A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), apresenta o balanço do primeiro trimestre de operação do pátio municipal de compostagem, localizado na Central de Tratamento de Resíduos (CTR).
Em apenas três meses, desde o início da operação piloto, foram recolhidas mais de 500 toneladas de materiais orgânicos em Sobral, o que resultou na economia de mais de R$ 45.000 no serviço de coleta e destinação final destes resíduos que, agora, ganham um destino correto e sustentável. Esses resíduos serão transformados em composto orgânico que auxiliará na produção de mudas e manutenção das áreas verdes da cidade, atividade desenvolvida pela Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA).
Os resíduos orgânicos produzidos em Sobral vêm, principalmente, da coleta de podas de árvores da área urbana, da área de hortifruti do Mercado Público Municipal e de empresas que produzem esse tipo de material e que fazem a separação corretamente.
A iniciativa faz parte dos acordos setoriais do Consórcio de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Sobral (CGIRSM), em consonância com a coleta, transporte e destinação adequada dos resíduos.
De acordo com Carlos do Calisto, secretário da Conservação e Serviços
Públicos, os resultados de uma boa gestão dos resíduos produzidos já aparecem
em forma de economia. “Com isso, o meio ambiente também agradece”, ressalta o
secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário