terça-feira, 9 de abril de 2019

Informativo: Comunicado SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral comunica que no período de chuvas, as enxurradas mais fortes provocam aumento da turbidez da água, o que obriga o SAAE a reduzir a oferta de água, visando garantir a qualidade do produto.  A água chega às Estações de Tratamento com valores de cor e turbidez muito elevados, o que dificulta a remoção de impurezas.

A turbidez ocorre quando a água tem sua transparência reduzida, devido à presença de sólidos em suspensão (no nosso caso, estes sólidos são predominantemente lama). O problema é agravado por conta do desmatamento das matas ciliares dos mananciais que abastecem a cidade, principalmente dos rios Acaraú e Jaibaras.

Nesta segunda-feira (08/04), as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito estão operando com 50% da capacidade total, afetando o abastecimento do Centro e dos demais bairros da cidade. O SAAE está tomando todas as providências para regularizar o sistema, para garantir água para todos os moradores de Sobral com regularidade, qualidade e segurança.

Para reclamações, solicitações, sugestões ou esclarecimentos, a população pode entrar em contato com o SAAE pelos canais de atendimento: 0800.283.0195 - (88) 3677-9130 - www.saaesobral.com.br.

Tratamento

Para tornar-se apropriada ao consumo humano, a água é submetida a um rigoroso tratamento, de acordo com as normas de controle e vigilância da qualidade, estabelecidas na Portaria nº 2.914/11 do Ministério da Saúde. Este processo é realizado em Sobral pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) Sumaré e Dom Expedito, através das etapas de coagulação, floculação, decantação, filtração e desinfecção com cloro.


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