quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Especialistas do HRN alertam para riscos da obesidade infantil

 


A famosa expressão “criança gordinha é criança saudável” é na verdade um mito que traz um grande risco para a saúde. O sobrepeso e obesidade na infância podem não ter nada de saudável. Da mesma forma que no adulto, a obesidade infantil está associada ao maior risco de desenvolvimento de outras doenças ou condições perigosas como hipertensão, diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, refluxo esofágico e até alguns tipos de cânceres. No Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), crianças e adolescentes acima do peso recebem orientação nutricional.

A médica endocrinologista pediatra do HRN, Izabella Tamira, ressalta que, tanto na infância quanto na vida adulta, a obesidade traz um risco aumentado de desenvolvimento de outras doenças. “A obesidade na infância pode gerar colesterol alto, diabetes, pressão alta, puberdade precoce, alterações ósseas e risco de doenças cardiovasculares no futuro”, ressalta.

No HRN, os pacientes têm as medidas antropométricas aferidas com base nas orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, em caso de desnutrição ou obesidade, há uma atenção especial por parte da nutrição. “Diariamente na visita da nutrição avaliamos se o paciente está conseguindo se adequar ao plano alimentar individual ofertado e, quando não, fazemos as trocas”, explica a nutricionista do HRN, Raíra Kirlly Cavalcante Bezerra. Dentro do perfil de pacientes pediátricos do HRN, a grande maioria está no peso ideal (78,69%). Os desnutridos são 9,11%, enquanto as crianças com sobrepeso representam 6,32% e os obesos, 5,88%.

Em alguns casos, em especial de crianças com possibilidade de transtorno alimentar, há a solicitação de avaliação psicológica por interconsulta durante a internação. Na alta hospitalar, os pacientes com obesidade ou desnutrição recebem orientações nutricionais. Além disso, crianças diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) são encaminhadas para o programa estadual para acompanhamento nutricional.

Internado no HRN em virtude de uma crise de asma, Luís Miguel, de 7 anos, também passou por uma avaliação nutricional e foi diagnosticado com obesidade. A criança, de 1,35m, está com 53 kg, mais de 30kg além do peso ideal. Ainda bebê, ele foi diagnosticado com APLV e foi acompanhado por um tempo pela nutricionista, mas hoje não mais. A mãe da criança, a técnica de enfermagem Raquel Feijão, 31, conta que evita doces e refrigerantes em casa, mas o filho acaba tendo contato com os alimentos menos saudáveis fora de casa. “Ele come bem, come de tudo, mas gosta muito de pão, pizza”, afirma. A mãe disse que pretende levar o filho a um endocrinologista.

Segundo a nutricionista do eixo pediátrico do HRN, Larissa Leite, a obesidade infantil é um problema complexo que exige a participação ativa dos familiares. “Uma vez que é na infância que os hábitos alimentares são formados, os pais são os principais responsáveis pelos hábitos alimentares e escolha dos alimentos que são oferecidos”, explica. De acordo com a profissional, é necessário introduzir rotineiramente e gradativamente uma maior quantidade de alimentos saudáveis e mais nutritivos, ao invés de industrializados e com alto índice de gordura; estabelecer horários para as refeições. Também é necessário ter uma rotina de sono de qualidade e praticar exercícios físicos.

Governo do Ceará autoriza instalação do Programa Zona Viva no Residencial Cidade Jardim I, em Fortaleza

 Nesta quinta-feira (14), às 17h, o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, assina a ordem de serviço para a instalação do Programa Zona Viva no Residencial Cidade Jardim I, no bairro José Walter, em Fortaleza. A previsão de início das atividades já é para janeiro de 2024.

O Zona Viva é desenvolvido pelo Governo do Ceará, com a coordenação da Secretaria da Proteção Social (SPS). A iniciativa leva atividades de qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.

O programa é voltado à população dos residenciais de unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. Os cursos e atividades são definidos a partir de um processo de escuta coletiva realizado no local.


