quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Oscar Rodrigues: uma nova voz no parlamento do Ceará


 O ano de 2023 prenuncia um novo tempo de mudanças na política de Sobral, do Ceará e do Brasil, isto pela presença de novos personagens e a continuidade de experientes representantes, a exemplo do deputado Estadual Oscar Spíndola Rodrigues Júnior, que assume um primeiro mandato, e de Moses Rodrigues, que chega ao terceiro mandado na Câmara Federal.

O quadro atual revela uma mudança de liderança na política local e o fortalecimento da oposição, o que poderá influenciar nos próximos embates, a começar pela disputa da prefeitura de Sobral, em 2024, postulada pelos Rodrigues.

O chanceler do Uninta, Dr. Oscar, criador do maior complexo de faculdades do interior do Ceará, chega à Assembleia com entusiasmo, disposição e novas ideias para debater problemas antigos, mas que permanecem emperrando o crescimento social das comunidades e dos indivíduos. Segundo ele, seu desejo não é o se mostrar um opositor de plantão, mas sim um interlocutor entre portadores de demandas e entidades com poder de solução. “Estarei apoiando tudo o que for viável para o bem estar coletivo, e combatendo injustiças e outras ações que incomodem às camadas mais humildes”, disse o parlamentar. Acerca de sua pouca experiência na vida pública, o deputado Oscar Rodrigues, disse que apesar de não participar da vida pública, ele acumula projetos de interesse do povo, e seu mandato servirá para que ele defenda algumas ações que são imprescindíveis ao crescimento e o bem estar de todas as pessoas, pois esse o caminho mais seguro para que se possa chegar à verdadeira cidadania.


MOSES RODRIGUES TOMA POSSE PARA EXERCER 3º MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL

 


Em uma solenidade realizada na manhã desta quarta-feira, 01, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, o deputado federal Moses Rodrigues (União Brasil) foi empossado para exercer um novo mandato, durante a 57ª Legislatura.

Antes da solenidade, Moses Rodrigues falou sobre o seu sentimento como representante da população cearense. “Esse é o resultado de um trabalho que ficou reconhecido no Ceará. Nossa luta por mais qualidade de vida é diária. Captamos investimentos para áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança pública, geração de emprego e ações de enfrentamento à seca”, disse.

Moses, que iniciou vida pública em 2014, ocupou cargos relevantes na Câmara Federal. Sobralense, Moses é vice-presidente da Comissão de Educação, foi relator do Plano Nacional de Educação, membro das Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, e da CPI – PETROBRAS.

Eleições 2022

Moses Rodrigues foi eleito com 113.294 votos para representar o Ceará, por mais quatro anos, na Câmara dos Deputados.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Viatura da PM se choca com VLT em Sobral

 


Uma viatura da Polícia Militar do Ceará se envolveu em um acidente com uma linha do Metrofor na tarde desta terça-feira (31), no bairro Cohab III, em Sobral, no Interior do Ceará. Segundo o órgão, o abalroamento com o VLT ocorreu por volta das 16h30, em uma passagem de nível no trecho Norte do transporte metroviário. Não houve vítimas na ocorrência, apenas danos materiais. A operação na linha ficou interrompida por cerca de 30 minutos, para registro da ocorrência por parte dos órgãos responsáveis. O funcionamento do trecho Sul de Sobral não foi afetado e o VLT opera normalmente. 

terça-feira, 31 de janeiro de 2023

Jornalista Alberto Perdigão lançará livro em Sobral

 


O livro Política e Literatura de Cordel – o folheto de política como mídia informativa alternativa, popular e contra-hegemônica (RDS, 2022, 352 p.), do jornalista Alberto Perdigão, será lançado em Sobral, nesta sexta-feira (3), às 20 horas, no restaurante Cícero’s. A obra discute a poesia-reportagem como alternativa à notícia da grande mídia e analisa as narrativas do cordel sobre a destituição da presidente Dilma Rousseff, ocorrida em 2016.

