sábado, 10 de julho de 2021

Presidente da Câmara de Massapê sofre derrota no TRE-CE e deve ter mandato cassado pelo PSD


Em sessão na manhã desta quinta, 8 de julho, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) julgou improcedente ação do presidente da Câmara de Massapê, Francisco Auteri Albuquerque Moura. Por 6 votos a 0, os juízes negaram provimento à Ação de Justificação de Desfiliação Partidária/Perda de Cargo Eletivo promovida pelo vereador. Na prática, Auteri poderá perder o mandato caso o partido a que pertence, no caso o PSD, o expulse de seus quadros.

 Eleito pelo grupo de oposição à atual prefeita Aline Albuquerque (PP), Auteri contrariou orientação da sigla no processo de eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal no início de janeiro. O PSD é o partido do candidato derrotado Jacques Albuquerque à reeleição na cidade, prefeito do qual Auteri foi líder na Câmara até o dia 31 de dezembro de 2020. Auteri havia assinado acordo com os vereadores de oposição para a eleição da vereadora Rochelly Penha (PSD) ao comando do legislativo municipal, que teria a ele como primeiro secretário. Porém, no dia da instalação da nova legislatura e posse dos vereadores, Auteri apresentou-se como candidato a presidente, em ação orquestrada junto ao grupo político da nova prefeita, e acabou eleito pelo placar de 7 votos a 6. 

Em sua decisão, a relatora do caso no TRE-CE, Kamile Castro, rejeitou a argumentação da defesa do vereador. “No contexto dos fatos não se tem, para este caso, uma perseguição ou discriminação política contra o requerente que o impeçam de seguir suas atribuições no cargo de vereador ou de tornar inviável sua presença inclusive nos quadros de filiados da agremiação”, afirmou ela. Ela citou provas dos autos que incluíram entrevistas em rádio e publicações em redes sociais. A ação promovida por Auteri tinha o objetivo de assegurar o mandato em caso de desfiliação. 

O processo foi o primeiro a ser julgado na sessão virtual do TRE-CE desta sexta (8), e está disponível no Youtube: https://bit.ly/2TPlZQe


WILSON GOMES - REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAIS

Polícia Militar dispersa aglomeração em 'adesivaço' de candidato à Prefeitura de Martinópole

 

A Polícia Militar do Ceará, dispersou, na tarde desta sexta-feira (9),  uma aglomeração formada durante um "adesivaço" promovido pelo candidato James Bel (Progressistas), que disputa a Prefeitura de Martinópole, no interior do Ceará, na eleição suplementar no dia 1º de agosto.

A reportagem tentou contato com James Bel pelos números anexados ao registro da candidatura, mas as ligações não foram atendidas.

De acordo com o tenente-coronel Eduardo Guedes, comandante da Companhia Independente de Camocim, a PM fazia patrulhamento quando notou a movimentação do grupo de apoiadores no "adesivaço". Ele calcula que cerca de 100 pessoas foram dispersadas.

Imagens do local mostram várias pessoas andando pelas ruas sem máscara de proteção, durante o evento político. Outras, que estavam de moto, não usavam capacete. (Diário do Nordeste).


WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

 

Crime de latrocínio é registrado na cidade de Sobral

 


Um cidadão foi morto na noite desta sexta-feira (9), por volta das 22h00, no bairro Alto do Cristo, durante uma tentativa de assalto.

A vítima foi identificada como Diego do Nascimento Bezerra, 33 anos, fundador da torcida organizada do Guarany de Sobral.

Segundo informações, dois homens em uma motocicleta foram roubar o cidadão, e em seguida atiraram nas costas. Diego foi socorrida para o Hospital Regional Norte-HRN, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Os criminosos fugiram logo após o crime, tomando destino ignorado.

As polícias Civil e Militar estão realizando diligências na tentativa de prender os criminosos. (Sobral 24 Horas).


   WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

 

sexta-feira, 9 de julho de 2021

80% da água presente em poços da Bacia do Araripe é considerada de boa qualidade

 


Cerca de 81,8% dos poços presentes na Bacia Sedimentar do Araripe tem água considerada de boa qualidade. É o que diz o estudo realizado pelo programa de pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável da Universidade Federal do Cariri (UFCA). De acordo com a pesquisa, a água que abastece a cidade do Cariri não apresenta problemas de salinidade, como em outras regiões do Estado. As análises, no entanto, revelam que alguns poços já apresentam efeitos negativos da ocupação humana.

