sexta-feira, 16 de julho de 2021

Bandidos trocam tiros com a PM nesta manhã de sexta-feira em Reriutaba


Um carro modelo Pajero, com placas da cidade de Fortim, Ceará, foi interceptado por policiais militares da cidade de Reriutaba, nesta manhã de sexta-feira. De acordo com Major PM Veiga, o carro em atitude suspeita foi seguido pela composição local até a chegada da equipe da Força Tática Rural. 

No bairro Vila Velha, os ocupantes trocaram tiros com os policiais antes de abandonar o veiculo. O carro era ocupando por cerca de cinco homens. Não houve feridos. A caça aos bandidos segue por esta manhã de sexta-feira.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

Jornalista deixa a Globo após mais de duas décadas para dar guinada na carreira

 

A jornalista Juliana Perdigão deixou a TV Globo, após 21 anos no canal. Como repórter e apresentadora, ela atuava na Globo em Minas Gerais. O anúncio de sua saída foi feito na última semana, por meio das redes sociais, onde a comunicadora inicia a nova carreira.

Durante sua carreira na televisão, Juliana foi responsável por reportagens especiais por telejornais do Brasil como Fantástico, Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Jornal Hoje. Além disso, em seu estado, ela apresentou e produziu o programa ‘Terra de Minas’, que foi líder de audiência na região, ganhou prêmio interno de melhor programa local e foi transmitido na Globo Internacional.

Apesar do rompimento inesperado para o público, a jornalista, que era um dos maiores nomes da Globo mineira, afirma que o motivo de sua saída é a busca pela realização de um sonho. No Instagram, ela anunciou sua demissão por meio de uma fotografia, na qual chamou o momento de “marco de uma mudança” e agradeceu as experiências vividas no telejornalismo.

“Começo agora o marco de uma mudança! Um ponto de virada! Depois de 21 anos como jornalista de TV, decidi usar o conhecimento que adquiri para realizar um sonho”, revela Juliana Perdigão. (Comunique-se).



WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Curso de Medicina UNINTA abre 10 vagas para transferidos


 O Centro Universitário Inta (UNINTA) lançou o edital 2021.2 de Transferidos para o curso de Medicina, campus Sobral. Estão sendo ofertadas 10 vagas.  As inscrições devem ser realizadas no site uninta.edu.br/medicina até o dia 25 de julho. Atendendo às medidas de biossegurança devido a pandemia, o processo seletivo será 100% online, com realização de prova no dia 02 de agosto. 

A Comissão Permanente de Processos Seletivos destaca que não serão aceitas inscrições de candidatos que estejam em situação de cancelamento ou abandono na instituição de origem ou ainda que estejam cursando Medicina em instituições de outros países. O curso deve ser de instituição brasileira autorizada ou reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

Para confirmar a inscrição no processo seletivo, é necessário efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 800,00, até o dia 26 de julho. A prova será realizada no dia 02 de agosto. Na data e horário da prova o candidato deverá acessar o endereço indicado e realizar o acesso utilizando o login e senha que será previamente informado pela instituição. 

 

Serviço

Processo Seletivo para Transferidos - Faculdade de Medicina UNINTA

Período de inscrição: 14 a 25 de julho

Prova Online: 02 de agosto 

Inscrições: https://uninta.edu.br/site/medicina/

Mais de 500 toneladas de resíduos orgânicos são destinados ao pátio municipal de compostagem

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), apresenta o balanço do primeiro trimestre de operação do pátio municipal de compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). 

Em apenas três meses, desde o início da operação piloto, foram recolhidas mais de 500 toneladas de materiais orgânicos em Sobral, o que resultou na economia de mais de R$ 45.000 no serviço de coleta e destinação final destes resíduos que, agora, ganham um destino correto e sustentável. Esses resíduos serão transformados em composto orgânico que auxiliará na produção de mudas e manutenção das áreas verdes da cidade, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA). 

Os resíduos orgânicos produzidos em Sobral vêm, principalmente, da coleta de podas de árvores da área urbana, da área de hortifruti do Mercado Público Municipal e de empresas que produzem esse tipo de material e que fazem a separação corretamente. 

A iniciativa faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos. 

De acordo com Carlos do Calisto, secretário da Conservação e Serviços Públicos, os resultados de uma boa gestão dos resíduos produzidos já aparecem em forma de economia. “Com isso, o meio ambiente também agradece”, ressalta o secretário.

