terça-feira, 4 de outubro de 2022

Após intervenção, Sindsaúde Ceará sai em defesa dos empregados da Santa Casa de Sobral


O Sindsaúde Ceará convoca os empregados e empregadas da Santa Casa de Sobral para as assembleias que serão realizadas nesta quarta e quinta-feira, 05 e 06/10, na sede do Sindsaúde Ceará, e de forma virtual, pelo Zoom. As assembleias serão realizadas às 9h da manhã e às 15h nos dois dias. O objetivo é avaliar a situação dos trabalhadores após a intervenção municipal na unidade.

A intervenção e a ameaça aos direitos dos trabalhadores

Apreensão, incertezas. Esse tem sido o clima entre empregadas(os) da Santa Casa de Sobral desde que a unidade de saúde sofreu intervenção da Prefeitura no último dia 28/09, após suspensão dos atendimentos a pacientes com câncer. Se, por um lado, os serviços voltam a ser prestados, por outro, os cerca de mil e trezentos empregados da unidade sofrem as consequências da mudança na gestão. Pelo decreto, eles passaram a prestar serviços, através de contratos temporários, para o município, sem carteira assinada, ou seja, sem direitos como férias e FGTS.

Ainda de acordo com o decreto da intervenção, as verbas rescisórias são de responsabilidade da Santa Casa. O Sindsaúde Ceará já solicitou reunião com a Prefeitura de Sobral para tratar sobre os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da unidade. Um pedido de mediação também foi feito junto ao Ministério Público do Trabalho.

Dejavu

Há dois anos, cerca de 150 empregados do Instituto Praxis, em Sobral, após intervenção da prefeitura de Sobral, foram demitidos e hoje atuam com contratos temporários, também sem carteira assinada. Eles pleiteiam na Justiça o pagamento das verbas rescisórias.

O Sindsaúde teme que os empregados sofram as mesmas perdas por conta da irresponsabilidade com as verbas rescisórias nesta intervenção da Santa Casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deputado Moses Rodrigues confirma pagamento de emenda parlamentar de mais de R$ 1 milhão de reais para a Santa Casa de Misericórdia de Sobral

  (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias ) - Sobralense, no terceiro mandato, Moses Rodrigues (UNIÃO) utilizou suas redes sociais nes...