Política e Literatura de Cordel é uma coletânea de 12 artigos resultantes de uma pesquisa inédita, realizada por Perdigão, entre 2016 e 2021. Os artigos foram publicados em anais de congressos e em revistas científicas. A obra homenageia três pesquisadores da literatura de cordel já falecidos, que contribuíram com a pesquisa do autor: Joseph Luyten, que morreu em 2016, Gilmar de Carvalho (2021) e Arievaldo Viana (2021).

Dois dos capítulos analisam a narrativa de oito folhetos de cordel de autores nordestinos, publicados durante o processo de destituição da presidente Dilma Rousseff. Nas poesias-reportagens da amostra, os poetas-repórteres optam pela versão de golpe, diferentemente da perspectiva de impeachment apresentada pela mídia convencional. Os folhetos da amostra estão reproduzidos na íntegra em um dos anexos do livro. 

Política e Literatura de Cordel já foi lançado no Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, João Pessoa e Natal, além de Juazeiro do Norte e Crato, no Ceará. 

O Autor 

Alberto Perdigão (Fortaleza, 1963) – jornalista, mestre em políticas públicas e sociedade, pesquisa o folheto informativo da literatura de cordel, com ênfase no folheto de política. Atua como editor, apresentador em programas de jornalismo popular, e como professor de comunicação comunitária e alternativa. 

É autor dos livros Comunicação Pública e TV Digital (EdUece, 2010 – dissertação de mestrado), Comunicação Pública e Inclusão Política (RDS, 2014 – artigos jornalísticos) e Únicos (Editora Radiadora, 2021 – poesias).

Médico preso por espancar a companheira é encontrado morto em presídio na cidade de Sobral

 


Um médico de 48 anos, preso em flagrante por espancar a própria companheira, uma mulher de 27 anos, foi encontrado morto, na Unidade Prisional de Sobral, Região Norte do Estado, na última sexta-feira (27). A morte foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) na manhã de segunda-feira.

 A principal suspeita é de que o interno tenha cometido suicídio, durante o horário de se barbear. A identidade do médico não será divulgada, para preservar a ex-companheira - que foi agredida. Ele estava recolhido na penitenciária desde o dia 10 de novembro do ano passado.

A polícia tomou conhecimento das agressões causadas por ele após a vítima dar entrada em uma unidade de saúde no município de Cruz, com fraturas da na face e no fêmur. Na ocasião, a mulher confirmou que havia sido espancada outras vezes pelo marido.

A Secretaria da Administração Penitenciária afirmou que a equipe de saúde da Unidade Prisional realizou todos os procedimentos de primeiros socorros e acionou o Samu, que constatou o óbito.

Ainda de acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária, o médico participava de atividades de trabalho no presídio e teve sua última avaliação clínica no dia 25 de janeiro deste ano, dois dias antes da sua morte.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

18 postos de combustíveis foram multados pelo Decon em Sobral


 O Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da Unidade Descentralizada do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) em Sobral, coordenado pela promotora de Justiça Juliana Cronemberger, multou, nesta sexta-feira (27), 18 postos de combustíveis localizados no município, por aumento injustificado de preços.

O fato ocorreu em março de 2022, quando se recebeu a notícia, pela imprensa local, de aumentos nos preços do diesel e gasolina, mesmo sem as correspondentes elevações nos valores dos insumos ou qualquer outro custo que justificasse a alta nos preços repassados ao consumidor. Desse modo, as notícias informavam sobre o aumento injustificável e escalonado dos combustíveis em um mesmo dia e/ou antes mesmo de o valor aumentar nas distribuidoras e refinarias.

Com o apoio do Núcleo de Apoio Técnico (Natec) do MPCE, foram realizadas análises nos postos e confirmado que as elevações de preço ocorreram, principalmente, entre os dias 7 e 11 de março de 2022.

Os postos de combustíveis tiveram a oportunidade de apresentar defesa e esclarecimentos que justificassem o aumento dos preços dos combustíveis. Contudo, ao final da investigação do Decon em Sobral, foi constatada ausência de justa causa, uma vez que não foram verificados, por exemplo, os seguintes fatores: aumento no custo dos insumos utilizados na produção de bens ou serviços; introdução de melhorias de qualidade no produto ou serviço; aumento de tributos ou quaisquer despesas operacionais como frete.

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...