sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Deputado Moses promete lutar em defesa das universidades federais


 Sempre ao que acontece, pelo Brasil a fora, o deputado federal, Moses Rodrigues, reeleito para mais um mandato, se manifestou nas redes sociais em favor da Educação do Brasil, após anuncio de cortes nas verbas para as Universidades. "Educação é o único caminho para o desenvolvimento. Como vice-presidente da Comissão de Educação vou lutar para que os recursos das universidades federais sejam liberados. Não podemos prejudicar o ensino, a pesquisa e a extensão", destacou Moses.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

F5: INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2023.1

 


A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para cursos de graduação em seu vestibular (Processo Seletivo 2023.1). As inscrições acontecem virtualmente no período de 5 de outubro de 2022 a 12 de março de 2023. Os cursos são presenciais, com início das aulas previstas para março de 2023.

O campus ofertará nesse processo seletivo 1.530 vagas distribuídas nos cursos de graduação em Administração, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Serviço Social. Todos com acesso a financiamentos como o FIES, CredIES e Pravaler. 

São quatro modalidades de ingresso: Aproveitamento da Nota do ENEM, Prova Online, Transferidos, Graduados e Reingressos. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na página faculdadef5.com.br/processos-seletivos/.

Escolha uma modalidade:

Prova Online

Nesta forma de ingresso, o candidato realiza uma prova online com 10 questões de múltipla escolha. A data e o horário, bem como as orientações de como acessar o exame estão disponíveis no edital do processo seletivo.

CONFIRA O EDITAL

 - https://drive.google.com/file/d/1Bga6Kd2jo6JFpT8O_A3qCTSndB9zP3A4/view

Aproveitamento da Nota do ENEM

Nesta modalidade, o candidato opta por utilizar sua nota do ENEM, de qualquer edição a partir de 2010, como forma de seleção, excluindo a necessidade da realização de prova. A pontuação mínima pode ser consultada no edital.

CONFIRA O EDITAL

- https://drive.google.com/file/d/1jv9m3m1ScOGDjsSTgR7k2tDXDwb-znwN/view?usp=sharing

Transferidos, Graduados e Reingressos

Para os estudantes que desejam transferir seu curso para o F5, bem como para aqueles que já possuem uma graduação e, a seleção se dá por análise de documentos, disponíveis para consulta no edital e para alunos que já estudaram na F5 e que tenham perdido a vaga por abandono do curso e queiram ser reintegrados no mesmo curso.

CONFIRA O EDITAL

- https://drive.google.com/file/d/1fOfaEc5sThes0Xi81vPhhiyxQdigYZFV/view?usp=sharing

Para tirar qualquer dúvida sobre o processo, entre em contato conosco no nosso Departamento de Processo Seletivo por meio do WhatsApp (88) 993513970.

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

EM SOBRAL: Aluna encontra sapo dentro do copo da merenda escolar

Uma rã foi encontrada em uma refeição servida no lanche da Escola Estadual Dom José Tupinambá da Frota, em Sobral. O caso aconteceu na manhã desta terça-feira e chamou a atenção dos alunos, ainda de acordo com os alunos, essa não é a primeira vez que isso acontece.

Uma aluna relatou que os alunos chegam as 6h da manhã da manhã na escola e constantemente consomem uma comida de péssima qualidade. Vários alunos já realizaram reclamações da má qualidade da comida, porém a direção da escola não atendeu o apelo.

Nós entramos em contato com a direção da escola e com a CREDE 6, que é responsável pela unidade escolar, porém não obtivemos retorno sobre os relatos dos alunos e do vídeo divulgado nas redes sociais.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Ivan Frota toma posse como o novo delegado do sindicato dos radialistas do estado do Ceará

 

Diante da crise que se atravessa, com a perda de grandes nomes do rádio e com a piora do comércio, a fim de superar o atual momento, encontra-se uma importante solução: o fortalecimento da classe dos radialistas.

O novo delegado faz um apelo para a união da classe neste momento de crise, de modo a debater, conjuntamente com os demais profissionais, maneiras de tornar o panorama atual mais propício ao trabalho e ao desenvolvimento sadio da atividade radiofônica.

Nas palavras do delegado: “Buscarei na minha gestão unir empregadores e empregados, ressaltando o foco na construção de um rádio mais dinâmico e moderno, potencializando a entrada de novos patrocinadores e aumentando a satisfação dos que já são”.

Segue em complemento: “O sindicato propõe-se a soma, ao debate, ao desenvolvimento, a melhoria e a maior satisfação de todos os envolvidos no ecossistema desta atividade. Nossa missão é somar!”,

Deste modo, convida-se todos os colegas radialistas e familiares a participarem da posse do representante regional de Sobral, Ivan Frota, no dia 06 de outubro, quinta feira, as 19h, no auditório da CDL. Logo após, conta-se com a participação do presidente da subseção OAB Sobral, Ezio Guimarães, com a palestra “A importância do sindicato para os associados”.

Após intervenção, Sindsaúde Ceará sai em defesa dos empregados da Santa Casa de Sobral


O Sindsaúde Ceará convoca os empregados e empregadas da Santa Casa de Sobral para as assembleias que serão realizadas nesta quarta e quinta-feira, 05 e 06/10, na sede do Sindsaúde Ceará, e de forma virtual, pelo Zoom. As assembleias serão realizadas às 9h da manhã e às 15h nos dois dias. O objetivo é avaliar a situação dos trabalhadores após a intervenção municipal na unidade.

A intervenção e a ameaça aos direitos dos trabalhadores

Apreensão, incertezas. Esse tem sido o clima entre empregadas(os) da Santa Casa de Sobral desde que a unidade de saúde sofreu intervenção da Prefeitura no último dia 28/09, após suspensão dos atendimentos a pacientes com câncer. Se, por um lado, os serviços voltam a ser prestados, por outro, os cerca de mil e trezentos empregados da unidade sofrem as consequências da mudança na gestão. Pelo decreto, eles passaram a prestar serviços, através de contratos temporários, para o município, sem carteira assinada, ou seja, sem direitos como férias e FGTS.

Ainda de acordo com o decreto da intervenção, as verbas rescisórias são de responsabilidade da Santa Casa. O Sindsaúde Ceará já solicitou reunião com a Prefeitura de Sobral para tratar sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da unidade. Um pedido de mediação também foi feito junto ao Ministério Público do Trabalho.

Dejavu

Há dois anos, cerca de 150 empregados do Instituto Praxis, em Sobral, após intervenção da prefeitura de Sobral, foram demitidos e hoje atuam com contratos temporários, também sem carteira assinada. Eles pleiteiam na Justiça o pagamento das verbas rescisórias.

O Sindsaúde teme que os empregados sofram as mesmas perdas por conta da irresponsabilidade com as verbas rescisórias nesta intervenção da Santa Casa.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...