segunda-feira, 6 de junho de 2016

Servidores da Prefeitura de Sobral participam do 2º Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos

A equipe responsável pela manutenção da limpeza urbana de Sobral participou, na tarde da última quinta-feira (2), da segunda edição do Fórum Estadual de Gestão Pública em Resíduos Sólidos, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza. O evento foi promovido pela Fundação Demócrito Rocha, com o tema ‘Cuidando do futuro sustentável no seu município’. Desenvolvimento sustentável, resíduos sólidos urbanos, meio ambiente, urbanização, serviço público e Plano Nacional de Resíduos Sólidos estiveram entre os assuntos abordados.
Na exposição que abriu a programação, o secretário Estadual do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, apresentou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos. “Há muito ainda a ser feito, mas o nosso objetivo é eliminar progressivamente os lixões em todo o Estado em 20 anos. O Ceará tem 184 municípios e aproximadamente 280 lixões. Destes, apenas 10 utilizam aterros sanitários. O que nós queremos é que até 2020 20% dos municípios já tenham aterros sanitários, coleta seletiva e gestão integrada. É um enorme esforço de educação ambiental e de investimento em capacitação de agentes públicos e catadores”, afirmou.
Sobral já desativou todos os seus lixões sendo um dos 10 municípios cearenses que extinguiram esta prática e já possui um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). Os objetivos do plano são a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento e, por último, a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. Com a extinção, Sobral passou a ser um dos 10 municípios cearenses citados pelo Secretário Estadual que não utilizam mais esta prática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...