sábado, 25 de setembro de 2021

Ceará tem 37% da população vacinada contra a Covid-19


 O Ceará tem um total de 3.417.397 pessoas que completaram a imunização contra a Covid-19 (duas doses de AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer ou dose única da Janssen). A quantidade equivale a 37,78% de um total de 9,2 milhões de pessoas que residem no Estado. Na última segunda-feira, 20, o Ceará ultrapassou a marca de nove milhões de doses aplicadas contra a doença.

Em relação à primeira dose (D1), mais de seis milhões de pessoas receberam a vacina, contabilizando 65,77% da população do Estado. As informações são da plataforma Vacinômetro, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), consolidadas às 17 horas dessa quinta-feira, 23.

CGD expulsa mais um policial militar por participação em motim no Ceará

 


Mais um policial militar foi expulso por ter participado do motim no Ceará 2020. Nesta sexta-feira (24), a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) publicou no Diário Oficial do Estado que acatou relatório final da comissão processante e puniu com sanção de expulsão o soldado Antônio Soares Lima Filho.

De acordo com a Controladoria, a punição vem em decorrência aos atos desonrosos e ofensivos ao decoro profissional, já que o praça teria aderido de forma espontânea à paralisação das atividades em fevereiro do ano passado. A CGD expôs que o militar foi ao 18º Batalhão, epicentro do motim, se valendo de equipamentos das forças policiais "o que demonstra afronta à disciplina militar e, em assim sendo, praticado ato de incitação à subversão da Ordem Política e Social e instigado outros policiais a atuarem com desobediência".

Outros dois militares já foram expulsos neste ano de 2021, também por participarem do movimento. O primeiro a ser penalizado desta forma foi o soldado Raylan Kadio Augusto de oliveira. Raylan também, conforme a Controladoria, esteve no 18º BPM, no Antônio Bezerra, amotinado.

O outro expulso é um bombeiro identificado como Magno Maciel da Silva. A Controladoria considerou que Magno Maciel "está incapacitado de permanecer na situação ativa do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará". 


Com informações, Diário do Nordeste

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Distrito do Jordão, em Sobral completa 86 anos de criação

 

O vereador do MDB de Sobral, Johnson Lima, divide com os moradores da Serra do Rosário a alegria de comemorar e festejar os 86 anos de criação do distrito do Jordão. Nas redes sociais o vereador, verdadeiro representante do povo, destacou o amor pelo lugarejo: "Tenho orgulho desse distrito que faz parte da nossa história!" destacou vereador Johnson.

SHOW DO IVAN FROTA ABRE OS FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO EM FORQUILHA


 A convite da comunidade Católica do município de Forquilha a equipe do Programa "Show do Ivan Frota", da Rádio Educadora do Nordeste, desembarca nesta sexta-feira, 24, nesta cidade, para participar da abertura dos festejos alusivos ao padroeiro da cidade São Francisco. Após a novena de abertura, você vai poder fazer parte desta festa. Venha acompanhado de sua família!

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Medicina UNINTA: Inscrições abertas para o Processo Seletivo 2022.1


O Centro Universitário Inta (UNINTA) torna público o edital e dá início ao Processo Seletivo 2022.1 para o curso de Medicina, campus Sobral, com 100 vagas disponíveis. As inscrições, bem como a seleção, são 100% online, através da página uninta.edu.br/medicina. A forma de ingresso é por meio do aproveitamento da melhor nota do ENEM a partir da edição 2010, sem necessidade de nova prova.

 O Processo Seletivo apresenta 4 oportunidades de ingresso, ciclos avaliativos independentes entre si, onde será considerada a média aritmética simples mais alta das notas de ENEM dos candidatos para a classificação, em cada entrada. Os candidatos não aprovados em um ciclo podem concorrer novamente nos ciclos seguintes, sem necessidade de nova inscrição.

 Confira as datas para inscrição no Processo Seletivo: 

– 1º Ciclo Avaliativo (20 vagas) – até dia 17 de outubro de 2021. 

– 2º Ciclo Avaliativo (20 vagas) – até dia 21 de novembro de 2021. 

– 3º Ciclo Avaliativo (20 vagas) – até dia 26 de dezembro de 2021. 

– 4º Ciclo Avaliativo (40 vagas) – até dia 30 de janeiro de 2022. 

O recolhimento da taxa de inscrição, no valor de R$ 800,00, deverá ser efetuado para validar a participação. O prazo final de pagamento, de acordo com cada ciclo, deve ser consultado no edital. 

