sexta-feira, 18 de março de 2022

Profissionais da Santa Casa de Sobral se reúnem para criação de um Comitê de Sustentabilidade


Empresas só serão sustentáveis se todos os seus funcionários, inclusive a liderança, passarem a também pensar – e trabalhar – de forma sustentável. Ou seja, a sustentabilidade precisa estar alinhada ao desenvolvimento interno de uma organização. Pensando nisso, profissionais da Santa Casa de Misericórdia de Sobral se reuniram na sexta-feira (04/03) para a criação de um Comitê de Sustentabilidade.

A ação integra o Planejamento Estratégico da Instituição e tem como objetivo a elaboração e implementação de políticas e campanhas de conscientização de uso racional de recursos e sensibilização aos colaboradores.

Conduzido pelo engenheiro elétrico, e coordenador do Serviço de Manutenção e Engenharia Clínica, José Wilker Rocha, o comitê tratará inicialmente do consumo consciente de água e energia. “Juntos, com a implementação destas e outras medidas sustentáveis, contribuiremos para o desenvolvimento sustentável e reduziremos significativamente os desperdícios em nossa Instituição”, explicou Wilker.

ESTUDE NO UNINTA: INSCRIÇÕES DO PROCESSO SELETIVO 2022.1 PRORROGADAS ATÉ ABRIL


O Centro Universitário Inta (UNINTA) estendeu o período de inscrições para o Processo Seletivo 2022.1 até o dia 08 de abril, uma nova oportunidade para quem deseja ingressar em um curso de graduação e começar a estudar já neste semestre. A seleção conta com a vantagem de ser 100% online e gratuita.

De forma ágil, o candidato, em até 24h após a realização do processo seletivo escolhido, já saberá seu resultado e poderá se matricular imediatamente. Estão disponíveis quatro formas de ingresso, que são: Prova Escrita, Aproveitamento da nota do ENEM, Transferidos e Graduados.

Escolha sua forma de ingresso:

Prova Online

Nesta forma de ingresso, o candidato realiza uma prova online com 30 questões de múltipla escolha. A data e o horário, bem como as orientações de como acessar o exame estão disponíveis no edital do processo seletivo (tópico 3).

Confira o Edital:

https://drive.google.com/file/d/1oGH5TOQlIZaAsATd5n9iI9-Jwe1RP2pX/view

 Aproveitamento da nota do ENEM

Já nesta modalidade, o candidato opta por utilizar sua nota do ENEM, de qualquer edição a partir de 2010, como forma de seleção, excluindo a necessidade da realização de prova. A pontuação mínima pode ser consultada no edital (tópico 3).

 Confira o Edital:

https://drive.google.com/file/d/1QxYXRaJwUMaik94TsvlBPpLNuHbRYGlW/view

 Transferidos e Graduados

Para os estudantes que desejam transferir seu curso para o UNINTA, bem como para aqueles que já possuem uma graduação, a seleção se dá por análise de documentos, disponíveis para consulta no edital. 

Confira o Edital:

https://drive.google.com/file/d/1bFHBDOo9xbZPbzeML7xjvRFXNcpuNwyU/view

INSCREVA-SE 

https://vestibularesemsobral.com.br/

 

Caça às bruxas’ de Ivo Gomes contra professores que participaram da manifestação em Sobral


A mensagem abaixo é de um dos vários comunicados enviados pelos gestores de escolas aos grupos de Whatzapp dos professores por ordem do secretário da educação contra os professores que participaram do ato nesta manhã de quinta-feira (17), no centro de Sobral. 

Mensagem da Prefeitura Municipal de Sobral para os professores. “De o recado aí para os seus professores. ✅ Ampliação (quem pleiteia) pode ser indeferida; ✅ temporários: automaticamente o vínculo será cancelado; ✅ efetivo desconto de um dia de falta. Simples assim”. Diziam as mensagens. 

Logo no início da tarde, os professores já contabilizam os efeitos da perseguição oficializada pela prefeitura que justificar agir dentro da legalidade. Demissões em massa de temporários e redução da jornada ampliada, mais descontos de faltas.

O Sindicato que representa a categoria questiona a Prefeitura sobre a perseguição aos professores que realizaram um ato democrático e pacífico em defesa de valorização e da aplicação do piso nacional na referência inicial da carreira. Com isso, prometem acionar o Ministério Público, Câmara de Vereadores, Comissão Sindical da OAB e Federação Estadual dos Servidores Públicos para resguardar a categoria.


 

quinta-feira, 17 de março de 2022

Câmara de Vereadores de Sobral presta homenagem ao edil Johnson Lima

 


A Câmara de Vereadores de Sobral, abre as portas para homenagear o parlamentar Johnson Lima, que neste dia 17 de março, comemora mais um ano de vida. Johnson Lima tem suas ações parlamentares voltadas para as comunidades carentes da Serra do Rosário. Eleito pela bancada de oposição tem trânsito livre entre todos os parlamentares. 

O BLOG WILSON GOMES, se rende as homenagens para desejar ao vereador Johnson Lima, uma feliz nova data.

Professores que farão protesto em Sobral poderão ser punidos


Os professores da rede Municipal de ensino da cidade de Sobral, prometem iniciar nesta quinta-feira, 17, uma paralização em protesto ao reajuste oferecido à categoria pelo prefeito Ivo Gomes. A rede de negociação começou no início da semana, mas a proposta de aumento de 21%, bastante inferior, a proposta do Governo Federal que é de 33,24%, e recusada por toda categoria. 
O Sindsems convocou todos os professores da rede pública municipal para participar, na quarta-feira (16), na sede do sindicato, de reunião para organizar e definir as ações da paralisação.

