sábado, 21 de maio de 2022

TRE-CE cassa mandatos de prefeito e vice de Nova Russas

 

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) decidiu, nesta sexta-feira, 20, pela cassação dos gestores de Nova Russas, a prefeita Giordanna Mano (PL), e o vice-prefeito Anderson Pedrosa (PMN). A Corte entendeu que houve abuso de poder político e captação ilícita de votos durante as eleições de 2020. O tribunal definiu ainda que a prefeita e o deputado federal Júnior Mano (PL), marido da gestora, fiquem inelegíveis por oito anos. Ainda cabem recursos ao TRE e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O presidente do TRE-CE, desembargador Inácio Cortez, foi um dos que votou pelo reconhecimento de abuso de poder político e pela perda dos mandatos para os ocupantes dos cargos de prefeito e vice. Ele também foi favorável à inelegibilidade da prefeita e do deputado pelo prazo de oito anos, a contar das eleições de 2020; A decisão não afeta o atual mandato do deputado Júnior Mano.

PÓS-GRADUAÇÃO UNINTA: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A NOVA TURMA DE CLÍNICA MÉDICA E CIRÚRGICA DE PEQUENOS ANIMAIS

 


O Centro Universitário Inta (UNINTA) está com inscrições abertas para a nova turma de Pós-Graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Voltada para profissionais da área veterinária, a especialização presencial terá início neste domingo, dia 21 de maio.

A nova turma é uma iniciativa que visa manter um padrão na qualidade de ensino dentro das turmas de pós-graduação. O principal diferencial é a realização dos módulos uma vez por mês, durante o final de semana, onde são divididos em um momento teórico e outro prático.

Os estudantes egressos da graduação têm condições especiais na mensalidade da Pós-Graduação. Para saber mais, o interessado deve entrar em contato pelos números (88) 9.9960-0124 ou (88) 3112.3500. 

SERVIÇO

Curso: Pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais

Local: Campus Sede

Rua Antônio Rodrigues Magalhães, 359, Dom Expedito, Sobral

Data de início: 25/05/2022

Informações e Inscrições: (88) 9.9960-0124 | 3112.3500

sexta-feira, 20 de maio de 2022

DOIS BANDIDOS PRATICARAM ASSALTOS CONTRA UNIVERSITÁRIOS EM JAIBARAS

 

Dois homens com arma em punho praticaram assaltos contra estudantes universitários, do distrito de Jaibaras, Município de Sobral. O assalto foi registrado na manhã de quinta-feira, 19, por volta das 6h30, no mesmo momento em os estudantes embarcavam o transporte escolar.

Segundo informações das vítimas os bandidos invadiram o ônibus e renderam o motorista, pegaram a chave do veículo, anunciaram o assalto e levaram pertences dos estudantes, entre eles uma bolsa com documentos e celulares. A dupla usava capacete para dificultar a identificação.

Ainda segundo a PM, os criminosos fugiram, atravessando a ponte do açude Ayres de Sousa (Jaibaras).

quinta-feira, 19 de maio de 2022

O show do Ivan Frota vai fazer a festa de aniversário de Sobral

O comunicador convida a todos para o show do Ivan Frota, que acontecerá no dia 05 de julho, terça-feira, feriado municipal, dia da comemoração dos 249 anos da cidade de Sobral, que ocorrerá no Palmeiras Country Club, no bairro Dom Expedito, com início ao meio dia, com a banda Raízes forrozeiras e muitas atrações.

1. Sorteio de prêmios

2. Às piscinas serão liberadas

3. A entrada será 1kg de alimento não perecível

Entidades beneficiadas:

1. Bom Samaritano

2. Casa de apoio Madre Ana Rosa Gattorno

3. Vivendo com HIV-AIDS

4. Fazenda da esperança

5. Viva a vida

6. Abrigo Coração de Jesus

Venha, traga sua família, parabéns Sobral.

Estudante de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA ganha concurso do SIMEC

 

O estudante do curso de de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Inta (UNINTA), Junior Nascimento, foi o vencedor do Desafio Universitário do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC). A competição consistiu em criar uma proposta de identidade visual para o selo de comemoração de 50 anos da associação de trabalhadores e reuniu trabalhos vindos de todo o Estado. 

O campeão receberá o prêmio de R$ 1.500 reais, além de uma viagem de dois dias com acompanhante para o litoral cearense, no hotel Vila Galé Cumbuco e, a utilização da marca em todas as ações comemorativas dos 50 anos do SIMEC. Sobre a conquista, o futuro arquiteto falou como se deu o processo criativo e agradeceu a orientação do professor Me Matheus Salvany.  

 “Eu me inspirei muito nas empresas que fazem parte do SIMEC, pois a produção em torno do selo fez com que a identificação das marcas associadas desse um pré-requisito para a garantia da versão final. Foi através do meu professor Matheus Salvany, que eu conheci o concurso e também ele colaborou muito, para chegar ao resultado em que chegamos”, destaca. 


De acordo com Matheus Salvany, a conquista é fruto de muita dedicação. “Sempre busco incentivar os estudantes a se provarem neste tipo de concursos e competições. Confiamos muito na formação oferecida pelo UNINTA e mais anda no potencial dos nossos alunos. Costumo dizer que um professor se realiza com o sucesso dos seus discípulos e hoje posso afirmar que estou muito feliz pelo Júnior, que é um estudante muito dedicado a sua formação”, destacou o docente.   

Coordenado pela Profa. Me. Natalia Alexandre Costa, o curso de Arquitetura e Urbanismo do UNINTA possui um projeto pedagógico que prima por uma formação ampla e com foco na concepção arquitetônica como um todo, entendendo-se Arquitetura como obra construída e não limitada apenas ao projeto. Outro aspecto relevante é a relação com a cidade, em uma abordagem ampla do contexto socioeconômico e político, de modo a capacitar o estudante a atuar consciente dos diversos atores que influencia a produção arquitetônica e urbanística.


