sábado, 25 de novembro de 2023

Deputado Moses Rodrigues é premiado com Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez, de Personalidades Educacionais 2023


Na noite desta quinta-feira, 23 de novembro, o Deputado Federal e Presidente da Comissão de Educação na Câmara, Moses Rodrigues (UNIÃO), foi premiado com a Comenda Prof. Edilson Brasil Soárez, de Personalidades Educacionais 2023. A solenidade, organizada pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Educação e Ensino da Livre Iniciativa do Estado do Ceará (Sinepe-CE), é uma das maiores honrarias da educação cearense.

O momento foi realizado no Senac Reference, na cidade de Fortaleza, e contou com a presença de diversas autoridades, associados, gestores e importantes personagens da comunidade educacional cearense.

Além do deputado sobralense, foram premiados também os professores Francisco Nazareno de Oliveira e Alexandre Carlos Ferreira Lima. Em seguida, o Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE) recebeu o Selo Mérito Educacional. 

Em suas redes sociais, o parlamentar evidenciou o seu empenho com a educação. “Os meus agradecimentos e gratidão ao Sinepe-CE pelo reconhecimento. Estarei sempre comprometido em apoiar e trabalhar para melhorar a educação em nosso estado. Obrigado a todos”. Falou.

 

Conheça Moses Rodrigues

Natural de Sobral, filho de educadores, Moses Haendel Melo Rodrigues herdou do pai a vocação pelo saber, conhecimento e estudo. Em sua história de vida, a educação sempre foi utilizada como um instrumento transformador e de ascensão.

Logo em sua carreira acadêmica, Moses se destacou ao concluir três graduações, formando-se em Administração, História e Geografia. Depois, tornou-se especialista em Psicopedagogia e doutor em Gestão, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro, de Portugal.

Pensando no bem-estar e no cuidado da população, Moses Rodrigues decidiu ingressar na política. Em 2014, ele foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal. Na Câmara, Moses já foi se destacando logo no início, tendo sido selecionado pela Embaixada dos Estados Unidos, como um dos líderes políticos mais promissores do Brasil, para participar naquele país do seminário “Young Political Leaders” (Jovens Líderes Políticos).

O trabalho comprometido e responsável refletiu em mais duas eleições vitoriosas, em 2018 e 2022. Em 2023, foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara, assumindo a condução dos principais projetos educacionais do país, em seus aspectos institucionais, estruturais, funcionais e legais, direito à educação e recursos para o setor. Sua articulação tem resultado em significativos avanços para a educação.

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Sebrae promove evento de criação da Câmara Setorial da Carnaúba

O Sebrae Ceará, através do escritório regional de Sobral, promove nesta sexta-feira (24/11), no Plenário 5 de Julho, da Câmara Municipal, a solenidade de instalação da Câmara Setorial da Carnaúba na região norte do Estado.

O evento contará com dois painéis. Um tratando sobre a regulamentação da atividade de carnaubeiro, tendo como debatedores, o deputado federal Leônidas Cristino, autor do Projeto de Lei que regulamenta a profissão de carnaubeiro; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho, Franzé Gomes, e o advogado Thiago Aragão.

No segundo painel, representantes da Federação das Indústrias, Sindicato das Indústrias de Beneficiamento da Carnaúba, Banco do Nordeste, Sebrae e Federação dos Trabalhadores na Agricultura discutirão sobre a importância da atividade para a economia do Ceará

O evento, que começa a partir das 8h da manhã, é aberto ao público, e devem participar prefeitos, vereadores, empresários, trabalhadores, beneficiadores dentre outros profissionais ligados a atividade.


Uma intervenção na Obra do Mercado Central de Sobral: entre a Guarda Civil Municipal e um operário da construção civil terminou de forma Drástica.


Uma situação de tensão aconteceu na manhã de quinta-feira, 23, nas dependências da obra do Mercado Central em Sobral, quando a Guarda Municipal interveio de maneira drástica para resolver um conflito relacionado ao estacionamento de veículos no local.

Um trabalhador que faz parte da equipe pela reforma do Mercado Público foi detido após se recusar a retirar sua moto do espaço do prédio, desencadeando uma série de eventos preocupantes.

Testemunhas relatam que os guardas municipais utilizaram spray de pimenta e até mesmo uma arma de choque como pode ser visto no vídeo nas redes sociais durante a tentativa de conter os funcionários da empresa. 