O estudo monitorou 22 postos da região, no período de quatro anos. Os pesquisadores utilizaram parâmetros de qualidade para avaliar os níveis de fósforo, nitrato e coliformes fecais presentes nas águas subterrâneas do Cariri. Segundo o professor Francisco José de Paula, que coordenou a pesquisa, apesar da qualidade da água ser satisfatória, todos os postos avaliados apresentaram pelo menos um parâmetro de qualidade negativo. “Foi analisado o Ph, a condutividade, a turbidez e coliformes totais. É importante salientar que um parâmetro isolado não fornece muitas informações em relação à qualidade geral dos poços”. ( O Povo).


WILSON GOMES - O REPÓRTER DE TODAS AS NOTÍCIAS

quinta-feira, 8 de julho de 2021

Aziz foi 'leviano' ao afirmar que há militares envolvidos em 'falcatrua' do governo, diz ministério


O Ministério da Defesa afirmou em uma nota divulgada nesta quarta-feira (7) que o senador Omar Aziz (PSD-AM) foi "leviano" e "irresponsável" ao dizer que há militares envolvidos em "falcatrua" no governo. O documento é assinado pelo ministro Braga Netto e pelos comandantes das Forças Armadas.

Presidente da CPI da Covid, Aziz afirmou nesta quarta que fazia "muitos anos" que o Brasil não via "membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo".

A declaração foi dada durante o depoimento de Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, que acabou preso ao final da sessão. 

Enfermeiro é preso em Sobral acusado de furto dentro de hospital


E uma investigação coordenada pela Polícia Civil do Estado do Ceará culminou no indiciamento de um enfermeiro sob a suspeita da prática de peculato-furto.

O profissional de 40 anos é investigado por subtrair um aparelho celular de uma paciente que se encontrava internada e sedada em um hospital na cidade de Sobral.  O fato ocorreu em maio deste ano.

O aparelho celular da vítima foi localizado e entregue à proprietária.

No curso das investigações e análise de imagens internas do local, os investigadores observaram que um dos funcionários do hospital pegou a bolsa da vítima e retirou o objeto.

Com base no material comprobatório, as autoridades policiais identificaram o profissional de saúde e o localizaram na posse do aparelho.

Indagado sobre o fato, o homem de 40 anos alegou que havia encontrado o objeto e não havia localizado o proprietário.

Em razão das informações levantadas durante as investigações, a Polícia Civil indiciou o profissional por peculato-furto.

As investigações sobre o caso seguem a fim de identificar a participação dele em outros furtos que já foram registrados na unidade.

quarta-feira, 7 de julho de 2021

Prefeitura inicia notificação de proprietários de terrenos detectados como ponto de propagação do Aedes aegypti

 


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Conservação e Serviços Públicos (Sesep), após denúncia recebida pela Unidade de Vigilância de Zoonoses, realizou a limpeza de um terreno particular no Centro, que foi detectado como ponto de descarte irregular de lixo e local de propagação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. 

O terreno recebeu limpeza manual. De lá, foram retirados mais de 370 kg de vegetação. O dono do terreno será notificado e deve arcar com as despesas da ação. Outros locais como esse já foram mapeados pela Prefeitura e seus proprietários também serão notificados.

 A Prefeitura de Sobral iniciou, nesta terça (06/07), a intensificação da fiscalização sobre descarte irregular de lixo em áreas públicas e terrenos privados, visando diminuir a propagação do Aedes aegypti. 

De acordo com o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Calisto, é importante que os proprietários tenham consciência sobre a importância de manterem seus terrenos limpos, “assim não se tornam um ponto de risco para a saúde dos sobralenses. Precisamos manter Sobral limpa e, desta maneira, livre de qualquer doença que o mosquito possa trazer. A população é nossa principal aliada na luta contra o Aedes”, disse.

Ação Hovet busca dar dignidade à animais colonizados no UNINTA

 


O Hospital Veterinário do UNINTA (HOVET), realizou neste primeiro semestre ações que buscam oferecer maior dignidade aos gatos que são colonizados no UNINTA. Os felinos primeiramente são levados para exames no hospital, onde os doentes recebem os devidos cuidados médicos. Posteriormente todos eles são castrados, identificados e colocados para adoção ou devolvidos ao seu habitat. A ação de responsabilidade social visa proporcionar uma melhor qualidade de vida aos bichanos e a comunidade universitária, além de servir de laboratório para os estudantes do curso de Medicina Veterinária.