Serviço
Assinatura de ordem de serviço do Zona Viva no Residencial Cidade Jardim I
Data: 14 de setembro (quinta-feira)
Hora: 17 horas
Endereço: Avenida A, S/N, bairro José Walter – Fortaleza – CE

DEPUTADO MOSES ASSEGURA RECURSOS PARA A REFORMA DA CÂMARA DE SOBRAL


 Não é a toa que a presidente da Câmara de Sobral, vereadora Socorrinha Brasileiro, é conhecida como ‘Guerreira’. Quanto ela quer um benefício para as comunidades que ela defende, especialmente o distrito de Taperuaba, ela luta incansavelmente até conseguir seus objetivos.

No final da semana passada, após despachar com o senador Cid Gomes e garantir recursos para a reforma do Anexo Gerardo Cristino de Menezes, da Câmara Municipal, Socorrinha esteve com o deputado federal Moses Rodrigues, que garantiu a outra metade dos recursos. Também ficou acertado que Moses destinará recursos para construção do Mine Estádio Clovis Cunha, de Taperuaba. (Sobralonline).

Criança que recebeu medicação errada no Ceará deixa hospital após quase um mês

 


Anthony Gabriel Zeferino Ribeiro, de 1 ano e 10 meses, recebeu alta nesta terça-feira (12), após receber medicação errada no Hospital Municipal de Morrinhos, no Ceará. Anthony Gabriel estava internado no Hospital Regional Norte, em Sobral, desde 15 de agosto. 

A criança ficou em estado grave após receber na veia um remédio que deveria ter sido utilizado por meio de soro e inalado. Medicação foi aplicada por uma técnica de enfermagem que foi afastada

Em depoimento ao G1/CE, Luciana Ribeiro, prima do menino, disse que a criança havia sido levada ao hospital pelos pais com sintomas gripais, como febre, falta de ar e suspeita de pneumonia. Na unidade, o garoto passou por uma consulta e o médico receitou medicações.


Com informações, G1/CE

terça-feira, 12 de setembro de 2023

Calouros do curso de Medicina Veterinária do Uninta têm experiência em aula de campo na Fazenda Thanks


Os calouros do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário INTA – UNINTA, realizaram uma visita técnica na sexta-feira (08), na Fazenda Thanks em Umirim, como aula de campo, com objetivo de proporcionar uma prática das várias técnicas utilizadas na criação e reprodução de rebanho leiteiro. Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo gerente geral da fazenda, Henry Rangel, que os acompanhou durante toda a visita, quando tiveram a oportunidade de conhecer os setores produtivos da fazenda e tirar dúvidas sobre os trabalhos de um setor produtivo.

O Professor e coordenador do curso de Medicina Veterinária do Uninta, Carlos Henrique, acompanhou os futuros profissionais da área e também responsável pela turma, ressaltou a importância dessa vivência bem no inicio de uma carreira acadêmica e destaca: "A visita à fazenda Thanks com os alunos do primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária foi um momento de muito aprendizado. Os alunos conseguiram acompanhar um pouco da rotina da fazenda e conhecer o dia a dia dos profissionais de uma grande propriedade produtora de leite. Essa integração dos estudantes à vivência da profissão é fundamental para a formação dos acadêmicos e aplicação dos conhecimentos obtidos em sala de aula". Destacando.

A Fazenda Thanks, fica localizada no município de Umirim, é de propriedade do Centro Universitário INTA – UNINTA, e recebe alunos do curso de Medicina Veterinária para estágios curriculares e extracurriculares. Das várias atividades que contemplam a criação de bovinos, a fazenda realiza transferência de embriões e fertilização in vitro, além de ser um centro de produção leiteira com a utilização do sistema compost barn. Esse sistema consiste num modelo de produção sustentável por apresentar reaproveitamento de dejetos produzidos pelos animais, além de propiciar um ambiente confortável para o rebanho garantindo uma melhor produção leiteira.

A área da produção animal é um dos fortes campos de trabalho do veterinário e o Ceará é um estado com destaque no nordeste do país, fortalecendo assim a profissão na região. Além dos espaços de campo, os acadêmicos também visitaram as instalações das salas de aula e laboratórios do curso de Medicina Veterinária que será ofertado em regime de internato na Fazenda.

