sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Deputado Moses Rodrigues participa de almoço com Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias em Uruburetama

 


Nesta quinta-feira, 07, o deputado federal Moses Rodrigues participou de um almoço com Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias na localidade de Água Sumida, no município de Uruburetama. O evento foi organizado pelo Prefeito Branco do Angelim e pela primeira-dama e Secretária de Ação Social, Renata Marques. 

Durante o evento, que encerrou as comemorações pelo dia dos profissionais da saúde, o parlamentar falou sobre a importância da valorização da categoria e o apoio a questões que estão tramitando na Câmara Federal, como as PECs 14 e 22. 

“É preciso reconhecer a importância do trabalho desempenhado pelos agentes de saúde e pelos agentes de endemias em todo o país. Ativos em situações extremas são verdadeiros heróis da saúde publica no Brasil. Por isso, levanto a bandeira de melhores condições salariais e de trabalho para todos os ACS e ACE”, finalizou.

 

TSE determina novas eleições para prefeito e vice de Viçosa do Ceará

 


O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão de julgamento desta terça-feira, determinou a realização de novas eleições majoritárias no município de Viçosa do Ceará (CE). A Corte Eleitoral, de forma unânime, negou provimento a recurso e julgou prejudicada a liminar que mantinha provisoriamente os mandatos do prefeito e do vice-prefeito da cidade de Viçosa do Ceará (CE), José Firmino de Arruda e Marcelo Ferreira Moreira (MDB), respectivamente.    

Com a decisão, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) deverá afastar de forma imediata das funções os atuais gestores do município. Assim, o presidente da Câmara Municipal deverá exercer o mandato provisório de prefeito da cidade cearense até a realização do novo pleito eleitoral. 

Por meio de liminar concedida pelo relator do caso no TSE, ministro Carlos Horbach, os gestores municipais se mantiveram no cargo. Segundo Horbach, a medida se justificou para que a alternância no poder municipal não comprometesse as medidas de combate à pandemia de Covid-19 no município, até que a situação jurídica das candidaturas fosse definida pelo TSE. 

Ao votar na sessão desta terça, o relator revogou a medida liminar e, no mérito, manteve o acórdão do TRE-CE que cassou os registros de candidatura e os diplomas dos candidatos pela prática de conduta vedada a agente público e abuso do poder político, caracterizados pela perfuração de poços artesianos durante a campanha eleitoral de 2020. 

O relator citou em seu voto a configuração da prática de abuso do poder político, econômico e compra de votos para benefício da reeleição dos então candidatos, com divulgação nas redes sociais, por simpatizantes, sobre a perfuração de poços em distintas localidades na zona rural de Viçosa do Ceará, com recursos públicos, às vésperas do pleito, com o intuito de aliciamento eleitoral.

quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Deputado Federal Moses Rodrigues recebe título de cidadão de Forquilha

 


Na noite desta quarta-feira, 06, o Deputado Federal Moses Rodrigues recebeu na Câmara dos Vereadores o título de cidadão honorífico do município de Forquilha, na Zona Norte do Ceará. A proposição, aprovada por unanimidade na Casa Legislativa, foi do vereador Carlos Wagner.

“É com imensa satisfação que recebo o título de cidadão dessa cidade que sempre me acolheu como filho. Forquilha, a cidade-irmã de Sobral, muito tem contribuído para o desenvolvimento da Zona Norte”, destacou o parlamentar.

Durante o seu discurso, Moses Rodrigues falou sobre o processo de regularização fundiária das terras do perímetro irrigado de Forquilha junto ao Departamento de Obras Contra as Secas - DNOCS e sobre os recursos destinados para o município.

“_ Desde o inicio do mandato já foram destinados recursos para construção de passagens molhadas, obras de pavimentação e para a área da saúde – aquisição de equipamentos, ambulância e consultório odontológico_”, finalizou.

Ainda receberam título de cidadão de Forquilha o empresário Alex Fontes de Oliveira, o Presidente da Associação dos Pescadores, Ernesto Marques Teófilo, o empresário, José Wilson de Freitas, e o poeta Raimundo Pedro J. Holanda.