 

quarta-feira, 18 de maio de 2022

Bolsonaro move ação contra Alexandre de Moraes alegando abuso de autoridade

 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) entrou com uma ação contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por abuso de autoridade. Moraes é relator das investigações mais sensíveis contra o Planalto, como os inquéritos das fake news e das milícias digitais.

O pedido foi enviado por meio de um advogado privado e não através da Advocacia-Geral da União (AGU). Bolsonaro cobra a abertura de uma investigação para apurar a conduta do ministro do STF.

A notícia-crime contesta a demora na conclusão do inquérito das fake news, aberto de ofício em março de 2019 pelo então presidente do STF, Dias Toffoli, com base no regimento interno do tribunal e sem solicitação do Ministério Público Federal (MPF). Bolsonaro diz que a investigação é "injustificada" e "não respeita o contraditório". O plenário do Supremo já decidiu que a abertura do inquérito foi regular. (O Povo). 

terça-feira, 17 de maio de 2022

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SOBRAL ASSUME O CARGO DE PREFEITO INTERINO

O presidente da Câmara de Vereadores, Vicente de Paulo Albuquerque, vai assumir interinamente nesta manhã de terça-feira (17), a chefia do Poder Executivo de Sobral, pelo período de 15 dias. Enquanto isso, o legislativo será chefiado pelo vereador Aleandro Henrique Lopes Linhares (PDT), 1º vice-presidente. 

O prefeito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), publicou nesta segunda-feira (16), em suas redes sociais, que deve se submeter a uma cirurgia para a retirada de uma lesão no intestino grosso, a fim de prevenir uma possível obstrução no órgão e nesse período precisará deixar o cargo. Como a sua Vice-prefeita, Christiane Coelho, não pode ocupar o cargo por cumpri regras eleitorais com a intenção de disputar as eleições deste ano. Restou ao legislativo ocupar a vacância na cadeia de sucessão. 

A solenidade de transmissão de cargo está prevista para a Sede do Paço Municipal, dado momento em que o parlamento foi surpreendido pelo um incêndio na manhã de domingo, dia 15, que destruiu todo o complexo administrativo, gabinetes e setor legislativo da Casa. (Célio Brito).

PREFEITURA DE SOBRAL USA "ASFALTO SONRISAL" PARA PAVIMENTAR AVENIDA DA UNIVERSIDADE

 


Uma camada de asfalto de péssima qualidade, também chamado de “asfalto sonrisal” que se desmancha com água da chuva, está sendo usado pela prefeitura de Sobral. Num trecho da Avenida da Universidade, nas proximidades do Mix Atacarejo, é possível ver essa obra realizada por equipes da da Prefeitura

A péssima estrutura asfáltica já provocou vários acidentes.

Agora é hora dos transeuntes recorrer à Prefeitura para o conserto dos buracos, antes que o pior aconteça.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

Russas recebe Encontro Regional do União Brasil

 


Neste sábado (14), o União Brasil realizou, em Russas, mais um Encontro Regional. O evento no Vale do Jaguaribe contou com a presença do presidente estadual da legenda, Capitão Wagner, dos Deputados Federais Moses Rodrigues e Nelho Bezerra, dos Deputados Estaduais Delegado Cavalcante, Soldado Noelio e Fernanda Pessoa.

Assim como no Encontro realizado em Sobral no final de abril, em Russas, o evento foi um momento para discutir políticas públicas para o Ceará, além da realização filiações.

Ao todo serão nove Encontros Regionais no Estado do Ceará. Em Russas, o encontro também reuniu nomes importantes da oposição ao governo do Estado como Marcelo da Granja, de Icó, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas regionais. Hoje a comitiva do Deputado Federal Moses Rodrigues ainda contou com o reforço do vereador de Sobral, Johnson Lima.


Incêndio atingiu complexo administrativo da Câmara Municipal de Sobral

 Um incêndio atingiu nesta manhã de domingo (15), um prédio do complexo administrativo da Câmara Municipal de Sobral. O fogo de grandes proporções começou por volta das 12h20min, concentrado no terceiro andar do Anexo Gerardo Cristino de Menezes, situado na rua Menino Deus, no centro de Sobral.

No momento, havia apenas um agente da Guarda Municipal dentro do prédio, que logo acionou as equipes do Corpo de Bombeiros do estado. No entanto, quando a composição chegou ao local do sinistro as chamas já havia se alastrado rapidamente e consumido toda as estruturas do terceiro piso e parte do teto. Mas ao final, foi possível debelar as chamas e impediram que todo o prédio fosse consumido.

Segundo o presidente da Casa Legislativa, Vereador Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão), já solicitou ao setor jurídico para tomar as medidas necessária, a priori descartou que tenha sido um incêndio criminoso, e ainda ventilou a possibilidade de um curto circuito causado pelo religamento da rede elétrica no entorno do prédio. Já que a Enel, realizava trabalha no perímetro fazendo a internalização da fiação elétrica. Contudo, também solicitou a presença da perícia técnica da Pefoce do Estado, para os primeiros levantamentos.

Não houve feridos. As investigações estão em andamento para descobrir a origem do incêndio. Até o fechamento da matéria os servidores que trabalhariam presencialmente no prédio na manhã desta segunda-feira (16), ainda não foram orientados se permanecem em casa com o trabalho remoto ou se serão remanejados para outro prédio improvisado. (Célio Brito).

Discursos na tribuna da Câmara de Vereadores de Sobral, estão saindo "insosso"

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - Em ano de campanha eleitoral, e com a vontade de chamar a atenção dos eleitores e da pop...