sábado, 9 de março de 2024

CNT pode contribuir com proposta de planejamento estratégico de investimentos para a infraestrutura nacional

 


(Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - O presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, reuniu-se com o deputado Leônidas Cristino (PDT/CE), na manhã desta quarta-feira (6), para tratar dos gargalos da infraestrutura nacional. O parlamentar falou da necessidade de construção de um plano que contemple os modais de transporte e pediu apoio da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Cristino citou os problemas estruturais das rodovias brasileiras, em especial a deficiência do subleito, que não está preparado para receber o peso dos veículos de cargas. O subleito é o terreno por onde passa a estrada, ou seja, é a estrutura responsável por acomodar a massa asfáltica e o peso dos caminhões, ônibus e carros. Quando não é adequado, existe maior tendência de o solo ceder e formar buracos nas pistas.

Vander Costa concordou com os argumentos do deputado e colocou a CNT à disposição para auxiliar na demanda. “Acredito ser necessário construir um plano de longo prazo que incentive a multimodalidade e a integração dos modos do transporte”, ponderou o presidente do Sistema Transporte.

Ele ressaltou a necessidade de o plano abranger também investimentos em hidrovias. O Brasil tem um potencial hidroviário bastante grande, mas isso ainda é pouco explorado. Vander Costa entende que, se o plano for corretamente integrado aos outros modos, a logística hidroviária poderia beneficiar vários setores econômicos, como o agronegócio e a mineração.

PL do Combustível do Futuro

O presidente aproveitou a visita do deputado para falar sobre os impactos do aumento da mistura do biodiesel ao diesel. A questão está prevista no Projeto de Lei (PL) do Combustível do Futuro (PL n° 4.516/2023) e preocupa bastante o setor transportador, dados os possíveis impactos negativos.

Vander Costa entregou a Leônidas Cristino o estudo elaborado pela UnB (Universidade de Brasília), no qual demonstra haver maior emissão de CO² na atmosfera com o aumento da porcentagem de biodiesel misturado ao diesel. Também há indícios de maior desgaste das peças dos veículos e redução na eficiência dos motores, o que demandaria mais abastecimentos e manutenção dos veículos, encarecendo a prestação do serviço.

O assunto será debatido pelos parlamentares ao longo das próximas semanas. Por ser um tema proposto pelo governo federal, há grande relevância na discussão da matéria. A CNT diverge de alguns pontos e trabalha para tentar contorná-los, especialmente para garantir a qualidade do combustível consumido pelas empresas.

Além do presidente do Sistema Transporte e do deputado federal, também participaram da reunião o chefe de gabinete da Confederação, Matheus Jasper, e a gerente executiva do Poder Legislativo, da CNT, Andrea Cavalcanti.

 

Por Agência CNT Transporte Atual

sexta-feira, 8 de março de 2024

PREFEITO IVO GOMES FAZ UM "LIMPA" NO GABINETE DA VICE-PREFEITA

 


(Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, exonerou 11 colaboradores da vice-prefeita, Christianne Coelho. Segundo a publicação do Diário Oficial do Município de Sobral, da última terça-feira (5/3), seis homens e cinco mulheres que trabalhavam em cargos comissionados no gabinete da vice foram exonerados. O imóvel onde funcionava a sede da vice prefeitura será desocupado e entregue ao locador.

Foram exonerados os seguintes servidores:

Alexandro Carlos Costa (articulador da coordenadoria de programas e projetos);

Carlucio Campos de Souza (assistente técnico I da coordenadoria de programas e projetos);

Francisco Augusto Liberato Fernandes de Carvalho (coordenador jurídico);

Francisco Jhonata da Costa Lima (coordenador administrativo-financeira);

Francisco Nasion Feitosa Sousa Filho (assistente técnico I da coordenadoria de programas e projetos);

Georgeana Alencar Rocha (articulador da coordenadoria de programas e projetos);

Jardel Batista Monção (assistente técnico I);

Kelly Keline de Sousa Brasil (gerente, da célula de fomento ao voluntariado, da coordenadoria de programas e projetos);

Liduina Maria do Nascimento Lopes (assistente técnico I da coordenadoria de programas e projetos);

Marileuda Vasconcelos Cavalcante (assistente técnico I do Centro de Referência da Mulher);

Samara Cristina da Costa (assistente técnico I da coordenadoria de programas e projetos).

ACIDENTE COM ÔNIBUS DO TRANSPORTE ESCOLAR DA CIDADE DE MERUOCA

 


(Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - 
Um veículo terceirizado que faz o transporte escolar na cidade de Meruoca, entre as localidades Gameleira/São Vicente/Meruoca se envolveu num acidente na tarde desta quarta-feira, nas proximidades da Escola de São Vicente.