 

 

Carro colide com um poste na Avenida Cleto Ponte, Junco


Na manhã desta terça-feira (13), uma motorista perdeu o controle do veículo e colidiu em um poste de energia elétrica, que tombou em uma das vias na Avenida Cleto Ponte, no bairro do Junco, em Sobral. A condutora foi socorrida para uma Unidade de Saúde do Município.

Equipe da Guarda Civil Municipal de Sobral (GCMS) esteve no local, realizando os procedimentos cabíveis.  (Foto: O Sobralense).

Projeto de Lei Federal que cria a Universidade Federal da Ibiapaba é de autoria do deputado Moses


Você sabia quem em 2016 o Deputado Moses Rodrigues apresentou o Projeto de Lei 5261, que autoriza o Poder Executivo a instituir a Universidade Federal da Ibiapaba?

A proposta, que ainda está tramitando na Câmara, vai beneficiar mais de 1 milhão de pessoas, principalmente, estudantes dos municípios cearenses de Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, São Benedito, Tianguá, Ubajara, Viçosa do Ceará e Ipu, e das cidades piauienses de Piripiri, Pedro II e Cocal.

Oferecer educação superior de qualidade é garantir desenvolvimento, ampliar oportunidades e fortalecer a economia.

Senador Cid Gomes recebe a segunda da vacina contra a covid-19


Após tomar a segunda dose da vacina que protege contra a covid-19, nesta terça-feira em Fortaleza, o senador pelo Ceará Cid Gomes (PDT),  postou a foto e logo em seguida um comentário onde volta a chamar o governo federal de "negacionista" genocida": "Tomei hoje a segunda dose da vacina contra a Covid, direito que foi negado a milhares de brasileiros por um governo negacionista e genocida. Agradeço aos profissionais de saúde e desejo que todos os brasileiros possam se vacinar o mais breve possível. Viva a ciência!"

terça-feira, 13 de julho de 2021

Homem tenta incendiar casa da ex-mulher e acaba tendo 70% do próprio corpo queimado, no Ceará


 Um homem teve 70% do corpo queimado após atear fogo à residência da ex-companheira na noite deste domingo (11) no município de Amontada, no Ceará. A mulher não se feriu.

Segundo a Polícia Militar, o homem de 52 anos colocou gasolina ao redor da casa da vítima e ateou fogo, mas ela saiu rapidamente do local após sentir o forte cheiro do combustível.

Mesmo ferido, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado e capturado por uma equipe da PM e levado sob escolta para uma unidade hospitalar. Ele vai responder por tentativa de feminicídio. (G1/CE)


    WILSON GOMES- O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

segunda-feira, 12 de julho de 2021

MEC autoriza, com nota máxima, curso de Direito do UNINTA EaD


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou em seu sistema e-MEC na tarde do sábado, 10 de julho, o resultado da avaliação para autorização do curso de Direito na modalidade a distância do Centro Universitário Inta (UNINTA). O relatório pontuou nota máxima para a graduação, que agora aguarda publicação no Diário Oficial da União para que possa ser ofertada em todo o território nacional.

A visita virtual do INEP/MEC ocorreu entre os dias 05 e 06 de julho de 2021, ocasião na qual foram avaliadas dezenas de critérios, sobretudo relacionados à infraestrutura, projeto pedagógico e qualidade do corpo docente. O UNINTA recebeu avaliação máxima na imensa maioria dos indicadores, consolidando no projeto da graduação a distância a mesma excelência aplicada em seu curso presencial e em sua modalidade EaD, ambos também autorizados com nota máxima pelo Ministério da Educação.

A Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional, Profa. Me. Graça Maria de Morais Aguiar e Silva, destaca o projeto pedagógico moderno e inovador do Direto EaD como um dos pontos altos da avaliação, reforçando o trabalho conjunto realizado entre a PRODI e o NDE e colegiado do curso, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto. “Vivenciamos na avaliação do Curso de Direito EaD um grande desafio, por ser nossa primeira visita do MEC realizada de forma virtual. Ao mesmo tempo, estávamos confiantes na estrutura robusta que temos de suporte ao EAD, já recredenciado com nota máxima, e, o mais importante, nosso Projeto Político Pedagógico para o curso, que foi elaborado e defendido por um grande time de profissionais”, afirmou.

Com centenas de convênios consolidados pelo UNINTA, o curso prepara-se para ofertar 5 (cinco) mil vagas por ano, em todo Brasil, distribuídas em seus mais de 180 polos de educação a distância, desde que estes apresentem os requisitos e a estrutura necessária para apoiar o curso com qualidade. Estes compreendem, para além do porte e estrutura física, uma rede de parcerias locais com órgãos do judiciário, que possam oferecer aos estudantes a oportunidade de desenvolver suas habilidades em estágios e espaços de práticas.

