sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

MORADORES DO JORDÃO SÃO OBRIGADOS A CONVIVER COM RUAS ESBURACADAS

 


Os moradores do distrito do Jordão, Sobral, estão a esperar que a Prefeitura realize o serviço recuperação das ruas centrais da localidade. Um pedido e, forma de requerimento já oi protocolado na Câmara de Vereadores pelo vereador Johnson Lima. Neste período, com a chegada das chuvas a situação se complica.

Informações chegadas ao gabinete do vereador Johnson, que é da bancada de oposição, a Secretaria de Infraestrutura aguarda a conclusão de serviços de saneamento, para realizar a operação tapa buracos.

A justificativa não agrada aos moradores que se sentem esquecidos pela Prefeitura de Sobral, e chegam a comentar que o serviço não está sendo realizado para não atender o pedido do vereador Johnson Lima.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2022

HRN contrata profissionais de saúde para reforçar atendimento a infectados pela covid


 Esta semana, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, abriram vagas para a contratação temporária de profissionais da saúde com registro ativo. Os hospitais são da Secretaria de Saúde do Estado (SESA) e geridos pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

No HRN, as vagas ofertadas são para enfermeiro (15 vagas); 17 vagas para médicos, de várias especialidades; técnico em enfermagem (30 Vagas); fisioterapeuta (9 vagas); auxiliar administrativo (2 Vagas); auxiliar de laboratório (4 vagas); assistente social (1 vaga); nutricionista (1 vaga); farmacêutico (1 vaga); além de auxiliar de farmácia, com 4 vagas. Todos os cargos também têm cadastro de reserva.

Já, no HRSC, estão sendo ofertadas 10 vagas para enfermeiro, 28 para técnico em enfermagem e 9 contratações para fisioterapeuta. Também haverá formação cadastro de reserva. As inscrições são feitas por e-mail, até o dia 14, deste mês. As unidades de saúde informam que os currículos devem ser enviado para os endereços de Quixeramobim: ngphrsc@isgh.org.br (Hospital Regional Sertão Central) E Sobral: gestaodepessoashrn@isgh.org.br. (Hospital Regional Norte). 

MAIS INFECTADOS 

No último levantamento divulgado pelo IntegraSUS, entre essa segunda e a terça-feira (dias 10 e 11), os números de Sobral, relacionados ao coronavírus, mostram aumento de casos. Na segunda, foram registrados 336 novos pacientes; na terça, o número havia subido para 456. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o município já perdeu, para a grave doença, 747 vítimas. A situação de aumento de casos positivos já preocupa o Poder Público que, a exemplo dos dois anos anteriores, inicia a implantação de estratégias mais efetivas para minimizar o impacto que a covid-19 traz à vida das pessoas. 

Só para se ter uma ideia da gravidade da situação, os números registrados têm mostrado uma média de 83 casos de infecção por dia. Os dados levantados pela plataforma da Prefeitura de Sobral @falasaudesobral mostram que o número de pessoas infectadas superou todo o quarto trimestre de 2021, que contabilizou 121 casos. Segundo os cálculos, a cada quatro pessoas testadas, este ano, uma está infectada.

RADIALISTA LUIZ SIQUEIRA TEM BOA RECUPERAÇÃO APÓS CIRURGIA NO HOSPITAL DO CORAÇÃO

 O radialista e comunicador da VOZ FM Sobral, Luiz Siqueira tem boa recuperação após passar por cirurgia no Hospital do Coração. Na imagem: Luiz Siqueira com o médico cardiologista Dr. Cristiano.


O radialista e comunicador da VOZ FM Sobral, Luiz Siqueira tem boa recuperação após passar por cirurgia no Hospital do Coração. Na quarta-feira, um dia após a colocação de stent, foi retirado o oxigênio e ele respira normalmente. O coração está trabalhando bem, sem precisar de auxílio de estimulantes. Nesta quinta-feira já deve ser retirado os drenos. Sexta ou sábado ele deverá ir para uma enfermaria normal.

