domingo, 11 de fevereiro de 2018

José Guimarães ataca aliados de Camilo e gera crise política no Ceará



O deputado federal José Guimarães (PT), criticou, na quinta-feira (8), colegas da Câmara Federal do DEM, MDB e PP que, segundo ele, seriam a favor da reforma da Previdência, que será votada na Casa ainda em fevereiro. O ataque gerou uma crise para o governador Camilo Santana (PT), pois, entre os alvos das críticas, chegando a serem chamados de “golpistas”, estão aliados do Abolição, como o vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan (DEM), e os deputados federais emedebistas Aníbal Gomes (MDB) e Vitor Valim (MDB).
Segundo Guimarães, que ainda sonha em ser lançado candidato ao Senado pelo PT Ceará, Moroni votará a favor da reforma da Previdência na Câmara, no entanto o vice de Fortaleza sequer ocupa cadeira na Casa e, portanto, nem mesmo participará da votação, já que não possui mandato de deputado federal. Moroni é aliado do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), membro do grupo político que elegeu Camilo.
Outro aliado do governador atacado por Guimarães foi o deputado federal Vitor Valim (MDB), que, inclusive, já declarou diversas vezes ser contra a aprovação da reforma da Previdência e já chegou a ser punido pelo partido por não votar de acordo com os interesses do presidente Michel Temer (MDB), mais entusiasta da medida. Valim é aliado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), que deverá compor chapa com Camilo, ambos candidatos à reeleição.
Crise
Os ataques incoerentes de José Guimarães irritaram os deputados federais, que prometem dar o troco contra o petista. A medida deve criar conflitos na aliança entre Camilo, Eunício e o grupo político dos Ferreira Gomes.
Eleições 2018
A aproximação entre Eunício e Camilo reduz vertiginosamente as chances de Guimarães disputar uma vaga ao Senado pelo PT. Com a aliança, a chapa petista lançará o governador à reeleição e terá as vagas à Câmara Alta preenchidas pelo emedebista e outra à disposição do PDT, dos irmãos Cid e Ciro Gomes, podendo ficar nas mãos do próprio Cid ou do deputado federal André Figueiredo (PDT).  (Cearanews7).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...