Segundo informações foi por conta de falha mecânica, de a base de transmissão ter quebrado vindo o motorista perder o controle.

Nesta acidente foi registrado apenas danos materiais, uma vez que os alunos que eram conduzidos no coletivo já haviam sido deixados no seu destino.

É bom ressaltar que o acidente se deu por conta de danos mecânicos, o que levanta a suspeita de que os veículos que prestam serviço a Secretária de Educação de Meruoca não vêm tendo a manutenção correta, pondo em risco vidas.

Outra falha detectada é que veículo não usa a faixa amarela, que identifica uso em transporte escolar, sem a vistoria necessária por parte o órgão competente no caso, Detran/CE.

 

quinta-feira, 7 de março de 2024

"UNINTA DE PORTAS ABERTAS" RECEBE IMPORTANTES NOMES DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA DE SOBRAL


 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias)O Centro Universitário Inta (UNINTA) recebeu, na noite desta terça-feira (05/03), importantes nomes do ramo comercial e industrial da cidade de Sobral, em mais uma edição do UNINTA de Portas Abertas. O evento tem por objetivo acolher as categorias profissionais que contribuem com o crescimento da cidade, tais como agremiações literárias e culturais, setor de indústria, comércio, educação, imprensa, entre outros, para conhecer o UNINTA e seus serviços disponíveis a toda comunidade, fortalecendo assim a integração entre ensino e serviço.

Nesta edição, os convidados foram recepcionados pela Vice-Reitora do UNINTA, Dra. Lara Martins Spíndola Rodrigues, e pelos pró-reitores da instituição no hall de entrada do Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, na qual foram oferecidos os serviços de buffet e, ainda, a participação do músico Samuel Sam, animando o ambiente com suas melodias.

No auditório, o evento começou com a apresentação musical de Glauberiane Moreira, acompanhada da Profa. Ivana Sá, que cantou a música “Terra da Esperança”. Em seguida, o anfitrião da noite, o Chanceler Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, subiu ao palco para apresentar aos convidados os diversos setores e serviços oferecidos pelo Centro Universitário.

Em sua fala, o Chanceler agradeceu a presença dos ilustres convidados e destacou o crescimento do grupo AIAMIS por meio de números, como a quantidade de egressos, convênios de estágios e colaboradores contratados. “Iniciamos esse projeto em 2023 com a proposta de apresentar nossa instituição à sociedade, pois nós vamos além dos estudos em sala de aula. O UNINTA presta diversos serviços, a maioria gratuitos, e nem sempre conhecidos por parte da população, daí a importância de nos reunir e fazer essa apresentação para a sociedade sobralense”, ressaltou o Chanceler.

O evento encerrou com a entrega dos Certificados de Reconhecimento aos empresários convidados, que receberam das mãos do Chanceler, Dr. Oscar Rodrigues, e da Vice-Reitora, Dra. Lara Rodrigues, e, ainda, as fotos oficiais do momento. Ao todo, cerca de 90 empresários, acompanhados de familiares e amigos, estiveram presentes nesta edição do UNINTA de Portas Abertas.



terça-feira, 5 de março de 2024

LINHA DE ÔNIBUS QUE FAZ O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS EM SOBRAL É ALVO DE DENÚNCIA NA CÂMARA DE VEREADORES



A empresa que faz o serviço de transporte urbano de Sobral - Transol, virou alvo de denúncia, por conta do sucateamento de sua frota, na Câmara de Vereadores de Sobral.

O assunto foi levado pelo vereador de oposição e um dos mais atuantes na Câmara de Sobral, Tiago Ramos, na sessão de segunda-feira, 4, que através de vídeo e fotos mostrou com se encontra a frota, dentro da garagem da empresa e fora dela, levando e colocando em risco a vida dos sobralenses que passou utilizar esse tipo de transporte por incentivo de Prefeitura de Sobral.


Um trecho do vídeo mostra, supostamente o motorista apertando os parafusos de uma das rodas do coletivo com as mãos, sem ferramentas auxiliares. Na garagem da Transol, veículos seminovos com peças sendo retiradas para serem recolocadas em outros carros, para servir como transportes para os sobralenses.

O serviço regular de transportes de passageiros via urbana no município de Sobral, começou a operacional em março de 2020, por tanto há exatos 4 anos, com a primeira linha bairro Renato Parente/Centro/Renato Parente.

No início a Prefeitura em parceira com a empresa Transol, prometia uma frota de ônibus novos com capacidade para 50 passageiros, adaptados com ar-condicionado, plataforma para cadeirantes, internet grátis e quatro câmeras de monitoramento interno.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...