 A Auxiliar Veterinária do Hospital, Maria Janeila, explica alguns detalhes sobre o futuro dos gatos que passam por esse processo. “A gente sabe que nem todos os animais que vivem aqui são aptos para adoção, porque alguns não passaram pelo período de socialização. O que quer dizer que eles não conseguem viver em harmonia com o homem e com outros animais. Pensando nesses animais, o hospital desenvolveu uma estratégia de mantê-los em suas colônias originais, onde esses animais serão castrados e, posteriormente, vão voltar para a instituição”, afirma ela.

 Já o Médico Veterinário Douglas Ferreira, conta que durante a triagem os animais foram separados em dois grupos, recebendo coleiras diferentes para identificar a qual grupo pertenciam. “Os ferais, animais cujo não eram possíveis de adoção, recebiam coleiras vermelhas, e os sociáveis, animais cujo eram aptos à adoção, receberam coleiras amarelas.”, pontua ele.

 O Hospital Veterinário também conta com a participação de estudantes no desenvolvimento da ação. A estudante de Medicina Veterinária do 10º período do UNINTA e estagiária do HOVET, Rogiane Mendes, acrescenta: “Além da vontade de adotar, é preciso ter responsabilidade com o animalzinho. Levando em consideração que o bichinho já passou por situações adversas, é preciso um cuidado especial com ele.”, destaca.

 A ação além de tornar o ambiente mais leve, ainda é capaz de proporcionar experiências práticas para os formandos em Medicina Veterinária, assim como também, instigar a importância de ações sociais e a vontade de ajudar ao próximo.

 Conheça o HOVET

 Fundado pelo Chanceler do UNINTA, Dr. Oscar Spíndola Rodrigues Junior, o primeiro hospital veterinário particular de Sobral é referência no atendimento de animais domésticos e silvestres, de pequeno e grande porte. O hospital, que atende a comunidade sobralense e da região, funciona 24h, incluindo urgências e emergências, além de proporcionar aos acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da instituição, um local de estágio para práticas e experiências da formação.

  

Serviço

Quem: Hospital Veterinário de Pequenos e Grandes Animais (HOVET) do Centro Universitário Inta (UNINTA)

Quando: 24 horas, 7 dias na semana.

Local: Sobral - CE

Contato: (88) 999510382; @hospitalveterinariouninta

Por: Raflézia de Sousa Farias

Estagiária da Agência Júnior do Curso de jornalismo do UNINTA

terça-feira, 6 de julho de 2021

Secretaria da Conservação e Serviços Públicos divulga calendário de Mutirão de Limpeza


 A Secretaria da Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Sobral, está divulgando o calendário de Mutirão de Limpeza para o mês de julho. No calendário que você pode acompanhar aqui no BLOG WILSON GOMES, consta a relação dos bairros que serão atendidos.

Prefeito de Santana do Acaraú é ameaçado por integrantes de facções

 


Integrantes de facções criminosas estão ameaçando o prefeito da cidade de Santana do Acaraú, Francisco das Chagas Mendes, conhecido como “Meu Deus”. 

Imagens enviadas por moradores mostram pichações em muros da cidade, alertando o prefeito caso seja enviado reforço policial. Apesar das ameaças, o prefeito já afirmou que não vai medir esforços para garantir a segurança da população. 

Forças de segurança têm intensificado o combate a criminalidade na região Norte com o crescimento das facções criminosas. 



Com informações, (CN7)

Auxílio emergencial será prorrogado por mais três meses

 


O auxílio emergencial será prorrogado por mais três meses, segundo anunciou o Governo Federal nesta segunda-feira (5). O benefício, que acabaria neste mês de julho, agora será pago até outubro. 

De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, a extensão será possível pela edição de uma medida Medida Provisória (MP) com crédito extraordinário em favor do Ministério da Cidadania. O governo não informou qual o valor desse crédito extraordinário. 