“Onde o UNINTA entra, entra para ser o melhor”, afirmou vitorioso o coordenador, Prof. Dr. Manoel de Castro Carneiro Neto. E completou: “O curso é um dos poucos de Direito a distância autorizados com nota máxima no Brasil. Estamos empolgados para mostrar a qualidade que já temos no presencial também no EaD. Esta é uma modalidade revolucionária que vem para incluir na educação pessoas que não tinham como se afastar de suas casas ou atividades profissionais para se dedicar à graduação, muitas vezes longe das suas cidades. Este bacharelado vem realizar sonhos, com imensa qualidade de ensino, pesquisa e extensão”. 

O UNINTA EAD 

Autorizado com nota máxima em 2014 e recredenciado com o mesmo conceito em 2019 e 2021, o UNINTA EaD hoje está presente em todas as regiões do Brasil, com mais de 180 polos, e também na Flórida, EUA. Com mais de 22 mil estudantes, a instituição é uma das que mais crescem no país, tendo registrado 2750% de crescimento apenas nos últimos 4 anos.

A modalidade leva a todo o território nacional a missão institucional estabelecida por seu chanceler, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, de “promover a educação superior de qualidade, formando cidadãos capazes de transformar a realidade social, com base em inovações científicas e tecnológicas de diversas áreas do conhecimento, respeitando os princípios éticos, culturais e humanistas, visando o desenvolvimento da sociedade”.


WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

MP Eleitoral requer confirmação de multa a candidato por conduta vedada durante campanha em Itapipoca (CE)

 


O Ministério Público Eleitoral requereu à Justiça Eleitoral a condenação do prefeito de Itapipoca (CE), João Ribeiro Barroso (PSDB), por realizar publicidade institucional em período vedado pela legislação eleitoral durante a campanha de 2020. Parecer apresentado ao Tribunal Regional Eleitoral no Ceará (TRE-CE) pede que seja mantida a decisão de primeira instância, que condenou o prefeito a pagamento de multa.

Durante a disputa eleitoral de 2020, João Ribeiro Barroso, que concorria à reeleição, utilizou publicidade institucional de atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos do município para se promover durante o período eleitoral, configurando a prática de conduta vedada. "No período vedado, foram fixadas três placas que ultrapassaram o conteúdo informativo, sendo fato notório a inclusão de informações relativas à  gestão do prefeito durante o período eleitoral, com o slogan da gestão e inseridas em prédios públicos", detalha a procuradora regional eleitoral Livia Maria de Sousa.

No parecer apresentado à Justiça Eleitoral, a procuradora destaca que a legislação eleitoral veda a veiculação de qualquer publicidade institucional nos três meses que antecedem o pleito eleitoral. "A permanência da propaganda institucional durante o período vedado é suficiente para aplicação da multa, particularmente quando utilizaram bens públicos", defende o MP Eleitoral. (Roberto Moreira).


WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

domingo, 11 de julho de 2021

Ceará enfrenta Cuiabá em busca da primeira vitória como visitante no Brasileirão

 


Neste domingo, 11, às 18h15min, o Ceará joga contra o Cuiabá-MT na Arena Pantanal, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante do Dourado, o Vovô busca a primeira vitória como visitante na atual edição do torneio. Em cinco partidas, o Alvinegro de Porangabuçu acumula quatro empates e uma derrota quando atuou longe de seus domínios.

Este embate é uma boa oportunidade para a equipe cearense atingir esta meta, pois o Cuiabá tem a segunda pior campanha como mandante neste Brasileirão. Em três partidas, a equipe mato-grossense somou um ponto, com uma igualdade e dois reveses. Ao todo, foram dois gols a favor do Dourado, que sofreu cinco tentos neste recorte.

Mas, para este embate, o Vovô terá alguns desfalques. O goleiro João Ricardo e o atacante Jacaré estão em reabilitação pós-cirúrgica. Vinícius Machado, outro goleiro do elenco, realiza fisioterapia para estiramento muscular na coxa direita. O lateral-direito Gabriel Dias, por sua vez, trata tendinite patelar no joelho direito.

Já a atuação do zagueiro Luiz Otávio é dúvida. Ele, que sofreu entorse no tornozelo, iniciou a fase de transição na quinta-feira passada, 8. Portanto, assim como nos últimos seis jogos, a dupla de zaga alvinegra deve ser formada por Messias e Gabriel Lacerda. (O Povo).


WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...