 A sessão solene contou com a presença dos vereadores José Eliezer Carlos Siqueira, Roque Gonçalves Lima Filho, Maria das Neves Ferreira, Marcelo Sousa Siqueira, Francisco Gerson Rodrigues Freire, José Anchieta Rodrigues, Carlos Wagner Cavalcante Araújo, Márcio Daniel Ricarte Vasconcelos, Sebastião Martins da Frota Neto, Carlos César Martins e Leonardo Martins Rodrigues. Ainda estiveram presentes os vereadores de Sobral Chico Joia e Zé Victor Marinho, além de lideranças políticas da região e amigos, como Valdir Loiola, Cláudio Portela e Sidcley Tavares.



quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Ceará x Internacional: com volta da torcida nesta noite de quarta-feira


Se a expectativa para o próximo jogo do Ceará na Série A do Brasileiro era enorme após 11 dias sem entrar em campo devido ao adiamento contra o Bahia em Salvador, ela aumentou consideravelmente por um fator histórico. Nesta quarta-feira às 19 horas no Castelão contra o Internacional acontecerá o reencontro entre time e torcida alvinegra.

Com a liberação das autoridades, as torcidas retornaram aos estádios na Série A no último fim de semana e agora é a vez do Ceará sentir este contato tão intenso ao receber em casa o time gaúcho pela 24ª rodada. 

Será um reencontro após mais de 500 dias separados pelas necessárias restrições sanitárias no combate à pandemia. O último jogo do Vozão com torcida foi contra o Vitória-BA, no dia 12 de março de 2020, pela Copa do Brasil do ano passado.


Novos profissionais selecionados pelo "Mais emprego, Mais Sobral" iniciam atividades

 


Nesta segunda-feira (04/10), os selecionados do programa 'Mais Emprego, Mais Sobral' iniciaram suas atividades na sede do município. A última convocação foi feita para suprir o restante das 250 vagas criadas em julho deste ano para as funções de gari, rasteleiro, marceneiro, pedreiro, eletricista, controlador de acesso e borracheiro. 

A duração dos contratos é de seis meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O programa 'Mais Emprego, Mais Sobral' acontece desde o primeiro semestre de 2021 e foi criado para amenizar o impacto financeiro causado pela pandemia do coronavírus.  Outras informações em: stde.sobral.ce.gov.br

Enel de Sobral terá tolerância de 15 minutos para atendimento ao consumidor


 Foi aprovado na sessão de terça-feira, 5, da Câmara de Sobral o Projeto de Lei de autoria do vereador Mário Vicktor (MDB) que obriga a empresa concessionária de energia elétrica em Sobral (ENEL) a realizar atendimento em no máximo 15 minutos ao consumidor.

A decisão vale para quem buscar atendimento na sede da empresa, existindo uma tolerância de mais 15 minutos nos horários de pico. “Existem inúmeras penalidades a Enel no caso de descumprimento das determinações impostas. Seguindo os trâmites legais, o projeto será enviado ao Prefeito de Sobral e aguarda sanção.” Destacou Mário Vicktor.

Inscrições abertas para o Processo Seletivo Unificado 2022.1

 


O Centro Universitário Inta (UNINTA) e a Faculdade Uninta Sobral tornam público o Processo Seletivo Tradicional 2022.1. São quatro modalidades de ingresso: Aproveitamento da Nota do ENEM, Prova, Transferidos e Graduados, todas com seleção 100% online. As inscrições devem ser realizadas até o dia 13 de março de 2022, na Página uninta.edu.br/vestibulares.

Estão disponíveis 23 opções de cursos presenciais, todos com acesso a financiamentos como o FIES, CredIES e Pravaler. As aulas para os estudantes matriculados terão início no dia 14 de março de 2022. 

Escolha uma modalidade: 

Prova Online

Nesta forma de ingresso, o candidato realiza uma prova online com 30 questões de múltipla escolha. A data e o horário, bem como as orientações de como acessar o exame estão disponíveis no edital do processo seletivo. 

Aproveitamento da nota do ENEM

Já nesta modalidade, o candidato opta por utilizar sua nota do ENEM, de qualquer edição a partir de 2010, como forma de seleção, excluindo a necessidade da realização de prova. A pontuação mínima pode ser consultada no edital. 

Transferidos e Graduados

Para os estudantes que desejam transferir seu curso para o UNINTA, bem como para aqueles que já possuem uma graduação, a seleção se dá por análise de documentos, disponíveis para consulta no edital.

terça-feira, 5 de outubro de 2021

MEC autoriza a abertura do Curso de Psicologia na FAL

 


O Ministério da Educação (MEC) publicou na segunda-feira (04) na edição do “Diário Oficial da União”, a portaria Nº 1.109 que permite a abertura de 150 vagas no Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Alencarina de Sobral (FAL). O Curso foi autorizado pelo MEC com nota máxima, ou seja, 05.

