sexta-feira, 16 de junho de 2023

Bancada de oposição fará “dança das cadeiras” na Câmara de Sobral

 


A Bancada de Oposição da Câmara Municipal de Sobral, com característica responsável, promove um rodízio com “dança das cadeiras” para ter durante o período de julho e agosto de 2023, os vereadores suplentes, Hermenegildo e Ailton, ambos do MDB. E essa novidade poderá mexer diretamente na Mesa diretora da Câmara.

A rotatividade foi articulada pelas lideranças do grupo político de oposição, deputados Moses e Oscar Rodrigues, que buscam prestigiar e fortalecer os suplentes para o pleito que se aproxima. Além desses primeiros suplentes, há possibilidades de mais dois assumirem também. No caso, do Francion Alcântara, do distrito de Rafael Arruda, e Kerginaldo Prado, do bairro Dom José.

O gesto é comum, mas chama atenção porque poderá mudar quatro de uma só vez. Isso porque os partidos se movimentam para motivar os seus quadros políticos para concorrem futuras candidaturas, já que muitos estão desmotivados devidos as dificuldades impostas pelas novas regas da legislação eleitoral que impõem limites de candidaturas.

Técnica que monitora função neurológica do paciente e previne lesões é realizada no HRN


Para evitar lesões neurológicas em pacientes, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, unidade da Secretaria da Saúde (Sesa), administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), utilizou, pela primeira vez, durante uma neurocirurgia, uma técnica que permite a avaliação contínua da função neurológica do paciente. A Monitorização Neurofisiológica Intraoperatória (MNIO) fornece informações anatômicas e funcionais em tempo real, no decorrer do procedimento cirúrgico.

“A monitorização intraoperatória ajuda a minimizar os danos aos tecidos neurais e prevenir lesões neurológicas. Essa técnica é conduzida pelo neurofisiologista clínico em parceria com o neurocirurgião durante o ato operatório”, explica o neurocirurgião do HRN, Paulo Roberto Lacerda Leal.

As principais indicações para o uso dessa técnica são as cirurgias dos tumores cerebrais, cirurgias na base do crânio, alguns procedimentos cirúrgicos da coluna cerebral e na cirurgia de epilepsia.

A primeira paciente a se beneficiar com a MNIO foi a técnica em radiologia Carmen Maria Rodrigues Camelo, 40. Diante de uma crise convulsiva e dores de cabeça, ela foi admitida na Unidade de AVC agudo do HRN, com uma suspeita inicial de isquemia cerebral. A investigação radiológica permitiu o diagnóstico de um tumor cerebral de baixo grau em uma região cerebral chamada de córtex motor primário, responsável pelo planejamento, controle e execução de atividades motoras voluntárias.

“Devido à proximidade do tumor com o córtex motor primário, tornou-se imprescindível o auxílio da monitorização neurofisiológica durante a cirurgia. O uso desta técnica no intra-operatório nos permitiu fazer uma ressecção máxima poupando as regiões responsáveis pela motricidade. Com isso, a paciente concluiu o procedimento sem nenhuma sequela neurológica”, explica o neurocirurgião.

A paciente ressaltou a importância da técnica nos resultados pós-operatórios. “Minha recuperação foi muito rápida e eu fiquei assintomática, sem nenhum prejuízo na minha motricidade”, diz.


O Guarany de Sobral está de volta!!!

 

A diretoria do Guarany Sporting Club vem por meio desta nota informar que todas as suas atividades estão sendo retomadas nesta quinta-feira (15/6), com o objetivo de não causar mais problemas ao clube, que disputa o Campeonato Cearense sub-20. Os treinos retornarão à tarde, no Estádio do Junco, sob o comando da comissão técnica da equipe.

Esclarecemos que as medidas para a manutenção do clube estão sendo tomadas por toda a diretoria, que está empenhada em buscar recursos junto aos empresários parceiros de Sobral e da região norte do Ceará.

Agradecemos a todos os membros da nossa comissão técnica por todo o trabalho e empenho no dia a dia do Cacique do Vale. E também agradecemos aos torcedores que seguem apoiando o clube e acompanhando de perto todas as nossas dificuldades e colaborando no que for preciso.

