quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Ao lado de Dilma, Eunício defende parceria entre os poderes para avançar no combate à violência contra a mulher

Em sintonia. Assim definiu o líder do PMDB, senador Eunício Oliveira, a visita da presidente Dilma Rousseff ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (27). O peemedebista observou que a legislação de combate à violência contra a mulher pode avançar ainda mais com “a parceria entre legislativo, executivo e judiciário”. Na ocasião, a presidente recebeu o relatório final elaborado pela Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que investigou a Violência contra a Mulher.

A CPI funcionou por 18 meses, realizando 37 reuniões e 30 audiências públicas em vários estados do país. A relatoria dos trabalhos coube à senadora Ana Rita (PT-ES). A comissão foi presidida pela deputada federal Jô Moraes (PCdoB-MG). O relatório, com mais de mil páginas, revela que, nas três últimas décadas, 92 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. São 4,6 homicídios a cada 100 mil mulheres, o que coloca o Brasil na sétima posição em assassinatos de mulheres no mundo. O texto propõe mudanças na Lei Maria da Penha, a tipificação do feminicídio como agravante do crime de homicídio e alterações na Lei dos Crimes de Tortura (Lei 9.455/1997).

A presidente Dilma Rousseff assegurou que o governo irá utilizar os subsídios, apresentado através do relatório, para continuar atuando firme no combate à violência contra a mulher. A chefe do Executivo ainda defendeu a mobilização de todos para enfrentar esse problema. “Seu enfrentamento é uma luta de todos nós. Uma luta que envolve família e governantes”, destacou.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) garantiu que todos os projetos que alteram a Lei Maria da Penha e trazem avanços para a legislação serão votados nesta semana.

De acordo com a senadora Ana Rita, o Congresso Nacional está contribuindo com ações para combater a violência contra essa parcela da população. Na avaliação da senadora, o relatório é um “instrumento valioso” para a implementação de políticas para as mulheres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...