Um vídeo que registrou o incidente mostra claramente a tensão e o confronto entre os trabalhadores e os agentes da Guarda Municipal, enquanto a situação se desenrolava. 

A Prefeitura de Sobral, por meio das Secretarias do Trânsito e Transportes; da Infraestrutura; e Guarda Civil Municipal, informou que na manhã desta quinta-feira (23/11), um funcionário da empresa OK Empreendimento contratada para realizar a obra do Novo Mercado Público recebeu voz de prisão por desacato e ameaças aos agentes de fiscalização do trânsito, que realizavam fiscalização de rotina no Centro da cidade. 

Diante da resistência do homem, as equipes realizaram os procedimentos padrões do uso progressivo da força e o conduziram até à Delegacia Municipal de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais. 

A empresa responsável pela obra também foi notificada quanto ao episódio.

 

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Vice-prefeita de Varjota "Loura do Povo" participa do lançamento Programa “Ceará por Elas”


A vice-prefeita da cidade de Varjota, Alessandra Araújo “Loura do Povo”, esteve recentemente participando de mais um evento de destaque no estado do Ceará, Programa “Ceará por Elas”, recém-lançado pelo governador Elmano de Freitas.

O programa “Ceará Por Elas” propõe iniciativas nos municípios para ampliar o protagonismo feminino, partindo de três eixos: Mulher Segura, Protagonista e Empreendedora.

Ao lado do governador Elmano de Freitas e a vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero, a vice-prefeita Loura do Povo, fez questão de prestigiar o lançamento oficial, no Palácio da Abolição, numa ação pioneira de articulação do Governo do Ceará com os municípios.

Para colocar o plano em prática, o Governo do estado prevê que os municípios implantem Casas da Mulher municipais, Centros de Referência ou Sala Lilás em cada cidade. A proposta também prevê a criação de Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.



quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Desembargador mantém prefeito de Tianguá afastado do cargo

 

O desembargador José Tarcílio Souza da Silva, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), manteve o afastamento do prefeito de Tianguá, Luiz Menezes (PSD), do cargo. Atualmente, quem comanda a Cidade é o vice-prefeito Alex Nunes até que o gestor titular tenha uma melhora nas condições de saúde e retorne para suas funções. 

Inicialmente, o próprio vice-prefeito solicitou um mandado de segurança diante das investigações do Ministério Público Estadual (MPCE). Os promotores confirmam a internação do prefeito em um hospital privado de Fortaleza desde o dia 22 de setembro deste ano, conforme noticiou o colunista de Política do Diário do Nordeste, Inácio Aguiar. 

Na decisão mais recente, de quinta-feira (16), o desembargador José Tarcílio Souza da Silva ressaltou que integrantes do MPCE fizeram visitas presenciais “ao gabinete do Prefeito, na sede da Prefeitura Municipal de Tianguá, por 15 dias úteis consecutivos, em dois horários distintos (manhã e tarde), indagando as pessoas presentes sobre o comparecimento do prefeito, constatando-se que o mesmo não havia comparecido à prefeitura nesse período”. 

Por fim, o magistrado decidiu manter a decisão do juiz da 2ª Vara Cível de Tianguá, na Ibiapaba, Felipe William Silva Gonçalves. “Não nos cabe, nesse instante, outra medida senão a manutenção da decisão interlocutória do Juízo de primeiro grau”, conclui o magistrado.


Diário do Nordeste

segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Ministério da Justiça autoriza entrada de garrafas e distribuição gratuita de água em shows

O ministro da Justiça Flávio Dino anunciou, no sábado (18), novas determinações referentes a disponibilização de água em shows. A partir de agora, as produtoras devem permitir a entrada de garrafas com água nos eventos.

A medida foi tomada após a morte de uma jovem de 23 anos no show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17). Ana Clara Benevides passou mal e teve uma parada cardiorrespiratória. A causa da morte ainda será divulgada pelo Instituto Médico Legal (IML).

No entanto, existem especulações de que o caso esteja relacionado com a forte onda de calor que atinge a cidade. No show de sexta-feira (18), no Rio de Janeiro, a organizadora do evento proibiu a entrada de água pelo público.

ENTENDA DA MEDIDA

A Secretaria do Consumidor do Ministério da Justiça autorizou a entrada de garrafas com água de uso pessoal, em material adequado, em shows.

Também foi determinado que as empresas produtoras dos eventos com alta exposição ao calor deverão disponibilizar de água potável gratuita através de “ilhas de hidratação” de fácil acesso. 

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...