quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Morrinhos: queda de braço entre prefeito e Câmara paralisa serviços e vai parar na Justiça


Uma decisão da Justiça proferida nesta segunda-feira, 29, determina que a Prefeitura de Morrinhos, no Norte do Ceará, retome a prestação de serviços públicos essenciais que estavam interrompidos desde o começo do mês.

A descontinuidade tem como motivo uma queda de braço entre o prefeito Jerônimo Brandão (PT) e os vereadores da bancada de oposição do município. O embate começou após a Câmara rejeitar um pedido de autorização para abertura de crédito suplementar no valor de R$ 47 milhões apresentado pelo Poder Executivo. Em maior número no parlamento, a oposição derrubou a matéria por seis votos a cinco.

Na sessão em que votaram contra o projeto, os vereadores argumentaram que a proposta formulada pela Prefeitura não detalha de forma transparente como o recurso seria aplicado.

A gestão, por sua vez, alega que sem o dinheiro em caixa, não há como financiar serviços essenciais e até mesmo quitar a folha de pagamento do funcionalismo público municipal. Com isso, logo após a matéria ser rejeitada no legislativo, houve paralisação de serviços como coleta do lixo, transporte escolar, iluminação pública e procedimentos cirúrgicos.

A situação levou a população a protestar contra a Câmara. Na sessão da última sexta-feira, 27, houve tumulto na porta do legislativo e a Polícia Militar teve que ser acionada para garantir a segurança dos vereadores.

Insatisfeitos com a pressão popular, os parlamentares ingressaram com uma ação na Justiça para obrigar a Prefeitura a restabelecer os serviços suspensos e efetuar o pagamento dos servidores. Eles alegam que a a gestão estaria incentivando clima de hostilidade entre a população e a Câmara com o objetivo intimidar os vereadores a votarem favorável à liberação do crédito.  (O Povo).

quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Segurança Pública será debatida em reunião no distrito de Jaibaras


 A Segurança Pública, será debatida nesta quarta-feira, dia 31, em uma reunião marcada para acontecer no distrito de Jaibaras, Município de Sobral. O evento que está sendo organizado pelo vereador licenciado Carlos do Calisto contará com as presenças; Coronel Falcão, Coronel Sérgio, Delegado de Polícia Civil Rômulo, Secretária de Segurança Emanuela Leite, entre outros. 

O evento acontecerá na quadra do Colégio José Maria Félix, com início marcado para às 19h.

Vereadores de oposição de Sobral pedem a liberação da Avenida José Saboia que ainda vive em lockdown


Os vereadores da bancada de oposição ao prefeito de Sobral, Ivo Gomes, Zé Vitor e Chico Jóia, resolveram se manifestar em defesa dos comerciantes, da Avenida José Saboia, que ainda vivem em regime de lockdown desde de quando começou as medidas de proteção para impedir o avanço da covid-19.

Por uma decisão tomada pelo prefeito, que resolveu fechar a rua no sentido Praça de Cuba em direção ao Rio Acaraú, ainda permanece intacta.

Na sessão de terça-feira, o vereador Zé Victor chamou a atenção para uma medida urgente, para que volte a normalidade naquela artéria, que para ele não se justifica mais o fechamento da via para circulação de veículos.

Durante pronunciamento, Chico Jóia chegou a chamar de “frouxo” os comerciantes que ainda aceita a decisão do prefeito e que seria bom que todos resolvesse por conta própria retirar os objetos que impede a circulação de veículos.


terça-feira, 30 de agosto de 2022

Lula segue com 44%, Bolsonaro mantém 32% e Ciro vai a 7% na pesquisa Ipec, antigo Ibope


A nova pesquisa Ipec, antigo Ibope, para presidente da República mostra Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) com os mesmos percentuais em relação à pesquisa anterior, divulgada em 15 de agosto. Lula lidera com os mesmos 44% e Bolsonaro segue com 32%.

O Ipec ouviu 2 mil pessoas entre 26 e 28 de agosto. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-01979/2022. (O Povo).

Pesquisa estimulada

Lula (PT): 44% (=)
Jair Bolsonaro (PL): 32% (=)
Ciro Gomes (PDT): 7% (+1)
Simone Tebet (MDB): 3% (+1)
Felipe d’Avila (Novo): 1% (+1)
Vera (PSTU): 1%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Léo Péricles (UP): 0
Pablo Marçal (Pros): 0
Sofia Manzano (PCB): 0
Soraya Thronicke (União Brasil): 0
Branco/nulo: 7% (-1)

Um alerta para os comerciantes de Sobral: Tem bandido praticando assalto no Centro

 


Na tarde dessa segunda-feira (29), por volta de 14h, aconteceu mais um assalto em plena luz do dia no Centro da cidade de Sobral.

Uma dupla armada conduzindo uma motocicleta do tipo Honda Fan 160, na cor vermelha estacionou na Rua Dr. João do Monte, em frente ao Pet Shop Duda Ração, e anunciou o assalto.

A dupla adentrou no interior do estabelecimento e roubou o aparelho celular do funcionário, notebook e alguns objetos de valores. Após realizarem a ação delituosa, os bandidos entraram em fuga no sentido da Rua Joaquim Lopes. 

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

TSE volta a proibir celular, mesmo desligado, na cabine de votação

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reverteu no último dia (25), por unanimidade, flexibilização anterior e decidiu que o eleitor não pode, em hipótese alguma, levar o celular para dentro da cabine de votação, sob pena de cometer crime eleitoral e de ser conduzido pela polícia.

Tais aparelhos devem ser retidos pelo mesário antes que o eleitor chegue à cabine, informou o TSE. Nesta quinta-feira, os ministros responderam a uma consulta feita pelo partido União Brasil sobre o assunto, em face de mudanças na resolução que trata a questão.

A consulta foi feita após uma mudança na resolução sobre as disposições gerais das eleições. Na norma que disciplina o pleito deste ano, foi incluído trecho segundo o qual os celulares e outros aparelhos eletrônicos “deverão ser desligados ou guardados, sem manuseio na cabine de votação”.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...