O Curso de Psicologia da FAL tem como objetivo formar profissionais capazes de diagnosticar, planejar, executar e avaliar necessidades de intervenção em diferentes contextos institucionais, possibilitando a superação de problemas e dificuldades que comprometem os indivíduos, grupos, organizações e comunidades, permitindo a promoção da saúde e da qualidade de vida. 


Sob a coordenação da Profa. Ma. Ana Karine Sousa Cavalcante, o Curso terá duração de 5 anos, na modalidade presencial.


Segundo a Diretora Geral da FAL, a Profª. Nayara Machado, o lançamento do edital do processo seletivo de 2022.1 acontecerá ainda nesta semana. 


Para conferir a portaria completa de autorização, no link disponível: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-1.109-de-1-de-outubro-de-2021-350016254

Prefeitura de Sobral tem Coleta Programada


 A Prefeitura de Sobral, através da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos, dispõe de número de telefone para você que quer desapegar de móveis velhos. Através desse número 0800 275 2325 você pode programar o dia e a hora que equipe irá pegar. Não jogue móveis velhos em terrenos baldios. Chame uma equipe da Sesep. 



segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Gasolina no Ceará chega a R$ 6,99 o litro, a mais cara do Nordeste

 


O Ceará voltou a se destacar na região Nordeste e também no País pelos altos preços da gasolina na última semana. De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o produto foi encontrado a R$ 6,99 o litro na Capital cearense entre os dias 26 de setembro e 2 de outubro.

É o maior dos nove estados do Nordeste pesquisados e está entre os três maiores do País, ao lado de Minas Gerais (R$ 6,99). Rio de Janeiro (R$ 7,16) e Acre (R$ 7,13) ocupam as primeiras posições no ranking.

Além disso, o preço máximo de R$ 6,99 representa uma alta de R$ 0,55 em relação ao preço máximo da semana entre 19 e 25 de setembro, quando o maior valor para a gasolina encontrado no Ceará foi R$ 6,44.

Apesar do forte aumento no preço máximo, o valor médio do combustível nos postos não teve alteração tão significativa quanto. Na última semana, o preço médio ficou em 5,98 - alta de R$ 0,01 na comparação com a semana imediatamente anterior.


Com informações, Diário do Nordeste

domingo, 3 de outubro de 2021

Evento "Mulheres Empreendedoras", promovido pelo Instituto Varjotense de Caridade, reúne estudantes, empresárias e promotoras do bem.

 


Na noite da última sexta-feira (01.10) o Instituto Varjotense de Caridade, associação sem fins lucrativos e que tem como meta debater os problemas de Varjota e apontar possíveis soluções, realizou uma roda de debate composta por representantes de vários segmentos sociais, podendo citar: alunos da rede pública municipal, privadas do município de Varjota e dos municípios circunvizinhos (alunos da Escola Técnica de Reriutaba). O tema foi "Mulher Varjotense Empreendedora".

Em fala a Presidente Lyssandra Robert (Empreendedoda) ressaltou a importância da interação: Poder Público, sociedade civil, estudantes e terceiro setor. Ainda segundo a Presidente as ações assistencialistas devem ser articuladas com o máximo de parcerias para que o objetivo maior, que é ajudar o povo, seja realmente alcançado.

Quem também fez uso da fala foi a Vice Presidente do Instituto Varjotense de Caridade, Romana Rodrigues Cardoso, que considera de fundamental importância a promoção dos debates relacionados à políticas públicas que atendam os jovens, a mulher e o incentivo ao empreendedorismo social.

O ato com a presença de autoridades locais como o Prefeito Elmo Monte e a Vice Prefeita Alessandra Araújo (Loura do Povo) e da Primeira Dama  e Secretária de Assistência Social, Arineia Teles, além de empresárias do ramo de confecção, estética e maquiagem, turismo e hotelaria, advogadas, administradoras, contadoras e vários outros segmentos qualificando em conteúdo o evento.

Os jovens estudantes e os demais participantes, puderam ter a oportunidade de ouvir histórias de sucesso de mulheres comuns que vencem na vida através da dedicação, planejamento estratégico e foco no resultado.

Segundo a Presidente do Instituto este foi o primeiro de muitos debates temáticos que irão contribuir com as ações voltadas para o bem estar comum.



Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...