Inscreva-se em uninta.edu.br/medicina

 

 

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Vereadores de Sobral participam da inauguração do novo Centro de Saúde da Família Doutor Thomaz Corrêa Aragão




Os vereadores de Sobral tendo a frente o presidente da Casa Legislativa Vicente de Paulo (Paulão) participaram na  tarde de terça-feira da inauguração do novo Centro de Saúde da Família Doutor Thomaz Corrêa Aragão, no bairro Sinhá Saboia. Com mais de 1.000 metros quadrados, esta será a maior unidade básica de saúde do município. 

Com investimento superior a R$ 2 milhões, com recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), o equipamento de saúde contará com recepção, Serviço de Arquivamento Médico e Estatístico (SAME), farmácia, gerência, sala para marcação de consultas e e-SUS, quatro banheiros, oito consultórios, copa com casa para o gás (norma do Corpo de Bombeiros), consultório odontológico com sala para raio-x, depósito para material dos agentes comunitários de saúde, almoxarifado, dois depósitos de material de limpeza (DML) e salas de sinais vitais, vacina, inalação, coleta, procedimentos, reuniões, atividades coletivas, observação, expurgo e esterilização.

Secretário Sandro Caron visita Sobral e é recebido pelo prefeito Ivo Gomes

 

O secretário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, Sandro Caron e comitiva, esteve em Sobral, no final do dia de ontem para alinhar estratégias que impactem positivamente nas estatísticas criminais do município.

 Durante a estada, Sandro Caron, comentou sobre a redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) nos primeiros 20 dias de setembro em comparação ao mesmo período do ano passado na cidade. 

Segundo o secretário Sandro Caron, no período de 1 a 20 de setembro, foram 14 homicídios em Sobral no ano passado. Nesse mesmo período Sobral registrou seis homicídios este ano. 

Além do balanço parcial do mês de setembro, Sobral apresentou uma redução de 10,6% nos CVLIs no período de janeiro a 20 de setembro de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado.

Além de Sandro Caron, também integravam a comitiva o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio Oliveira; o delegado geral adjunto da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Márcio Gutierrez; além dos diretores do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) da PC-CE, delegados Ricardo Pinheiro e Matheus Araújo.

Os gestores visitaram as sedes da Delegacia Regional de Sobral da Polícia Civil do Estado do Ceará e a Célula da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. Eles também visitaram, com a presença da secretária da Segurança Cidadã de Sobral, Emanuela Leite, as três bases da Polícia Militar do Ceará instaladas nos bairros Várzea Grande, Dom José, Caiçara e Terrenos Novos. Por último, a comitiva se reuniu com o prefeito de Sobral, Ivo Gomes.


terça-feira, 21 de setembro de 2021

INCLUSÃO SE FAZ COM AÇÃO: Governo do Estado reconhece o UNINTA como empresa que mais contratou PCDs em 2020

 


Nos últimos anos a inclusão social tem sido pauta de muita discussão, embora, na prática, ainda seja pouco o esforço feito para abandonar os preconceitos. As leis para inserir pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho existem há mais de 30 anos, mas muitas encontram dificuldades na hora da contratação. Em contramão aos fatos, o Centro Universitário Inta (UNINTA), frente a centenas de outras empresas, se destaca como a que mais contratou PCDs em 2020, na Região Norte do Estado do Ceará.

O gigantesco diferencial, reconhecido pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), dará ao UNINTA o Troféu Empresa Completa, Empresa que Inclui (11º Edição), por ir além e se mobilizar para que a inclusão passe de uma palavra e se torne uma atitude. A premiação, que é conferida pelo Governo do Estado do Ceará, acontecerá no próximo dia 21, dentro da programação do evento realizado entre os dias 20 a 23, em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, anualmente comemorado em 21 de setembro.

O Chanceler e fundador do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, mesmo no pico da pandemia da Covid-19, continuou adotando políticas de valorização do colaborador dentro e fora da instituição. Isso fica evidenciado não só pelos números de contratações de PCDs, mas também pela estrutura oferecida nas instalações da empresa, que possuem acessos com rampas e piso tátil que facilitam a locomoção.

Ser uma instituição socialmente responsável, que atua com base em princípios éticos e humanísticos, são as principais características do UNINTA. Ainda em 2020 recebeu, pela 6° vez consecutiva o “Selo de Instituição Socialmente Responsável”, certificado pela 16° Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, que é realizada pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). 

A Premiação Empresa Completa, Empresa que Inclui 

Em sua 11° edição, é concedida pelo Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) e conferida pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) e do Sistema Nacional de Emprego (SINE-CE) às empresas que mais inseriram profissionais desse segmento laboral.

Guarany de Sobral avança e chega as oitavas de final da série D

 


O Guarany de Sobral garantiu vaga nas oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, 20, no estádio do Junco, o Bugre venceu o Galvez por 2 a 0 com gols de Daniel Passira e João Gabriel. 

