sábado, 26 de março de 2016

A cervejaria que ex-governador do Ceará escolheu

Vem verão, vai verão, a cervejaria Itaipava aparece envolvida na Operação Lava Jato. Desta vez, a empresa de Petrópolis, na Região Serrana, que tem a modelo Aline Riscado como garota-propaganda, pode ter sido usada para mascarar doações eleitorais a políticos, através da construtora Odebrecht.
Planilhas apreendidas na 23ª fase da operação, na casa de Benedicto Barbosa Silva Junior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, apontam que a cervejaria integra o suposto esquema de doações irregulares. A empreiteira teria usado distribuidoras de cerveja, ligadas à Itaipava, como forma de contribuir em campanhas eleitorais. O montante da doação pode ter superado a cifra de R$ 30 milhões.
Desde que as planilhas foram reveladas pela Polícia Federal, na última quarta-feira (23), políticos citados justificaram as doações da Odebrecht apresentando recibos em nome das empresas Leyroz de Caxias ou Praiamar. No entanto, essas duas empresas não possuem ligação com a empreiteira e, sim, com o grupo Petrópolis, que fabrica as cervejas Itaipava e Cristal.
Elas estão no nome de Roberto Lopes, que seria testa de ferro do dono do Grupo Petrópolis, segundo o fisco paulista. Investigadores da Lava Jato apuram se as doações serviram como forma de financiar dinheiro de caixa 2 para políticos.
Há recibos das duas distribuidoras de cerveja para campanhas do senador Aécio Neves (PSDB) e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), candidato ao governo de São Paulo, em 2010. Nas planilhas, a palavra Itaipava está anotada à mão também ao lado de uma doação que indica R$ 500 mil para o governador do Rio, Luis Fernando Pezão (PMDB). Essa mesma doação para Pezão está relacionada a “Parceito IT”, que seria indício da relação entre a Odebrecht e a Itaipava.
Os políticos citados afirmam que as doações foram declaradas à Justiça e que desconhecem a relação entre a Odebrecht e cervejaria. 

Saber mais: http://odia.ig.com.br/brasil/2016-03-26/grupo-petropolis-cresceu-apos-aproximacao-com-lula.html

2 comentários:

  1. O Senador Eunicio Oliveira (PMDB) tambem está, com a sigla EO.

    ResponderExcluir
  2. O Senador Eunicio Oliveira (PMDB) tambem está, com a sigla EO.

    ResponderExcluir

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...