sexta-feira, 24 de maio de 2024

Deputado Leônidas Cristino consegue na Câmara Federal Audiência Pública para debater sobre a importação, da Inglaterra, do fungo Maravalia

 


(Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) -  A Comissão do Meio Ambiente, da Câmara Federal, aprovou na quarta-feira (22/5) requerimento de autoria do deputado federal Leônidas Cristino que solicita a realização de Audiência Pública para debater sobre a importação, da Inglaterra, do fungo Maravalia que combate a Criptostegia grandiflora (unha do diabo) praga que está dizimando as carnaúbas nordestinas.

A Carnaúba é uma palmeira de grande relevância ecológica, paisagística, econômica e social, nativa do nordeste.

A extração e processamento da cera de carnaúba é uma atividade de elevada relevância social, ambiental e econômica.

Essa praga (unha-do-diabo), causadora da invasão devastadora em andamento, é uma trepadeira vinda de Madagascar (África) que já está prejudicando a extração da palha de carnaúba.

Atualmente, há uma pesquisa acerca do biocontrole desta espécie invasora liderada por variais universidades e centros de biociência. Neste sentido, reveste-se de suma importância que os resultados desta pesquisa possam ser apresentados para autoridades brasileiras com o objetivo de encontrar soluções para este problema.

DETALHE - Leônidas é o presidente da Frente Parlamentar na Defesa da Carnaúba  e Presidente da Subcomissão Especial do Bioma Caatinga (SubCaatinga) no âmbito da Comissão do Meio Ambiente da Câmara Federal.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Professor é investigado por importunação sexual contra aluno na cidade da Forquilha


Um professor é investigado por suspeita de importunação sexual contra um aluno na cidade de Forquilha, no interior do Ceará. Nesta terça-feira (21), a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do docente.

Durante a ação, os agentes apreenderam três notebooks, dois tablets e outros aparelhos eletrônicos que serão periciados.

A decisão judicial que autorizou as apreensões também determinou o afastamento do professor de suas funções na rede pública estadual de ensino pelo prazo de 60 dias. Além disso, o docente está proibido de se aproximar da vítima, tendo que ficar em um raio de 150 metros de distância.

A decisão judicial do 5º Núcleo Regional de Custódia e de Inquérito, com sede em Sobral, foi comunicada a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação, para que as medidas sejam cumpridas. (AVSQ). 

USUÁRIOS DO SAAE DE SOBRAL VOLTAM A PROTESTAR

  Os usuários do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral estão voltando as redes sociais para protestar contra o retorno da cobra...