terça-feira, 13 de agosto de 2019

Há 20 anos um professor deu início à construção de um sonho


Um pequeno prédio no bairro Dom Expedito foi o ponto de partida para a criação de um instituto que, anos depois, viria a se tornar um centro universitário de referência no país, o UNINTA.
No começo ofertando o curso de Teologia, não tardou para que o sonho crescesse e ganhasse mais corpo, passando a ofertar cursos em diversas áreas, atendendo uma demanda existente na região. Foi assim que o sonho não só virou realidade como, também, passou a transformar as realidades de milhares de estudantes do norte do estado. E a ser ponto de partida para que estes também passassem a sonhar grande. E a realizar.

Visionário, aquele professor, hoje Magnífico Reitor Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, tinha em mente que não era suficiente apenas oferecer opções de ensino, mas que era necessário, principalmente, buscar a qualidade máxima, a excelência. E foi desta forma que a instituição passou a colecionar notas máximas em sucessivas avaliações de seus cursos pelo MEC, sendo uma das mais recentes a maior nota do Brasil dada a um curso de Medicina.

São hoje diversos blocos, dezenas de laboratórios, bibliotecas setoriais, ateliês, estúdios de rádio e de TV, compondo uma infraestrutura de nível internacional para seus mais de 12 mil estudantes do ensino presencial e tecnologias inovadoras a serviço de uma modalidade de EaD autorizada com nota máxima para seus mais de 31 mil acadêmicos espalhados em mais de 130 polos no Brasil e na Flórida (EUA). Sem contar as oportunidades de amplos campos de estágio e parcerias nacionais e internacionais, que promovem o intercâmbio do saber entre os estudantes do UNINTA e o mundo.

Como retorno à sociedade, além do UNINTA na Comunidade e do Laços de Família, a instituição oferece atendimento à população em seu NAPI, na Clínica Psicopedagógica, na Clínica Escola de Fisioterapia, no NADEF – Núcleo de Atendimento em Dermatofuncional, na Farmácia Escola, nos Hospitais Veterinários de Pequeno e Grande porte, no Núcleo de Práticas Jurídicas, além de uma Clínica Odontológica que prepara-se para abrir as portas nos próximos dias e abrigará cinquenta consultórios, permitindo aos estudantes exercerem a prática profissional.

Há 20 anos, aquele professor olhava para um prédio antigo e um registro no cartório e conseguia ver, além do visível, o resultado do investimento na realização de um sonho: o maior centro universitário cearense, uma instituição de referência nacional.

E hoje, mais do que o orgulho da realização, a certeza de que sonhar grande é fundamental para saber onde se quer chegar. E permitir que milhares de pessoas também possam sonhar é a maior recompensa para anos de trabalho e dedicação.

O UNINTA faz 20 anos. E sua história é a soma da história de todos vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...