Por enquanto ele não pode receber visita dos familiares, mas quando estiver na enfermaria, ele irá receber, respeitando os procedimentos protocolares. “Vamos continuar pedindo a Deus por sua recuperação, pois se Deus quiser, logo estaremos ouvindo o BOM DIA do nosso amigo guerreiro, nas manhãs do rádio.”

 

quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Ceará teve 26 mortes por Covid nos primeiros dez dias de 2022


O Ceará registrou 26 mortes causadas por Covid-19, em 16 municípios do Estado, nos primeiros dez dias de 2022, conforme dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), extraídos pelo G1 na manhã desta terça-feira (11).

A maioria dos óbitos foi registrada em Fortaleza, com oito pessoas mortas pelo novo coronavírus. Em seguida vem as cidades de Cascavel, Canindé e Paracuru, que registraram dois óbitos em cada. Já as cidades da região do Cariri, como Sobral, Juazeiro do Norte e Crato, tiveram uma morte em cada.

Apesar da quantidade, o número de vítimas no período este ano é 84,1% menor que os óbitos registrados nos primeiros dez dias de 2021, quando 164 pessoas morreram no Estado devido a Covid.

A diminuição dos óbitos é proporcional ao avanço da vacinação no Ceará, que teve início no dia 19 de janeiro de 2021 e, desde então, vem ampliando o público-alvo de acordo com a chegada e distribuição de novas doses. Atualmente o Estado se prepara para iniciar imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Veja as cidades do Ceará que já registraram óbitos por Covid em 2022:

Fortaleza - 8 mortes

Caucaia - 2 mortes

Cascavel - 2 mortes

Paracuru - 2 mortes

Canindé - 1 morte

Caridade - 1 morte

Crato - 1 morte

Horizonte - 1 morte

Iguatu - 1 morte

Jaguaribe - 1 morte

Juazeiro do Norte - 1 morte

Pacatuba - 1 morte

Pedra Branca - 1 morte

São Gonçalo do Amarante - 1 morte

Sobral - 1 morte

Umari - 1 morte



Fonte: G1 CE

FREI GLAUBER PINHEIRO SERÁ TRANSFERIDO PARA A CIDADE DE JUAZEIRO DO NORTE


Após dez anos em um dos maiores santuários franciscanos no Ceará, Frei Glauber Pinheiro está se despedindo do Santuário de São Francisco e a Ordem dos Frades Capuchinhos em Sobral, o atual reitor do Santuário São Francisco de Sobral, foi designado para continuar sua missão em Juazeiro do Norte-CE. A data da transferência ainda não foi confirmada, mas será no primeiro semestre de 2022.

Frei Glauber Pinheiro Barros, que natural de Quixadá-CE, ganhou o título de Cidadania Sobralense no ano de 2015.

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

PREFEITURA DE SOBRAL ATENDE APELO FEITO NO BLOG WILSON GOMES

 


Depois de publicado matéria com o título: "MOTORISTAS RECLAMAM DE BURACOS NA AVENIDA DA UNIVERSIDADE, EM SOBRAL" que trazia reclamação de pessoas que trafegavam pela Avenida da Universidade, em Sobral, no trecho, em frente ao Mix Atacarejo, a Prefeitura de Sobral agiu rápido e já consertou os buracos ali existentes. 



Uma a cada quatro pessoas que faz o teste de covid-19, está infectada em Sobral


 O número de casos de covid-19 nos primeiros dias de 2022, aumentou consideravelmente. Do dia 1º ao dia 9 de janeiro, 754 pessoas testaram positivo para a doença, média de 83 casos por dia. O número de pessoas infectadas superou todo o quarto trimestre de 2021 que contabilizou 121 casos. De acordo com os cálculos a cada quatro pessoas testadas em 2022, uma está infectada. Os números são da plataforma da Prefeitura de Sobral @falasaudesobral. 

