segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Paralisação de serviços de anestesia suspende 38 cirurgias diárias na Santa Casa de Fortaleza

 


A Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza está com os serviços de anestesia suspensos desde a última sexta-feira (1º). Com a paralisação, todas as cirurgias marcadas foram canceladas e nenhum novo procedimento está sendo agendado. Em média, a Santa Casa realiza 38 cirurgias diariamente.

O motivo é a dívida com a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Ceará (Coopanest). Devido à falta de pagamento, a entidade informou, ao fim de de agosto, que não prestaria mais o serviço a partir de setembro. A informação é do provedor do hospital, Vladimir Spinelli Chagas.

 Responsável pela administração da Santa Casa, Spinelli explica que a unidade está operando com um déficit mensal de R$ 2 milhões. O atraso no pagamento da Coopanest é uma das consequências deste problema financeiro, mas não o único. Ele explica, por exemplo, que também há uma dívida com a cooperativa de cirurgiões, dentre outros.

A atual dívida da Santa Casa é de R$ 30 milhões, somado os valores devidos a fornecedores e prestadores de serviço. Foram excluídas da conta "outras despesas e compromissos que não tem sido honrados", informa Spinelli. O motivo disso é a "defasagem" na tabela do Sistema Único de Saúde (SUS), que atualmente cobre apenas 60% das despesas do hospital. 


Com informações, Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Povo indígena Tremembé celebra registro de território em Itapipoca

  O território do povo indígena Tremembé da Barra do Mundaú foi oficialmente registrado no último dia 29 de agosto, no cartório Solange Ferr...