SOBRE O CURSO:

O Curso de Medicina Veterinária da Faculdade UNINTA – Fortaleza habilita o profissional para assumir funções e obrigações no exercício da profissão no âmbito de suas atividades com espírito científico e investigativo, criatividade e empreendedorismo na solução dos problemas. Esse conhecimento é desenvolvido através de aulas teóricas e práticas, estágios, participações em projetos de pesquisa e Extensão e acompanhamento de serviços de rotina na Instituição no acompanhamento da saúde dos animais de companhia (cães e gatos); de produção (aves, bovinos, equinos, caprinos, ovinos, suínos) e selvagens (de cativeiro ou de vida livre); no controle de qualidade da produção dos produtos e subprodutos de origem animal (carne, leite, ovos e pescados).

CIRO GOMES ADIA VIAGEM AO CARIRI QUE ACONTECERIA NESTA TERÇA-FEIRA


O ex-ministro, ex-governador do Ceará e ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) decidiu adiar a palestra que seria realizada nesta terça-feira (12), no Centro Universitário Leão Sampaio (Unileão), em Juazeiro do Norte. Uma nova data do evento será divulgada em breve.

Informações dão conta de que problemas logísticos impediram Ciro de chegar ao Cariri para proferir a palestra magna. A assessoria do I Congresso de Gestão e Negócios da Unileão informou, ainda, que toda a agenda do evento, entre os dias 12 e 13 de setembro, foi igualmente adiada.

Participantes que adquiriram ingressos para o evento poderão solicitar reembolso do valor empenhado. Ao anunciar a nova data da palestra, a Unileão abrirá novas inscrições.

Ciro Gomes iria discutir, no Congresso de Gestão e Negócios, pautas relacionadas à retomada da economia e as tendências de mercado no Brasil atual.

Com shows, lançamento de livro e exibição de curta, FHC volta a garantir risadas em Sobral


Realizado pelo Sesc Ceará e já uma tradição no calendário cultural do Ceará, o Festival do Humor Cearense (FHC) retorna a Sobral de 13 a 16 de setembro, em sua 25ª edição, com apresentações sempre às 20h, no Clube Junco Sesc, e a proposta de sempre: levar alegria e distribuir risadas. Desta vez com direito a lançamento de livro e exibição de obra cinematográfica envolvendo a temática. 

Com 1 kg de alimento não perecível, o público terá acesso ao local das apresentações e as doações serão encaminhadas para o Mesa Brasil Sesc.

Em cartaz desde o ano de 2004, tendo passado por municípios das regiões Norte e Centro-Sul do Ceará, o evento é uma reafirmação do Estado como difusor e produtor do genuíno humor nordestino, oferecendo aos fãs do gênero a oportunidade de assistir a espetáculos dos mais renomados artistas do cenário local, desde iniciantes a veteranos. 

Programado para quatro dias nesta edição, o FHC vai reunir oito apresentações no palco do Sesc Junco - confira lista abaixo. Já na Sala de Vídeo da Unidade Sesc Sobral, no dia 13, acontece o lançamento da obra literária "O Direito de Rir VII”, de Giovani de Oliveira, e a exibição do curta "Iguatu, o Filme - Agora é Nóis". 

 

PROGRAMAÇÃO

Quarta-feira (13/09)

16h30 - Exibição curta "Iguatu, o Filme - Agora é Nóis" e lançamento do livro "O Direito de Rir VII”
20h - Tom Leite e Marmita

Quinta-feira (14/09)
20h - 
Pierrot Almeida e Cabaça

Sexta-feira (15/09)
20h - 
Laiza Milena e Keven Fernandes

Sábado (16/09)
20h - 
Colorau & Ronaldo e Manguaça   

 

Serviço:
XXV Festival de Humor Cearense - Sobral

Datas: de 13 a 16 de setembro

Locais: 
- Clube Sesc Junco - Rua Clotário Aguiar Araújo, 86, Junco, Sobral-CE
- Sesc Sobral - Boulevard João Barbosa, 902, Centro, Sobral-CE

Horário: Sempre a partir das 20h

Entrada: 1 kg de alimento não perecível - doações para o Mesa Brasil Sesc

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...