Aproveitamos a oportunidade para anunciar que Departamento de Marketing do clube está preparando novidades para a nação bugrina, que comemorará os 85 anos do Bugrão junto conosco.

O Guarany de Sobral não morrerá!

Apoio: Prefeitura de Sobral / Grupo Multi Pedras / Sobralnet / Guaraná Delrio / Boi Fest / Unimed Sobral / Over Bets / Alan Araújo Engenharia

quarta-feira, 14 de junho de 2023

Lula se irrita com baixa audiência na estreia em lives: “O povo precisa me assistir”

Lula estreou seu programa ao vivo nesta terça-feira (13), seguindo os passos de seu antecessor, Jair Bolsonaro. Entretanto, o “Conversa com o Presidente”, apresentado, por Marcos Uchôa e com toda a estrutura da EBC, não conseguiu alcançar a mesma audiência que as transmissões de Bolsonaro atingiam regularmente, utilizando somente um celular e feito em alguma sala do Alvorara, sem apresentador, somente com Bolsonaro falando espontaneamente. O presidente ficou bastante irritado com sua assessoria de comunicação: “O povo precisa me assistir”

No Youtube, a live de Lula reuniu menos de 6 mil espectadores simultâneos, chegando a um total de pouco mais de 12 mil visualizações ao final da transmissão. Mesmo com um desempenho levemente melhor no Facebook e Twitter, com 9,4 mil e 34,5 mil visualizações, respectivamente, os números ficaram aquém das marcas estabelecidas por Bolsonaro

Apesar dos esforços de promoção por parte do ministro Paulo Pimenta, da Secom, e do deputado André Janones (Avante-MG), bastante ativo nas redes sociais, a estreia da live de Lula não conseguiu atrair a audiência esperada. O que deixou o mandatário bem irritado diante de números irrisórios, se comparado aos alcançados por Bolsonaro.


PRF encontra tatu-galinha dentro de um saco na cidade de Tianguá

 


Um tatu-galinha foi resgatado na tarde dessa segunda-feira, 12, na BR-222, no município de Tianguá, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O animal estava sendo transportado dentro de um saco em uma motocicleta conduzida por um homem de 33 anos.

O homem foi encaminhado à Unidade Operacional da PRF, onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), em que se comprometeu a comparecer em juízo quando determinado. O nome dele não foi divulgado pela PRF. 

Já o tatu foi encaminhado a uma unidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio), na cidade de Ubajara, com o objetivo de ser reintegrado à natureza.

Ao ser questionado pelos policiais, o homem disse que havia comprado o animal poucas horas antes da abordagem após encontrar uma pessoa que estava vendendo o mamífero na estrada. Ele disse que estava levando o tatu para casa. (O Povo).

Secretária da SEMA, Vilma Freire recebe o deputado federal Leônidas Cristino


Na manhã de segunda-feira (12), a secretária Vilma Freire recebeu, na sede da SEMA, o deputado federal Leônidas Cristino (PDT). Na reunião, foram tratados vários assuntos relacionados à pauta ambiental.

Cristino se disse preocupado com a conservação da caatinga, em particular das carnaúbas, atacadas pela unha-de-gato, e, na fauna, com a preservação da garça azul. Ele adiantou que irá sugerir locais para criação de novas Unidades de Conservação estaduais.

terça-feira, 13 de junho de 2023

Câmara de Sobral implanta Libras em transmissões de sessões

 A Câmara de vereadores adota uma nova linguagem para seus seguidores. A Língua Brasileira de Sinais (Libras) chega a casa do povo através da gestão da atual presidente Socorrinha Brasileiro, que de forma inovadora leva para o Plenário 5 de Julho, a língua que é usada pela comunidade surda.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a comunicação dos surdos com o mundo, reconhecida no Brasil pela lei 10.436 de 2002. Possui estrutura linguística como qualquer idioma. E é através dos sinais e das expressões faciais, que os surdos entendem uma narrativa, uma história e sim, uma sessão da Câmara dos Vereadores. Na verdade, entendendo uma reunião do Legislativo, o surdo, incluso a partir disso, entende como caminha a cidade onde ele vive.

Vaca de cerca de 700 kg é resgatada após dois dias em poço no Ceará

Uma vaca de cerca de 700 quilos foi resgatada pelos bombeiros após ficar dois dias presa em um poço de aproximadamente 4 metros de profundidade na zona rural de Trairi, no interior do Ceará. O caso ocorreu no último sábado (10).

Segundo o Corpo de Bombeiros, a equipe de Busca e Resgate da 5ª Companhia do 3º Batalhão foi acionada pelo tutor do animal na localidade de Vila Campestre.

Na ação, os agentes usaram um sistema multiplicador de força para suspender e retirar a vaca do ambiente confinado em que se encontrava.

O animal não possuía ferimentos graves e foi entregue ao seu tutor. (G-1).

segunda-feira, 12 de junho de 2023

VENDEDORES AMBULANTES DESOCUPAM A PRAÇA DE CUBA EM SOBRAL

 


A Guarda Civil Municipal de Sobral, tomou de conta da Praça de Cuba na manhã esta segunda-feira, 12, para impedir que o logradouro seja ocupada por vendedores ambulantes. Em reunião acontecida anteriormente os vendedores foram informados que a partir desta semana aquele espaço não será mais permitidos a instalação de bancas ou qualquer outro equipamento de sirva de expositor de mercadorias. Segundo informações da Prefeitura e da fiscalização urbana, os vendedores foram deslocados para a Praça Luzia Homem, que fica em frente o antigo Batalhão de Polícia Militar e ruas no entorno do Mercado Público.

A retirada dos ambulantes foi motivada por uma possível reforma da Praça de cuba, cartão postal da cidade.

DISTRITO DO TORTO EM SOBRAL ESTÁ ABANDONADO PELA PREFEITURA

 


Em recente entrevista concedida do site O Sobralense, a vereadora do MDB de Sobral,  Fransquinha do Povo faz uma denúncia contra a Prefeitura de Sobral pela falta de zelo com os moradores do distrito de São José do Torto e localidades circunvizinhas. 

A vereadora cita, como exemplo, a principal praça do distrito que há mais de 10 anos, solicita melhorias ou até mesmo a construção de um nova praça, mas até agora nem promessa, por parte do prefeito Ivo Gomes. 

Fransquinha entende que por ser vereadora da bancada de oposição, o prefeito Ivo Gomes ignora seus pedidos e a necessidade de zelar pelos equipamento públicos, bem como oferecer a comunidade local uma qualidade de vida digna.

MECÂNICO MORRE APÓS SOFRER ACIDENTE DE BICICLETA EM SOBRAL

 


Um acidente de trânsito, tipo colisão de bicicleta, no bairro Terrenos Novos, um homem perdeu a vida após chocar contra uma arvore a bicicleta que ele conduzia. O acidente foi registrado na noite de domingo, 11.

O caso se deu na rua Raimundo Alves, e de acordo com testemunha Airton Aguiar, que era mecânico, descia a rua em alta velocidade, provavelmente embriagado e acabou batendo em uma árvore, tendo morte no local.

Capitão Wagner: "Não há qualquer tentativa de me afastar do quartel nem dos policiais"


 O Presidente estadual do União Brasil, ex-deputado federal, Capitão Wagner negou que haja uma tentativa de se afastar dos agentes da segurança pública. Em fala neste domingo, 11, ele afirmou que apenas vem tentando se aproximar de “outros públicos”.

O atual secretário da Saúde de Maracanaú voltou às salas de aula e ministrou palestra no Curso Cuca Concurso, em Fortaleza, para cerca de mil alunos. O encontro foi voltado para alunos que tentarão o concurso da Guarda Municipal e marca a reaproximação com grupo estudantil na área da segurança. Wagner era oficial da Polícia Militar, mas atuava como também como palestrante.

Durante a aula, ele citou experiências e lembrou histórias de quando estava na ativa para ilustrar as questões. O ex-deputado aposta em "ter os alunos como militantes” e ressalta que “não tem como se afastar” do grupo militar.

“Acho que é a maneira de aproximação da sala de aula com os alunos. Lógico que por ser policial, a gente não tem como se afastar. Meus amigos são policiais, têm eventos que são importantes, nos quárteis. Então, não há qualquer tentativa de me afastar do quartel nem dos policiais. Há a tentativa de me aproximar de outros públicos”, reafirmou. (O Povo).

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...