O benefício atual é pago em parcelas de R$ 150 a R$ 375 por mês, variando conforme a composição familiar.

segunda-feira, 5 de julho de 2021

Deputado federal Leônidas parabeniza Sobral pelos seus 248 anos

 


Moses Rodrigues grava mensagem em homenagem a Sobral


 

Ganhadores do Totolec - Regional de Sobral - Sorteio do dia 4 de julho

 


1- Flavia Costa Melo, rua Bela Vista, bairro da Santa Casa – Sobral. Ganhou 4º prêmio R$ 4 mil reais. Vendedora Andrine. 

2- Maria Janiele Mendonça, bairro Padre Palhano – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Conceição. 

3- Antônio Sabino da Silva Filho, localidade de Ipueirinhas,  Jaibaras – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Bianca 

4- Antônio Francisco da Silva, localidade de Pedrinhas, Rafael Arruda – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Deborah 

5- Zulene Aragão Ripardo, localidade de Setor 3, Jaibaras – Sobral. Ganhou Rodada. Vendedora Rosa Miguel

Deputado Moses e os 248 anos de emancipação política de Sobral


 

Novo tremor de terra é registrado em Santa Quitéria/CE

 


Na tarde deste domingo (4), às 17h24, um tremor de terra de magnitude 2.0 mR, foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira, operadas pelo Laboratório Sismológico da UFRN, no município de Santa Quitéria, no estado do Ceará. Até o momento não há informações de que moradores da região tenham escutado ou sentido este tremor.

O último evento registrado no estado do Ceará ocorreu no dia 14 de junho, em Quixeramobim, e teve magnitude 1.5 mR. Além deste, segundo o levantamento mensal feito pelo LABSIS, o Ceará registrou um outro tremor no mês passado, de magnitude 2.4 mR, que ocorreu em Tejuçuoca, no dia 7 de junho.

O ex-vereador e comunicador Ivan Frota e os 248 anos de Sobral

 O município de Sobral comemora neste dia 5 de julho, mais um ano de sua emancipação política. São 248 anos desta cidade que está inserida no rol das que mais se desenvolveram no Brasil, nos últimos 10 anos, e também uma das 30 melhores para se morar.

 Sobral se orgulha de sua história e de sua gente; de seus encantos exaltados em prosa e verso; do seu rumo certo, do novo jeito de ser, e por estar cada vez melhor. O ex-vereador e comunicador Ivan Frota, deixou essa mensagem para os sobralenses.


domingo, 4 de julho de 2021

Após derrota para o Athletico-PR, Torres reconhece início ruim do Fortaleza: "Começamos desligados"


Após a derrota do Fortaleza por 2 a 1 contra o Atlhetico-PR, em jogo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro, Igor Torres, o responsável pelo gol Tricolor, falou na saída do gramado sobre a atuação da equipe. Segundo o atleta, o Leão entrou “um pouco desligado”, mas a equipe não deixou de buscar o resultado.

“Infelizmente nós começamos um pouco desligados, mas nosso time sempre é combativo aguerrido vibrante e forte. Nós lutaremos até o fim, independente do resultado e da situação, nosso time está aqui é para isso, lutar até o final. Eu fico feliz pelo gol, mas triste pela partida. Mas é bola para frente, fica o aprendizado”, relatou Igor.

Sobre o gol, Igor contou o motivo de ter ido comemorar com o técnico Juan Pablo Vojvoda. O atacante alegou que foi um agradecimento à cobrança do professor para a melhora no futebol do jovem atleta tricolor.



Com informações, O Povo.

Ceará tem 52 mortes por Covid-19 em 24 horas e Sobral 2

 


O Ceará registra 891.967casos confirmados de Covid-19 e 22.744 mortes pela doença. Os dados são do IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), atualizada às 17h18 deste sábado, 3. Foram registrados 2.020 novos casos e 52 novos óbitos em decorrência da infecção em relação à última atualização dessa sexta-feira, 2. Ainda de acordo com a plataforma, nenhum dos óbitos inseridos ocorreu nas 24 horas antes da atualização.

Devido ao atraso que ocorre para que mortes mais recentes entrem no sistema, porém, vítimas da Covid-19 que faleceram no mesmo período podem ser registradas posteriormente

Faculdade F5 lança campanha de Vestibular trazendo estudantes como protagonistas e ofertando descontos e condições especiais!

 (Wilson Gomes/O repórter de todas as notícias) - A Faculdade 05 de Julho (F5) está com inscrições abertas para o Vestibular do 2º semestre...