sábado, 2 de abril de 2022

Inaugurado o novo Aeroporto Regional de Sobral Luciano nesta sexta-feira (01/04)


O novo Aeroporto Regional de Sobral Luciano de Arruda Coelho foi entregue pelo Governo do Ceará, nesta sexta-feira (01/04). O empreendimento, localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio. Participaram da inauguração o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, e a vice-prefeita Christianne Coelho.

O equipamento não tem pousos e decolagens autorizados até a homologação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O governador Camilo Santana disse que considera o aeroporto uma obra estruturante para a população do município. ‘’Hoje entregamos este equipamento pensando no futuro, porque este é o papel do estado: dar oportunidade para os municípios crescerem’’, esclareceu o governador.

O prefeito Ivo Gomes falou da homenagem ao sobralense Luciano de Arruda Coelho e destacou a importância do equipamento para o desenvolvimento local. ‘’Hoje nós inauguramos um aeroporto que leva o nome de Luciano de Arruda Coelho, um homem desenvolvimentista que, mesmo sem ocupar cargos públicos, fez uma grande diferença em Sobral, um intelectual, advogado pioneiro da cidade, alguém que sabia que não há desenvolvimento sem ensino superior, academia e tecnologia. Hoje existem muitos desejos de empreendimentos impedidos de se instalarem aqui pela falta de um aeroporto onde se possa pousar um boeing ou um airbus, então essa é uma porta que se abre para um futuro não tão distante de Sobral’’, disse o prefeito.

Instalado numa área de 180 hectares, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².


Com informações, da Assessoria de Comunicação

Moses e Oscar Rodrigues se filiam ao União Brasil

 



No final da manhã desta sexta-feira (01), o deputado federal Moses e seu pai, o educador, Oscar Rodrigues se filiaram ao partido União Brasil (UB), durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Ceará. O evento foi conduzido pelo Presidente do UB e pré-candidato ao governo, Capitão Wagner Souza. 

“Chego ao União Brasil renovado e cheio de esperança. Tenho a certeza de que dei um passo importante ao optar por seguir meus ideais. Juntos escreveremos um capítulo na história política de oposição do Estado do Ceará”, destacou Moses. 

Recém-chegados ao partido Moses e Oscar Rodrigues foram abraçados por militantes e lideranças políticas de todo o Estado. Na comitiva, o Deputado Federal Danilo Forte, os Deputados Estaduais Heitor Ferrer, Fernanda Pessoa e Tony Brito, o Prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa, ex-governador Lúcio Alcântara, o ex-deputado Tomás Holanda, além da pré-candidata a deputada Dayane Souza e do empresário Galdêncio Lucena. 

O ato, que também filiou lideranças estaduais e integrantes da juventude, contou com a presença dos vice-prefeitos de Umirim, Judson Rodrigues, de Mucambo, Tarcísio Régis, e de Barreira, Alan Guedes. Além deles vereadores de oposição de Sobral Chico Joia, Zé Vitor Marinho, Mário Vicktor e Johnson Lima.

A solenidade ainda contou com a presença de nomes importantes do cenário político do Ceará, como Carlos Bruno (Morrinhos), Vereador Leandro (Morrinhos), Ângela Barroso (Caridade), Orleans Barbosa (Tejuçuoca), Agenor e Allan Galvão (Pentecoste), Sgt Peixoto (Fortaleza), Adriano Melo (Ipu), Junior Aguiar (Pacajus), Felipe Mota (Fortaleza), Zé Aurino (Apuiarés), Sidcley Tavares (Sobral), Cláudio Portela (Forquilha), Vereador Eliezer (Forquilha), Valdir Loiola (Forquilha), Tomás Figueiredo (Santa Quitéria), Vereador Cícero da Ambulância (Umirim), Márcio Rocha (Uruoca), Vereadores Edemir Pica-Pau e Abelardo (Itapajé), Igor Lucena (Fortaleza), Ailton Marcos (Sobral), Hermenegildo Souza (Sobral), Zé Vytal (Sobral) e Jr. Balreira (Sobral).

 


 

Governo do Ceará entrega à população o Centro Cultural do Cariri, em Crato


 A região sul do estado ganhou um importante espaço para as manifestações culturais, aliadas à convivência da população através de equipamentos de esporte e lazer. Nesta sexta-feira (1), em sua última agenda como governador do Ceará, Camilo Santana inaugurou o Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato. O local possui quase 52,5 mil m², sendo 12 mil m² edificados e uma vasta área verde. Nesta primeira etapa entregue, foram inauguradas areninha, pista de skate e brinquedopraça.  

O Centro Cultural do Cariri será um local de resgate e representatividade, na visão do governador Camilo Santana. "Esse equipamento estava abandonado. Nós estamos transformando esse espaço em um espaço de conhecimento, de saber, de resgatar nossas raízes, a nossa história. É disso que nós estamos falando. Esse parque vai até quase o rio Batateira. Tem dois equipamentos que a Izolda (Cela) ainda vai entregar mais para frente. Um belo teatro e um planetário que está só esperando chegar os equipamentos", enfatizou o chefe do Executivo estadual. 

Com essa mescla de setores envolvidos, a ideia é que o espaço funcione como um centro cultural parque. "Não é por acaso que um governo que começou com um forte compromisso com a cultura tem hoje, aqui, esse momento de despedida do governador Camilo Santana, no templo da cultura, da arte, nesse Cariri Sagrado, nesse Cariri pulsante de cultura e de um povo criativo", comentou a vice-governadora Izolda Cela, que neste sábado assume a gestão estadual.


Assessoria de Comunicação.

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Professores que tiveram a jornada de trabalho reduzida por participarem da manifestação, voltam a trabalhar gradualmente


Os professores que tiveram a carga horaria reduzida por participarem da manifestação do dia 17 de março em favor dos 33,24% do reajuste dos professores, estão retornando aos postos de trabalho de forma gradual, segundo o vereador Roque Hudson, até a sexta-feira (01), todos os professores estão retornando ao posto de trabalho.

O vereador anunciou que a pasta da secretaria da educação irá chamar mais 14 professores que ficaram nos classificados para ingressar no quadro de professores do município.


Com informações, Sobral ponto com

Deputado Moses Rodrigues deixa MDB


Na manhã desta sexta-feira (01), o deputado federal Moses Rodrigues oficializa a sua saída do MDB durante o ato de filiação do Partido União Brasil (UB), que acontecerá na Assembleia Legislativa do Ceará, às 10h. Natural de Sobral, na Zona Norte do Estado, Moses Rodrigues está no seu segundo mandato como deputado federal, e desde 2016 filiado ao MDB. 

Em mensagem enviada a colegas parlamentares da bancada federal, Moses, agradeceu o tempo que passou na sigla. “Hoje, despeço-me do MDB. Com o coração repleto de gratidão, chego ao União Brasil para continuar construindo o projeto de oposição do qual faço parte desde o início da minha vida pública”, destacou no texto. 

A família Rodrigues se consolidou como oposição ao governo dos Ferreira Gomes no Estado do Ceará. Moses é filho do Educador Dr. Oscar Rodrigues, que também deixa o MDB e a Presidência Municipal do Partido. Oscar é pré-candidato a deputado estadual. 

Serviço

Ato de Filiação União Brasil

Local: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Data: 01 de abril de 2022

Horário: 10h 

quinta-feira, 31 de março de 2022

Inauguração do Aeroporto de Sobral será neste dia 1º de abril

 


O governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, através da Secretaria da Infraestrutura do Estado, confirma a data de inauguração do mais moderno Aeroporto do Ceará, que foi construído no município de Sobral. A inauguração de forma oficial será neste dia 1º de abril, a partir das 11h.

Prédio do Destacamento de Polícia de Taperuaba está sem energia elétrica

 

Internauta enviou uma  denúncia para o Blog Sobral 24 horas, que está sendo replicado no BLOG WILSON GOMES,  informando que o prédio onde funciona o destacamento da Polícia Militar do Distrito de Taperuaba está com a energia elétrica cortada.

 

Veja a íntegra da denúncia:

"O prédio onde funciona o Destacamento Policial de Taperuaba, está com a energia cortada. Segundo as informações, esse débito é superior a R$ 40 mil. O referido Distrito está sem policiamento, pois não tem como acomodar os policiais. A população de Taperuaba espera uma resposta do Governo do Estado, bem como, da Prefeitura Municipal de Sobral. Pois esse prédio também é onde os Guardas Municipais ficam alojados. Só pra lembrar que daqui a exatamente a 7 meses teremos uma eleição para escolher Deputados Estaduais, Federais e Governador. Essa é a hora da população de Taperuaba reivindicar seus direitos essenciais."

quarta-feira, 30 de março de 2022

Projeto Vereador Mirim está volta à Câmara de Sobral


 O projeto Vereador Mirim, está de volta à Câmara de Vereadores de Sobral, na gestão do presidente Vicente Paulo (Paulão).

Nesta manhã de quarta-feira, tem início nas escolas a Eleição para a escolha dos 16 participantes da Câmara Mirim de Sobral. Serão 16 escolas participantes, dando início as 9h e finalizando às 17h.

A apuração de votos será a partir de 17h na Câmara Municipal (Plenário).

Zezinho Albuquerque rompe cerco de Cid e faz filiações que garantem grande bancada ao PP na AL-CE


O deputado estadual, Zezinho Albuquerque (PP), filiou, nesta terça-feira (29), dois novos parlamentares ao Partido Progressistas (PP). Ingressaram na legenda o deputado João Jaime e o ex-deputado Moésio Loiola. O evento em que foram oficializadas as novas filiações contaram também com a presença do deputado federal AJ Albuquerque (PP).

“Nesta terça-feira 29, filie-me ao Partido Progressista (PP), comandado pelo amigo Zezinho Albuquerque para mais uma jornada eleitoral, rumo ao sexto mandato no parlamento estadual”, comemorou João Jaime em publicação nas redes sociais. Além das novas filiações, Bruno Pedrosa resolveu ficar no PP.

Desta forma, o PP garante uma grande bancada de deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE).

Informações: CN7

terça-feira, 29 de março de 2022

AS CURTAS DA CÂMARA DE VEREADORES NO BLOG WILSON GOMES

 1- A vereadora do MDB de Sobral, Micheline Ibiapina apresentou requerimento para que a Prefeitura do Município instale o sistema de rede wi-fi, nas estações do VLT Dom Expedito, Boulevard do Arco, Novo Recanto, Expectativa, Coração de Jesus. Pedido também para atender os moradores do Conjunto Cachoeiro, Cidade Pedro Mendes Carneiro. 


2- O vereador Roque Hudson (PDT), solicitando ao prefeito Ivo Gomes, a aquisição de equipamentos para uma academia ao ar livre na praça Crispim Brandão, no bairro do Junco. 


3- O vereador Johnson Lima (MDB) solicitando da Prefeitura de Sobral, a construção de casas de alvenaria com banheiro em substituição às casas de taipas existentes na localidade Fazenda Marrecas, Distrito de Patriarca. Outra solicitação feita pelo vereador Johnson Lima, a contratação de um médico da famílias para atender os pedidos de ultrassom para o PSF do distrito do Jordão.

Prefeito Ivo Gomes propõe reajuste de salário aos servidores da saúde “com uma mão e retira direito com a outra”


O Prefeitura de Sobral, Ivo Gomes, enviou na última sexta-feira (17), para Câmara de vereadores a Mensagem N° 915, DE 17 DE MARCO DE 2022, que reajusta ao Salário dos Servidores, que simultaneamente à proposta tem um artigo “casquinha de banana” que altera o estatuto do servidor para reduzir os percentuais dos trabalhadores da saúde que trabalham em locais insalubres ou com risco de vida. Além de fracionar as férias desses servidores. 

A proposta prevê em seu o Artigo 6°, a alteração dos artigos “72 e 108” da Lei Municipal n° 038, de 15 de dezembro de 1992, que passa a vigorar com as seguintes redações: 

"Art. 72 - Os funcionários que trabalham com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substancias toxicas ou com risco de vida fazem jus a um adicional sobre o salário mínimo nacional vigente”. 

Antes a lei previa que esse adicional era sobre o vencimento do cargo efetivo. Como está preste a acontecer a implementação do novo piso salarial nacional dos agentes de saúde e endemias, bem como dos Enfermeiros com outro patamar remuneratório. A Prefeitura se antecipa com essa alteração, para pagar um percentual bem menor de insalubridade aos trabalhadores da saúde. 

Já no "Art.108 -0 funcionário gozara 30 (trinta) dias de férias por ano, consecutivos ou não, concedidas de acordo com escala organizada pela chefia imediata."  Quando antes, a lei previa as férias obrigatoriamente em 30 (trinta) dias consecutivos. Com a alteração, as férias poderão ser fracionadas de acordo com a conveniência do setor. 

Para compreender os impactos, um agente de endemias que atualmente recebe R$1.550,00 reais de vencimento base, faz jus a R$ 310,00 reais de insalubridade. O Prefeito irá conceder 10,06% de reajuste parcelado em duas vezes. Mas de quebra vai reduzir a insalubridade para R$240. 

A administração municipal tem utilizado da forma de enviar mudança ao regime jurídico que rege os servidores públicos municipais em meio a um projeto de maior repercussão do dia para passar despercebido das discussões com seu pacote de mudanças de reforma administrativas retirando direitos dos servidores.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Turismo religioso do Cariri é impulsionado com santuário em homenagem à Menina Benigna


Neste domingo (27), o Governo do Ceará anunciou mais uma obra importante para o turismo religioso da região do Cariri: o Santuário da Menina Benigna, em Santana do Cariri. A solenidade contou com a presença do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela.

O governador Camilo Santana pediu celeridade na obra de modo que seja concluída até os festejos em homenagem à Menina Benigna, no mês de outubro. “É importante terminar o quanto antes porque essa é uma obra muito benéfica para o município. É uma obra diferenciada que vai garantir melhor devoção à nossa primeira beata cearense. Aqui já tem romarias, todos os anos e, se Deus quiser, até outubro teremos um espaço estruturado, bonito para receber bem os romeiros e peregrinos”.

O governador enfatizou ainda que o turismo religioso na região do Cariri fica completo com a construção do santuário. “Já temos o Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, onde vamos inaugurar amanhã o teleférico, temos o santuário de Fátima, no Crato, onde inclusive fizemos o acesso, e estamos inaugurando até até o final do mês o Santo Antônio de Barbalha”, apontou Camilo Santana.

Anunciada para a cidade de Santana do Cariri, a estrutura em torno da estátua da Menina Benigna é formada por um templo para celebração de missas campais, estátua, vias pavimentadas de acesso ao complexo, estacionamento para motos, carros e ônibus, rampas de acesso ao monumento e jardins arborizados.

Martirizada aos 13 anos de idade, em 1941, no distrito de Inhumas, a Menina Benigna é motivo de devoção e homenagens da fé popular. Deve ter sua beatificação celebrada em breve. Antes da pandemia da Covid-19, reunia duas vezes por ano milhares de pessoas nas romarias realizadas na cidade. A peregrinação pelo local onde a menina viveu inclui uma capela e um memorial.

 

Com informações, Assessoria de Comunicação

domingo, 27 de março de 2022

Palestra "Você já conversou com seu filho hoje?", chega a cidade de Massapê

 



A palestra do Ivan Frota "Você já conversou com seu filho hoje?" na cidade de Massapê foi um grande sucesso. Com objetivo de fortalecer a família através da comunicação e ajudar os irmãos carentes em Massapê, terra do Padre João Batista Frota, o radialista Ivan Frota realizou uma palestra no dia 24 de março.

 Com a iniciativa da prefeita Aline Albuquerque, coordenada pela Secretaria de Educação Sandra Mota e Maria Marli. O evento contou com a participação dos pais dos alunos, dos professores e diretores das escolas. A entrada foi um quilo de alimento não perecível para ajudar as pessoas carentes.

O radialista Ivan Frota ficou muito feliz com o apoio e carinho recebido pelos massapeenses, agradece à Prefeitura Municipal, a Secretaria de Educação, aos companheiros da imprensa e a todos os participantes que contribuíram para a realização desse evento.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...