quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Prefeitura de Sobral realiza limpeza de terreno detectado como ponto de descarte irregular de resíduos; proprietário deve arcar com os custos

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), finalizou, na última sexta-feira (13/01), a limpeza de um terreno particular no bairro Alto do Cristo. O local foi detectado e autuado pela Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Seuma) como um ponto de descarte irregular de lixo e área favorável à propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

As operações de limpeza de locais como este estão sendo intensificadas, bem como a fiscalização sobre o descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos privados, visando inibir a propagação do Aedes aegypti.

O terreno recebeu tanto limpeza manual como de maquinário. Foram retirados mais de 60 toneladas de resíduos, vegetação, restos de construção civil, dentre outros. O dono do local será notificado pela Procuradoria Geral do Município (PGM) e ressarcirá ao município de Sobral o custo deste serviço.

Esses procedimentos de limpeza e cobrança do serviço destinado ao proprietário do local são regulamentados pelo Decreto nº 2.711, que autoriza a Sesep a realizar capina, limpeza e remoção do resíduo indevidamente acumulado em terrenos baldios ou não, em situação de acúmulo de lixo, resíduos ou sem limpeza, que possam, assim, gerar potencial dano à saúde pública, e que sejam identificados pelos órgãos e entidades municipais competentes.

Decreto nº 2.711 AQUI

Denúncia

O cidadão pode fazer a denúncia de pontos de descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos privados, ou locais que ofereçam risco à saúde pública, pelos contatos:

(88) 3677-1242 – Secretaria do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente

(88) 3611-2016 ou 3613-1674 – Agência Municipal do Meio Ambiente

(88) 3611-2223 – Vigilância Sanitária

(88) 3614-5356 – Zoonoses

(88) 3677-1266 ou (88) 9 8140-9241 (WhatsApp) – Ouvidoria Geral do Município

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...