terça-feira, 13 de dezembro de 2016

A diplomação do prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), corre o risco de ser suspensa



A diplomação do prefeito eleito de Sobral, Ivo Gomes (PDT), prevista para a próxima sexta-feira (16/12), corre o risco de ser suspensa. Esse é o objetivo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que foi impetrada nesta terça-feira (12/12) pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). O documento foi protocolado, sob o número 171140/16, pelo advogado do partido, Manoel de Castro Carneiro Neto, na 24a Zona, sob a responsabilidade do juiz eleitoral Fábio Medeiros Falcão de Andrade.

A AIJE é composta de 200 páginas de textos, dezenas de fotografias e mais de quatro horas de vídeos, com provas e depoimentos testemunhais que configuram uma série de irregularidades, tais como abuso de poder político, econômico, de autoridade e compra de votos generalizada, praticada pela Coligação MAIS COMPETÊNCIA, MAIS RESULTADOS, que elegeu Ivo Ferreira Gomes prefeito de Sobral, nas eleições de outubro deste ano.

Além de Ivo Gomes (PDT) e da vice Cristiane Coelho (PT), quatro vereadores foram alcançados pela ação: Carlos do Calisto (PDT), Itamar Ribeiro (PDT), Aleandro Linhares (PDT) e Vicente de Paulo Albuquerque, (PSD). Se o juiz conceder a liminar, a diplomação de todos os acusados dessas irregularidades será suspensa. Se houver condenação, as eleições serão anuladas, e novo pleito será realizado. Como o mandato do prefeito Clodoveu Arruda termina no dia 31 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal assume a prefeitura até a posse do próximo eleito.

Depoimentos afirmam que o próprio candidato majoritário Ivo Gomes se envolveu pessoalmente no delito de captação ilícita de sufrágios. Segundo a eleitora que testemunhou, Ivo deixou claro que não era compra de votos, apenas um agrado em troca da confiança. O montante do agrado para a família da depoente: cinco mil e quinhentos reais. 

A farta documentação se baseia nos requisitos do Código Eleitoral - Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965; Lei Complementar 64/90; e Lei 9504/97.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Segundo estudo, nova variante do vírus HIV está presente em três estados do Brasil

 Uma nova variante do HIV, vírus da Aids, está circulando em, pelo menos, três estados do Brasil, segundo um estudo realizado pela Universid...