Para tentar reverter a situação os profissionais da educação prometem uma manhã de proposta com paralização nas atividades e concentração em frente ao prédio da Prefeitura de Sobral. Mas já há denúncias de ameaças de punição, e estão acontecendo como alerta: Para cada situação uma advertência começou a ser enviada: Para quem está no processo de ampliação ou pleiteia poderá ter o processo indeferido ser for identificado entre os manifestantes.  Os temporário poderão ter o vínculo cancelado e para os efetivos será aplicado falta ao local de trabalho.



2ª Cavalgada do Jaibaras em homenagem ao Dia de São José


 Para marcar o dia de comemoração ao Dia de José, acontece neste sábado, dia 19, a 2ª Cavalgada do Jaibaras. O evento terá início às 12h com saída no Bar do Doca (Setor 3) e chegada no Tucunaré. Sinfonia Musical e Rosinha do Acordeon, farão a animação do evento.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Moradores da localidade de Assentamento Logradouro, em Aracatiaçu, sofrem com a falta de atenção do prefeito Ivo Gomes


As chuvas são sempre um grande desafio para quem mora na região rural da cidade de Sobral, onde a falta de atenção da Prefeitura de Sobral impera durante o ano todo. E chega o inverno e essas comunidades passam a viver de forma isolada. 

É o que acontece com a os moradores da localidade de Assentamento Logradouro, em Aracatiaçu. Acompanhe através desse desabafo de  uma moradora que chega através das redes sociais: “Aqui estamos mas uma vez nos deparando com os Rios cheios e nossos filhos voltando pra casa da escola e ficando ilhados por falta de responsabilidade e honestidade e compreensão do prefeito Ivo Gomes até quando vamos ficar nessa situação de fica esperando a boa vontade de vocês enquanto nossos filhos ficam ilhados porque vocês querem cadê os vereadores que foram eleitos no distrito de Aracatiaçu que não toma as providencias com as comunidades que todos os anos passam por esse sofrimento. É revoltante em quanto vocês então no aconchego de vocês no bem bom fica aqui o povo das comunidades passado por isso e vocês nem ai com a situação mas quando está perto das campanhas política vem todos em nossas casas pedir votos e promessa e nada e feito até hoje esperamos um resposta do vereador e prefeito e nada e feito isso nós revolta vamos agir meu povo vamos trabalhar pro cidadão queremos resposta e uma solução pra comunidade do assentamento Logradouro e outras localidade que precisa ser atendido.”

terça-feira, 15 de março de 2022

Ciro Gomes apresenta propostas e é questionado sobre João Santana em seminário sobre corrupção


O pré-candidato a presidente Ciro Gomes (PDT) debateu com pesquisadores as linhas gerais sobre a plataforma anticorrupção que pretende apresentar ao eleitor no período eleitoral. Em um momento da discussão, foi confrontado pelo professor universitário Bruno Carazza sobre a presença de João Santana como principal marqueteiro da campanha.

O jornalista e publicitário baiano com experiência em campanhas eleitorais foi preso em 2016. Ele foi condenado na operação Lava Jato por ter recebido valores em caixa dois do PT.
Carazza apontou a vida pregressa de Santana como fator de contradição para Ciro, que discordou da avaliação, com o adendo de que ele foi condenado por Sergio Moro, o ex-juiz considerado suspeito pelo STF em ações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Pois bem, ele (Santana) foi absolvido na acusação de corrupção e foi condenado por esses vícios de caixa dois em que prestou o serviço. É notório e público que ele prestou, de fato, o serviço e foi renumerado com caixa dois e nisto cometeu um erro indesculpável, foi por isso condenado, pagou todas as penas e está de volta a sociedade", defendeu o pedetista.


Com informações, O Povo.

segunda-feira, 14 de março de 2022

PDT chega ao 10º encontro regional com pré-candidatos; faltam dois

 


O PDT do Ceará chegou ao 10º encontro regional realizado com pré-candidatos ao Governo do Ceará. Agora, faltam dois eventos em municípios ainda não definidos. Na última sexta-feira, os trabalhistas se reuniram em Pacajus, na Região Metropolitana de Fortaleza. Nesse sábado, foi a vez de Paracuru, a 90,8km da Capital. A ideia é ouvir as bases sobre virtudes e falhas do projeto político iniciado por Cid Gomes (2006–2014) e continuado por Camilo Santana (2015–2022).

A disputa interna começa a afunilar, com demonstrações explícitas e implícitas de preferências. Prefeito de Fortaleza, Sarto defendeu abertamente a candidatura Roberto Cláudio, ex-prefeito de Fortaleza. André Figueiredo, presidente do PDT no Ceará, não manifestou apoio à vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, mas destacou que, como governadora, ela tem tendência de postular a reeleição, caso queira. 

Os encontros são também meio de tornar os quatro pré-candidatos mais conhecidos e medir a aceitação de cada um nesses ambientes. Além de Izolda e Roberto Cláudio, Evandro Leitão (presidente da Assembleia) e Mauro Filho (deputado federal) estão no páreo.

A dinâmica é liderada pelo senador Cid Gomes (PDT), segundo quem pesquisas de opinião e aceitação dos aliados também serão fatores determinantes para a escolha. 


Com informações, O Povo.



Amor que vence desafios: paciente em cuidados paliativos na Santa Casa de Sobral realiza sonho de casamento

  ( Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Dona Maria do Socorro Araújo de Sousa e Francisco Benedito de Sousa, ambos com 65 anos ...