dom Expedito – Sobral (HOVET UNINTA)

Câmara de Vereadores de Sobral prestará homenagem ao "Dia do Advogado"


 Em solenidade marcada para às 18h desta segunda-feira, 16, a Câmara de Vereadores de Sobral prestará homenagem aos advogados sobralenses, em comemoração ao Dia do Advogado. 

O presidente Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão) comandará a sessão. O presidente alerta: "Em virtude da pandemia do covid-19, informamos que o acesso ao Plenário 5 de Julho estará restrito apenas convidados." 

Ceará recebe novos lotes de vacinas contra Covid-19 da Pfizer e Astrazeneca nesta segunda-feira

 


O Ceará recebe dois novos lotes de vacinas contra Covid-19 nesta segunda-feira (16). As novas remessas trazem 107.640 doses de Pfizer/BionTech e 124.500 doses de Oxford/Astrazeneca. Os novos lotes foram anunciados pelo governador Camilo Santana (PT) neste domingo (15).

"Mais dois lotes de vacinas contra a Covid chegam nesta segunda-feira ao Ceará, com 232.140 doses. Serão 107.640 da Pfizer, com previsão de chegada para 12h20; e 124.500 da AstraZeneca (22h)", publicou o governador.

"Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas da Pfizer deverão ser utilizadas para D1 e D2, enquanto a AstraZeneca será usada para aplicação da segunda dose. Seguimos firmes na luta para vacinar todos os cearenses o mais rápido possível", complementou Camilo. (G1/CE).

 VACINAÇÃO EM SOBRAL


Guto lamenta revés do Ceará diante do Corinthians: "estivemos muito aquém do nosso jogo normal"


O Ceará foi derrotado por 3 a 1 para o Corinthians, na Neo Química Arena, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, dando fim a invencibilidade de 11 partidas dos cearenses. Guto Ferreira, treinador alvinegro, afirmou em coletiva pós-jogo que o resultado negativo aconteceu por o time fazer uma partida aquém do geralmente apresenta e ceder muitos espaços a equipe paulista.

“Nós estivemos muito aquém do nosso jogo normal. Nós subimos a marcação, não conseguimos encaixar a pressão alta e cedemos muito espaço para eles circularem a bola. O campo é bastante rápido e a partir da circulação eles conseguiram fazer um passe por dentro, o que dificultou mais ainda. Ainda assim, se você pegar até o primeiro gol, o primeiro gol deles foi cedo, aos 17 minutos, mas ainda eles não tinham tido uma chance clara”, declarou Guto.

O treinador também lamentou o primeiro gol sofrido pela defesa do Vovô. Segundo Guto, o time corintiano teve méritos com bons toques de bola e boas circulações, mas não conseguiram criar grande chances até o primeiro gol originado de um lateral.


Com informações, O Povo.

domingo, 15 de agosto de 2021

UNINTA retoma aulas presenciais e acolhe acadêmicos veteranos

 


Os estudantes calouros iniciarão suas atividades no dia 13 de setembro. As atividades práticas permanecem ofertadas de forma presencial.

Após 1 ano e meio respeitando o isolamento social, o Centro Universitário Uninta reabriu as portas e recebeu, nesta terça-feira (10), os acadêmicos veteranos dos cursos de graduação, que puderam voltar ao ensino presencial após a liberação das autoridades sanitárias. O retorno aconteceu atendendo às normas de biossegurança e limitações de distanciamento e ocupação por sala. 

Para que a volta às aulas presenciais ocorresse de forma segura, a comissão interna de biossegurança do Uninta criou um protocolo rígido para toda a instituição, destacando regras de distanciamento, quantidade de pessoas por sala, uso de máscara e higienização das mãos. 

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRODEG), Prof. Dr. Rômulo Aguiar explicou detalhadamente sobre as ações tomadas pela instituição para biossegurança dos estudantes e colaboradores. “Pensando no distanciamento social, as salas de aula foram devidamente adaptadas à sua capacidade em 50%. Nos corredores, salas de atendimento, banheiros, cantinas, bibliotecas, auditórios e laboratórios foram disponibilizados totens com álcool em gel, além de faixas e banners com orientações de proteção contra a COVID-19. Uma equipe de colaboradores volantes constantemente circula para reforçar e alertar sobre as normas obrigatórias”, mencionou. 

A acadêmica do curso de Fonoaudiologia, Bianca Carneiro comentou sobre o retorno às atividades presenciais, “estamos felizes em retornar, seguindo todas as orientações necessárias, protocolos de biossegurança e todos os cuidados. Estou muito feliz em poder estar de volta”. 

No ato das rematrículas para o semestre 2021.2, os acadêmicos do Uninta puderam optar por permanecer com as aulas síncronas ou retornar às presenciais. Para a assessora da PRODEG, Prof.ª Andréia Souza da Cunha, “ao adotar o formato híbrido de atividades, o Uninta propôs formas de aprendizagem efetivas sem abrir mão da excelência no fazer acadêmico. Investiu-se alto em tecnologias de ponta e na capacitação do corpo docente, aproveitando a comunicação online para deixar os alunos sempre informados e inseridos em um esquema funcional de aulas, conciliando métodos tradicionais, projetos que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico, ampliando o entendimento sobre o mundo, a sociedade e os avanços da ciência, paralelos a humanização e a ampliação da consciência individual”, ressalta.

 

Por Silveira Rocha / Sistema Paraíso

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...