Em audiência pública com a participação de representantes de
partidos e órgãos envolvidos no processo eleitoral, o Tribunal Superior
Eleitoral (TSE) apresentou hoje (23) o tempo que caberá a cada candidato à
Presidência da República na campanha de TV e rádio, que se inicia em 1º de
setembro e segue até 4 de outubro – três dias antes do primeiro turno de
votação.
Foi sorteada também a ordem de aparição de cada candidato
nos dois blocos previstos para serem veiculados pelas emissoras diariamente. A
ordem será rotativa. De acordo com resolução que regulamenta a propaganda
eleitoral, aquele que abre o bloco no primeiro dia será o último no segundo,
assim por diante.
No rádio, serão veiculados dois blocos de 12 minutos e meio
às 7h e ao meio-dia, sempre aos sábados, às terças e às quintas-feiras. Na TV,
os horários serão às 13h e às 20h30, nos mesmos dias da semana e com a mesma
duração.
A divisão do tempo de TV e rádio é feita de acordo com o
tamanho das bancadas na Câmara dos partidos que compõem a coligação de cada
candidato. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, por exemplo, ficou com cerca
de metade do horário eleitoral (Cinco minutos e 32 segundos em cada bloco
diário), por integrar uma união de nove partidos.
Pelos mesmos motivos, oito das 13 candidaturas têm menos de
30 segundos no horário eleitoral, como é o caso de Guilherme Boulos, candidato
da coligação PSOL e PCB. Ele tem apenas sete segundos em cada bloco diário. A
candidata Vera Lúcia, candidata do PSTU, tem apenas cinco segundos.
Inserções
O TSE também apresentou o número de inserções diárias de 30
segundos autorizadas a cada candidato. São peças de propaganda a serem
veiculadas ao longo da programação por todas as emissoras de rádio e TV do
país. A quantidade de inserções para cada candidato obedece ao mesmo critério
de divisão do horário eleitoral.
Ao final da audiência, foram sorteadas seis inserções
diárias que sobraram após a divisão do tempo entre as coligações. Outros
nove segundos em cada bloco do horário eleitoral, que também sobraram após a
divisão, serão usufruídos sempre pelo último candidato a veicular sua propaganda.
A divisão do tempo de TV e das inserções ainda pode ser alvo
de questionamentos pelos candidatos, partidos e coligações, e só passa a
vigorar em definitivo quando for aprovado o Plano de Mídia da Eleições 2018
pelo plenário do TSE. A votação está marcada para a próxima terça-feira (28).
Veja a ordem de aparição dos candidatos no primeiro dia de
veiculação do horário eleitoral, o tempo em cada bloco e o total de inserções
ao longo dos 35 dias de campanha em rádio e TV:
1- Marina Silva, coligação Unidos para Transformar o Brasil
(Rede e PV): 21 segundos no horário eleitoral e 29 inserções;
2- Cabo Daciolo (Patriota): oito segundos no horário
eleitoral e 11 inserções;
3- Eymael (Democracia Cristã): oito segundos no horário
eleitoral e 12 inserções;
4- Henrique Meirelles, coligação Essa é a Solução (MDB e
PHS): um minuto e 55 segundos no horário eleitoral e 151 inserções;
5- Ciro Gomes, coligação Brasil Soberano (PDT e Avante): 38
segundos no horário eleitoral e 51 inserções;
6- Guilherme Boulos, coligação Vamos sem Medo de Mudar o
Brasil (PSOL e PCB): 13 segundos e 17 inserções;
7- Geraldo Alckmin, coligação Para Unir o Brasil (PRB, PP,
PTB, PR, PPS, DEM, PSDB, PSD e Solidariedade): cinco minutos e 32 segundos no
horário eleitoral e 434 inserções;
8- Vera Lúcia (PSTU): Cinco segundos no horário eleitoral e
sete inserções;
9- Lula, coligação O Povo Feliz De Novo (PT, PCdoB e Pros):
dois minutos e 23 segundos no horário eleitoral e 189 inserções;
10- João Amoêdo (Partido Novo): Cinco segundos e oito
inserções diárias;
11- Álvaro Dias, coligação Mudança de Verdade (Pode, PSC,
PTC e PRP): 40 segundos no horário eleitoral e 53 inserções;
12- Jair Bolsonaro, coligação Brasil Acima de Tudo, Deus
Acima de Todos (PSL e PRTB): oito segundos no horário eleitoral e 11 inserções
e
13- João Goulart Filho (PPL): cinco segundos no horário
eleitoral e sete inserções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário