quinta-feira, 16 de novembro de 2023

Governador Elmano de Freitas e ministro Flávio Dino anunciam ações na área da Segurança Pública

 Nesta quinta-feira (16), o governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciam uma série de iniciativas para o fortalecimento da Segurança Pública no estado. O momento será no Palácio da Abolição, às 19 horas.

Dentre os anúncios estão o novo núcleo regional da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), a ser construído na Serra da Ibiapaba; entrega de veículos para auxiliar o trabalho do sistema penitenciário estadual; convênios com o Programa Escola Segura entre União, Estado e alguns municípios; além de outros recursos para a área da Segurança Pública.

Serviço
Anúncio de ações na área da Segurança Pública
Data: 16 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Palácio da Abolição (Rua Silva Paulet, 400, Meireles – Fortaleza – CE)

quarta-feira, 15 de novembro de 2023

VICE-PREFEITA DE VARJOTA, LOURA DO POVO, SOLICITA A INSTALAÇÃO DE UMA DELEGACIA DA MULHER

 


A vice-prefeita do Município de Varjota, na Região Norte do Ceará, Alessandra Araújo, "Loura do Povo", esteve em audiência com a secretária executiva de Enfretamento à Violência Contra Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, para debater ações que possam garantir mais proteção para as mulheres de seu município e cidades circunvizinhas.

A cidade de Varjota, foi destaque de forma negativa em dois casos de feminicídio,  que abalou a comunidade. Em setembro deste ano uma técnica de enfermagem foi morta a tiros ao tentar defender a própria irmã do ex-cunhado e o segundo caso, que ainda segue em investigação, teve como vítima uma professora que foi encontrada morta com sinais de violência na localidade de Sítio Cajazeiras. Fato ocorrido no mês de outubro último.

De acordo com vice-prefeita, um ofício foi encaminhado ao gabinete do governador Elmano de Freitas e vice-governadora Jade Romero, solicitando a instalação de uma Delegacia de Defesa da Mulher na cidade de Varjota. "Fomos orientados para que nós gestores do município possamos estarmos em parceira com o governo do estado para unir forças para o enfrentamento à violência contra nós mulheres." Destacou Alessandra Araújo. 





terça-feira, 14 de novembro de 2023

VEREADOR JÚNIOR BALREIRA SAI DA SESSÃO INSATISFEITO COM A MESA DIRETORA

 

A sessão da Câmara de Vereadores de Sobral, desta segunda-feira, foi marcada por momentos muitos acirrados entre, oposição, situação e Mesa Diretora. Tudo por conta da votação do projeto de Lei Completar, que trata do Programa de Recuperação Fiscal de Sobral (RECUPERASOL), que trata da regularização de cobrança financeiro municipal e da implantação de novas taxas e serviços da Prefeitura de Sobral.

O momento de maior tensão e discursão surgiu quando o vereador Junior Balreira, solicitou da Mesa Diretora que adotasse um parágrafo do Regimento Interno, em que trata de votação de Projeto em processo de modificação. Para o vereador o correto seria preliminar, votar o projeto na íntegra, para em seguida os parágrafos em destaques. Seu pedido foi negado pela Presidente Socorrinha Brasileiro, que adotou o inverso, causando aborrecimento ao vereador de oposição que como forma de protesto, deixou o Plenário 5 de Julho. "Saio em forma de protesto pelo desrespeito do Regimento Interno dessa Casa." Disse Balreira. 

O vereador Júnior Balreira, ainda afirmou que a Câmara Municipal está funcionando como uma secretaria do Executivo Municipal. "A presidência dessa Casa, a Mesa Diretora, está como uma secretaria do Executivo Municipal." Disse Júnior Balreira, ao deixar a sessão desta segunda-feira.

O projeto em destaque foi aprovado e segue agora para ser sancionado pelo prefeito Ivo Gomes, que irá colocar em prática as novas cobranças de taxas e tarifas para a população sobralense.

VEREADOR ROQUE HUDSON ASSEGURA QUE TAXA DE LIXO NÃO ATINGIRÁ OS MENOS FAVORECIDOS

 

Na avaliação do líder do prefeito de Sobral, Ivo Gomes, Roque Hudson assegura o projeto da Taxa de Lixo que em breve será cobrada pelo município, isenta os da classe considerada de baixo rendimento e moradores dos distritos. Em entrevista ao final da sessão de segunda-feira, o vereador Roque Hudson, assegura que os moradores que serão atingidos são o que moram em bairros nobre da cidade, e cita como exemplo, Centro, Parque da Cidade e Derby. Para ele, a inclusão da Taxa de Lixo, como imposto arrecadador de Sobral, se torna obrigatório, caso não seja implantado o prefeito corre o risco de responder por crime de responsabilidade administrativa. 

O projeto com todos os detalhes sobre como irá ser aplicado, já é do conhecimento de todos os vereadores, mas ainda não foi votado na íntegra, apenas a autorização para o implantação da taxa do lixo. 

Para os vereadores da bancada de oposição que é liderada pelos deputados Moses (federal), Oscar (estadual), a população vai ser sim penalizada, com a aprovação desse projeto e culpa os vereadores que dão apoio ao prefeito Ivo Gomes, por sacrificar ainda mais os sobralenses que já pagam um absurdo de impostos, taxas e tarifas, cobrados pela atual gestão municipal.

Cidade de Varjota é campeã do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entre as cidades menor que 30 mil habitantes.

A Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão e o Instituto Áquila divulgaram a relação dos municípios finalistas do “Prêmio Band Cidades Excelentes” – Edição 2023, no Ceará. Trinta e oito dos 184 municípios cearenses estavam na disputa.

Varjota, município da Região Norte do Ceará, se tornou um dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entre as cidades menor que 30 mil habitantes.

Em solenidade realizada na noite desta segunda-feira, dia 13, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no Anexo II da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o município campeão na categoria Sustentabilidade, foi representada pela vice-prefeita, Loura do Povo.

A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes é oriunda de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila, tem como objetivo reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal em todo o País, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Ceará vence com grande atuação de Erick Pulga e caminhos para 2024

 

O Ceará venceu o Mirassol por 2 a 0, neste domingo (12), no estádio Presidente Vargas (PV), pela 36ª rodada da Série B de 2023. Uma atuação positiva de um time com foco em 2024, mas peças aproveitando oportunidades como Erick Pulga, marcando pela 1ª vez e sendo coroado pela atuação.

A cada nova partida como titular, se apresenta mais confiante, ousado e à vontade. Para além do golaço no início do 2º tempo, ainda sofreu o pênalti convertido por Bissoli, decretando o resultado. O camisa de 16 deixa o campo da interrogação e vai se consolidando como uma alternativa do futuro. (Diário do Nordeste).

domingo, 12 de novembro de 2023

PT adia escolha de candidatura em Fortaleza até março de 2024, mas não descarta prévias

O diretório municipal do PT em Fortaleza aprovou, na manhã deste sábado, 11, resolução que adia para até março de 2024 a escolha da candidatura do partido à Prefeitura de Fortaleza, conforme O POVO já havia antecipado.

Por unanimidade, o documento chancelado pelo colegiado solicita formalmente ao diretório nacional “a extensão do prazo de decisão sobre a tática e candidatura à Prefeitura da Capital até o primeiro trimestre de 2024”.

A legenda também abriu consulta à cúpula petista sobre o “método de decisão acerca da tática e candidatura”, ou seja, se o processo de definição de nome do representante no pleito continuaria por “consenso ou no mínimo 2/3 do diretório municipal”.

O adiamento, contudo, não descartou a possibilidade de prévias na sigla caso haja mais de um interessado em concorrer à sucessão do prefeito José Sarto (PDT).

Dentro do partido hoje, despontam como potenciais candidatos os deputados estaduais Guilherme Sampaio e Larissa Gaspar, além da ex-prefeita e deputada federal Luizianne Lins e do ex-deputado Artur Bruno.

Dos quatro petistas, apenas Luizianne não esteve presente durante o encontro do PT em Fortaleza. (O Povo). 

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...