O Portal Paraíso visitou seis postos de saúde nos bairros Sinhá Saboia, Cohab II, Terrenos Novos, Coelce, Campo dos Velhos e Vila União. Em todos os postos foi constatado aumento no número de atendimento de pessoas com síndrome gripal. Na manhã desta segunda-feira (10), o Hospital de Campanha Dr. Francisco Alves, registrou aglomeração de pessoas à procura de fazer teste para a covid-19.

Emanuel Marcelino, 25, auxiliar administrativo, disse para o Portal Paraíso que a empresa o encaminhou para a UPA que o enviou para o Hospital de Campanha. “As pessoas que estão sendo encaminhados da UPA para o Hospital de Campanha não têm prioridade no atendimento porque a gente pega fila na UPA para ser encaminhado e chega no hospital pega outra ficha e outra fila. Na UPA eles dizem que o encaminhamento a gente vai ser atendido mais rápido, mas não é o que está acontecendo” disse o auxiliar administrativo. A equipe de reportagem não conseguiu falar com a direção do hospital. 

Por Edwalcyr Santos / Sistema Paraíso

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

99 anuncia serviço de viagens com moto para Sobral e outras 8 cidades do Brasil


A 99 anunciou que começa a disponibilizar viagens com motos em sua plataforma a partir da próxima terça-feira (11). O serviço chega em 9 cidades das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, mas será expandido a outras localidades ao longo do ano.

De acordo com a empresa, o 99Moto pode ser até 30% mais barato aos passageiros ao comparar com viagens de carros. O Uber também oferece deslocamentos em motos em diversas cidades brasileiras, como Palmas e Belo Horizonte.

 Veja as cidades que recebem o modal da 99 neste primeiro momento:

Aracaju (SE)

Feira de Santana (BA)

Goiânia (GO)

Campo Grande (MS)

João Pessoa (PB)

Recife (PE)

Sorocaba (SP)

Sobral (CE)

Teresina (PI)

A empresa disse que a recomendação é que os passageiros utilizem o próprio capacete por conta da pandemia de coronavírus. Além disso, o uso de máscara é obrigatório e somente passageiros com mais de 18 anos podem fazer as viagens.

Cadastro de motociclistas

A empresa indica que para ser um motociclista parceiro é preciso ter 19 anos de idade ou mais, carteira de habilitação definitiva – contendo a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR).

Também é exigido que o condutor cumpra os requisitos legais correspondentes ao local de atuação para exercício da atividade de transporte remunerado individual de passageiros.

 

Casos de Covid-19 no Ceará mais que triplicaram na primeira semana de janeiro

 


O número de casos confirmados de Covid-19 na primeira semana de 2022 apresentou crescimento de 216% em relação à primeira semana do mês anterior. Segundo o painel IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), entre os dias 1º e 8 de janeiro, o Estado registrou 3.157 novos diagnósticos positivos para a doença, mais que o triplo do total verificado no mesmo intervalo de dezembro, que somou 997. Em média, foram 394 casos contabilizados a cada 24 horas considerando todos os 184 municípios cearenses.


Também houve alta no registro de mortes, que passaram de 16 para 19 no mesmo período avaliado, crescimento de 18,75%. A maioria dos óbitos aconteceu em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (11), seguida pelo Cariri (4) e Sertão Central (2). As regiões Litoral Leste e Norte tiveram uma morte confirmada cada.

Embora evidenciem que a pandemia ainda é uma realidade, os números de agora são bem melhores do que os registrados no começo do ano passado. Segundo os indicadores do IntegraSUS, na primeira semana de 2021, o total de mortes confirmadas havia chegado a 127, seis vezes maior do que as estatísticas atuais. Àquela altura, no entanto, a campanha de vacinação contra a Covid-19 ainda não tinha começado no Ceará e em nenhum outro Estado do Brasil. (O Povo).

 

Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...