O adversário da equipe cearense nas oitavas será o Campinense-PB.


Texto: Futebol Cearense

 

Nova linha de ônibus urbano: Sinhá Saboia via bairro Belchior

 


A nova linha do Transporte Urbano de Sobral (TranSol), a Sinhá Saboia/Centro via Belchior, começou a funcionar nesta segunda-feira (20/09).

O preço das passagens não sofreu alteração, sendo mantido o valor de R$ 1 real. Esse valor corresponde a meia passagem para todos os usuários. Horário: das 6h às 19h (período experimental).

 

Moses Rodrigues preside a reunião do Diretório do MDB no Ceará


Na manhã desta segunda-feira, antes de embarcar para Brasília, o deputado federal Moses Rodrigues (MDB/CE) teve a satisfação de presidir a Convenção do Diretório Estadual do MDB do Ceará, que reconduziu o ex-senador Eunício Oliveira à presidência da Executiva Estadual.

A chapa homenageou o saudoso Paes de Andrade, um cearense íntegro que sempre fez questão de fortalecer os valores de nosso partido. “Desejo sabedoria e sorte ao amigo Eunício Oliveira em mais uma gestão à frente da Executiva Estadual.” Destacou Moses.

Criança é atingida a tiros quando retornava para casa nesta segunda-feira, em Sobral

 

Uma criança de apenas 7 anos, se tornou a mais nova vítima da onda crescente da violência em Sobral. O palco mais uma vez, o Conjunto Habitacional Nova Caiçara. A criança retornava da escola e acabou sendo alvejada no peito e no braço. Levada para Hospital Regional Norte (HRN), foi submetida a uma cirurgia, e permanece internada. 

De acordo com informações de populares o crime aconteceu na tarde de segunda-feira, quando homens ocupando uma motocicleta passaram entre os blocos de apartamentos efetuaram os tiros atingido a criança. Há informação de que uma segunda pessoa de 20 anos de idade, também foi alvejada e socorrida para o mesmo hospital onde a criança está internada.

 Policiais das viaturas da polícia militar que fazem o patrulhamento no bairro, foram até o hospital regional norte para colher mais informações. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), uma pessoa  foi levada para a Delegacia de Polícia Civil para ser investigada. Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Polícia Civil do Estado do Ceará foram mobilizadas e seguem em diligências à procura do segundo suspeito de envolvimento no crime. 

 Policiais Militares do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRAIO) e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) seguem em intensas buscas no município.

segunda-feira, 20 de setembro de 2021

GANHADORES DO TOTOLEC - REGIONAL DE SOBRAL

 


1- Ronaldy Torres Araújo. Zona Rural, Forquilha. Ganhou 3º prêmio R$ 2 mil reais. Vendedor Expedito. 

2- Paulo Nazareno de Moura Ferreira. Rua Jânio Quadros, bairro Santa Casa, Sobral. Ganho Rodada. Vendedora Rosa Miguel.  

3- Maria Júlia da Silva Duarte. Rua Juá Sinhá Saboia, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Marly Holanda. 

4- Alcides Rodrigues Pompeu. Rua Irmã Cira, bairro Padre Palhano, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Rosa Miguel. 

5- Antônia Iana Rufino Lima. Localidade de Logrador, Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Regina Paiva. 

6- Maurilene da Silva Linhares. Rua da Caixa D’Água. Distrito de Jaibaras. Ganhou Rodada. Vendedora Vania.  

7- Sandro Costa. Bairro da Cohab 2,  Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Morena. 

8- Armando Fernandes Cavalcante. Localidade de Rafael Arruda. Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Bianca.

domingo, 19 de setembro de 2021

Ivo Gomes se reúne com delegados para combater aumento da violência em Sobral


 O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), se reuniu nesta sexta-feira (17) com todos os delegados do município para discutir ações de combate à violência na cidade. Na oportunidade, o gestor cobrou ações das forças de segurança pública para diminuir os crimes na região.

“Tenho me reunido rotineiramente com as forças de Segurança e fazendo tudo que está ao meu alcance para trazer mais paz e tranquilidade ao povo de Sobral”, disse Ivo Gomes. O prefeito de Sobral afirmou que, desde que assumiu a gestão do município, em 2017, comprou materiais necessários para o trabalho das polícias, contratou mais profissionais e buscou valorizar a Guarda Municipal. “Fizemos tudo o que as leis permitem”, garantiu.

Ivo Gomes ressaltou que a população deve fiscalizar e, se necessário, cobrar providências da Delegacia Municipal. “É muito importante que a população acompanhe a atuação da delegacia municipal e também cobre providências”, finalizou.

 

(CN7)

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...