quinta-feira, 16 de março de 2017

Imprensa de Sobral fica de fora da campanha de mobilização contra o mosquito da dengue



A maioria dos profissionais da imprensa que sempre acompanhava os eventos do Paço Municipal não foi ao lançamento da campanha de mobilização “Todos contra o mosquito Aedes aigyptis...” promovido pelo secretário da Saúde do Município de Sobral, Gerardo Cristino Filho, na manhã desta quinta-feira, 16. Dos profissionais do rádio, circulavam entre os convidados, Tony Silva,  Chico Santana e Júnior Ripardo. De blogueiro Rubens Limas e Wilson Gomes (olheiro).


A não valorização dos repórteres locais pelo prefeito Ivo Gomes, que já anunciou que os eventos de sua administração serão divulgados através de facebook, tirou o direito dos “homens do rádio” de acompanhar o que Ivo Gomes está fazendo.

Na abertura da solenidade o locutor oficial Rui Silva, chamou o vereador Rogério Arruda para representar, mas a demorar em “ajeitar o chapéu”, como disse Rui, aconteceu uma troca – Alessandra Ponte foi chamada para compor a Mesa. Minutos depois dos convidados se acomodarem a Mesa das autoridades, Dr. Gerardo pediu que todos voltasse para as cadeiras do auditório para assistir sua apresentação. Ivo Gomes não foi ao lançamento.

Um comentário:

  1. Com o tema ‘Todos contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus’, a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho, e o secretário da Saúde, Gerardo Cristino, estiveram reunidos, na manhã desta quinta-feira (16/03), no auditório da Prefeitura de Sobral, para o encontro de mobilização entre o poder público e a sociedade civil.

    Para nortear e elaborar o Plano Municipal de Estratégias de Gestão Integrada na Prevenção e Controle das Arboviroses, foram apresentas as situações epidemiológicas e entomológicas da dengue, chikungunya e zika vírus em Sobral, além de proposto a necessidade de reativar o funcionamento do Comitê de Combate e Prevenção à Dengue, criado pela Lei Municipal 368, de 26 de agosto de 2002, e alterá-la para a inclusão da chikungunya e do zika vírus.

    “Essa responsabilidade não é apenas da gestão, é de todos nós como cidadãos. Se cada um fizer sua parte, estaremos impedindo a proliferação do mosquito Aedes aegypti em nosso município. Devemos continuar com o trabalho intenso em todos os bairros e distritos de Sobral”, conclamou a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho.

    Para a coordenadora de vigilância em saúde, Francisca Escócio, “a participação de todos os setores da administração municipal, entidades privadas e o engajamento da população são as principais armas no enfrentamento da proliferação do Aedes aegypti e, consequentemente, da transmissão das doenças virais que este é o principal vetor”.

    Combate ao mosquito

    A Secretaria da Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses, realiza, diariamente, ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Para reforçar os trabalhos, a Secretaria da Saúde realizou no dia 16 de fevereiro, um grande encontro com o infectologista, Ivo Castelo Branco, professor da Universidade Federal do Ceará e referência em doenças transmitidas pelo mosquito. Em sua palestra o infectologista orientou os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e tratamento precoce das doenças, garantindo uma melhor assistência à população sobralense.

    ResponderExcluir

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...