sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DEPUTADO MOSES RODRIGUES PROPÕE AMPLIAÇÃO DAS POLÍTICAS DE VALORIZAÇÃO DO IDOSO



Nesta quinta-feira, 01, o deputado federal Moses Rodrigues (PPS/CE) defendeu uma ampliação de políticas públicas de valorização do idoso no município de Sobral. A reflexão foi feita pelo parlamentar na data em que se comemora o Dia Mundial do Idoso.
“É preciso compreender que ao completar 60 anos a pessoa não está doente ou debilitada como é visto por aí, pelo contrário. Trago essa discussão, porque enxergo que é preciso fazer cumprir as políticas e ampliá-las, garantindo aos idosos, autonomia, integração e participação efetiva na sociedade, como está previsto em lei”, destaca o parlamentar sobralense.
Moses Rodrigues reconhece a importância do trabalho desenvolvido pelos Centros de Saúde da Família e de outras instituições governamentais e não-governamentais, mas defende a ampliação dos serviços ofertados. “Temos uma população de idosos crescente em nosso município. No Estado, a média de crescimento anual é de quase 7%, por isso que temos que fazer cumprir o Estatuto do Idoso, assim como devemos rever políticas que lá estão inseridas, pois são políticas recentes, que possuem pouco mais de 10 anos”, finalizou.
O Estatuto do Idoso dispõe sobre os direitos do idoso à vida, à liberdade, ao respeito, à dignidade, aos alimentos, à saúde, à convivência familiar e comunitária, entre outros direitos fundamentais (individuais, sociais, difusos e coletivos), cabendo ao Estado, à comunidade, à sociedade e à família a responsabilidade pela asseguração desses direitos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...